【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
VIC_RATTLEHEAD
Veterano
# mar/14 · Editado por: VIC_RATTLEHEAD
· votar


oi pessoal

cara ta acontecendo uma coisa mto estranha no meu set
quando deixo nessa ordem:
guitarra - wah wah - distorção - chorus - delay - amp , parece q o wah rouba sinal deixando o som dos outros pedais sem ''vida'',ate o clean fica mais abafado

mas quando deixo:
guitarra- chorus- wah wah - distorção - delay ,fica normal,o clean fica como ele realmente eh, e o som dos outros pedais tbm,ate o propio wah wah melhora

isso eh normal? ja q o comum com 99,99% dos guitarristas eh as modulações ficarem depois da distorção?
meu wah eh um vox 845
vlw

Fernando de almeida
Veterano
# abr/14
· votar


VIC_RATTLEHEAD
parece q o wah rouba sinal deixando o som dos outros pedais sem ''vida'',ate o clean fica mais abafado
Fera, tem que ver a parte do by-pass dele - o lance do buffer (caso seja bypass eletrônico) ou então se for tudo bypass, isso faz com que haja perda de timbre devido os cabos e quando vc coloca o chorus antes, o chorus bufferiza "cortando" o efeito do cabo ...

Pesquise sobre pontos positivos e negativos dos true-bypass e do bypass eletrônico.

mestre cabeça
Veterano
# abr/14
· votar


postei essa mesma dúvida num outro tópico, mas só depois vi que lá é só sobre pedaleira, e não sobre pedal. então vou postar aqui tbm, eu iria apagar lá, mas não sei como apaga um post.

Olá, estou com um set aqui com um Organic Drive e Booster ODB1 LANDSCAPE, e depois dele, tenho um MXR distortion III ligado em cadeia.
Quando eu uso a distorção do meu amp, eu piso no landscape para dar um boost e fazer o solo mas e quando eu usar o landscape para fazer a base? Em teoria, eu teria quer ter outro pedal de drive ou booster ligado antes do landscape para dar boost na hora do solo? Ou nada me impede de usar o Mxr para solar, uma vez que ele está depois da cadeia de efeito? o resultado seria meu overdrive landscape base boostando a distorção que liguei? isso dá um resultado satisfatório? Ou seria como adicionar uma distorção isolada sem boost?
Tenho esta dúvida pois as vezes toco num lugar em que não gosto da distorção do amp, dai gostaria de usar o landscape pra base.

Sou novo no mundo dos pedais, cadeia de efeito etc.
Se alguém pude sanar minha dúvida, agradeço desde já.

Fernando de almeida
Veterano
# abr/14
· votar


mestre cabeça
Quando eu uso a distorção do meu amp, eu piso no landscape para dar um boost e fazer o solo mas e quando eu usar o landscape para fazer a base? Em teoria, eu teria quer ter outro pedal de drive ou booster ligado antes do landscape para dar boost na hora do solo?

Fera, regule seus equipos para vc ter uma diversidade de timbres ... Não tem essa de ter vários pedais, um pra solo, outro pra base outro pra sei la o que ...

Minha sugestão é vc regular pra ter 8 (OITO) timbres distintos, veja:

1 -Timbre limpo do ampli bem regulado com todos os pedais desligados;
2 - Timbre limpo do ampli bem regulado + o Drive ligado;
3 - Timbre limpo do ampli bem regulado + o MXR ligado;
4 - Timbre limpo do ampli bem regulado + o MXR ligado + o Drive ligado;
5 - Timbre "sujo" do ampli bem regulado com todos os pedais desligados;
6 - Timbre"sujo" do ampli bem regulado + o Drive ligado;
7 - Timbre "sujo" do ampli bem regulado + o MXR ligado;
8 - Timbre"sujo" do ampli bem regulado + o MXR ligado + o Drive ligado.

Tudo isso se BEM REGULADO, vc não precisa de mais nada ... Para regular tudo devidamente vai dar um TRABALHO monstro, mas depois de pronto é só curtir ...

mestre cabeça
Veterano
# abr/14 · Editado por: mestre cabeça
· votar


Fernando de almeida

muito obrigado pela sugestão. Tiro disso um sim para minha pergunta.....
Não importa se to adicionando um boost ao drive do amp com a finalidade de solar, ou se eu adiciono um distorção (distorção que está depois do pedal de drive que eu estaria usando para base na cadeia e efeito), com a finalidade de solar.

Não existe regra.....

Me corrijam se estiver errado
Valew.....

Fernando de almeida
Veterano
# abr/14
· votar


mestre cabeça
Não existe regra.....

Me corrijam se estiver errado



Oficialmente não existe regra ... a regra é o timbre ficar conforme o necessário para o som que vc está fazendo e de acordo com o seu gosto ...

É claro que boost, se for feito antes da distorção, vc terá como resultado mais distorção (dependendo da regulagem vc poderá perceber um aumento de volume também) ... se o boost estiver depois da distorção, vc terá um aumento de volume (dependendo da regulagem poderá ser percebido uma aumento de distorção junto) ... agora se vai usar pra solar, fazer base, dedilhar ou seja lá o que for, quem define é vc e sua necessidade ...

mestre cabeça
Veterano
# abr/14
· votar


Fernando de almeida

É isso que não sinto tanta diferença.....
O pessoal diz que o drive antes de drive dá boost ( aumentar volume e gain dependendo da regulagem) e dizem que drive acionado depois de outro drive só aumenta volume e não o gain, mas no meu caso, sinto um aumento do gain tbm usando a distorção depois do pedal drive base. É como vc disse, dependendo da regulagem aumenta o gain tbm, eu sinto isso no meu som... gain + volume conseguido de uma forma que teoricamente não está certa, não seria um boost de qualquer forma?

Mais uma pergunta:
Como eu já disse, eu tenho um pedal de dirtorção e um de overdrive, a maioria das pessoas colocam o overdrive antes da distorção ? ou ao contrário? ou depende do estilo musical?
Valew.....

Fernando de almeida
Veterano
# abr/14
· votar


mestre cabeça
gain + volume conseguido de uma forma que teoricamente não está certa, não seria um boost de qualquer forma?
Com boost depois da distorção, a única forma de se ter mais volume sem distorcer mais é se vc usar um pedal de booster limpo (um aumentador de volume) ... Se vc boostar com um drive ou distorção ou fuzz vc sempre terá mais volume e alteração na saturação também.

Como eu já disse, eu tenho um pedal de dirtorção e um de overdrive, a maioria das pessoas colocam o overdrive antes da distorção ? ou ao contrário? ou depende do estilo musical?
Se vc acioná-los individualmente, tanto faz antes ou depois ... Se vc usá-los como boost aí dá diferença devido como funcionam seus circuitos e como eles saturam ...
Para saber qual é o modo ideal é só vc testar de uma forma e de outra ...

mestre cabeça
Veterano
# abr/14
· votar


Olá galera, a igreja aonde eu toco está querendo mudar o sistema e jogar todos instrumentos em linha, acho que um pedaleira seria melhor neste caso por ter as simulações de amp, mas eu não tenho pedaleira, tenho um set de pedais.
Estava pensando em comprar um pedal simulador de amp tipo o GDI da beringher para poder liga-los em linha, já que é um pedal que simula cabinete e amplificador, certo?
Eu deveria coloca-lo no lugar dos drives? ou por último, depois de todos pedais?
vi um pessoal dizendo pra colocar por último, mas não ficaria estranho o som da distorção depois do delay por exemplo, na cadeia de efeitos?
E caso eu use o gdi pra tocar em um amplifcador de guitarra, qual seria a posição ideal para colocar ele afim de extrair o melhor timbre?
valew

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


mestre cabeça

Mas che... vc tá mais perdido que porco em aviário... O GDI é um simulador de amp, com direito a 3 canais (clean, crunch e drive)... MAS se vc quer usar ele como simulador de amp, e ter som limpo, obviamente não vai regular ele para drive...

No seu caso ele vai servir pra "arredondar" o som, não distorcer... EU acho que seria bom dar uma olhada em alguns outros da SansAmp, principalmente os Classic Series...

Quanto a tocar nele com amp, volta a colocação do Fernando de almeida:

Oficialmente não existe regra ... a regra é o timbre ficar conforme o necessário para o som que vc está fazendo e de acordo com o seu gosto ...

Usar ele antes ou depois de modulações (que deveriam estar no loop, já que vc quer seguir a regra da maioria), vai depender do objetivo que vai dar a ele: mais uma opção de drive? uma nova cara para o seu amp (acho o cúmulo das guitarradas isso)...

juniorlp
Veterano
# abr/14 · Editado por: juniorlp
· votar


Ismah
Eae gente alguem pode me ajudar? Comprei uma pedaleira nova a pod hd 500x mas acho q alguem timbrou ela antes de eu comprar pq o som ta parecendo de valvulado e n veio com os patchs de fabrica acho q ta tudo mechido pelo o q vi

O TAP fica so piscando isso é normal ele n para de piscar nenhum momento é normal isso?como faço pra ligar e desligar um efeito no fs4 , pq é ruim ter q ficar ligando e desligando na tela. Queria saber essa ultima coisa q é como abaixar a afinaçao , o tom na pedaleira , pq ter q abaixar a afinaçao na guitarra é muito ruim.
Ahh ja ia me esquecendo eu li o manual basico e avançado mas eles so falam pra q serve aquilo e como mecher nas configuraçoes ta ai o site

http://minhateca.com.br/manuais_BR/POD+HD+500+-+Manual+-+Avan*c3*a7ado +(Portugu*c3*aas)+(POD+HD+500+-+Manual+-+Avan*c3*a7ado+(Portugu*c3*aas ).pdf),18560.pdf

OBRIGADO POR QUEM PODER ME AJUDAR

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


juniorlp

Pedaleiras não é comigo... Gosto de latifas ops latinhas

juniorlp
Veterano
# abr/14
· votar


Outra pessoa poderia me ajudar?

Fernando de almeida
Veterano
# abr/14
· votar


juniorlp
Comprei uma pedaleira nova a pod hd 500x
TOP

Comprei uma pedaleira nova a pod hd 500x mas acho q alguem timbrou ela antes de eu comprar pq o som ta parecendo de valvulado e n veio com os patchs de fabrica acho q ta tudo mechido pelo o q vi
Tente RESETAR ... assim ela volta às configurações de fábrica ...
Veja:


juniorlp
Veterano
# mai/14
· votar


Fernando de almeida
Obrigado pelo video mas acho q n vou mecher ne time q ta ganhando. Vc ou outra pessoa sabe como abaixar a afinaçao na pedaleira , pq quero tocar a musica periphery have a blast essa musica é uma das poucas q mais gosto Abç

Fernando de almeida
Veterano
# mai/14
· votar


juniorlp
como abaixar a afinaçao na pedaleira , pq quero tocar a musica periphery have a blast essa musica é uma das poucas q mais gosto Abç

Vc pode subir ou abaixar a afinação usando o efeito Pitch Glide - dá para alterar a afinação, de meio em meio tom, duas oitavas pra baixo até duas oitavas acima da sua afinação original.

juniorlp
Veterano
# mai/14
· votar


Fernando de almeida
Muito obrigado cara agora é so testar é pq é minha primeira pedaleira fiquei juntano grana 3 anos pra comprar ela ,quando eu saber como é gravar em linha posto uns sons so pra vc v o timbre do caramba q veio , e meu amp é falante de 8 da laney lx20 fica com deus meu velho

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Serve para que o RSP 2400 Hush/Enhancer/Exciter? Harmonic exciter? Vejo ele em muitos setups famosos...

juniorlp
Veterano
# mai/14
· votar


Fernando de almeida
É normal o TAP da hd 500x fica piscando toda hora?desde quando liga , muda de efeito?

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


juniorlp

Por lógica sim...

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar






FRUTA QUE CAIU! Senti a GAS no talo

duka19
Membro Novato
# mai/14
· votar


Boa noite pessoal
Preciso de ajuda. Comprei uma boss ME-70 faz menos de um ano. Até mês passado, ela estava funcionando corretamente. Hoje quando liguei-a, todas as luzes ficara acesas e sem nenhuma resposta dos comandos. Tentei desligar e ligar novamente mas sem sucesso ou solução. Se alguém puder me ajudar agradeç

Fernando de almeida
Veterano
# mai/14
· votar


duka19
Hoje quando liguei-a, todas as luzes ficara acesas e sem nenhuma resposta dos comandos. Tentei desligar e ligar novamente mas sem sucesso ou solução. Se alguém puder me ajudar agradeç

Primeiro o que se deve ver é se a fonte está ok ... (tem que saber usa um multimetro para medir a tensão na saída da fonte)

Depois, caso a fonte esteja ok, pode ser que tenha dado algum tipo de tilti na pedaleira ... Pode ser um monte de coisa ... o que vc pode tentar fazer é resetar o pedal (geralmente se faz isso apertando algum botão e mantendo-o apertado sem a fonte estar ligada e liga-se a fonte e ela entra em alguma página' que dá a opção de reset - veja no manual qual deve ser esse botão). Se isso não der certo, procure a assistência técnica.

SuicideGuy
Membro
# mai/14
· votar


Olá galera.

Toco basicamente covers de Alice In Chains. Tenho uma boa guitarra, um bom valvulado, bons efeitos, enfim. Falta apenas um bom wah wah pra eu completar meu set.
Não é de se estranhar que eu pensei logo no Cry Baby Wah JC95 que é signature do Jerry Cantrell, já que 95% de tudo que eu toco é música dele.
Como não sou muito fã de produtos signature no entanto, queria saber se realmente vale o investimento, pois vejo outros cry baby wah custando menos da metade do preço desse signature. Se existir algum equivalente que não seja signature, obviamente vou preferir.

Alguém sabe me dizer algo sobre o JC95 ou algum outro Cry Baby que possa servir ao meu propósito? Pesquisei aqui no fórum e só encontrei um tópico falando sobre os wah signature, mas não falava do JC95 e das diferenças entre ele e outros signatures.

Alguém pode me ajudar? Só falta isso pra eu completar meu set e nunca mais gastar grana com equips :p

Fernando de almeida
Veterano
# mai/14
· votar


SuicideGuy
Não é de se estranhar que eu pensei logo no Cry Baby Wah JC95 que é signature do Jerry Cantrell, já que 95% de tudo que eu toco é música dele.
Como não sou muito fã de produtos signature no entanto, queria saber se realmente vale o investimento, pois vejo outros cry baby wah custando menos da metade do preço desse signature. Se existir algum equivalente que não seja signature, obviamente vou preferir.


Cara, os signature tem a intenção única de oferecer timbre similar ao do artista que assina. Porém isso não quer dizer que vc não consiga esse timbre com outros equipos que não são signature ....
Só pra vc ter uma idéia - a Zoom G2 E (signature do Edu Ardanuy) é a mesma Zoom G2 porém com os timbres dos sons do Edu Ardanuy já pré regulado e salvo.
Agora não sei se o Cry Baby "normal" consegue chegar no timbre do Cry Baby Wah JC95 ... Seja como for tem wahs com regulagens (como o Ibanez Weeping demon por exemplo) e mesmo que vc não conseguir chegar no timbre exato, vc poderá chegar bem perto ...

Lira Garcia
Veterano
# jun/14 · Editado por: Lira Garcia
· votar


Fala galera!

Estou atualizando meu board e gostaria de opiniões quanto as ordens dos pedais, atualmente utilizo o set da seguinte forma:

Guitarra > Vox Wah V847 > TU300 > MXR Dyna Comp > EHX Octave Multiplexer > Son of Freakenstein Rainger Fx> Boss Hyper Fuzz > Black Forest Black Arts Toneworks > EHX LPB-1 > MHX Phase 90 Wylde > Mono Vibe MG > That's Echo Folks w/Pig Tail MG > Boss RV-3 > Amp

Estou aguardando um Fulltone GT500 e um DMT Dracarys que devem chegar em no máximo 1 mês. Cabos utilizo o lava cable sem solda, fonte um Victoria 2000ma para 15 pedais, amp Vira Lata, gabinete hand orange 1x12" Eminence Texas Heat e guitarras Fender Strato Southern Cross, LTD Eclipse 256AVB e uma Epiphone Firebird VII.

Qual seria a melhor maneira de distribuir os drives (Fuzz, drive e higain), principalmente quando o Dracarys e o GT500 chegarem?

Agradeço a atenção desde já! Valeuuuu!

Luiz Almeida
Veterano
# jun/14
· votar


Dúvida:

Posso ligar um Axcess Chorus da Giannini num contra baixo?

Agradeço.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Lira Garcia
Qual seria a melhor maneira de distribuir os drives (Fuzz, drive e higain), principalmente quando o Dracarys e o GT500 chegarem?
Eu costumo ligar os drives em ordem de ganho, do menor pro maior. Isso ajuda caso você queira boostar um drive com um outro mais leve. Não tenho experiência com fuzz, então não sei te dizer se ele ficaria melhor antes ou depois de drives high gain.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Lira Garcia
Só colocaria o tuner antes do wah.
Quanto ao fuzz ele é brutal, mas sem ser extremista, então ele pode ficar antes dos distortions e depois dos overdrives - mas não é regra.

Testes possíveis:

- Wah depois do drive (como uso), supondo que ele seja TBP
- Compressor no final da cadeia antes das modulações e ambiências.
- Compressor depois do fuzz (dá uma arredondada caso não tenha um amp valvulado)

Luiz Almeida

Pode, sem risco nenhum.

Luiz Almeida
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
Agradeço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito