Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Como tirar musicas de ouvido

Autor Mensagem
Chuck
# set/02


Sei tocar violão, sei as notas todas (com escesão de algumas), mas numca conseghui tirar uma música, alguém teria algum truque básico pra se tirar música de ouvido, gostaria muito de aprender.

boka
# set/02


veio.. naum eh taum simples de uma ora pra otra assim q vc vai comeca a tira as musicas... ajuda mto vc saber escalas e mais escalas... e mtas outras coisas q naum ia rolah t explica agora assim.. e fora q se o seu ouvido jah ta a pampa de reconhece notas e escalas e acordes e tudo mais ajuda bastante neh...

Unknown
# set/02


Cara, tenha determinação, isso é o principal... Depois, pegue uma música facil pra poder tirar de ouvido... e conforme seu ouvido for correspondendo, vc escolhe músicas mais difíceis...

Chuck
# set/02


Bom galera, vou começar a estudar as escalas, e ver o que realmente consigo fazer ao tentar tirar uma música desta bem simples inicialmente, sei que não é tão fácil, mais tb não deve ser tão dificil... valew mesmo galerá...

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Procure entrar em aulas de percepção!

ah! pegue esse programa na net! www.earmaster.com
Isso vai começar a te ajudar, com sua percepção!

abraços!

UnderCover
Veterano
# out/04
· votar


a sei lah....eu nunca fiz aula de nada... e só tiro musica de ouvido. Vai de vc escutar cada nota e acorde, nao entendeu, volta a musica escuta denovo e assim vai. E seu violao tem que estar afinado no tom certo, senao vc vai tirar as musicas com as notas erradas. Eu sempre afino o meu vioao de acordo com o piano da minha irma.

Nao sei se existe isso, mas acho que tem um tom padrao de afinacao nao eh?? ou nao tem nada haver??

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


UnderCover
Sim tem um padrão para afinação sim! que ´o lá 440! Se o violao tiver meio tom abaixo ou acima o cidadão acaba tirando a musica com acordes modulados ascendente ou descendente ai quando volta a afinação normal a musica soa fora de tom!
Sobre o fato de vc nao fazer aula é o seguinte!

primeiro, acho difícil vc tirar as musicas certas!
segundo, vamos supor que vc tire. Algumas pessoas tem uma propenção a ser melhor auditivamente que outras, eu falo por mim, minha percepção era muito ruim, horrível pra falar a verdade, so melhorei quando comecei a estudar percepção!

por isso o mais indicado é o cara procurar aulas expecíficas para o caso, vai q ele não tem uma facilidade tao grande assim! como foi o meu caso!

Abraços!

UnderCover
Veterano
# out/04
· votar


verdade...nesse caso acho que eu tenho mais facilidade, pois consigo pegar as musicas rapidamente de ouvido. Eu fiz uns 2 anos de clássico. Meu professor se recusava a tocar pra mim a música, pois se ele tocasse eu jah pegava e nao lia a partitura hehehehe.

Particularmente, no popular, acho melhor pegar de ouvido do que aprender através dos livrinhos de banca. De ouvido vc tira a musica como ela é. Nos livrinhos nao...pelomenos eu noto a diferença.

ah..Balbino, eu afino meu violao através da segunda oitava do piano (acho que é isso) é depois do segundo Dó. seria essa a afinação padrão? (o piano da minha irma foi afinado por um cara profissional, ele cobrou caro pra afinar).

[]'sss

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


UnderCover
Cara nao sei! segunda oitava!? eu nao sei cara pois no momento estou sem um piano pra ver! rs! e como nao sou pianista nao tenho o som das teclas na cabeça!

Mas acredito que seja isso mesmo! Outra coisa é muito difícil um piano ficar em cima da afinação por muito tempo!
geralmente pianos com cordas já velhas sao apenas temperados e nao afinados em cima do la 440, geralmente sao afinados em meio tom ou até um tom abaixo! (repetindo: piano com cordas velhas!)

abraços!

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Outra coisa! realmente as musicas que vem cifradas nos livrinhos de banca de jornal, estao em 70% dos casos erradas ou com alguns erros! principalmente as que tem uma harmonia mais legal!

UnderCover
Veterano
# out/04
· votar


Acredito eu que o piano da minha irmã está bom, pois esses dias eu estava assistindo o acustico mtv do Legiao e fiquei prestando atençao nas notas. E sao é as mesmas notas que eu tirei quando peguei as musicas de ouvido. Com paralams, capital inicial tb.

Valeu =)

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


entao é isso ai!
manda ver ai!

kinsler
Veterano
# out/04
· votar


UnderCover
eu nunca fiz aula de nada
Eu fiz uns 2 anos de clássicoUnderCover

entre nunca fazer aulas e fazer dois anos de clássico, existe uma grande diferença... creio eu...

para afinar o violão eu uso o TuneIt (na seção Afinadores do CC): http://www.cifraclub.com.br/programas/index.php?categoria=1

porém sempre tento fazer a afinação de ouvido (relativa à A440), depois confiro/corrijo pelo programinha.

Cada nota possui uma freqüência específica, no caso do Lá-3, este valor é de 440Hz. Estes valores seguem o padrão estabelecido em uma Conferência Internacional em Londres, em 1953, quando então estabeleceu-se que a altura padrão da nota Lá-3 (no piano, é o Lá central) possui freqüência igual a 440 Hz. Embora em termos musicais a oitava do Lá padrão seja a 3, a maioria dos engenheiros e técnicos, e também os equipamentos eletrônicos referem-se à essa nota como sendo o Lá-4.

ref: http://www.music-center.com.br/escalas.htm

é isso...

((((o))))
kinsler

kinsler
Veterano
# out/04
· votar


Esqueci de algo...
Na verdade o lá do violão é de 110 Hz (uma das harmônicas do lá convencionado de 440 Hz): http://www.if.ufrgs.br/cref/ntef/som/wav/nylo-la.wav


No piano temos: A0 = 27,5 Hz; A1 = 55 Hz; A2 = 110Hz (violão); A3 = 220 Hz; A4 = 440 Hz ... e assim sucessivamente até o A7 = 3520 Hz.

Para quem curte a física/matemática por trás disso e das distâncias das trastes do violão: http://members.tripod.com/caraipora/dimtrastes.htm

((((o))))
kinsler

UnderCover
Veterano
# out/04 · Editado por: UnderCover
· votar


kinsler

eu me referi a aula de percepção, e nao a aula pra aprender a tocar violão. Pô, será que a gente tem que explicar tudo mastigadinho?? tem gente que parece que só quer se crescer em cima dos outros

UnderCover
Veterano
# out/04
· votar


Eu já tocava popular e tirava música de ouvido antes de fazer clássico.

kinsler
Veterano
# out/04
· votar


perdão UnderCover
... é que do jeito que você falou acabou ficando meio contraditório quando você disse que nunca fez nada de aula e depois disse que fez dois anos de clássico e tal... de forma alguma quis te ofender, muito pelo contrário mesmo... até te parabenizo pelo progresso!

...tem gente que parece que só quer se crescer em cima dos outros...
putz! desculpa novamente se ficou esta impressão. muitíssimo pelo contrário! minha intensão é somente trocar informações, experiências, e coisas legais... espero que não fique con esta impressão de mim...

1 abraço,

((((o))))
kinsler

UnderCover
Veterano
# out/04
· votar


kinsler

Putz...agora eu fiquei até meio mal...tb peço desculpas pra vc. Bom saber que vc é um cara gente boa =) de maneira alguma eu ficarei com essa impressao.

Abraço pra vc tb =)

kinsler
Veterano
# out/04
· votar


UnderCover
não esquenta... eu é que falo demais... as vezes, sei lá... vou ficar mais na minha, hehehesrsrrsrs abraço((((o))))kinsler

MARCELO NUNES
Veterano
# out/04
· votar


Kinsler

Meus parabéns por este link que você enviou sobre dimensionamento dos trastes! É bom demais, cara!!!
Muito obrigado!!!

kinsler
Veterano
# out/04
· votar


obrigado MARCELO NUNES, tenho outras pérolas,... depois separo e envio/indico no forum...
agora estou terminando uma pergunta pro fórum...
dá uma olhada depois...
fui...((((o))))kinsler

Chacka 169
Veterano
# jun/06
· votar


ñ entendi nada vc6 soh tão falando merda o caso do tom eh treinar o ouvido chutar os acordes e ver se o som sai igual!!!!!!!!!!!!
f
u
i

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# jun/06
· votar


Uma coisa bem legal é conhecer o campo harmônico.

Tente identificar a primeira nota (acorde) da música. Se for um G, por exemplo, os acordes mais prováveis seriam Am(7),Bm(7),C(7+),D(7),Em(7) e Fm7(b5) [semi-diminuto].

Mas comece com música bem fáceis e populares. Caso você não saiba tocar, tente começar por Have You Ever Seen the Rain?, do Creedence. Está em C Maior.

Outras bandas fáceis: Creedence, Legião Urbana, Raul Seixas e coisas desse tipo.
Boa sorte!

pedrunk
Veterano
# jun/06
· votar


Sei tocar violão, sei as notas todas (com escesão de algumas), mas numca conseghui tirar uma música, alguém teria algum truque básico pra se tirar música de ouvido, gostaria muito de aprender.

vixi

amenia
Veterano
# mai/09
· votar


olá espero q minha opiniao possa ajudar!!
já sabemos que a nossa afinaçao vem com o tempo!!!!!
mais iai???quem quer se afinar tarde?? ninguem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
muitos dizem q o geito é tentar devagar com calma e com musicas lentas e faceis!!!!que tambem da super certo é garantido!!!!
+ como tudo na verdade depende de tentativas e mais tentativas de achar aquele solo aquela melodia de acordes e tais!!
prq entao nao trocamos isso por tentativas mais abusadas de como por exmplo um inicante como eu tambem tirar musicas complicadas como de power metal,speed metal,e outras tambem rapidas como estas
quando eu escrevi no google a frase como tirar musicas de ouvido
um rapaz tinha escrito sempre tente e jamais se importe com alguem que esteja achando errado ou até nao gostando do barulho^^ ou tambem quem sabe zombando!!!!!!!
tenho pouco tempo de musica uns 8 meses mais com treinos super puchados de 10 a 15 minutos por dias^^
garanto e comprovo que já comsigo tirar arranjos complicas como musicas de bandas como dragon force simphony x erick jhonsom
e tambem musicas classicas como algumas de beethoven
espero ter ajudado um abraço

Andy Viper
Veterano
# mai/09
· votar


amenia

Tópico de 2002. O cara já deve tirar músicas até por osmose.

Preste mais atenção nas datas antes de comentar, principalmente quando não for dizer nada realmente útil.

Abs.

amenia
Veterano
# mai/09 · Editado por: amenia
· votar


escreve aii no google
[como tirar musicas de ouvido]
depois vc vem bancar o organizado
seu nojento

Andy Viper
Veterano
# mai/09 · Editado por: Andy Viper
· votar


amenia

10 - Os moderadores podem, sem aviso prévio, fechar, editar, excluir e/ou mover tópicos e respostas:

10.1 - considerados flood ou spam;
10.2 - em que haja conflito entre usuários;
10.3 - em que haja divulgação de músicas, vídeos ou softwares piratas;
10.4 - considerados preconceituosos, caluniosos, difamatórios ou prejudiciais a terceiros;
10.5 - que infrinjam as demais regras do fórum, o bom senso e as leis;
10.6 - em que haja propaganda de produtos ou outros sites;
10.7 - que desvirtuem o assunto proposto pelo autor do tópico.
10.8 - que utilizem linguagem inadequada.


Sério, estou apenas tentando te ajudar para depois você não levar porradas de caras muito mais brutos que eu.

No mais, bem vindo ao Cifra Club..

Abs.

dom de Deus
Veterano
# mai/09
· votar


Andy Viper
pega leve ai novato!
rs

kiki
Moderador
# mai/09 · Editado por: kiki
· votar


Andy Viper
amenia
dom de Deus
peguem leves voces, seus novatos!
hahahaha

amenia
falando sério agora: não precisa criar caso.
preste antenção às datas das postagens.
e seja bem vindo ao forum.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
 

Tópicos relacionados a Como tirar musicas de ouvido

290.308 tópicos 7.574.211 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital