Pros feras em Ligação MIDI!

Autor Mensagem
kinho85
Veterano
# jun/12
· votar


Tudo Bom Galera, Tenho um S03 e um controlador UMX610 e gostaria de saber se consigo programar os canais MIDI do S03 para que ele reproduza um som e o controlador outro, isso e possivel??

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


kinho85
Provavelmente sim, o que eu nao sou fera é em S03 Hehe para te explicar "How"

kazu keyboard
Veterano
# jun/12
· votar


kinho85
eu tambem acho que sim, da uma fuçada no teclado e ve se voce acha, um lugar que de para configurar os timbres por canais, eu tinha um roland juno d a um tempo atras e no modo performance voce podia deixar um timbre em cada um dos 16 canais, ou juntar tudo num só fazendo um mix, era legal, entao se eu conecta-se um controlador no teclado eu poderia escolher os canais que iria tocar, por exemplo:
na parte* 1 eu tenho piano configurado no ch1
no parte *2 eu tenho string configurado no ch2

entao se eu quiser tocar com o juno somente piano** eu configuraria o banco um apenas no ch1
e no controlador eu poderia escolher o ch2 para fazer os strings** sem precisar selecionar as partes no juno
se eu quisesse tocar os dois timbres ao mesmo tempo era só configurar ambas as partes para o mesmo canal.

* o juno no modo performace acho que tem 8 bancos e cada banco possui 16 partes, e cada parte vc pode configurar um timbre
** lembrando que tem a polifonia que é somada os dois timbres. se voce configurou mais de um timbre por canal vai diminuindo a polifonia.

Eu estou falando do juno d, porque eu tive um, mas tanto o juno d quanto o S03 sao concorrentes diretos, e as funçoes sao quase as mesma, só muda algumas coisas e alguns nomes, voce tera que descobrir quais sao, mas a teoria da ligaçao midi é a mesma.

Shadad
Veterano
# jun/12
· votar


kinho85

Sim, isso é possível. Até num MM6 que eu tinha isso era possível. Aqui no fórum existe um tópico com algumas dicas de como fazer isso com um SP76:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/150506/

kinho85
Veterano
# jun/12
· votar


Sei que no modo multi eu tenho essa função de ter ate 16 partes, vou dar uma estudada de como configurar o canal midi entre os dois..;

kazu keyboard
Veterano
# jun/12
· votar


kinho85
isso é disso mesmo que eu to falando, modo multi, vai na fé, da uma fuçada, que da pra fazer sussa....

kinho85
Veterano
# jun/12
· votar


Alguém teria algum material falando um pouco sobre MIDI e suas programações??

kinho85
Veterano
# jun/12
· votar


kazu keyboard

Obrigado pelas dicas.

camiloaquino
Veterano
# jun/12
· votar


Uma dúvida que não sei se é muito básica.....mas vamos lá.
Tenho 2 teclados ligados via MIDI e programo uma combi (num Kronos) que usa sons de um outro teclado. Salvo esta combi na memória do Kronos. Desligo os 2 teclados. Se ligar novamente e eu acessar a combi salva, os parâmetros e sons do outro teclado já vão estar prontos pra usar ou terei que configurar tudo de novo? Alguém sabe?

kinho85
Veterano
# jun/12
· votar


camiloaquino

Tudo bom, tem um cara chamado Sidinho Leal que manja bem em configurações, e ele tem uns videos no youtube falando de varios teclados inclusive a respeito do Kronos, da uma olhada lá.

kazu keyboard
Veterano
# jun/12
· votar


camiloaquino
temos o grande edson caetano tambem que manja de ligaçoes midi...
ah e Edson Caetano ta devendo uma explicaçao sobre suas conexoes midi...num esquece da gente nao parceiro rs...abraçao

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


camiloaquino
Sou mala com o Kronos, nunca achei que precisava montar combis com ele controlando e não sendo controlado Hehe, portanto Good Question Hehe

Mas... Seguindo a lógica os parâmetros da combi vão estar sempre gravados, bastando os timbres do instrumento controlado estarem carregados

Mais testeS em minha longa lista heHe

kazu keyboard
Pode deixar... Esta também é uma tarefa da listinha hehe

carrascosa9
Veterano
# set/12
· votar


Prezados,

Toco sax e flauta e tenho um AKAI EWI4000s controlador midi de sopro. Uso o EWI com o seu banco interno de sons e tb com um módulo antigo da Yamaha que é o TG55. Recentemente comprei um módulo de sintetizador analógico, tipo Moog mas não estou podendo usá-lo pois ao contrário do Yamaha ele fica totalmente descontrolado. Trata-se do WCS-1 que vcs podem ver a demo no Youtube sendo usado com um V-Synth sem problemas. O fabricante, que é de São Paulo me ofereceu devolver o dinheiro, mas não é o meu interesse, e sim tentar resolver o problema. Será que isto ocorre por conta de ele ser analógico e de eu estar usando um controlador de sopro que sofre alterações com o sopro? Não acontece no Yamaha por ser digital? Gostaria, se possível, que alguém que entenda bem do assunto, tentasse comigo descobrir a origem do problema. Qq detalhe que ajude é só falar que forneço. Usei direto na entrada midi e tb pelo midi thru do Yamaha, o descontrole é o mesmo. Desde já agradeço qualquer colaboração.

Edson Caetano
Veterano
# set/12
· votar


carrascosa9
Tudo indica que é por causa da dinâmica do sopro, não tem como desativar isso no seu Akai?

Tem como mandar o manual do Akai pra mim
Dredsoncaetano hotmail com

Casper
Veterano
# set/12
· votar


Caro carrascosa9:

Descreva melhor o "descontrole". As notas ficam com volumes instáveis?
Aparecem notas do nada?

fernando tecladista
Veterano
# set/12
· votar


Descreva melhor o "descontrole" (2)


Será que isto ocorre por conta de ele ser analógico
não, já que a mensagem midi é um padrão digital

e de eu estar usando um controlador de sopro que sofre alterações com o sopro?
talvez
o seu controlador deve gerar alguns comandos "CCs" onde tanto o software do akai ou o TG entende que são comandos "de sopro", mas o WCS deve entender como algum outro parametro dele

coisas do tipo:
talvez o AKAI gera um comando de Bend caso você semitone, o TG ou o software deve estar configurado como bend range "2" o que significa que pode subir ou descer até um tom, talvez o WCS esteja configurado com o bend em "12" então aquele 1/2 tom que você ouve no TG se torna uma 5ª no WCS

veja nas donfigurações de midi out do seu controlador se existe algo como "transmit note only" (alguns teclados tem), essa opção faz com que saia pelo midi out somente notas e exclua todos outros comandos de bend, modulação, prog, pedal e etc....
se funcionar, as notas sairam certas, mas ficara algo "quadrado" mas já é um principio para encontrar o que é o problema

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pros feras em Ligação MIDI!