Tutorial como fazer um pedal com fotos detalhadas desde o início

Autor Mensagem
Messiah King
Veterano
# mar/10 · Editado por: Messiah King


Bom, sei que tem alguns tópicos sobre isso, mas quis fazer de maneira SIMPLES e EFICIENTE um tutorial sobre como montar pedais desde o início, desde de como fazer a PCI até o Pedal ligado no amp... bom, meu tempo é realmente MUITO escaço, demorei 2 semanas pra fazer a placa huehueuhe desculpem, vou tentar fazer um procedimento a cada semana, espero que seja útil para os iniciantes... pois também sou leigo e tenho conhecimento mínimo de eletrônica.

Primeiro passo, o que será preciso para fazer a PCI

*Placa de fenolite de cobre.
*Pote de percloreto de ferro.
*Pote de sorvete
*Comida
*Papel para etiquetas
*Impressora a laser
*Caneta para escrever em CD
*Sabão
*Bombrill
*Paciência
*Atenção
*Acetona
*Base de unha
*Água
*Cegueta
*Perfurador

So... let's go!

O Primeiro passo -> pegar a placa de cobre, e lavar BEM, com muito detergente... após isso, não tocar nela de forma alguma...só com luvas para não deixar nenhum vestigio de gordura na placa...

Segundo passo -> Imprimir o circuito impresso e recortá-lo

Terceiro passo -> Colar a impressão na placa dessa forma, não bote durex sobre o circuito pois o ferro não transfere direito na parte onde tem durex (não sei o pq, só n transfere).

Quarto passo -> Serrar a placa, não serre rente a borda, serre sempre um pouco mais pois na hora da corrosão você vai precisar de um espacinho para amarrar uma linha de nylon. deve ficar mais ou menos assim.

Quinto passo -> Passar o ferro! eu esqueci de fazer isso, mas, vocês conseguiram um resultado melhor se antes de colar o circuito na placa você esquentar a placa. passe o ferro até que você consiga ver todo o circuito através do papel...mais ou menos assim não dá pra ver direito a foto n ficou boa, mas acho que dá pra entender...

Deixe esfriar por cerca de meia hora... enquanto isso...
coma alguma coisa e relaxe, estar relaxado é essêncial.

Obs: usei fita dupla face para grudar a placa no pano para que ela não escurregasse.

Sexto passo -> retire com cuidado o papel da placa! se não tiver passado toda a trilha, nullconserte usando a caneta de escrever em cd (passe várias vezes até que fique bem escuro e deixe secar por alguns minutos)

O resultado final deve ficar mais ou menos assim...


Sétimo passo -> O preparo do percloreto! essa parte deve se tomar muito cuidado, pois o percloreto faz uma reação exotérmica... todos falam para você botar o percloreto na água, mas isso é ERRADO, pois seguindo o príncipio básico da química o solvente sempre vai no soluto e não o contrário, então...bote o percloreto no pote de sorvete e logo após adicione água... (adicionei água morna para acelerar a reação.)Adicione 200 ml mais ou menos para essa quantia!, esse pote faz meio litro de solução... Quando adicionada a água vai começar a subir uma fumaça muito forte, não respire isso, deve ser tóxico huehueuhe

bote a placa na solução e aguarde, leva algum tempo para corroer, enquanto isso, relaxe... escute uma música agradável...

PS: Observem que eu fiz um furo e passei uma linha de nylon, para manipular a placa, o percloreto mancha a roupa e é díficil sair caso suje os dedos...

PS2: Não deixe o percloreto corroendo e vá jogar bola, sempre mecha de 2 em 2 minutos para que a parte corroída n fique sobre a placa e ele acabe corroendo as trilhas que você não quer que ele corroa...sempre fique vigiando, sempre olhe ok?

o resultado final deverá ser mais ou menos esse.

Oitavo passo -> tire a tinta com ajuda de uma esponja, ou bombrill assim e tchará... sua placa está QUASE pronta... deverá ficar assim!

Nono passo -> fure colm o furador todos os buracos da trilha.

Décimo passo -> Faça uma solução a base de base de unha e acetona assim e passe uniformemente sobre a placa já perfurada... deixe secar e pronto.

Você agora tem a placa para fazer seu pedal...

Eu usei o layout do Krank Distortus Máximus, mas... recomendo que começem com o minifuzz do bertola, apesar do Krank ser bem simples, são muitos fios utilizados.

Semana que vem tem mais (espero)... qualquer dúvida, postem ai...

ogaitnas
Veterano
# mar/10
· votar


Muito bom post, depois dessa difícil alguém não entender como preparar a placa hehe

MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Messiah King

Muito legal hein! Tudo organizado, fotos legais. Nota 10!

Aproveito pra postar um link de um post que fiz com 15 dicas para iniciantes (com fotos), mais links pros sites que acho úteis. ;-)

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/72741/#6127603

Abs

Felipe90
Veterano
# mar/10
· votar


vc fez com que papel mesmo?? Ficaram otimas suas transfs... ateh hoje eu sou cabaco em transferencia termica, ja tentei de tudo!!

Sempre tenho que retocar com caneta

Nelton88
Veterano
# mar/10
· votar


que música satânica ta louco, abri pra ve e ja fechei, coisa do demonio, notaram que eles estão fazendo apologia a adão e eva que comeram do fruto proibido.......

MauricioBahia
Moderador
# mar/10
· votar


Nelton88

Acho que vc postou no tópico errado... hehe

Felipe90

Sempre tenho que retocar com caneta

Idem!

Abs

Blizzy
Veterano
# mar/10
· votar


Nelton88

manda o link dessa musica ae preu ver o.o

viniciusra
Veterano
# mar/10
· votar


Messiah King


Cara, estou tentando convencer meu pai a me ajudar a fazer, vou comprar o kit do mini fuzz, continua ai, faltou na lista de materiais, o tipo de papel.

Um dia ainda monto um pedal, flws.

viniciusra
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia

Nao, ele nao postou no topic errado, ele ta falando do Behemoth.

Que alias , to escutando aki, banda ridicula, isso nao é musica, o cara tem coragem de se dizer um cantor, essas bandas satanicas de merda.

ogner
Veterano
# mar/10
· votar


Messiah King

Totalmente excelente, velho!! Nao deixe de postar a continuação!!!

Felipe90
Eu imprimo em papel comum mesmo. O que diferencia é a impressão. Achei uma loja de copias(xerox) que não tem miséria a maquina é muito boa e a copia fica bem forte!!!

Henrique S.
Veterano
# mar/10
· votar


Felipe90
MauricioBahia

eu costumo colocar na agua as vezes, até um detergente misturado (que faz o papel soltar sozinho até)

mas da pra fazer no "seco" e da bons resultados

"molhado"

e a seco

Messiah King
Veterano
# mar/10
· votar


viniciusra
Eu gosto. ;)

Felipe90
Opa cara, malz esqueci, é papel de etiqueta!!

DINO EK
Veterano
# mar/10
· votar


Aguardo o resto agora, minha placa ta pronta ja...

Vagabond
Veterano
# mar/10
· votar


1-onde foi o papel para etiquetas?
2-onde comprar?
3-posso deixar a placa parada uns dias antes de fazer o passo n° 7?

ogner
Veterano
# mar/10
· votar


Vagabond

1 - Foi na impressão. Existem 2 maneiras básicas de imprimir o layout. Impressora a Laser ou "xerox". Impressoras normais usam tinta a base de água, não funciona.

2- Oq?? Etiqueta!??! No Açougue, oras!!

3 - Sim, tranquilo. Pode corroer no Percloreto depois.

cao fofo
Veterano
# mar/10
· votar


eu comprei duas plaquinhas prontas do krank no mercado livre por 15,00 cada, impressa e envernizada, só falta a lista de componentes, e arrumar alguma latinha pra montar o pedal

Messiah King
Veterano
# mar/10
· votar


cao fofo
cara... 15 reais? bixo com 5 você faz pelo menos 4 dessas... =/ odeio esse povo que cobra um absurdo por um serviço tão barato.

Ps: no total, sem os jacks e a chave dpdt eu gastei 10 reais! com a placa... o percloreto eu já tinha, custou uns 4 reais dá pra meio litro...

Vou disponibilizar o esquema do Krank, só tenho que ter alguém pra uplodear pra mim, pq aqui no trampo não dá... me enviem uma mensagem com o e-mail quem quiser ser voluntário.

Henrique S.
Veterano
# mar/10 · Editado por: Henrique S.
· votar


http://www.easy-share.com/1909614870/Krank_Distortus_Maximus-fabcfd2ce fdce39255caae46125ffaeb.pdf

pronto
ta ai o layout

Vagabond
Veterano
# mar/10
· votar


ogner
axo que espressei mal, onde comprar era sobre a Placa de fenolite de cobre e o Pote de percloreto de ferro ^^

Vagabond
Veterano
# mar/10
· votar


e quanto ao xerox, eu posso imprimir numa impressora normal e depois xerocar-lá ou eu vou na loja do xerox com o arquivo em cd ou pendrive e mando imprimir?

Vagabond
Veterano
# mar/10
· votar


eu vi uns tutoriais de pedais falando em solda, tem como NÃO usar solda? queria fazer um sem soldar, é possível??

Messiah King
Veterano
# mar/10
· votar


Vagabond
Pode xerocar sim, compra tudo em loja de eletrônica... e não tem como fazer sem solda... mas pq quer sem solda? um ferro de solda é 8 reais e o metro de solda é baratinho...

Vagabond
Veterano
# mar/10
· votar


Messiah King
Não sei soldar, mas se for facinho como dizem eu posso tentar, não é perigoso? menor de idade pode comprar isso? hehe

Messiah King
Veterano
# mar/10
· votar


Vagabond
iiiiiiii cara, é tranquilo, segue o tópico, eu vou ensinar a soldar, se tudo der certo, eu posto aqui sábado de manhã cedinho mais uma parte! (se a UNB não voltar da greve)

Vagabond
Veterano
# mar/10
· votar


Messiah King
po cara, valeu, percorri Váááários sites cominformações e tive uma idéia um puoco original, mas um pouco tosca.
a ideia surgiu da falta de caixinha para o pedal, então eu olhei pra uma gaveta e pensei: mas pq eu não faço comuma gaveta? corto a madeira, faço umas divisões e ponho nelas vários efeitos como delay, reverb, distorção, etc... formando assim a pedaleira stone age, como foi batizada por mim haeha
é ideia de girico, mais é legal compartilhar kkk

janick
Veterano
# mar/10
· votar


Messiah King
Mano, a impressora tem que ser a laser? :/

É a única coisa que me desanima de começar a fazer minhas latinhas!

MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


janick: Mano, a impressora tem que ser a laser? :/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/230048/#6689274

:-)

Abs

janick
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia
Calma. Se eu imprimir e tirar xerox da pra fazer isso com o xerox? :O

iankm
Veterano
# mar/10
· votar


Vagabond
porra cara... gostei da ideia... meio doida mas ta valendo!!!


Messiah King
mando muito bem cara...me animei que acho q vo faze um pedal pra mim... continue o tutorial pleaseeeeee!!! valeu!

MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


janick

A impressão no papel servirá como molde. A transferência é feita por calor e, utilizando um ferro de passar roupa, aquecendo o molde de forma que os pigmentos fixem na placa. No Youtube tem vídeos ensinando.

http://www.youtube.com/results?search_query=pci+termica&search_type=&a q=f

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial como fazer um pedal com fotos detalhadas desde o início