duvidas ao dar aula

    Autor Mensagem
    michael angelo
    Veterano
    # jul/04


    a minha duvida e a seguinte

    1 Tem um aluno que eu dou aula que nao consegue pegar o tempo das musicas de jeito nenhum , tipo eu mando ele entrar no meio da musica e ele nao consegue ele tambem nao consegue manter o mesmo ritmico durante a musica o que devo fazer para poder ajudalo

    2 Outra duvida quando vou tirar uma musica para passar ao meu aluno procuro ser o mais fiel possivel com o que escuto no cd o problema e que as veses fica dificil para o aluno pegar a tecnica ou a musica esses tempo atras o aluno falou se nao existia ritmos batidas padroes pre feitas , ai eu disse que tinha como exemplo batido tuist popular valsa esses bem simples entao ele sugeriu que tirasse essas musicas utilizando esse metodo so que eu acho que eu estaria iludindo ele entao gostaria de saber a opiniao de voces se e certo eu continuar a ensinar a musica como se ouve no cd ou simplificala ao maximo

    Edu_Duck
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    eu, como sou tb um aluno, acho q vc deria simplifica-la, assim, ele conseguindo tocar ficará mais animado em aprender... com o tempo ele vai pegando a manha da original...


    isso, na minha opnião, se eu estiver errado, me pe perdoe...

    thifm
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    michael angelo
    eu dou aula para um garoto de 6 anos, tambem tenho os mesmos problemas com as musicas. Às vezes, por mais simples que sejam, as cifras ficam complicadas para ele. Eu acabo simplificando... depois, quando vejo que ele já está tocando sem problemas, começo a mudar os acordes, coloco uns mais difíceis...

    É uma idéia.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Sobre a rítmica... põe o cara no metrônomo! Hehehehe! Comece com divisôes rítmicas mais simples e vá evoluindo...

    Sobre as músicas, acho que vale a pena dar uma simplicada (se possível). Desde que você deixe claro que simplificou porque a técnica usada na música é algo que ele ainda não aprendeu, então não estará enganando ninguém.

    []´s

    michael angelo
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    brigadao pelas dicas galera

    Richard Guitar
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    o legal é vc mostrar o ritmo primeiro, se ele não consegue o ritmo por falta de tecnica, vc simplifica a nota,..q aí ele vai saber o ritmo certo da musica, depois com o tempo ele aprende a nota certa,.. e é sempre bom aprender com o metronomo pra ir já acostumando

    Deborah Brum
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    michael angelo, ou algum outro que der aula de violão aqui no rio, gostaria de achar um professor pra me dar aulas, alguem se oferece??? se alguem quiser ou conhecer alguem, mande mail para darawitch@msn.com Bjs

    Reinken_o Organista
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    vai marcando o tempo com o pé e falando "1 e 2 e 3 3 4...", dai vc fala "vc entra qdo eu falar 3 e 4 E..." Coisas desse tipo

    michael angelo
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: michael angelo
    · votar


    o pior e que ele nao consegue manter o ritmo muito menos entrar no ritmo mas eu tenho paciencia e sei que com o tempo pelo menos espero que ele va aprender

    ai o proximo passo e ele aprender a cantar enquanto toca so que dai ja e outra historia

    Deborah Brum

    pode ter certeza que eu adoraria dar aula para voce mas infelismente nao sou do rio

    Demolisher
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    michael angelo
    Aê, cara, vc deve sim simplificar as músicas para seus alunos iniciantes, pq, se vc forçar em cima dele a música "original", ele começa a achar que não vai aprender nunca, e desiste antes de começar... assim, a medida que ele for evoluindo, vc vai dificultando até que ele tenha condições de tocá-la da forma original.
    Quanto às batidas, utilize a mesma fórmula, passe as mais simples(as de valsa ou twist popular como vc citou)e peça a ele que vá escutando e tentando acompanhar a batida original.
    A técnica de marcar o tempo com o pé é a ideal para se pegar o tempo da música... Da mesma forma que nas anteriores, devagar, conforme o rendimento do aluno, ele mesmo vai aprendendo a contar o tempo nas batidas do violão (ou não, hehehe tem gente que nunca aprende, hehehehe...)
    É assim que eu faço, e até hoje funcionou...

    michael angelo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Demolisher


    brigadao pela dica vou tentar ensinar ele a marcar o tempo no pe

    Monstéra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    michael angelo

    Eu tb dou aulas de violão, ensino batidas, dedilhados e tal, mas nunca ensinei as batidas por nome, até mesmo pq nem sei o nome das batidas que estou esninando. será que vc poderia me passar mas batidas com seu nomes???
    pode ser naquele modo de flechinhas.
    essa é a única que sei o nome:
    Valsa:

    ------*---------*-----*----------
    ------*---------*-----*----------
    ------*---------*-----*----------
    ------*---------*-----*----------
    -----\-/-------\-/---\-/---------
    ------.---------.-----.----------


    Danielc
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Quebra o violao na cabeça do cara !!!!!! he he he

    Kellvy
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Ensine o ritmo com algum instrumento de percussão antes, uma timba ou até palmas, qualquer coisa que produza som, isto é ensinado para crianças nas pré-escolas de boa qualidade e tem dado resultado.

    Andrezinhozinho
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    ae galera... eu to iniciando no ramo de dar aula....
    e estou com puco material de dedilhado e ritimica...... sera q alguem poderia ma paçar 1 site com lições, e alguem me paçar umas dicas de planejamento de aula......

    valew....

    Vinicius de Abreu
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Cara, pra começar legal nessa parte de tempo, andamento e tal, só partindo do inicio.
    Dê exercicios de leitura ritmica, a principio sem o metrônomo.
    Procure lhe dar folhas de partituras próprias para esses exercicios, elevando nivel de acordo com a evolução do aluno.
    Trabalhe com pausas, ligaduras, ponto de aumento e se o aluno não ver dificuldades, coloque tercinas e quialteras no meio também.
    Mas o aluno deve estudar, porque para aprender de verdade, só praticando muito.

    Depois comece a passar algumas músicas simples, com poucas notas e que mexa com as figuras ritmicas passadas nos exercicios anteriores. Dê prefência às peças eruditas, que são facilmente encontradas em songbooks porai.

    Garanto que com o tempo, seu aluno estará em perfeita forma e com tudo isso sob controle.

    Boa sorte!

    franciscocantao
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Este tópico é de 2004. Será que o tal aluno aprendeu?? rsrsrs

    Roger lopes
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/06
    · votar


    conheçi um cara que não tinha ritmo ,ele saia fora completamente e até hoje não consegue .As vezes um professor de instrumento tem que tentar usar psicologia (que nem sempre dá certo) ,como por exemplo:
    se o aluno pratica KAratê explicamos pra ele que um golpe na corda com o dedo é o mesmo que um soco em seu esporte ,onde ele tem que socar e tirar a mão para que o oponente não pegue sua mão e a mão é o corpo que fica parado ,aí ele entende.

    se seu aluno tem dificuldade ,simplifique as matérias ,descubra o que ele consegue fazer bem e trabalhe em cima daquilo sem atravessar,enquanto ele não dominar um exercício não passe outro ,diga pra ele confiar em você e que não tenha pressa em pegar músicas e sim praticar exercícios .

    espero que minha dica seja útil em algo.
    Boa sorte!

    Roger lopes
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/06
    · votar


    olá pessoal!fiz uma brincadeirinha aqui no micro,até que dá pra ouvir!
    espero que curtam.

    http://www.megaupload.com/?d=BX4IZPD5

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvidas ao dar aula