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      Microfonando Pratos de Bateria

      Autor Mensagem
      Baqueiro
      Veterano
      # set/07


      Acho que eu ja li um tópico falando sobre isso mas procurei aqui e nao achei, então vou preguntar de novo!

      Bom, tenho planos de microfonar minha bateria pra fazer gravações aqui em casa. Já escolhi um kit para os tambores (meu set tem 1 bumbo 1 tom 1 surdo 1 caixa) vai ser esse aqui, parece ser bom: http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=23&pid=145#

      No entanto, falta microfone para os pratos. Gostaria de saber opções de microfones especificos para pratos que possuam qualidade satisfatória para se fazer uma gravação apresentável... faixa de preço menos de 300 reais por unidade.

      Outra coisa... seria necessário um microfone para cada prato (1 p/ chimbal... 1 p/ ride, 1 p/ cada ataque, etc) ???

      Aguardo respostas!!

      Thiago Yoshiki
      Veterano
      # set/07
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      Bom seria você pegar dois mic's pra fazer o estério do overall e um mic no hihat, mas dá pra fazer também só com um no over e um no hihat.
      Mas se tu for usar em lugares pequenos nem precisa do over, só o hihat e olhe lá!

      Não conheço mic's baratos pra pratos, pois precisam ter uma sensibilade melhor aos sons agudos.

      Thiago Yoshiki
      Veterano
      # set/07
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      Dá uma olhada nesse aki: http://disconildo.com.br/lojanova/product_info.php?manufacturers_id=74 &products_id=1389

      Tem também um kit maiorzinho:
      http://disconildo.com.br/lojanova/product_info.php?manufacturers_id=74 &products_id=2189

      Amok
      Veterano
      # set/07
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      Baqueiro
      Os mics mais adequados pra overall são mics condensadores (tipo estes CO2 da Samsom), que são omnidirecionais e com alta sensibilidade. O problema dos condensadores é que eles precisam de uma fonte de energia pra funcionar. Essa fonte pode ser uma bateria interna (disponivel em alguns modelos) ou phantom power, provida pela mesa ou preamp. E, pra complicar aindda mais, as mesas mais simples não dispõem de Phantom individual por canal. Se vc ligar phantom em um mic dinâmico, como estes de seu kit, pode haver risco de queimá-lo.

      Se a coisa estiver muito complicada, use mics dinâmicos como overall. Uma boa sugestão são os Behringer XM 8500. Sou fã destes mics: excelente relação custo-beneficio.

      [ ]´s

      Baqueiro
      Veterano
      # set/07
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      Hum, bom saber...!

      Mudando agora a direção do tópico.......
      A mesa de som interfere na qualidade da gravação?? ou seja, vale a pena investir em microfones bons se a mesa for simples?

      I.Nosferatu
      Veterano
      # set/07
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      Baqueiro

      Voce pode usar o phantom numa mesa simples que não possui isso, usando um aparelho como esse aqui, que também pode ser construido por qualquer tecnico eletronico (deve sair mais em conta), pois ele só serve pra alimentar os microfones no caso da bateria os dois overs condensadores e isolar a alimentação da entrada de microfone na mesa, enviando apenas o sinal balanceado ou desbalanceado...

      Quanto a mesa qualquer aparelho pode alterar as caracteristicas do sinal inicial, seja um microfone, cabos, mesa, preamp, efeito, placa, gravador, mais a mesa e nem qualquer outro desses equipamentos precisam ser top de linha pra voce obter um resultado satisfatorio, tem muita gente que usa uma ciclotron\wattson, LL, Leac's, Oneal, eu mesmo uso uma UNIC, e inumeras behringers aqui no forum, e estamos satisfeitos com o que temos (pelo menos eu estou), afinal não é todo mundo que tem como comprar uma Yamaha, Soundcraft, Mackie, Alesis, entre outras... é melhor comprar microfones bons e depois se sentir necessidade trocar de mixer!

      Amok
      Veterano
      # set/07
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      I.Nosferatu
      Aproveitando o tópico, eu tenho uma dúvida: se eu ligar os condensadores em prés (tenho 2 Art Studio valvulados), posso usar as entradas de linha da mesa ao invés das entradas de mic ? Os prés servem pra "casar" a impedância ? Minha intenção é liberar duas entradas de mic (tenho 6) das mesas UB da Behringer pra colocar mais mics dinãmicos. Tou querendo botar um pra esteira da caixa e um pro surdo.

      [ ]´s

      I.Nosferatu
      Veterano
      # set/07
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      Amok

      Sim, voce pode fazer isso tranquilamente, é justamente pra isso que servem as entradas de linha (line in) de qualquer mesa...

      I.Nosferatu
      Veterano
      # set/07
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      Amok

      Aproveitando esse topico e o assunto é mais ou menos o mesmo, que combinação voce acha melhor pra um set voltado mais pra metal, crash 16"/17" ou 16"/18" na verdade estou pensando nos três 16"/17"/18", mais se a verba não for suficiente, pelo menos dois...

      Baqueiro
      Veterano
      # set/07
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      Alguém sabe se esse Behringer XM8500 é bom pra vocal tbm? (para voz de mulher)

      Amok
      Veterano
      # set/07
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      I.Nosferatu
      Acho que 16" + 18" dá mais versatilidade. O pessoal do metal curte medidas impares. O melhor casal seria 17" + 19", mas não é tão fácil achar.

      Baqueiro
      Kra, eu tenho 4 desses e digo que é a melhor relação custo-benefício que conheço. Na verdade , os XM 8500 foram projetados justamente pra vocal. Nesta aplicação, sinceramente, não percebi grandes diferenças pro tradicional Shure SM58. Talvez o problema seja a durabilidade, mas os meus já tem quase 3 anos de uso e estão em perfeito estado.

      [ ]´s

      I.Nosferatu
      Veterano
      # set/07
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      Valeu velho!

      leossampaio
      Veterano
      # set/07
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      Baqueiro
      cara se vc quer um over pra batera e não gastar muito vc pode comprar o C1 da behringer q é um condensador multi uso inclusive vc pode gravar voz, violão entr outras coisas ele num é o mic condensador mas acredito q vá resolver o seu pró.

      Amok
      cara vc pode ligar o phantom da mesa com outros mics dinâmicos sem medo de ser feliz ou queimar os mics já ouvi dizer q isso pode acontecer mas nunca conhecí alguem q tenha tido esse pro e tb nos manuais de mesas nunca ví alguma advertência sobre tal problema até msm pq o cabo q manda sinal de energia pro pro mic fica inutilizado nos mics dinàmicos.

      Thiago Yoshiki
      Veterano
      # set/07
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      I.Nosferatu
      final não é todo mundo que tem como comprar uma Yamaha, Soundcraft, Mackie...

      MACKIE???? Isso nem é tão bom assim não, na verdade tah bem longe das yamahas e soundcrafts.

      I.Nosferatu
      Veterano
      # set/07
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      Thiago Yoshiki

      Concordo, mais é so um exemplo mesmo, tem mesas bem melhores que nem citei, mais se voce for ver pelo valor que pedem nela por ai... hehehehehe...

      Amok
      Veterano
      # set/07
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      leossampaio
      nunca conhecí alguem q tenha tido esse pro
      Prazer, meu nome é Amok.

      -------> A parada é a seguinte: a cápsula do mic só queima se vc usar a entrada xlr em modo desbalanceado, ou seja, em curto entre o terra e o pino 2 ou 3. Mas queima, sim, e prefiro recomendar que não se use.

      [ ]´s

      leossampaio
      Veterano
      # set/07
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      Amok
      bom depois desse nó na minha cabeçã prefiro não teimar em ligar dinamicos com o phantom ligado
      provavelmente pode ser q não tenha queimado pq sempre prefiro usar os cabos balanceados mas como vc disse[/i]prefiro recomendar que não se use.
      [i]


      Baqueiro
      Veterano
      # out/07
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      mês que vem talvez eu ja compre =]

      Baqueiro
      Veterano
      # out/07
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      Qual é melhor.. o condensador C2 da Samson ou o Behringer XM8500??
      Aqui vai as especificações (eu não entendo por isso tou perguntando):

      Behringer XM8500

      Type: cardioid dynamic microphone
      Impedance: 150 Ohms
      Sensitivity: - 70 dB
      Bandwidth: 50 Hz to 15 kHz
      Connector gold-plated XLR
      Weight approx. 240 g

      ESPECIFICAÇÕES DO C02:

      Tipo: Condensador
      Padrão Polar: Cardióide
      Resposta de Freqüência: 40 a 20000 Hz
      Sensibilidade: -40 dBV/pa (10mv/pa)
      SPL Máximo: 134 dB (THD<= 0.5% 1000 Hz)
      Peso: 170g

      Amok
      Veterano
      # out/07
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      Baqueiro
      Imagino que seja pra microfonar pratos, certo ? Se for pra isso, o C2 é mais adequado. Primeiro pq é condensador e tem menos efeito de aproximação que o dinâmico. Outra coisa: tem melhor resposta de frequência pros agudos. Por outro lado, os SPLs dos condensadores tendem a ser menores, o que possibilita distorção de sons muito altos, coisa que acontece menos com os dinâmicos. Além disso, não esqueça que os condensadores precisam de phantom power pra funcionar.

      Eu colocaria assim: o XM é mais versátil, mas o C2 dá melhor resultado pra usar como Overall.

      [ ]´s

      Baqueiro
      Veterano
      # out/07
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      Amok
      hum.... era o que eu suspeitava! eu comprando um desse aqui: http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=42&pid=12#
      mais os microfones da samson ai já tenho tudo pra sair gravando???

      Amok
      Veterano
      # out/07 · Editado por: Amok
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      Baqueiro
      Dificil dizer... 128Mb é pouca memória, mas já dá pra brincar. Eu não sei se esse porta tem phantom pra ligar condensadores ou se tem prés decentes pra plugar os mics.
      Eu tou com um equipamento meio pesado (2 mesas behringer, um PC com o Sonar, um kit completo Amplitronix pra bateria e 4 mics XM8500) e ainda tou apanhando...


      [ ]´s

      Baqueiro
      Veterano
      # out/07
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      como é caro investir em música..1600 reais é caro demais pra "brincar"!... é por isso que eu apoio a pirataria, imagine se ainda tivessemos que comprar os cds das músicas que quiséssemos pegar...

      Amok
      Veterano
      # out/07
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      Baqueiro
      como é caro investir em música..
      é por isso que eu apoio a pirataria,
      Curioso... Então como vc espera que alguém viva de música se ele tem que fazer um grande investimento e ninguém quer pagar um centavo por seu trabalho ?

      [ ]´s

      Fernando de almeida
      Veterano
      # out/07 · Editado por: Fernando de almeida
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      Baqueiro
      Microfonando Pratos de Bateria
      Brow ... Achei esse tópico sobre microfonação ... Embora o cara cite a microfonação da batera toda, veja os pratos:

      http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/92790/

      Tem esse tb:
      http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/146644/

      Fernando de almeida
      Veterano
      # out/07
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      Baqueiro
      No entanto, falta microfone para os pratos.
      Não manjo nada de tocar batera .. Mas quanto a sonorização em geral já li algumas coisas ...
      Para se microfonar cada elemento da batera, devido o timbre, o tipo de som que cada peça produz, tem algumas características em microfones que melhor é indicado (não que outras fique ruim ... é que esse é o padrão que ao menos eu tenho visto).

      Para Bumbo:
      Elemento (cápsula): dinâmico
      Padrão Polar : Unidirecional
      Resposta Frequência : 20Hz-10KHz (aprox.)
      Sensibilidade : -58dB +- 3dB 0dB=1v/Pa / 1Khz

      Para Tom / Surdos / Caixas (tambores em geral).
      Elemento - cápsula: Dinâmico
      Padrão Polar : Unidirecional
      Resposta de Frequência : 80Hz - 13KHz (aprox.)
      Sensibilidade : -58dB +- 3dB 0dB=1v/Pa / 1Khz

      Para Prato, Hi Hat (instrumentos de sopro, instrumentos acústicos)
      Elemento / cápsula: Condensador
      Padrão Polar : Unidirecional
      Resposta de frequência : 50hz 18Khz (aprox.)
      Sensibilidade : -45dB +- 3dB 0dB=1v/Pa at 1Khz

      Se vc entrar no site de qq fabricante as especificações serão algo próximo dissso. Alguns variam algumas características mas não sai muito fora disso ....

      leossampaio
      Veterano
      # out/07
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      vale a pena tb q cada situação é uma situação principalmente qnto a parte de mixagem de timbres pois isso depende muito da sala onde está sendo feita a microfonação mas a primeira tabela q foi postada no comet acima vale muito pra ter idéia de onde está cada parte da batera.
      um conselho que me deram pra aprender a microfonar a batera é com poucos mic dois overs se possível condensadores um no bumbo e outro na caixa e depois vai adicionando aos poucos mics nas peças da batera.

      Morgaroth
      Membro Novato
      # 03/ago/17 09:11
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      Olá, eu estou organizando festivais de rock e queria indicações de microfones para chipo e pratos.

      A bateria vai ser usada toda trigadda, só os pratos que não. Então que precisava de microfones que captassem quase que exclusivamente o som dos pratos para não contaminar o som do trigger com som da bateria acústica.

      Eu tenho usado arcanos sm 57, mas li que eles não são indicados para pratos (apesar que dependendo da posição, e da equalização na mesa dos mics, acho que da pra tirar um bom som desses arcanos).

      Segue aí um vídeo dos testes que estou fazendo
      OBS: gosto muito da marca arcano pelo custoxbenefício, se souberem modelos de microfones para pratos dessa marca.





      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 03/ago/17 09:28
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      Pra microfonar pratos, até onde eu sei, o que faz bem o trabalho é um par de condensadores direcionais (cardioide) de diafragma pequeno acima da bateria (overhead), dispostos tipo em X ou V. Como vai ter som ao vivo, talvez seja o caso de usar noise gate e noise reduction... talvez expander? Mas como é som ao vivo, não tenho certeza se a sensibilidade de um condenser seria desejável, talvez fosse melhor um dinâmico mesmo... aliás, vc está satisfeito com o som captado? Tá sentindo que falta alguma coisa, ou só veio perguntar pq te disseram que não deveria usar o 57?

      Aproveitando a oportunidade... Esse Arcano 57 aí vai bem pra microfonar guita? To pensando em adquirir um, o preço é tentador! =)
      Bem mais barato que um Shure (10% do preço) ou mesmo de um AudioTechnica da vida (25% do preço).

      Morgaroth
      Membro Novato
      # 03/ago/17 10:09
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      acabaramosnicks

      Olha eu nunca testei um shure pra comparar, mas parecem ser um bom quebra galho os arcanos!

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