Não leio cifra só partituras como fazer?

    Autor Mensagem
    Nani
    Veterano
    # ago/04


    Estudo violão clássico há 6 meses, estou no primeiro ano do método em um conservatório. O problema é que esta ficando super chato fico presa naquelas músicas dos anos de 1700, 1800...então quero aprender cifra que é legal, pois posso tocar músicas da atualidade e continuar com a clássica tb!
    Quero receber dicas e sites ou sei lá p/ aprender cifra, pois aparentemente é fácil!

    Nani

    gustavo macaco
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    vc não manja de somas, mas faz logaritmos

    Nani
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    gustavo macaco
    Acho que não entendi muito sua indagação! mas aonde esta a lógica para me ajudar?

    PuNk Bass
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Nani
    Isso vc decora
    C- dó
    D- ré....

    O que vc quer? Aprender a montar acordes? Ou apenas ler cifras?

    gustavo macaco
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Nani

    nao foi indagação, foi uma metafora. o mais dificil vc já sabe, agora aprender cifra é mto facil, é so decorar as letrinhas e boas

    Demolisher
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    PuNk Bass
    Nani
    se ela faz conservatório, e lê partitura, já tem cohecimento de teoria musical, sendo assim, sabe montar os acordes, portanto, é só decorar a convenção de notas...
    c = dó
    D = ré
    E = mi
    F = fá
    G = sol
    A = lá
    B = sí ...

    Nani
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    PuNk Bass
    quero aprender a ler cifras, sobre os acordes dei uma olhada no q o site oferece, e é exatamente oque estou estudando em teoria no conservátório. Bem quero tocar músicas do momento e só tem com cifra. Cara eu toco músicas do tempo do Peba!

    Nani
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Demolisher
    A escala natural, eu sei q é essa, mas como faço p/ ler aquelas cifras ex sei lá vou inventar uma G6/mb?????

    Demolisher
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Nani
    Então, a melhor dica que eu posso te dar é:
    Vai a uma banca de revista, compra uma daquelas revistinhas que vem com a letra, a cifra e o bracinho do violão com a posição dos dedos e destrincha aquilo... pra vc vai ser fácil, e te ajuda a gravar as cifras...

    Demolisher
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Nani
    Tem um dicionário de acordes no cifraclub, entra lá que ele te mostra toda a formação dos acordes que vc tiver dúvida...

    Nani
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Se quiserem me cadastrar no msn de vcs, p/ gente trocar idéas ao vivo sobre isso, aqui vai: Terra_agua@hotmail.com

    Nani
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Demolisher
    Obrigado pela dica!! Valeu!!!!

    Demolisher
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Nani
    De nada, precisando, estamos às ordens...

    PuNk Bass
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Nani
    Sim, vou te adicionar. :)
    Qual a sua idade? Legal ter vc aqui no forum, infelizmente sao poucas as garotas que tocam violao classico aqui no forum

    Al Majíd
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Nani
    O problema é que esta ficando super chato fico presa naquelas músicas dos anos de 1700, 1800...então quero aprender cifra que é legal, pois posso tocar músicas da atualidade e continuar com a clássica tb!

    Heheheh.....cada cabeça, uma sentença. Eu abandonei as músicas da atualidade pra ficar preso nas músicas dos séculos XVII, XVIII e XIX.

    Walter Nascimento
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    A formação das cifras correspondem ao intervalo entre as notas. Ex: C6 = Fundamental Dó acrescida da sexta nota de seu intervalo na escala Ex. 1-Dó; 2-Ré; 3-Mi; 4-Fá; 5-Sol; 6-Lá; 7-Si. Dessa maneira a nota que irá ser acrescida será o Lá. No acorde(Escala Harmonica) as notas são formadas por tríades (3 notas)Caso o acorde seja maior a tríade será formada por: A fundamental = Dó
    Uma terça = Mi
    Uma quinta = Sol

    Para completar nosso acorde C6 devemos acrscetar apenas o Lá

    Fundamental = Dó
    Terça = Mi
    Quinta = Sol
    Sexta = Lá

    Dê uma estudadazinha em formação de acordes que irá tirar de letra as letrinhas e números das cifras

    Sds

    Walter

    piculo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Como vc fez pra aprender a ler partitura? Pô, faça o mesmo com cifra. Eh simples... pegue músicas q vc goste(principalmente as q vc jah sabe cantar pois fica mais fácil de saber o rítmo etc) entaum decore as formas das cifras. Pronto. vc jah aprendeu.

    Formação de acorde soh serve p/ um nível mais avançado de acordes(com formas diferentes das mais usadas, com a qual vc poderá aproveitar uma sonoridade ateh entaum desconhecida ou naum aplicada) ... esses Dó Maior etc.. vc decora a forma e pronto. P/ tocar legião, capital etc baixe aki do cifra ou vá no ***************** onde todas as músicas vem com a forma do acorde.

    P/ sacar bem de formação de acorde vc tem q saber muito bem de intervalo p/ naum ter q ficar contando-os semitons com dedos entre os intervalos e sim visualiza-los no braço do instrumento diretamente.. isso leva tempo o q te fará para de estudar pq eh chato p/ pênis.

    Eh isso, dedicação eh a primeira palavra de ordem. Imagine-se tocando uma música e estude-a com fé q vc conseguirá.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/04
    · votar


    Nani

    Compre nas bancas de revistas. Tem revistas de músicas cifradas e quase sempre tem uma ilustração de como usar cifras. A grande maioria das pessoas que conheço aprenderam assim.

    Cheiro de Bode
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Nani
    Existe um livro excelente sobre cifras, que é o Dicionário de Acordes Cifrados, do Almir Chediak. Esta é a melhor publicação que conheço, pois com este livro você aprende a teoria de formação de acordes. Além das cifras, ele ensina as posições correspondentes no violão e no piano. Custa em torno de R$50,00 em qualquer boa livraria.

    Sversut
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Nani Banana> Estude Formação de Acordes, que por sinal é bem facinho. Sempre tenha em mãos uma tabelinha com as notas do braço do violão (tenho uma aqui colada no pescoço do monitor do PC)Daí, sabendo Formação teorica, qd pintar F#m7/5-/D# voce descobre as notas e monta o fera no braço do violão e manda bala. É muito mais simples do que Partitura, ou seja, vc sabe o dificil e não sabe o fácil.
    Falowww
    Svrst

    cefas
    Veterano
    # set/04
    · votar


    vc é ninja sabe partitura mas, num sabe o mais facil da musica.....estuda harmonia, compra um dicionario de acordes pra facilitar e começa tocar

    Loreta
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Gente, agora sou Loreta, mas obrigada pelas respostas!!!
    :)

    Loreta
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Cheiro de Bode
    vou dar uma olhada ok?! meu professor me passou uns campos harmonicos e estou estudando a parte do curso de classico!
    obrigado!
    :)

    Armlo
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Compre o Dicionário de acordes cifrados de Almir Chediak e você não vai se arrepender

    UnderCover
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Meu...faça isso que o pessoal falou, mas nao deixe de estudar o clássico. Sabendo clássico vc sempre terá uma vantagem em cima de quem só estudou violão popular. Vc terá mais agilidade e saberá aproveitar mais do violão.

    Quem toca popular nao toca clássico sosinho nem fudendo pode até aprender mas demora muito mais do que quem toca clássico, que em 2 dia toca o popular melhor que muito neguinho.

    []'sss

    Elaine Costa
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Por favor poderia me mandar alguns sites que so tenha partituras ou como posso fazer melodias em cifras!!!
    Agradeço e obirigada por você existir!!!

    Elaine Costa
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Gostaria de saber sobre o teclado psr3000

    anonimo_83
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Elaine Costa
    QUE???

    Caducn
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    caraca será que essa ai atravessou?

    Caducn
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Loreta

    Também fico com a grande parte das opiniões acima.. Dedique-se ao clássico. Ele fornece muito mais subsídios para o seu adestramento com o violão. Cifras e música acompanhadas são coisas que com o tempo vc vai pegando naturalmente... Se vc aprende cifras agora mais na frente vc vai querer "tirar mais" do seu instrumento e não conseguirá. Mas o clássico te dá essa amplitude. Por exemplo o'"Dinho" do capital inicial, fez violão clássico em brasilia por muito tempo. Renato Russo estudou piano...

    Aprenda hoje e colha la na frente... Estude clássico e vá comprando suas revistinhas, e use-as como passatempo.. Mais na frente vc compreenderá..

    Quanto a formação de acordes, isso é algo meio complicado e precisa que vc tenha muito da teoria musical, coisa que vc aprende no conservatório..

    Acredito que o seu grande problema seja a ilusão de tocar logo. Tocar logo não é tocar bem. Estude e treine! Vc não se arrependerá! Falo isso por experiência própria, pois quando tinha meus 14 anos, pensava como vc e por isso abandonei o conservatório.. Até hj eu me arrependo!

    Abraços

    Abraços!

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não leio cifra só partituras como fazer?