Som do bumbo

Autor Mensagem
Krist Novoselic
Veterano
# jun/06
· votar


nosso baterista fezo seguinte, antes ele tb usava cobertores velhos...
Ele comprou uma espuma bem groça e colou ela nas paredes do bumbo.. ficou bem legal;;;

UnderCover
Veterano
# jun/06
· votar


opa, testei a Configuração. Melhorou já, mas ainda não consegui atingir o som que eu quero no meu bumbo.

Eu deixei a pede de batida bem solta (não toda solta, tipo quando vc sente que a borboleta começa a puxar a pele.) e a resposta dei um pouco mais de aperto que a de batida.

A pele de resposta influi mesmo no som ? Pq to pensando em comprar uma pele boa pra por de resposta.


[]´s

leossampaio
Veterano
# jun/06
· votar


UnderCover
influi e muito tanto eh q qndo chego em algum lugar pra tocar a pele q eu mais mecho do bumbo eh a pele de resposta

Amok
Veterano
# jun/06 · Editado por: Amok
· votar


UnderCover
Fico feliz em saber que a dica está funcionando.
Ah, outra coisa, experimente trocar o batedor por um mais "felpudo". Se for de poliuretano, use feltro. Se já for de feltro, troque por outro mais macio. Isso diminui o ataque do bumbo e dá mais aquele som de "coração".

[ ]´s

Amok
Veterano
# jun/06 · Editado por: Amok
· votar


UnderCover
Se vc tiver bala e não precisar de muito volume no bumbo, experimente também colocar uma Evans Hydraulic na batedeira. Essa pele é meio dificil de achar e é bem cara, mas ela corta bastante o kick do bumbo e cria um som único, que nenhuma outra pele consegue reproduzir. Pra resposta uma Remo Ebony afinada mais pra cima dá um som legal. Uma nacional de resposta legal é a Dudu Portes Clear.
Tente explicar melhor o que está faltando pra chegar no som que vc quer. Assim dá pra ajudar melhor.

[ ]´s

leossampaio
Veterano
# jun/06
· votar


Amok
cara eu nao abafo pq eu gosto de bumbo com sustain e sensibilidade no toque com isso eu consigo um volume maior mas qndo acostuma a tocar com ele da ate pra fazer uns pianississimo hehhe mas nesse caso o q mais importa pra mim eh o timbre e o sustain!

UnderCover
Veterano
# jun/06
· votar


então, meu bumbo da um som seco, meio estalado, já melhorou com as dicas. Mas eu queria atingir um som com peso, grave, como uma batida de coração mesmo.

Minha pele de batida é uma RMV Hidráulica e a de resposta é a original tagima, com um furo de mais ou menos 6" (usei uma capinha de auto falante de carro pra fazer) no canto embaixo.

Eu abaixei a afinação da pele de batida e aumentei um pouco a de resposta. Mas to achando que meu problema são as peles mesmo.

Amok
Veterano
# jun/06
· votar


leossampaio
É que tem gente que acha que sustain no bumbo embola o som. Questão de gosto, certo ?

UnderCover
O estalo é o tal do kick. Tente forrar o ponto de contato do batedor na pele com um pouco de tecido macio, tipo flanela. Leve em conta que as dimensões de seu bumbo podem limitar seu objetivo. Sons mais pesados e encorpados são obtidos com bumbos profundos, com 18" pra mais de profundidade.

[ ]´s

leossampaio
Veterano
# jun/06
· votar


Amok
concordo plenamente mas ai q ta o lance o meu bumbo tb tem um kick legal e tb estudo muito o bumbo com o metronomo entao esse casamento nao deixa o som embolar

UnderCover
Veterano
# jun/06
· votar


certo, a profundidade seria a distancia entre uma pele e a outra (o comprimento do bumbo) correto ?
Vou postar uma foto da minha batera aqui, mas só na semana que vem, pq devido ao jogo do brasil no sabado, nosso ensaio foi cancelado :(


[]´s

Amok
Veterano
# jun/06
· votar


leossampaio
Cool.

UnderCover
Correto. Tou aguardando a foto.

[ ]´s

leossampaio
Veterano
# jul/06
· votar


o negocio eh aprender a tocar limpo e com metronomo e tb acostumas com esse tipo de afinaçao hj estou mais enferrujado qnto a limpesa de som mas espero voltar a ter um bom som novamente hehe vle e um abraço

libonati
Veterano
# jul/06
· votar


Fala kra olha o meu bumbo é 22 um vendendor de loja que é baterista me disse pra furar o bumbo e colocar 2 almofadas naum muito grossas mais assim meio finas aí ele disse para colocar uma almofada em baixo deitada no bumbo e a outra colocar em cima da outra amofada deitada só que em pé ela deixando em costado na pele só q cobrindo um pouko mais da metade da pele eu fiz isso fikou legal eu gostei do som me agradou muito e até o meu amigo q é batera profissional gostou do som

tem tb a do rocambole

falows!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

leossampaio
Veterano
# jul/06
· votar


libonati
o importante eh vc tirar um bom som q vc goste !!!!!

B4TER4
Veterano
# jul/06
· votar


libonati
cara isso foi uma grande coincidencia, pois a afinaçao das peles e tudo muda o tipo de abafamento, varia mto de pele pra pele, estilo pra estilo

serah q vc num meio q sentiu q ele era o fod4 e fez o q ele falo e gosto meio q por obrigaçao??

eu aki por exemplo to ca minha X5 bumbo 22 sem nenhum abafamento e com a pele sem furos e to curtindo pa carai o som dele, c eu abafa bem poco a resposta ele fika mais top ainda, mais num achei uma almofada idela ainda pra ele pois eh bem pouco que precisa

pra seis terem uma noçaum eu consigui um som excelente com meu bumbo com um pedaçinho de um cobertor pekeno, eu colokei ele em cima do bumbo e fiz a kininha do cobertor soh da um tokinho na resposta, e pronto fiko excelente

libonati
Veterano
# jul/06
· votar


legal eu gostei do som do meu bumbo ta legal e isso q importa

B4TER4 firme essa tua técnk tb na minha proxima batera eu testo ela falows

elvisinbrain
Veterano
# jul/06
· votar


já fiz isso q o B4TER4 faz, só que com flanela. fica um som gordão

o meu bumbo é um 22x16. não me lembro como afinei ele. todas as modificações q eu fiz foram acerca de abafamento :N

dentro tem espuma, abafando metade da batedeira e poquissimo da pele de resposta. a pele de resposta nao tem furo, mas tem uns adesivos colados pra segurar os harmonicos

o batedor é feltro duro. é o batedor que veio no Tama HTP

fica um som meio grave, abafado. e tem um ataque legal por causa do batedor do pedal. como se dessemos um tiro no meio do eco, mas o eco só dura 2 segundos

Krist Novoselic
Veterano
# mai/07
· votar


Cara... novamente estamos insatisfeitos com o som do bumbo.. é foda.. tinhamos nos conformado.. agora to achando ruinzasso dinovo.... a espuma nao foi muito legal nao.. temos q refazer o abafamento.. a pele dele é da encore.. Em uma bateria de um amigo eu e ele fizemos uma abafamento com espuma de estudio... a pele é encore tb. e o bumbo dele ficou fodasso.. a batera dele é michael.. n to me conformando.. será q se fizermos com essa mesma espuma fica legal tb...?

voltando no assunto
A afinação do bumbo foi mexida e ficou ruin dinovo.. Ta quase um surdo.. pouco grave e baixo

Amok
Veterano
# mai/07 · Editado por: Amok
· votar


Krist Novoselic
Experimente usar a pele de resposta com bem pouco abafamento (tipo umas fitas coladas por dentro, e afinada bem baixo. Use o abafamento mais pesado na batedeira.
Ah, se tiver um tempo, baixe meu solo no post "Galera dos tambores !! etc.." e dê sua opinião sobre o som do bumbo.

[ ]´s

Krist Novoselic
Veterano
# mai/07
· votar


ok

racelike
Veterano
# mai/07
· votar


meu bumbo aqui tem 2 travesseiros velhos dentro hehehe

ele nao em abertura na pele de resposta para microfone, ate pq nunca toquei com essa bateria fora do meu quarto

se eu fizer uma abertura na pele, seria bom de quantos cm de raio?

ou isso estraga a pele de resposta e o melhor é comprar uma pele que já tenha abertura (nao sei nem se é vendido pele com abertura)

Krist Novoselic
Veterano
# mai/07
· votar


To com uma duvida.. ja viram alguem passar silicone nas bordas dos tambores onde pega a pele???? Tipo.. tirar a pele.. e passar certin uma camada de silicone e deixar secar.. pra pele pegar no silicone macio inves da madeira seca???? alguem sabe me dizer oq isso causaria no som?

Amok
Veterano
# mai/07
· votar


racelike
Vc pode fazer um furo de até 5" (cerca de 12 cm). Acima disso, o bumbo começa a ter um som semelhante a um sem pele de resposta. A função do furo naum eh somente pra por mic. O furo permite a vazão do ar movimentado dentro do bumbo e modifica o rebote do batedor. Essa vazão de ar também tem repercussão no timbre do tambor, que passa a ter mais sustain.

Krist Novoselic
Essa técnica é usada em baterias muito velhas ou muito ruins, pra tentar minimizar o atrito entre e borda do casco e a pele. Eu já fiz isso em um kit antigo meu (na verdade usei vaselina mesmo) e não percebi grandes melhoras no som, mas notei que ficou mais fácil para afinar os tambores.
O contato entre a pele e o casco é muito importante para a qualidade do som. Um contato irregular cria ruídos indesejáveis e dificulta ou impossibilita a afinação, além de poder danificar a pele. Além disso, o contato irregular atrapalha a vibração da pele e "mata" os harmônicos que induzem a ressonância do casco. Portanto, se vc um dia quiser mexer nos cascos de sua batera, tome muito cuidado com as bordas.

[ ]´s

Krist Novoselic
Veterano
# mai/07
· votar


hun....um cara fez isso na rmv dele q é igualzinha a do noso baterista... parece q ele lixou tb pra ficar bem reto.

Krist Novoselic
Veterano
# mai/07
· votar


essa rmv tem as bordas dos tambores irregulares.. principalmente da caixa

Amok
Veterano
# mai/07
· votar


Krist Novoselic
Lixar uma borda de tambor na mão é muito arriscado. UM bom modo de saber se o tambor tem bordas bem cortadas é colocar o casco sobre uma mesa bem plana (preferencialmente de pedra ou mármore) e acender uma lanterna dentro. Se vazar luz entre a superficie da mesa e a borda do casco, o tambor precisa de uma retífica nas bordas, mas isso é trabalho de Luthier.

[ ]´s

Krist Novoselic
Veterano
# mai/07
· votar


da pra ver partes tortas.. a caixa é bem torta

Amok
Veterano
# mai/07
· votar


Krist Novoselic
Então merece uam retífica. De repente, após acertar a caixa vc pode se surpreender com o som dela.

[ ]´s

Krist Novoselic
Veterano
# mai/07
· votar


\o/

racelike
Veterano
# mai/07 · Editado por: racelike
· votar


valeu Amok

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Som do bumbo