Dúvidas sobre minha aula de violão,está correto esse modo de ensinar?

    Autor Mensagem
    Fernando Faria
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Fernando Faria


    Seguinte galera, tive meu primeiro contato com violão em agosto de 2003 e entrei num curso de violão popular numa escolinha aí, sete meses depois saí,porque queria aprender mpb,bossa nova, e meu professor acabava não me passando isso,o filho da mãe era guitarrista e vivia me empurrando pra outros estilos.E era uma verdadeira máquina de cifras, eu ía pra aula,ele me dava uma ou duas cifras eu tirava e mostrava na outra semana,uma merda de aula.
    Resolvi entrar em um conservatório,como ainda não toco lá essas coisas resolvi entrar no curso de violão popular,apesar de achar muito louco os caras que tocam aquelas coisas difícílimas no erudito.Só que o curso de violão popular é considerado curso livre e não regular, o professor me passou uma música popular até hoje e depois veio com um papo de que a base da técnica violonística teria que ser erudita e que tinha algumas coisas como a leitura da partitura que ele achava importante que eu aprendesse,pois bem, eu aceitei, fazem 5 meses que estou lá e até agora não saí do erudito, estou fazendo aquele livro de iniciação ao violão do Henrique Pinto,pergunto a vocês:devo trocar logo pro erudito afinal só estão me passando isso?
    Devo tentar fazer violão popular em outro lugar?
    E o mais importante, realmente é importante eu aprender esses primeiros passos de violão erudito pra tocar bem o popular?Gostaria de tocar bem pois sou admirador, de Djavan,João Bosco,Baden Powell,Toquinho,Jorge Vercilo e etc.
    Desculpem o textão,rs.

    Rafael neto
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Na minha opiniao o seu professor te informou o certo.Violao erudito é realmente a base de tudo,voce fazendo aulas de violao erudito vc vai aprender partitura,ja começo bem,depois vai desenvolver tecnicas e mais tecnicas,agilidade absurda,cordenaçao etc...com isso vc pode tirar o que quiser, seja mpb ou seja choro ,seja rock ou seja bossa,entao eu aconselho vc a continuar no erudito e ver se nao te agrada nem um pouco,se nao tiver gosto algum,nao conseguir mesmo fazer aula erudita........Ai ja nao sei amigo....!!!!

    gabert
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Fernando Faria, eu comecei exatamente dessa forma, há alguns anos atrás. Tive minha iniciação ao violão clássico e depois enveredei pelo caminho mais popular. Na realidade, acredito que cada um tenha a sua verdade musical, mas também penso que é muito importante uma boa formação violonística. E essa, não tem jeito, só o clássico resolve... bem, essa é a minha opinião, ninguém precisa concordar com ela. Um abração e boa sorte!

    jABUGApACATO
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    sou admirador, de Djavan,João Bosco,Baden Powell,Toquinho,Jorge Vercilo e etc.

    pra tocar Baden e Toquinho precisa estudar erudito... não tenha pressa, muita gente desiste de tocar pq acha que demora muito pra aprender, mas o começo é realmente chato... acho que vc deveria continuar com esse professor, e esse livro do Henrique Pinto é muito bom... além do mais tem muito professor por aí que te ensina a decorar "posições" e "batidas", em poucos meses os alunos tocam várias músicas (decoradas) mas não fazem idéia de como se forma um acorde dissonante... vai fundo nos seus estudos e boa sorte

    selles
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: selles
    · votar


    se vc quer velocidade e agilidade não basta erudito, é necessario seguir jazz, smooth e por fim bebop/hard bop...seus solos passam a parecer melodia e até compor se torna simples e fácil.

    Selles

    Rafael neto
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    jABUGApACATO

    ''além do mais tem muito professor por aí que te ensina a decorar "posições" e "batidas", em poucos meses os alunos tocam várias músicas (decoradas) mas não fazem idéia de como se forma um acorde dissonante''


    E rapaz esperto!!!!!

    Rafael neto
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    selles
    ''se vc quer velocidade e agilidade não basta erudito, é necessario seguir jazz, smooth e por fim bebop/hard bop...seus solos passam a parecer melodia e até compor se torna simples e fácil. ''


    Compara a tecnica e a agilidade de qualquer musico erudito com qualquer violonista de jazz....mas eu digo qualidade nao fritaçao ok? abraços...

    Fernando Faria
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Na minha opiniao o seu professor te informou o certo.Violao erudito é realmente a base de tudo,voce fazendo aulas de violao erudito vc vai aprender partitura,ja começo bem,depois vai desenvolver tecnicas e mais tecnicas,agilidade absurda,cordenaçao etc...com isso vc pode tirar o que quiser, seja mpb ou seja choro ,seja rock ou seja bossa,entao eu aconselho vc a continuar no erudito e ver se nao te agrada nem um pouco,se nao tiver gosto algum,nao conseguir mesmo fazer aula erudita........Ai ja nao sei amigo....!!!!
    Certo,acho que vou trocar lá no consevatório para o curso erudito mesmo,que tem as provas com bancada,diploma e tudo mais.
    O problema é que eu tenho esse lado popular muito forte em mim,desse swing brasileiro do violão e gostaria de desenvolvê-lo,mesmo fazendo erudito terei como trabalhar isso sozinho?


    eu comecei exatamente dessa forma, há alguns anos atrás. Tive minha iniciação ao violão clássico e depois enveredei pelo caminho mais popular. Na realidade, acredito que cada um tenha a sua verdade musical, mas também penso que é muito importante uma boa formação violonística. E essa, não tem jeito, só o clássico resolve... bem, essa é a minha opinião, ninguém precisa concordar com ela. Um abração e boa sorte!
    Valeu Gabert,eu acho um barato esse "técnica clássica" , e realmente é praticamente um fato que os que estudam erudito tocam melhor do que os que tocam só popular e se alguém toca popular bem,se estivesse estudado erudito tocaria melhor ainda,é mais ou menos isso não é?


    pra tocar Baden e Toquinho precisa estudar erudito... não tenha pressa, muita gente desiste de tocar pq acha que demora muito pra aprender, mas o começo é realmente chato... acho que vc deveria continuar com esse professor, e esse livro do Henrique Pinto é muito bom... além do mais tem muito professor por aí que te ensina a decorar "posições" e "batidas", em poucos meses os alunos tocam várias músicas (decoradas) mas não fazem idéia de como se forma um acorde dissonante... vai fundo nos seus estudos e boa sorte
    O meu professor antigo era assim,toco várias coisas sem saber direito o que estou fazendo.
    Vou estudar erudito então,preciso tocar as músicas desses caras.Valeu a força

    se vc quer velocidade e agilidade não basta erudito, é necessario seguir jazz, smooth e por fim bebop/hard bop...seus solos passam a parecer melodia e até compor se torna simples e fácil.

    Selles

    ih caramba,to ficando confuso agora,rs.
    Eu teria que estudar erudito juntamente com jazz?Isso eu teria que fazer sozinho não é?Nunca vi anúncios pelo menos por aqui de professores de jazz propriamente ditos.

    Rafael neto
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Amigo,voce aprendendo erudito com certeza tira dilermano reis,ou qualquer popular sim,porque voce vai tar tirando com partitura,e no erudito vc aprende partitura.....vc lendo a partitura vc executa a musica,ok amigo? faz aula sim que vc vai gostar abraços amigao!!!

    Fernando Faria
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Conversei com meu professor hoje e ele falou novamente que essa primeira base erudita eu tenho que ter,mesmo que seja pra tocar popular e que depois de um tempo escolher entre o violão popular ou violão erudito será questão de gosto pessoal e repertório,vou continuar com ele,pegar esse comecinho do erudito pra tocar popular,mais pra frente parto pro erudito

    LeandroP
    Moderador
    # nov/05
    · votar


    Fernando Faria

    Eu recomendo o curso de violão popular.

    Ao contrário do que muita gente pensa, no violão popular você aprende harmonia funcional e leitura (partitura).

    Você estuda rítimos brasileiros, como o xote, o samba, o choro, o frevo, etc. E também rítimos estrangeiros como blues, charleston, rock, etc.

    Acho bem melhor do que estudar erudito, ainda mais pelo seu gosto musical.

    Rafael neto
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    LeandroPanucci

    É uma opçao!!!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/05
    · votar


    Eu não quero de nenhuma maneira desprezar o erudito, mas o estudo é muito chato pra quem não almeja ser um músico erudito.

    Se você tem pretenção de tocar erudito, vá em frente.

    Senão vai no popular mesmo... dá até pra tocar alguns prelúdios.

    Rafael neto
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    LeandroPanucci

    E leandro nao tiro sua razao,sabe eu acho o popular tb muito legal,e te garanto que a forma de ensino do popular serio tambem deve ser bem puxado,só que como o cara adora popular,entao talvez seja a melhor opçao mesmo..!!

    YES
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Eu acredito que tudo depende do que o Fernando pretende. Se ele pretende seguir uma carreira como músico, e ainda é novo (entre 15 e 18 anos), eu aconselho a ir logo pro pesado, o violão erudito. Mesmo que goste do popular, deve privilegiar a formação profissional.

    Com pouco tempo de violão erudito, as músicas populares vão ser assimiladas rapidamente.

    YES
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    complementando...

    Se o Fernando quer apenas curtir uma bandinha de amigos, ou tocar para a família sem compromissos profissionais com a música, na minha opinião tanto faz começar a estudar popular, ou ter a pincelada de erudito para depois ir para o popular... tanto faz.

    CaimDark
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Se o Fernando quer apenas curtir uma bandinha de amigos, ou tocar para a família sem compromissos profissionais com a música, na minha opinião tanto faz começar a estudar popular, ou ter a pincelada de erudito para depois ir para o popular... tanto faz.

    Esse é meu objetivo, tocar com amigos e se divertir, nada mais. Mas aproveitei o tópico pra postar uma dúvida minha. eu estava tomando aulas em um curso aparentemente legal, mas com o gravíssimo defeito: são 2 alunos por aula. Por sí só não seria nenhum problema... mas os dois alunos NÃO são nivelados. Portanto o professo passa a aula se dividindo entre um e outro, não se concentra em nenhum, e o que deveria ser uma hora de aula acaba se tornando 20 minutos. Desconfiei que o lance não era muito correto e saí, mas queria a opinião de vocês. O que vocês acham?

    rbpaiva
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    CaimDark

    Eu acho que ter aulas individuais seria o ideal, a aula rende mais, além de ser direcionada pra vc. E que também vale a pena investir num bom professor, mesmo que o aluno não tenha pretensões profissionais.

    Abraços,

    Ruben Paiva

    anonimo_83
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Fernando...

    Lembra de uma musica que vc me pediu para tirar uma vez do chico buarque!? Eu ouço muito chico buarque, mas nem de longe pretendo tocar aquilo, minha praia é outra, mas eu consegui tirar a musica pra vc em menos de 4 ouvidas! Meu conselho a vc é que continue no estudo serio do violao e em casa brinque e estuda TB o que vc gosta! Ate mesmo Baden Powell estudou violao direito antes de ser quem foi! Claro que relaxou em qualidade do som, postura, timbre e etc, mas ganhou na criatividade, por isso considero baden mais compositor do que violonista, embora continue adorando ouvir aquele som chiado com notas esbarradas e com uma genialidade popular que vi em poucos até hJ!

    Eu acho que o Popular se aprende tocando e convivendo no meio do estilo que vc almeja, se quer tocar samba começe a frenquentar uma roda de samba e assim por diante! Para tocar bem esse tipo de musica, nao se iluda com escolas a vida por si só ja te guiará, sendo assim continue enriquecendo sua formação violonistica com aulas de violao de verdade! o que vc vai fazer com o que desenvolver na aula é que é o grande lance!

    Abraço e continue estudando!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre minha aula de violão,está correto esse modo de ensinar?