Microfonando Pratos de Bateria

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Ismah
Veterano
# ago/17
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Morgaroth

Vai usar pads ou peles mudas ao menos?
Se não vai ficar bem ruim...
Não tem como tirar os vazamentos do OH, aí vai misturar trigger, com acústico, com reverb do trigger... Muito abacaxi, menos é mais, então melhor o som bosta da Pinguin...

Uma grande parte dos bateras dos anos 80/90 usou em algum momento bateria digital, as Simmons SDS foram talvez as mais populares no rock. EVH (banda) até Phill Collins (solo e no Genesis)...

Avalie se é mesmo necessário... Locais pequenos não compensa OH. Se ficarem perto do teto eles tendem a captar o som que bate e volta do teto, além do som direto... Só problema...

Uma saída é usar mics pequenos em cima do prato. Nunca usei, mas sei que existe. Os mics de eletreto não devem ser caros, eu testaria.

acabaramosnicks
Pra microfonar pratos, até onde eu sei, o que faz bem o trabalho é um par de condensadores direcionais (cardioide) de diafragma pequeno acima da bateria (overhead)

Exato.

dispostos tipo em X ou V

Ou em LR, ou em XY, ou em mono, ou individual em cada prato...

Como vai ter som ao vivo, talvez seja o caso de usar noise gate e noise reduction...

Parece contraditório, mas ao falar de ao vivo e de estúdio as coisas mudam... Quando eu digo que ao vivo, saindo som já é um bom começo, o povo vira a cara, mas é verdade... São 10~12 canais de bateria, 10~12 mics para gerenciar fase, vazamentos etc... Se quiser fazer cravado tu tá lascado...

Noise reduction não serve pra isso... Aliás, isso é periférico de guitarra, em mix isso não existe, começou a existir com a ideia de home studio creio eu, onde a gravação era inadequada...

Gate e expander também não... Eles servem pra controlar transientes, prato é o meio termo, ao vivo, vai num bumbo que não está abafado, tontons e tambores em geral... Mas nem caixa, nem bumbo não fica MUITO bom usar, só se for de maneira corretiva... Seja o bumbo sem abafar ou quando o ampificador/caixa do sistema de sub é uma bosta, e não tem controle nenhum sobre o AF...

Qual a ideia deles? Definir um tempo de duração para algo que não tem como naturalmente. Por exemplo os tontons não tem como controlar o tempo que ficam soando, ai entra o gate...

Pensa no vazamento do HH no mic da caixa... Quando o gate da caixa abre, o vazamento vem junto, e faz o volume do HH subir, aí tu tem um som de bateria inconsistente...

não tenho certeza se a sensibilidade de um condenser seria desejável

Seria... Porque nenhum dinâmico capta pratos com a mesma qualidade... O som de chimbal fica grave, com som de sopro, porque precisa-se apontar o mic dinâmico horizontalmente pra borda do prato pra pegar um tiquinho de agudo a mais...

Esse Arcano 57 aí vai bem pra microfonar guita? To pensando em adquirir um, o preço é tentador!

Ele faz o serviço, não reclamo nada do meu. Acho sim ele bastante agudo, mas isso é contornável com posicionamento.

Dá uma ouvida... Quando o meu ficar parecido eu to muito felizão...
https://www.youtube.com/watch?v=fao2wqoLdRc

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/17
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Não tem como tirar os vazamentos do OH, aí vai misturar trigger, com acústico, com reverb do trigger

Bem complicado hehe

Se ficarem perto do teto eles tendem a captar o som que bate e volta do teto

Mais um provável problema pra lista

individual em cada prato...

Ao vivo? Vai ser mais dinheiro com mic e mais prováveis problemas de fase, vazamento etc. Acho que no máximo um mic próprio para o chibal ou ride, sei lá...

ao vivo, saindo som já é um bom começo, o povo vira a cara, mas é verdade... São 10~12 canais de bateria, 10~12 mics para gerenciar fase, vazamentos etc... Se quiser fazer cravado tu tá lascado...

É bem por aí. Se funcionar (sair som) já é um começo. Perfeição é impossível, e ao vivo as coisas se complicam cada vez mais.

Ismah
Veterano
# ago/17
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Vai ser mais dinheiro com mic e mais prováveis problemas de fase, vazamento etc. Acho que no máximo um mic próprio para o chibal ou ride, sei lá...

Não se eles não vazam... Tem muito gringo usando assim...
Eu nunca tinha visto ao vivo, até estar como abertura 2 do Hanngar...
O Aquiles usa assim, vendo ao vivo, deu pra entender como funciona... É muito eficiente, mas são " 48 " canais só de bateria, coisa que não faz sentido pra um batera que toca baixinho, e faz tudo com 8 peças...

Não há vazamentos quase, porque como o mic tá a uma polegada ou menos do prato, o ganho é baixíssimo, e ainda que sensível, ele quase não capta nada em near field... Sem vazamentos, sem problema de fase...

São mics de eletreto, 60 centavos cada um, e alguns componentes pro pré... Digamos que na pior custe 10 pila cada um... Com 100 pila tu faz 10 mics, o que dá para montar 2 sets de batera...
Se vier um doido com o set de prato do Aquiles, manda tomar no cu, e escolher 3 que é o que tem pra hoje...

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/17
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Mics de eletreto... nunca ouvi falar disso. Comparado ao que eu conheço, parece revolucionário!

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/17
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Obs, fiz uma pesuisa rápida aqui no google, e acabei descobrindo que eu já trabalhei com mics de eletreto por causa da industria eletrônica, sem nem saber que eram mic de eletreto rsrsrs

Ismah
Veterano
# ago/17
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Acontece... Os mics de celular alguns são excelentes, são condensadores geralmente, e cada um custa uma bagatela... É uma outra opção, economicamente viável. fazendo um e ficando ruim, já vale pela experiência... Eles só não se dão muito bem com SPL muito alto, o que não é lá grande problema...

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/17 · Editado por: acabaramosnicks
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Ismah
Eu trabalho justamente numa fábrica de eletrônicos, especialista em smartphones! Realmente, já vi uns celulares com qualidade impressionante nos mics. O preço não posso te dizer pq é confidencial, mas mesmo dos melhores smartphones, costuma ser menos que dois centavos de dólar americano em lotes de 10k (nos celulares mais paia, o preço beira um quarto de centavo de dolar). Isso é o que a empresa paga comprando direto do fornecedor, um componente que ela mesma fez o design. Imaginemos que vc consiga encontrar e compre um avulso, somando impostos lucros etc, acredito que se vc encontrar um avulso por 5 reais, estão te metendo a faca. É muito barato. Numa pesquisa rápida no google achei por 60 centavos, se o cara mandar pra vc por carta registrada, o frete fica em tipo 7 reais, menos de 10 real essa porcariazinha! Como vc disse, dá pra microfonar 2 sets inteiros de bateria gastando quase nada.

Morgaroth
Membro Novato
# ago/17 · Editado por: Morgaroth
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Chegamos a um resultado que achamos satisfatório da mistura de microfones + trigger. Olhem só:



O que acham?

Ismah
Veterano
# ago/17
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Pra ilustrar, as Simmons SDS ao vivo (e guitarras de carbono)

https://youtu.be/3AtL_Ko2KNQ?list=RD3AtL_Ko2KNQ&t=301

acabaramosnicks

Dependendo de onde comprar, até menos que isso... E caímos de novo na premissa de que pagamos um horror por várias coisas, apenas por desconhecimento da causa... Mas porque vender mais barato se tem quem paga sem reclamar? rs

Morgaroth

Não tinha visto os vídeos ainda (WiFi a vapor). Realmente está bom, mas vale lembrar dos vazamentos de outros instrumentos! Ao vivo é outro papo que sozinho.
Do vídeo #1 para o #2, tem uma perda de graves em bumbo e caixa, seria isso culpa do " patch " / sample ?

Morgaroth
Membro Novato
# ago/17
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Ismah


A principio usei as mesmas configurações e mesma bateria no ezdrummer 2

Ismah
Veterano
# ago/17
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Estranho porque a diferença é bem grande. Vou ouvir de novo mais tarde, com o ouvido descansado e volto a palpitar.

Morgaroth
Membro Novato
# ago/17
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Ismah

Os pratos estão passando por uma mesa behringer xenyx antes de ir pra interface (fast track c400) e ir pro daw (reaper).

Usando o equalizador da mesa, estou aumento equalizador de agudo e diminuindo o de graves ambos em uns 4db.

Ismah
Veterano
# ago/17
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Não sei se é bem isso o galho... Vou ouvir mais tarde.

Ismah
Veterano
# ago/17
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Ouvi com os ouvidos descansados agora...

Realmente a diferença existe, pode ser a pegada dos bateras.
Vi que o HH está sendo captado bem no meio. Se captar na borda, vai ter um som melhor. Normalmente eu aponto ele 1cm pra dentro da borda, em 45º, isso evita os sopros ao fechar e ainda capta bastante borda.

No geral está bastante bom, bem além do que eu esperava, mas é preciso testar no contexto de banda ainda pra ver o que acontece..

Morgaroth
Membro Novato
# ago/17
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Ismah

Cara consegui 2 microfones desses emprestado http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704559740-microfone-arcano-cond ensador-ar-1-cm-_JM?source=gps

Será que eles seriam melhor que os arcano 57? Eu li que esse q consegui emprestado é condensador, precisa phantom power (minha mesa tem isso, mas nunca usei esses mics) e é uni direcional (isso significa que só capta pra onde apontar?).

A questão é que quero gravar os pratos mas não quero 'contaminar' o som do trigger com o som da bateria acústica, queria captar só os pratos com a melhor qualidade possível.

Ismah
Veterano
# ago/17
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O problema é que o som de OH nunca é o som dos pratos só... Isso é fantasia de plug-in porco... O corpo da caixa está lá no mic da caixa, mas a "marretada" da baqueta vem do vazamento do OH...

Eu não sei o que tu está usando no segundo vídeo, mas realmente está melhor. Entendi que estavas com condensadores, mas se não, teste com eles. Deve significantemente ficar ainda melhor...

O 57 também é unidirecional, seria só pra dizer que ele capta de um lado, em contraste com os bidirecionais, que podem ser figura 8, stereo LR (meio raros) ou XY...

Mas vá pelo óbvio: teste.

Morgaroth
Membro Novato
# ago/17
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Ismah



Continuamos usando os arcano 57. Não conseguimos usar direito os condensadores, 1 não funcionou.

Ismah
Veterano
# ago/17 · Editado por: Ismah
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Está bastante bom. Se seguir tentando vai ir longe...!
Independente do trigger fazer bastante coisa, tens um tremendo bom gosto.

Não sei o que mudou, mas contém menos sub também.

Resolvida a captação...

Há duas coisas:

-> menos limiter! Ao vivo soa artificial demais assim. Pra metal é legal, mas n CBJr ficou muito chapado, porque não condiz com a realidade. Aqui é melhor pecar pela modéstia.

-> cuidado com os tons!
O surdo está assim
------------Tummmmmmm
1-----------2-----------3-----------4-----------

Quando deveria ser assim
------------Tummmm
1-----------2-----------3-----------4-----------

Isso se resolve com gate, o ADDrums chama o gate de "Envelope", não está errado, é uma visão de sintetizador, que estaria realmente disparando o som do tambor....

Morgaroth
Membro Novato
# set/17
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Uma dúvida que me tira o sono...

Por que raios usam esses microfones compridos direcionais condensadores pros pratos/over?
Pq usam direcionais? A ideia não é captar em todas as direções? Esses mics não captam só pra onde são apontados? Isso me parece paradoxal.

Morgaroth
Membro Novato
# set/17
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Engraçado...

Esses microfones q são recomendados pra over de bateria são omni direcionais https://www.amazon.com/Neumann-SKM-184-Stereo-Set/dp/B000T9HDC0/ref=as _li_ss_tl?tag=drummicrophones-20&ie=UTF8&redirect=true&ref_=as_li_tl&l inkCode=sl1&linkId=36b71e077085361f4f3628a7c21a13c2


Mas já no kit arcano eles mandam modelos unidirecionais com o mesmo propósito.

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/17 · Editado por: acabaramosnicks
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Dá resultados diferentes. O overhead pega, além do som dos pratos, uma parte do som das outras peças com ambiência (reverb natural). Quando se usa overheads direcionais, a tendência é que seja menos captada a ambiência, quando o over é omnidirecional a tendência é captar mais ambiência, e mais som das peças também.

Se vc está em um lugar com acústica não muito boa, omnidirecional não é uma boa pedida. Se vc vai microfonar bateria ao vivo, os outros instrumentos vão vazar mais no omni do que no direcional, na maior parte dos casos isso é ruim, em alguns casos isolados isso pode ser desejável, mas mesmo nesses é difícil chegar em um resultado bom, então é melhor evitar.

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/17
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Outra coisa. Muitas vezes vc usa o mic de uma peça pra pegar um prato próximo, como por exemplo, o mic do surdo pra pegar o ride (condução). Usando overhead direcional, vc pode usar o posicionamento pra pegar menos o ride.

Ismah
Veterano
# set/17
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Por que raios usam esses microfones compridos direcionais condensadores pros pratos/over?

Existem motivos acústicos e estéticos para ser assim, mas não é via de regra, já vi muita banda usando condensadores de cápsula larga como OH.

Pq usam direcionais? A ideia não é captar em todas as direções? Esses mics não captam só pra onde são apontados?

Não a ideia não é captar em todas a direções, porque se não tu terá problemas de vazamentos. Aí dá volume no OH, e vem guitarra, baixo, e até a voz do baterista junto... Pra piorar, isso cria conflitos de fase muito grandes.

Ismah
Veterano
# set/17
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acabaramosnicks
quando o over é omnidirecional a tendência é captar menos ambiência, e menos som das peças também.

Não tenho relatos de que mics omni sejam menos sensíveis que os direcionais. Faz até sentido em mics multidirecionais, que dá para trocar a figura de resposta.

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/17
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Ismah
Escrevi errado, o omni pega mais ambiência do que o direcional

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