Digitech RP-1 no loop de valvulado

    Autor Mensagem
    Toki
    Veterano
    # mai/06


    Aê pessoal...

    Estou pensando em mudar o rumo do meu set. Estava indo para um set de pedais, mas devido custo e dor de cabeça com ruídos, cabos, fontes, etc, pensei nessa opção.

    Hoje estou com o wah wah vox v847, compressor boss CS-3 e chorus marshall SV-1 (e a zoom 505 guerreira q só uso para afinar). Deste set eu quero mais delay, reverb e equalizador. Esses são "essenciais".

    Por isso estou pensando em me desfazer do CS-3 e SV-1 e pegar uma dessas RP-1, que tem todos estes efeitos essenciais para mim, e pelo o que ouvi falar, de boa qualidade. E com ele teria muito mais facilidade, ativação/desativação rápida de efeitos, vários patches programados anteriormente, fonte simples.

    Detalhe: eu NÃO usaria overdrive/distorção da pedaleira. Então nem precisa comentar sobre o drive da pedaleira, que alguma outra tem melhor e tal. Eu quero apenas aqueles efeitos de boa qualidade.

    Ficaria:
    Guitarra ---> wah wah ---> ampli valvulado (clean / crunch / drive) ---> RP-1 no loop (compressor, equalização, delay, chorus, reverb) ---> ampli/caixa

    Estou visando a versatilidade, e um set "definitivo" (sei que isso é bem utópico, mas...). Então, para os experts em pedais, o que vocês acham? Deverá ficar bom?

    Minow
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    e a zoom 505 guerreira q só uso para afinar

    Liga isso num ab box ou na saida estereo de algum pedal pra não colorir seu timbre e fuder o sinal =)

    Cara, não se desfaz dos seus pedais não, são muito bons! Valem muito mais que essa pedaleira! Não vale a pena ligar ela num loop de um amp bom... talvez só de "quebra galho", mas NUNCA pra um set "definitivo".
    Se a grana tiver curta, dê uma olhada nos pedais da behringer que eles são bem em conta, eu tenho o EQ e é muito bom, nao tenho nenhuma reclamação. Delay é caro... tem que experimentar o da behringer também, ou então vai de handmade tipo o do ESI que PARECE ser bem legal (nunca experimentei)

    Toki
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Liga isso num ab box ou na saida estereo de algum pedal pra não colorir seu timbre e fuder o sinal =)

    Não cara, não deixo ela em linha não! Ela fica separada, plugo ali quando preciso e era isso.. hehehe...

    Valeu pela opinião e sugestões! =]
    Grana curta nem é tão prblema, eu não tenho pressa, posso ir comprando aos poucos. Mas o problema é a facilidade mesmo de uma pedaleira cara. Pedais dão um trabalho... Como não preciso nem de wah wah nem de distorção boa, por isso pensei nessa Rp.

    gege_correa
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Cara, eu tenho uma RP1, e os efeitos de delay, reverb, chorus dela, são bem legais, e além do mais, se vc quer praticidade vale muito a pena.

    Abraço!

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    Toki:

    Tem certeza que você não quer o compressor antes do pré? (Você usa ele no loop?)

    Além de cogitar essas RPs antigas, eu daria uma olhada nas GTs (6/5/3 - também antigas). Das pedaleiras novas, talvez a G2 e a Magic Stomp também possam ser úteis. Dá uma olhada nas especificações técnicas e nos manuais, e se possível testa elas.

    Toki
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    gege_correa

    Valeu cara! Mas vc já usou ela desse jeito, no loop de um valvulado? Se sim, o que achou? Prejudicou o som original dele?


    Ultra.Fuzz
    Tem certeza que você não quer o compressor antes do pré? (Você usa ele no loop?)

    Hoje eu uso ele antes do pré, mas talvez não seja tão ruim assim ele ficar depois. Se regulado diretinho...

    É, o ideal seria testar todas elas né, mas essas já antigas é quase impossível se ver em lojas. Vou dar uma pesquisada sobre elas, mas o que quero mesmo é uma dessas grandes que tenha pedais de rápido acesso programáveis e também de ativação/desativação dos principais efeitos do patch selecionado (como a RP-1). Essa G2 é aquela da Zoom? Pois pedaleira só up/down aí não rola.

    Dessas que você citou, qual é a mais indicada para aqueles efeitos (comp/eq/delay/reverb/chorus)? Lembre-se que não me importo com os overdrives, nem pedal de expressão.

    Valeu!


    Mais alguém com opinião?

    Marcel MSL
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Cara, acho que não seria muito legal usar a pedaleira no loop, por ser baypass eletrônico sempre vai havr degradação do sinal...

    eu compraria o delay e colocaria no loop com o chorus, você teria um resultado muito melhor além de o "seu " som.

    não gosto de muitos efeitos, gosto de ter o meu som e minha identidade, se vou usar corriqeuramente não compro.

    gege_correa
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Toki
    Mas vc já usou ela desse jeito, no loop de um valvulado?

    Não, nunca usei no loop. ;-)

    Prejudicou o som original dele?

    Hmm, era bom vc testar :-D

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    Toki:

    Hoje eu uso ele antes do pré, mas talvez não seja tão ruim assim ele ficar depois. Se regulado diretinho...

    Digamos que, "tecnicamente" falando, existe uma diferença entre comprimir o sinal da guitarra e comprimir o sinal da guitarra distorcida (isso seria mais compressão em cima da compressão da distorção). Praticamente, no entanto, pode ser que não faça a mínima diferença, legal dar uma testada.

    Ahnm... Quanto às pedaleiras:

    Se realmente precisas ter comp/eq/delay/reverb/chorus cada um com seu respectivo footswitch dedicado, daí as RPs e as GTs seriam uma boa idéia (sendo que nas GTs sempre terás a opção de usar o 4CM, que permite colocar o pré em qualquer lugar da cadeia de efeitos).

    (Lembrando que a ordem mais comum dos efeitos é comp/eq/chorus/delay/reverb.)

    Se não precisas ter footswitches dedicados todo o tempo, a Magic Stomp II (da Yamaha) pode ser uma boa alternativa. Até o tanto que lembro ela permite a utilização dos 3 foots como pedais individuais, além disso, tem USB para edição dos patches no computador (só assim se tem acesso às seções mais "profundas" de edição). A Magic Stomp e a G2 tem um bypass tão bom quanto o de qualquer pedal Boss (por isso que tem gente na gringa usando elas como "pedais dedicados" pra certos efeitos).

    Ah sim, a G2 é realmente up/down - só quebrando muito a cabeça pra deixar os patches "à mão".

    Tanto as RPs, quanto as GTs, quanto a Magic Stomp vão te dar bons resultados em termos de modulação/delay/reverb. Já quanto a compressão/equalização, algumas das RPs tem compressão - entre outras coisas - analógica (não sei se é o caso da RP1), enquanto as GTs provavelmente ofereçam mais opções de equalização e eu não lembro como é a Magic Stomp nesses quesitos.

    Dar uma lida nos manuais é uma boa idéia, como eu tinha dito...

    NeedForSpeed
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Tenho uma digitech RP-1 e tava querendo algumas configurações de efeitos pra colocar nela. É que ela é meio complicada de mexer daí se alguém tiver prontas? Valeu!

    danielcastelli
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Não estrague o som do teu Soldano Toki... :(

    Toki
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Marcel MSL
    Valeu cara!

    gege_correa
    Pena.. mas obrigado mesmo assim.

    Ultra.Fuzz
    Po cara, valeu mesmo pelas explicações aí. Nem tinha ouvido falar desse Magic Stomp, vou pesquisar, mas vc já disse bastante coisa legal aê. Onrigado.

    danielcastelli
    Po cara, assim vc me desanima... =[
    Será que iria estragar mesmo? O foda é que não dá pra testar antes... merda..

    Toki
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    up?

    danielcastelli
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Toki
    Melhor coisa que voce faz é manter um pedalboard montado, e bem ajustado.
    Chorus, Delay, Eq, Booster/Volume e Wah.
    Tudo de qualidade e com cabos de qualidade.
    Jogar porcaria num amp valvulado maravilhoso e estragar o som vai ser frustrante pra voce cara.
    Já que voce ta com o Soldano, espera um pouco, vai devagar, comprando as coisas. Teu som vai ser incomparável cara.
    É mesma coisa que ter um Dual Rectifier e botar uma 505 no loop pra usar delay. :/

    Fernando
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    mas devido custo e dor de cabeça com ruídos, cabos, fontes, etc, pensei nessa opção.

    Cara, o ruído é por causa do compressor, né? Você precisa dele mesmo? Você ta com um amp fodasso, não mistura com pedaleira não. Monta um Pedalboard, compra uma fonte com vários plugs, você não ter dor de cabeça NENHUMA. Vai estar tudo montadinho ali, é só plugar e tocar. Seu timbre com certeza vai ser melhor e muito mais natural.

    []s!

    Toki
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    danielcastelli
    Fernando

    Pô pessoal, apesar da minha idéia não estar sendo bem vista, hehehe, valeu pelas opiniões. Era isso mesmo que eu queria. Vou me segurar um pouco mesmo então, ir com paciência e aos poucos ajustando o set. Realmente a minha preocupação era foder com o timbre do valvulado, aí eu ia me arrepender muito. Ou seja, idéia (quase) descartada.

    Valeu, abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Digitech RP-1 no loop de valvulado