Drive para timbrar, é uma boa ?

    Autor Mensagem
    Leomju
    Veterano
    # jan/11


    Pessoal lá vai, uma questão...

    Ajudem ae!

    Vejo muitos guitarristas que usam pedais de low drive para timbrar até os sons limpos, ou quaaaase limpos (aqueles sons que os drives são quase imperceptíveis).

    Esse uso é comum? Ganha-se muito em timbre?

    Postem ae por favor!!!

    Gui
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mete uns 3 drives pra timbrar.

    Ubber Metal, Metal Core e o Metal Zone...vai ter todo timbre que precisa...em uma colméia.

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Leomju

    Cara... Esse tipo de pergunta tem aos montes.

    Não existe receita de bolo.
    Timbre é extremamente pessoal, porque se trata de gosto.

    Eu gosto de deixar o amp com um crunch e usar um pedal Low Gain pra drives mais fortes.

    Gosto é gosto.
    Teste e veja o que acha.



    Um aceno de longe!!!

    Leomju
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Olha lá pessoal, estou querendo dizer o seguinte:

    Invés de eu usar um equalizador, usar um low drive!

    Consigo um som mais quente, com o drive quase no zero e com o level aumentado? Usando também os agudos, médios e graves do pedal?

    Por exemplo o Juninho Afram usa o OCD com o drive quase no zero e timbra assim os sons limpos, ele revelou que nunca usa um som realmente limpo, embora não se perceba isso no ouvido, o que acham disso?

    Conhecem algum pedal que faça isso bem? (Além do OCD, claro?) Qualqur drive serve?

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Na formatura do meu primo rolou um showzinho do All You Need Is Love. O "George Harrison" estava com uma Gretsch plugada num Vox (aparentemente AC30). Eles tocaram basicamente um repertório Beatlemania (os primórdios da banda), no qual predominam guitarras limpas. Porém, o "limpo" não era um "limpo depois de ser lavado com Omo" não, ele tinha uma pequena crocância que o fazia distinguir em momentos de precisavam rolar uns solinhos e tal. O "John Lennon" estava com uma Rickenbacker e ele sim estava com um timbre limpíssimo. Enfim, acho que o "George" estava tirando a "crocância" do timbre dele simplesmente saturando o power.

    Eu, por exemplo, tenho me tornado simpatizante deste tipo de timbre "levemente crocante". tento fazer isso colocando o ganho do meu ampli no 3 e diminuindo um pouco o volume. O foda é que esta crocância se perde um pouco na interação com a pedaleira.

    Enfim, deve haver muitas posibilidades a se explorar. Seria válido se cada um viesse aqui para contar como é o seu timbre "limpo" - e para isso o tópico deveria se chamar "Como é o seu timbre limpo?"

    kiki
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    "crocância"
    isso daí não é o tal crunch?

    é uma saturação do próprio amplificador, antes de terem inventado a distorção.

    pra conseguir coisa assim, eu gosto de usar o tubescreamer bem de leve.

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    kiki
    pra conseguir coisa assim, eu gosto de usar o tubescreamer bem de leve.


    É, já eu, curto deixar o drive das válvulas darem o crunch levinho, e usar o SD-1 ou outro low gain pra mais drive.

    Acho o clean-crunchado de válvulas mais bonito que do TS ou SD-1.

    É isso!!
    :)



    Um aceno de longe!!!

    Leomju
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    erico.ascencao

    Obrigado pela atenção ao tópico amigo. Lógico que como vc eu penso que o tópico tem a ver com o som clean, porém o que o tópico nos leva a pensar, é como alguns guitarristas usam pedais para saturar. Isso que não entendi.

    No exemplo que dei do Juninho Afram, ele tava com um baita Ampli Marshall Valvulado, porém ainda assim usava o OCD pra timbrar o som do canal limpo dele, sendo que no meu pensamento e da maioria o normal seria usar as valvulas do amp para esquentar o som.

    Criei este tópico porque vi muitos guitarristas usando valvulados e timbrando o canal limpo do amp com pedais, e não usando o canal sujo do amp com pouquíssimo drive das válvulas, o que seria natural.

    Assim pensando, eu creio que estes guitarristas tenham saturado de leve o canal sujo do amp, e tenham gostado mais do som do canal limpo com um pedal destes.

    Logo o tópico está relacionado com o uso de pedais.

    Uma solução ilógica que já vi muita gente usar!

    O porque? É a questão do tópico.

    condor guitar
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: condor guitar
    · votar


    coloca um bost junto com o canal limpo do amp que vira um low gain
    Faço isso as vezes na minha pedaleira.

    Leomju
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ah sim! Já sabia... mas valeu a dica!

    De Ros
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: De Ros
    · votar


    Leomju

    "Vejo muitos guitarristas que usam pedais de low drive para timbrar até os sons limpos, ou quaaaase limpos (aqueles sons que os drives são quase imperceptíveis).

    Esse uso é comum?
    "

    É bem comum. Eu gosto bastante disso.

    "Ganha-se muito em timbre?"

    Para o meu gosto, sim.

    Mas para muito gente, fica ruim!

    Você decide...

    Eddie Van Hallen
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    que eu saiba isso so da certo com distorçao valvulada
    porque quando voce abaixa o volume no potenciometro da guitarra a distorçao perde o ganho e fica quase limpo
    acho que o mais ideal seria um equalizador pra dar um "brilho" nos cleans

    joaum
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    No meu Orange Tiny Terror uso o ganho na metade e meu MXR Microamp às 9h mais ou menos pro som "limpo", já fica um pouquinho sujo. Quando quero o som distorcido, giro o botão do Microamp até as 3h ou um pouco mais. Em músicas mais pesadas, sem som limpo, coloco o ganho em torno das 2 pras 3h e o MXR às 9h também.

    Isso com single-coils da minha strato. Acho que fica bem legal.

    Guynho
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Aproveitando o tópico:

    Eu toco muitas bases, e agora tava tirando a base de Black, do Pearl Jam. E notei que o som "limpo" da base, não é exatamente um som limpo.

    Como eu toco sempre em amplis transistorizados, fica a pergunta: O SD-1 consegue fazer esse papel, de simular um ampli crunchando?

    Abraço!

    Leomju
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cara, eu creio que sim, o TS9 seria mais indicado! Mas eu gosto muito do som do SD-1. Ah e tem mais, confira o vídeo do teste oficial da boss no youtube, o som do Super OD tah bem maneiro!

    Guynho
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Leomju

    Tu tens o TS-9? Fale mais sobre o pedal.

    Como ele se comporta sozinho, ou boostando outros overdrives? É muita diferença pro SD-1?

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Guynho
    Cara, também toco esta música. Nunca tentei tocar com uma "crocância" no timbre limpo, sempre usei um timbre limpo mesmo. Parece uma possibilidade interessante.

    Guynho
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    erico.ascencao

    Eu não entendo muito de timbres e tal, meu equipamento é bem modesto. Tenho uma condor CLP2-S, uma Ibanez AF-75D, uma Boss ME-20, e um Marshall Jackhammer.

    Mas, não sei se foi a distorção do youtube, ou os falantes do notebook, mas eu tive a impressão de que a guitarra base é uma guitarra "não muito limpa". Acho que vou até gravar a musica em um CD, e ouvir no som mesmo, pra tentar sacar mais do timbre, mas mesmo que não seja, acredito ser uma alternativa interessante.

    Por isso a minha dúvida sobre o SD-1 (que caberia no meu orçamento). Agora, não estaria descartado um Clone do TS, embora eu goste de comprar pedais originais, pois caso eu não goste deles, posso vender sem dificuldades...

    O que você usa pra tocar essa base? Eu tenho usado só um reverb de leve, as vezes troco por um delay, mas acho que tem mais coisa...

    Abraço!

    ogner
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: ogner
    · votar


    erico.ascencao
    Cara, também toco esta música. Nunca tentei tocar com uma "crocância" no timbre limpo, sempre usei um timbre limpo mesmo. Parece uma possibilidade interessante.

    Que isso, cara!!! Cabe um empurrãozinho de TS fácil nessa musica!!!
    Crunchadina e stratinho nela!! lindo de morrer!!! nem vou falar que fica perfeita num valvulado pq vão achar que eu sou xiita dos valvulados...hehehe!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=AFVlJAi3Cso&feature=related

    EDIT, no cap do braço ou braço + meio, seu gosto...Minha opinião!!
    hehe!!

    Guynho
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    ogner
    nem vou falar que fica perfeita num valvulado pq vão achar que eu sou xiita dos valvulados...hehehe!!!

    Dizer que um rock fica perfeito num valvulado não é ser xiita. É ser realista. Hehehehehe...

    Mas e sobre o pedal que eu citei, alguma colocação?

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Guynho: O que você usa pra tocar essa base? Eu tenho usado só um reverb de leve, as vezes troco por um delay, mas acho que tem mais coisa...

    Strato (captador do braço), uma simulação de Fender Twin Reverb, um pouco do reverb do amplificador e só. O que eu acho que falta pra você é aquele "twang", aquele timbre brilhante de single coil. Tenta usar a sua semi com a chave seletora na posição ponte/braço, dá pra chegar em algo próximo. Talvez um TS com bem pouco ganho deve ser lelag para incrementar mais ainda o "twang".

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Guynho
    fica a pergunta: O SD-1 consegue fazer esse papel, de simular um ampli crunchando?


    Cara, tenho o SD-1.
    Sobre simular um ampli crunchado, é relativo, porque existes vários amps diferentes, com vários timbres.
    E particularmente gosto muito do SD-1, que já é na onda low-gain.
    Acho que vc consegue um timbre bem satisfatório com ele sim.

    Atualmente uso ele pra dar um boost no VOX, que já fica levemente crunchado.

    Creio que esse seja um dos meus drives preferidos... Gosto até mais do que o Jackhammer.

    Falou!!!



    Um aceno de longe!!!

    Leomju
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Guynho

    Olha, o TS-9 tem menos ganho que o Sd-1, porém o timbre é mais legal, soa um aveludado mais orgânico.

    Se usar o SD-1, vai ter que abrir só um pouquinho de drive. Se usar o TS-9 ae vai poder abusar um pouquinho mais do drive e aparência do ganho tem mais presença, além de melhor timbre pra somar com a distorçaõ do amp. ou som limpo.

    Para timbrar o TS-9, para usar como drive pra tudo também é melhor, só que o SD-1 nesse último caso é mais versátil.

    Leomju
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Olha, sobre caber no seu orçamento, compra o SD-1 mesmo, é sem dúvida nenhuma um ÓTIMO pedal!!!

    Não creio que seja pior que o TS-9 em muito não, só tem características diferentes!!

    Marcelo Bico
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Guynho
    Cara, a onda da minha banda é sonoridade de roquenrol dos anos 70.
    Eu dou essa "timbrada" com o DS-1. Eu uso ele com pouquíssimo ganho e fica um sonzinho levemente "arranhado", e bem encorpado.
    E também dá prá fazer isso com o SD-1, só que pro meu gosto o DS-1 tem um efeito muito mais legal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Drive para timbrar, é uma boa ?