Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Timbrar a Distorção para solos rápidos com notas coladas

      Autor Mensagem
      DaniloMazzoni
      Veterano
      # 21/mai/18 21:20 · Editado por: DaniloMazzoni


      Toco guitarra há alguns anos e esta sempre foi uma questão difícil de explicar.
      quando toco rápido na guitarra geralmente deixo o captador do braço ativado para que as notas soem mais "coladas".
      O problema é que em alguns amps e distorções isso não ocorre. Tentando explicar de uma maneira tosca, quando toco rápido, nas cordas graves, daí algo meio "téc téc téc" rs. Lembra mais um som high gain, porém cru, estilo Paul Gilbert. Busco um timbre mais encorpado, estilo petrucci.
      Gostaria de saber qual é o ponto para regular isso na timbragem. Equalizador? Compressor? Boost?

      No meu caso estou atualmente com uma pod hd 500. Estou tendo dificuldade exatamente em conseguir este timbre específico.

      https://youtu.be/k5xDsRVsMbs

      Este vídeo ilustra bem o que quero dizer

      Felipe Stathopoulos
      Membro Novato
      # 22/mai/18 08:17
      · votar


      Tenho o mesmo problema.

      Consigo uma distorção fodástica para base, "seca" porém "molhada" ao mesmo tempo, que me permite tocar desde com afinações baixas (Sepultura, Carcass, por exemplo) até afinação regular (Metallica, Megadeth, Slayer etc) com bastante tranquilidade.

      Mas para solo ela não funciona, fica muito "seca", difícil de tocar. Ainda não achei uma distorção para solo que me satisfaça 100%.

      A que chegou mais perto foi uma emulação da distorção do Steve Vai, desligando o Noise Reduction, mas mesmo ela não dá essa "cola" entre as notas que mostrou no vídeo. E quando paro de tocar é uma chiadeira só mesmo com o volume abaixado. Sem contar que a diferença entre as duas distorções é tão brutal que não consigo usar as duas num mesmo som.

      Uso a Zoom G1XOn, apenas. Quem puder ajudar, agradeço, porque já tentei quase de tudo.

      Delson
      Veterano
      # 22/mai/18 08:48
      · votar


      Acho que essa guitarra aqui vai te ajudar, cara:
      http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/334014/

      Agora falando sério. Creio que com um compressor, sem noise gate, e uma pegada certeira, você consegue esse timbre aí.

      DaniloMazzoni
      Veterano
      # 23/mai/18 02:54
      · votar


      Ufa! Alguém que entendeu o que acontece.

      Eu só consigo usando o guitar rig, com placa m-audio, quando a rede elétrica está limpa. Nem com a minha pod hd 500 eu consigo.

      Mas ainda acredito que possa ter um macete na timbragem

      ejames
      Membro Novato
      # 23/mai/18 03:40
      · votar


      Não entendo nada de high gain, então talvez esteja bem enganado, mas será que não é apenas uma questão de técnica mesmo?

      Digo isso pois tocando com um monte de efeitos e ganho alto fica muito fácil de se deixar passar errinhos básicos, como notas mascadas e palhetada mal sincronizada com a digitação. Tenta fazer o mesmo com som limpo (limpo mesmo, não limpo com compressor, delay, reverb, etc) e vê como sai.

      De qualquer forma, se tiver como você gravar o problema e postar aqui acho que fica mais fácil pra todo mundo tentar ajudar.

      Gabezorx
      Membro Novato
      # 23/mai/18 08:33
      · votar


      DaniloMazzoni

      Cara, vc já pensou em trocar os captadores da sua guitarra? Os do Petrucci são pura clareza.

      Felipe Stathopoulos
      Membro Novato
      # 23/mai/18 09:32 · Editado por: Felipe Stathopoulos
      · votar


      DaniloMazzoni

      Sem dúvida. Desconfio que o macete é um Mesa Boogie Dual Rectifier ligado numa 4X12, mas como isso é pra poucos mortais... :)

      ejames

      Não, não tem a ver com técnica. É uma questão de timbre mesmo. Por exemplo: é extremamente difícil usar legato com uma distorção "seca", e mesmo tapping eu só consigo fazer soar legal se for extremamente rápido.

      Gabezorx

      Na minha 7 cordas uso SD Invader, um cap de alto ganho de grande definição e extremamente comprimido, mas nem ele resolve meu problema. Na realidade não tem a ver com captador tb.

      Gabezorx
      Membro Novato
      # 23/mai/18 12:22
      · votar


      Felipe Stathopoulos

      Mas o seu SD é na ponte, né?

      Meu palpite é que tenha sim, mas, pra mim temos outras variáveis aí, ganho da distorção,eq, execução da palhetada, anyways...

      Drinho
      Veterano
      # 23/mai/18 18:36 · Editado por: Drinho
      · votar


      DaniloMazzoni
      Isso é resultado de compressão e não de gain em excesso. Compressão vem com pedal de compressor ou com soma de perfericos de pre amplificação ou por qualquer periférico que tenha muita compressão sozinho como o canal sujo de um amplificador moderno ou um pedal de distorção que tenha muita compressão naturalmente, captadores humbucker de maior saida acabam ajudando neste contexto também.....


      Mas isso importa muito mais para quem está tocando do que para quem está ouvindo então tome muito cuidado com isso porque se você está numa fase que não tem maturidade técnica vai ficar preguiçoso porque conseguirá fazer a guitarra falar com mais facilidade.... Só não se esqueça que se pegar um violão ou uma guitarra limpa poderá passar vergonha.

      No caso do seu video é exatamente o que eu falei.... ele está usando o JMP1 provavelmente no segundo canal de distorção (seria algo como um amplificador limpo com dois pedais de overdrive em sequencia) com o ganho e eq ajustados para a timbragem dele, o JMP1 pode ser considerado um pré amplificador moderno (mesmo que seja um aparelho relativamente antigo).

      Eu amo esse estilo de som, mas tirei da minha vida porque me fez preguiçoso durante muito tempo no passado, eis que passei o ano de 2012 tocando com violao de aço com corda aço 0.12 com o braço empenado pra frente para arregaçar com a mão mesmo. Eu nunca evolui tanto como naquele ano, quando voltei para a guitarra eu não acreditava nas coisas que eu conseguia fazer sem a minima força tamanha a resistencia que eu tinha criado deixando ela de lado.

      No caso você está usando pedaleira, eu honestamente nem sei usar isso, mas creio que se você aplicar esse conceitos conseguirá essa caracteristica nela...

      DaniloMazzoni
      Veterano
      # 24/mai/18 12:40
      · votar


      Drinho

      Até que enfim alguém que fala de timbre e não fica afirmando que TUDO depende do dedo.

      No caso da pod hd 500 eu construo uma cadeia de periféricos (simulações).
      Estou usando o preset:
      Noise gate - mxr dynacomp compressor - tube screamer ibanez - mesaboogie (no canal drive) - delay.

      Mesmo assim os solos saem agudos e definidos (talvez seja uma característica da pod) e não "colam" as notas. Estou entrando numa vibe mais paul gilbert de solar com timbre mais estalado, por consequência disso - mas daí é o timbre que está escolhendo a minha pegada e não o contrário, saca?

      Lelo Mig
      Membro
      # 24/mai/18 14:59 · Editado por: Lelo Mig
      · votar


      DaniloMazzoni

      Durante um tempo também busquei uma "liga", algo que desse essa cola entre notas, que eliminasse o "tec tec".

      Mas, creio que minhas necessidades fossem um pouco diferentes das suas. Nunca fui dado a solos rapidíssimos, com estas caracteristicas de shredder. Nada contra, mas sou de outra geração, tinha outras necessidades para buscar essa "cola".

      No meu caso, só consegui usando uma pitada de Fuzz em cima do drive. Mas levou bastante tempo para conseguir fazer essa mistura funcionar. Fuzzes são dificeis de domar, mas quando consegui usar um como "boost" para solos e momentos específicos cheguei onde queria.

      Quando o cara é um bluesman ou hardrocker purista, basta saturar um bom valvulado, com humbuckers e boa pegada. Mas a maioria destes não entendem que nem todo mundo acha essa distorção o "supra sumo" sonoro. Muitos querem e buscam outras sonoridades.

      Drinho
      Veterano
      # 24/mai/18 19:23 · Editado por: Drinho
      · votar


      DaniloMazzoni

      Então, como se trata de simulação fica muito dificil eu de longe te dizer o que você exatamente tem que fazer com sua pedaleira porque eu não conseguiria ouvir o resultado..

      O que eu te diria da sua cadeia (se fosse em equipamentos reais) seria o seguinte.

      1 - Por que Noise Gate? O Noise gate é interessante para situações especificas de ruído em demasia, se você dosar seu equipamento não sobrará ruído e ainda sim terá um timbre com boa compressão, tire ele pois é mais uma coisa que está te dando trabalho sem necessidade nesse momento. Lá na frente se você precisar você volta com ele.

      2 - Desligue o compressor

      3 - Use o tubescreamer como booster limpo - Level no maximo, Ganho no 1 e tone no meio e deixe ele ligado

      4 - Deixe o mesa boogie com grave, medio e agudo no meio, zere o depht e o presence (caso tenha), deixe o ganho um pouco antes da metade, deixe o master do canal sujo (se tiver) no maximo e o master geral do amplificador a seu gosto

      5 - Desligue o delay

      6 - Me conte come está - A equalização está agradável? Não tá bafudo nem ardido? E a compressão? Ainda está duro para tocar e você não está sentindo essa sustentação de nota uma pouco mais longa?

      Drinho
      Veterano
      # 24/mai/18 19:28 · Editado por: Drinho
      · votar


      Até que enfim alguém que fala de timbre e não fica afirmando que TUDO depende do dedo.

      Cara você concorda comigo que se você der uma telecaster num jazz chorus para o dimebag aquilo nunca vai ter o som do CD do pantera?

      Para quem está começando acho válido bater na tecla de que 100% ou pelo 99% tá no dedo porque o cara vai ter que se forçar, isso é saudável, quando o cara chega no nível de chamar a responsa porque ele toca mesmo ai fica facil discutir equipamento pois qualquer coisa que ele fizer usando qualquer coisa vai ficar bom e se soa bem está bom...

      95% dos guitarristas daqui são inciantes, é natural esse tipo de coisa...

      DaniloMazzoni
      Veterano
      # 25/mai/18 02:24 · Editado por: DaniloMazzoni
      · votar


      6 - Me conte come está - A equalização está agradável? Não tá bafudo nem ardido? E a compressão? Ainda está duro para tocar e você não está sentindo essa sustentação de nota uma pouco mais longa?

      Está com o som frouxo e seco, como se o botão de volume da guitarra estivesse em 60%. Sustentação média (na intro da for the love of god por exemplo, falta sustain). Aumentando o drive do ampli melhora um pouco mas suja sem o gate. Nada de notas coladas :(

      Havia um tutorial justamente sobre isso, do Gustavo guerra, publicado no guitar battle. Mas tiraram do ar

      Drinho
      Veterano
      # 25/mai/18 08:07 · Editado por: Drinho
      · votar


      DaniloMazzoni
      Ok, o som esta frouxo e seco, em uma situação de equipamento real já teriamos resolvido, como é uma pedaleira temos que usar de malandragem.

      NÃO É PARA AUMENTAR O DRIVE DO AMPLIFICADOR! No maximo, até a metade, isso ai suja muito e timbra pouco depois deste limite! ai você vai ser obrigado a colocar o noise gate que corta alem da sujeira um monte de coisa que voce nao quer que corte. Dose o que você tem sem noise gate, acredite, depois que tiver com o timbre pronto e ver que ficou animal mas tá sobrando sujeira ai sim você entra com um pouco de noise gate DEPOIS da distorção do amplificador... (como se fosse o send return na vida real) e o delay tambem DEPOIS da distorção do amplificador para o som ficar gordo e elegante....

      entre o compressor e o tubescreamer coloque um segundo tubescreamer configurado exatamente igual ao primeiro, depois você vai voltar para o tubescreamer que já estava e vai aumentar o drive dele para 3, e me fale como ficou. Se continuar magro ligue o compressor com regulagem moderada também.

      O objetivo é engordar o som sem exagerar em grave medio e agudo (para que fique agradavel no ambiente) e sem exagerar em sujeira sem necessidade....

      Se continuar ruim, experimente a simulação de outro amplificador que seja menos rispido sempre com tudo no meio....

      essa pedaleira tá indo para onde? amplificador, computador?

      ponha volume final nisso tudo.... cara, tem que funcionar!

      boblau
      Veterano
      # 25/mai/18 08:15
      · votar


      DaniloMazzoni

      1- O téc téc téc deve ser em função da regulagem do ataque do compressor. Como vc está usando um compressor simples (mxr dynacomp), eu regularia com o attack baixo (até sumir o tec tec tec) e o sustain alto. Ou mude de compressor.

      2- O noise gate não deve ficar no início da cadeia, pelo contrário. Eu uso ele depois do meu pré do ampli real, isto é, na saída do send. Coloque o noise gate após as distorções e da simulação do Mesa, antes do delay.

      3- Acho o tube screamer muito clean para este tipo de distorção. Tente outros.

      4- Utilize um Eq como boost, antes do Tube Screamer (ou outro pedal de distorção), corte um pouco ao redor de 1 khz, coloque um lo-cut ao redor de 250-300 hz. Até chegar num timbre, sustain razoável, deixe as regulagens de EQ do Mesa em flat. Depois vc só dá uma "colorida". Não ligue o delay também, até encontrar o som.

      5- Se vc estiver usando um single coil, vai ficar barulhento mesmo. Não tem jeito. A solução é um captador de bobina dupla, seja ele um stack ou humbucker normal ou humbucker slim. Eu só uso singles e não consigo "abusar" de compressão e distorção porque enche de ruído. Só olhar os caras mestres do single coil que tiveram que migrar para captadores de bobina dupla (Blackmore, Malmsteen, Kotzen...). Nisso não tem acordo. Bululu sem bobina dupla não rola direito, principalmente em cima do palco. Já vi guitarrista brasileiro conseguir, mas o malabarismo entre regulagens, posição em relação ao ampli, palm mute, e outras macaquices, transcendem ao guitarrista que vai fazer um solo. Coisa de brasileiro sem grana e sem equipo importado que faz a coisa acontecer na raça mesmo (tô falando de mestre tá? Faíska, Álvaro, Fernandão, Eduzinho, etc.).

      6- Prefira as simulações de Marshall, vai ser mais fácil.... acredite.

      Drinho
      Veterano
      # 25/mai/18 08:24
      · votar


      Eduzinho

      Esse toca viu....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Timbrar a Distorção para solos rápidos com notas coladas

      305.383 tópicos 7.889.174 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital