Para aprender ukulele (que não tem aula na minha cidade) é melhor ter aula de violão ou cavaco ?

Autor Mensagem
Rodfer
Membro Novato
# ago/15


Boa tarde amigos. Estou muito afim de aprender a tocar ukulele, adoro o som do instrumento. Nunca tive aulas de instrumentos de corda, somente de piano, teclado e flauta, estudei algum tempo em conservatório quando era novo.

Hoje moro em Juiz de Fora, e já procurei e não existe aula de ukulele em lugar nenhum, então seria melhor eu fazer aula de violão ou de cavaco ?

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


Sugiro mudar-se à uma cidade que possui um instrutor competente para lhe ensinar o desenvolvimento das skills deste instrumento magnífico.

Rodfer
Membro Novato
# ago/15
· votar


Sugiro mudar-se à uma cidade que possui um instrutor competente para lhe ensinar o desenvolvimento das skills deste instrumento magnífico.


Quem dera se fosse fácil assim amigo....

guitarrista nerd
Veterano
# ago/15 · Editado por: guitarrista nerd
· votar


Esse canal ensina em algumas aulas o Ukelelê (alem de cavaco): https://www.youtube.com/channel/UCry7i9b57jdAlZMUhxp5Y0g

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


Quem dera se fosse fácil assim amigo....

Se você não está disposto a tal, caracteriza-se que você realmente não está "muito afim de aprender" como dissestes.

Independentemente da sua indolencia fica aqui as palavras de Jimmy Page que refletem bem a atitude oposta à tua:

"And when you've discovered your true will you should just forge ahead like a steam train. If you put all your energies into it there's no doubt you'll succeed. Because that's your true will. It may take a little while to work out what that is, but when you discover it, it's all there."

guitarrista nerd
Veterano
# ago/15 · Editado por: guitarrista nerd
· votar


FELIZ NATAL
Pra você deve ser fácil mudar-se apenas para aprender um instrumento...

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


guitarrista nerd

não preciso, sou autodidata

guitarrista nerd
Veterano
# ago/15
· votar


FELIZ NATAL
Nosso companheiro apenas pediu um conselho e você só prestou desserviço.

Muito ajuda quem não atrapalha (proverbio popular)

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


guitarrista nerd

desculpe

proxima vez linko qqr merda do youtube q aparecer na minha frente primeiro na pesquisa do google e dou liçãozinha de moral pra quem der uma opinião diferente

pff

guitarrista nerd
Veterano
# ago/15
· votar


Fazendo isto estará ajudando mais que estes seus comentário insolentes.
Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


Rodfer
Estude cavaquinho cara. É o mesmo instrumento, embora com afinação diferente.
Cavaquinho:
D - G - B - D
Ukelele:
G - C - E - A
Abç

BrotherCrow
Membro Novato
# ago/15
· votar


Cara, com todo respeito, discordo completamente do Bertola. Ukulele é muito diferente de cavaquinho.

Eu toco violão, ukulele e um pouco (bem pouco) de cavaquinho. O cavaquinho tem uma afinação basicamente open G, só que uma oitava acima. Já o ukulele mantêm entre as suas cordas os mesmos intervalos das quatro primeiras cordas de uma afinação tradicional de violão, com a diferença de ser dois tons e meio mais agudo e ter afinação reentrante (a quarta corda é uma oitava acima do que deveria ser).

Trocando em miúdos, o que isso significa? Significa que, se você conhece os acordes do violão, você consegue tocar ukulele apenas desprezando as duas cordas mais graves do shape de acorde que você usaria no violão. Já o cavaquinho terá acordes num formato totalmente diferente. Por exemplo, se você pegar o formato de um G no violão e fizer esse formato no ukulele ignorando a 5ª e 6ª cordas, você terá um C. Se você pegar uma música em G que você sabe no violão e usar as mesmas posições e escalas no uke, você estará simplesmente tocando a música em C. A transição do violão pro uke é muito fácil. Já do cavaquinho, tem que aprender os acordes do zero.

Além do formato dos acordes, a pegada do uke é bem mais próxima de um violão de nylon do que de um cavaquinho. As cordas do cavaco são muito mais próximas, as batidas tradicionais são bem diferentes, a tensão é bem maior... enfim, acho que aprender violão ajuda muito mais! E uke tradicionalmente se toca com os dedos, sem palheta.

Um truque que eu usava muito quando estava começando era pegar um cifrado de violão, trocar o tom e tocar no uke com os formatos de acorde do violão. Hoje em dia conheço direito os acordes do ukulele, então não preciso mais fazer isso, mas no começo era uma mão na roda.

Mas também não é dificil aprender a tocar uke sozinho. Tem vários métodos legais por aí, principalmente se você fala inglês.

Um video meu tocando uke só pra constar:



Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Rodfer

A primeira vez que vi alguém tocando Ukulele e conheci o instrumento foi no vídeo com o Israel Kamakawiwo'ole.

Em seu país, ele sempre foi um ídolo e continua sendo, ainda que postumamente. Acabou infelizmente falecendo em decorrência de sua obesidade mórbida.



guitarrista nerd
Veterano
# ago/15
· votar


BrotherCrow
Ótima explicação, me deu até vontade de aprender também !
Toca muito!

Abraços !

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Falando apenas de gosto pessoal, acho o timbre do cavaquinho mais bonito que o do ukulele. Mas gosto é gosto. Há um conhecido meu que acha o timbre do banjo mais bonito que o do cavaquinho e eu continuo achando o timbre do cavaquinho mais bonito.



Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


BrotherCrow
Expressei-me incorretamente.
O Ukelele (o significado do nome é "pulga saltadora") nada mais é FISICAMENTE que o nosso cavaquinho.
Ele foi levado para a Oceania por navegadores portugueses e tomou a forma atual no século XIX, ao mesmo tempo que o cavaquinho aqui, pois a origem é exatamente a mesma, antepassados do Rajão (que tem todavia, 5 cordas) da Ilha da Madeira, existente desde o século XVII.
Óbviamente que lá ele (Cavaquinho/Ukelele) passou a ser tocado de forma distinta e com outra afinação e recebeu outro nome de origem polinésia.
Mas é o mesmo instrumento.
Abç

tito lemos
Veterano
# ago/15
· votar


Tenho um ukulele e já peguei em um cavaquinho, e a principal diferença física é a tensão das cordas. O cavaquinho, além de ter cordas de aço, as cordas são duras pra carvalho. O ukulele é bem mais confortável pra tocar.

Maycão
Veterano
# ago/15
· votar


Qual seria a melhor maneira de se captar o som do ukelele pra se tocar ao vivo com banda?

guitarrista nerd
Veterano
# ago/15
· votar


Maycão
Para se ter o som natural dele ideal seria microfona-lo com mic condensador, mandar colocar captação pode deixa-lo meio artificial (a menos que ja seja eletrico de fabrica).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


Maycão
Captador de contato:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1819-captador_de_boca_ mod_clip_p_violao_viola_e_cavaco_p_cordas_aco_ou_nylon
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1266-2d_violao_cavaco_ banjo_etc
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1303-captador_de_rasti lho_pcavaco__modelo_2rcpj
Abç

Lelo Mig
Membro
# ago/15
· votar


Tecfrente

"Israel Kamakawiwo'ole"....não têm prá ninguém.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


Lelo Mig

Ironia ? Caso seja, em nenhum momento fiz julgamento de valor no meu post.

Só disse:

A primeira vez que vi alguém tocando Ukulele e conheci o instrumento foi no vídeo com o Israel Kamakawiwo'ole.

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Cara, com todo respeito, discordo completamente do Bertola. Ukulele é muito diferente de cavaquinho.²

Pode até ser o mesmo Bertola, mas se aplicam técnicas totalmente diferentes na execução. Seguindo seu princípio diria que guitarra e violão são a mesma coisa.

BrotherCrow

Um jeito fácil te pegar o ukulele é pensar num violão com capo traste na 5ª casa.

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Rodfer

já procurei e não existe aula de ukulele em lugar nenhum, então seria melhor eu fazer aula de violão ou de cavaco ?

Sugiro mudar-se à uma cidade que possui um instrutor competente para lhe ensinar o desenvolvimento das skills deste instrumento magnífico. (FELIZ NATAL)

Infelizmente é isso. Se vc quer de fato aprender, terá de correr atrás, che.

Shred Show
Veterano
# ago/15
· votar


ukulele é top... tenho um que era justamente um cavaco e um luthier adaptou pra mim
aprendi o pouco que sei ( e ja acho suficiente, pq me dedico muito mais ao estudo da guitarra) com videos no youtube de ouvido.

Da pra tocar varias musicas ja
Rsrs to felizao!

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Por curiosidade, ele possui tensor?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


Ismah
Foi o que expliquei acima.
O instrumento é o mesmo, tem a mesma origem, mas, recebe um outro nome e é tocado de forma distinta.
Abç

dom de Deus
Veterano
# ago/15 · Editado por: dom de Deus
· votar


FELIZ NATAL
Quem dera se fosse fácil assim amigo....

Se você não está disposto a tal, caracteriza-se que você realmente não está "muito afim de aprender" como dissestes.

Independentemente da sua indolencia fica aqui as palavras de Jimmy Page que refletem bem a atitude oposta à tua:

Muitos são extremistas e fazem loucura por causa da música. Passam por cima de tudo,mãe. Pai. Abandonam seus compromissos para perceber la na frente que fez burrada. Muitos que fazem isso nem sempre alcançam os objetivos que imaginou.
Isto é ser extremista. Falta de moderação. Tudo na vida tem que ser controlado. O ditado diz; "tudo que é demais faz mal"

dom de Deus
Veterano
# ago/15
· votar


FELIZ NATAL

Sugiro mudar-se à uma cidade que possui um instrutor
Desculpe, mas foi a coisa mais estúpida que ouvi todos esses anos que estudo

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


Esse tópico está bacana. Depois de me virar bem com o violão, acho que vou tentar aprender a tocar ukulele. As dicas relacionando modo de tocar violão e ukulele foram muito boas.

Uma pergunta:

Já vi algumas cifras de cavaquinho e não tem aquelas cordas a não serem tocadas (marcadas com "X" nas cifras), como no violão e guitarra. Então no cavaquinho (e ukulele) não tem esse negócio de "cordas não serem tocadas em acordes", não é ? Ou isso existe e eu não vi acordes assim ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para aprender ukulele (que não tem aula na minha cidade) é melhor ter aula de violão ou cavaco ?