o q fazer p/ as cordas naum enferrujarem rapido?

Autor Mensagem
poneis
Veterano
# mar/03


E ae pessoal eu queria q vcs fazem p/ as cordas naum enferrujarem muito rapido, eu uso cordas de aço e toda hora enferruja a Mi e a Si......blz um abraço

Toddynho
Veterano
# mar/03
· votar


Sempre passe um pano pra limpá-las depois que tocar, e lave as mãos antes de tocar

Crono
Veterano
# mar/03
· votar


compre marca boa.
fora isso, como o de cima falou, lógico lavar as mãos e passar um pano ajudam um pouco

Anônimo
Veterano
# mar/03
· votar


q marca vc usa? qto tempo ela dura??

bom.. o esquema eh akele: boa marca + lavar as mãos + passar perfex

vc pode tbm passar aquele "rolinho" pra conservar as cordas q vende em qqer loja de instrumentos.. mas eu nunca usei, naum posso falar como eh..

Bramires
Veterano
# mar/03
· votar


Usa GHS Fast Fret..

Walker
Veterano
# mar/03
· votar


Eu acho que por mais boa que a corda seja sempre enferruja com o tempo, não adianta tomar cuidados, acho que cpm um mês mais ou menos elas enferrujam.quando vc toca sua, suor+metal igual a ferrugem. só se vc de 2 em 2 minutos passar um pano.

Dexter Blues Boy
Veterano
# mar/03
· votar


Bom, após tocar eu passo um pouco de "anti-ferrugem" (spray - tipo WD40) numa flanela e limpo as cordas uma a uma. Tenho obtido um resultado satisfatório. Quando as cordas estão ficando enferrujadas eu passo antes(para remover a crosta de ferrugem)e depois de tocar.

Marcão
Veterano
# mar/03
· votar


Muito simples passe uma flanela limpa e seca depois que tocar.
Essa do Wd não é muito legal pois o produto do wd tira a ferrugem mas enfraquece as cordas.

Vandinha
Veterano
# mar/03
· votar


a não tem jeito enferruja mesmo deve ser porque vc toca muito, é normal não esquenta com isso.

Guitar_Fury
Veterano
# mar/03
· votar


vc deve ter problema de ácido urico, e isso acelera (e muito) o processo de ferrugem, eu tbm tenhjo isso, e depois q toco umas 2 ou 3 vezes no maximo ela ja ta toda enferrujada.......

Johnny
Veterano
# mar/03
· votar


Na Minha Guita eu limpo bem as cordas e a ferragem depois de tocar e depois eu uso aquele Fast Fret da GHS nas cordas. Leva bem mais tempo pra elas estragarem. É um bastão que tem um fluido que ajuda a preservar as cordas. Custa uns 15-20 reais e dura muito tempo.

ROTTA
Veterano
# jan/06
· votar


Pessoal.

Estou ressuscitando este tópico porque o tema é o mesmo. Gostaria de saber em quanto tempo, em média, suas cordas enferrujam? Que cuidados adotam para minimizar estes efeitos?

Abraços.

izzystradlin
Veterano
# jan/06
· votar


Marco Alan Rotta
olá Marco, é o seguinte, eu particularmente não uso nenhum método muito anormal pra cuidar das cordas, apenas tratos normais como evitá-las de umidade/chuva, não sujá-las com gordura (dos dedos) e etc...mas princupalmente volta e meia passo um paninho seco pra tirar algum resíduo que fica....
OBs. as minhas já fazem 2 anos e meio que tenho e só troquei a 1º corda até hoje...isso porque arrebentou..ehehe..mas no resto tranquilo..

abraço!

jaime_plucky
Veterano
# jan/06 · Editado por: jaime_plucky
· votar


na minha opiniao eu acho que nao da pra estipular uma media de tempo de oxidaçao das cordas, isso porque inumeros fatores estao relacionados para que isso ocorra.

Em relaçao aos cuidados,eu sempre guardo o violao no case, limpo as cordas com um flanela antes e depois de tocar,
O Bramires falou uma coisa importante, o uso de fast fret e bem recomendado, ja usei esse produto, e realmente ele ajuda na conservaçao das cordas e dos trastes.

Minow
Veterano
# jan/06
· votar


Que cuidados adotam para minimizar estes efeitos?

eu nem toco violao, eh guitarra... mas mesmo assim, as cordas da guitarra enferrujam até mais rapido =)
primeiramente, eu lavo a mao antes de pegar na guitarra.
depois, nao deixo aquele coleguinha com a mao suja de doritos chegar perto da guitarra.
e por ultimo, fico uns 10 minutos limpando corda por corda com uma flanela.. por baixo das cordas, por cima, dos lados, blablabla
e depois, guardo sempre no case, só deixo no pezinho qdo tou tocando mesmo...

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


Minow
jaime_plucky
izzystradlin
Marco Alan Rotta
Johnny
Guitar_Fury
Vandinha
Marcão
Dexter Blues Boy
Walker
Anônimo
Crono
Toddynho
poneis
Todos

As cordas dos meus violões duram meses sem enferrujar (4, 5 e às vezes até mais) e eu não passo nada de especial nelas. Apenas lavo e enxugo muito bem as mãos antes de tocar, não empresto mesmo meus violões (ainda vou comprar um Tonante ou Kashima só pra esse fim, pow! Toda hora alguém vem me pedir um violão emprestado!), após tocar limpo muito bem o violão e as cordas e guardo um saquinho de silica dentro do Bag. Só isso.

ROTTA
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
guardo um saquinho de silica dentro do Bag

Boa idéia. As minhas cordas enferrujam em poucos meses, mas talvez seja porque tive problemas de ferrugem em alguns trastes recentemente.

Abraços.

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


Marco Alan Rotta
As minhas cordas enferrujam em poucos meses, mas talvez seja porque tive problemas de ferrugem em alguns trastes recentemente.

Pode ser por causa disso... Se os trastes se oxidarem, as cordas tb oxidam e vice-versa. Às vezes até a saliva que cai no braço e nas cordas enquanto tocamos e cantamos oxida os trastes... por isso uso a silica. Ela, em contato com o nitrogênio do ar, libera um gás que torna o ambiente dentro do bag esteril, o que diminui a oxidação.

Abraços.

ROTTA
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
Ela, em contato com o nitrogênio do ar, libera um gás que torna o ambiente dentro do bag esteril, o que diminui a oxidação.

Creio que não seja bem isto. A sílica é um dos sólidos com maior poder adsorvente (com "D" mesmo), especialmente para umidade. O que aqueles saquinhos fazem é apenas reduzir (muito) a umidade. Vou arranjar um e deixar dentro do bag, porque as cordas estão oxidando rápido e perdem uma boa dose de sonoridade com isto.

Abraços.

Na moral
Veterano
# jan/06
· votar


Ó parece até piada mas eu ja ouvi falar q passar cera de ouvido ajuda....nunca tentei

Minow
Veterano
# jan/06
· votar


Marco Alan Rotta
eh verdade, silica ajuda bastante.... mas tem que trocar os saquinhos! nao adianta deixar um saquinho 4 anos dentro do case que nao vai adiantar pra nada.... ele absorve a umidade até certo ponto né.. meu pai é tecnico de som de cinema, ele usa e abusa de silica gel nos equipamentos. bem lembrado marco...

Na moral
acho que te zuaram.

Na moral
Veterano
# jan/06
· votar


Pois é, essa parada da silica eu sei q funciona, eu coloco até dentro do meu amp, moro na beira da praia, entaum n só a corda como varias outras coisas enferrujam.

Minow
Veterano
# jan/06
· votar


Na moral
eu coloco até dentro do meu amp, moro na beira da praia,

pode crer. boa ideia. mas tem que lembrar de trocar os saquinhos, ou entao botar no forno (tem algumas que tem que por no forno pra renovar). ainda mais morando perto da praia...

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


Marco Alan Rotta
Creio que não seja bem isto. A sílica é um dos sólidos com maior poder adsorvente (com "D" mesmo), especialmente para umidade.
Essa é outra propriedade da silica. Mas ela é um co ponente quimico que reage com o nitrogênio. É tanto que usam-se muito esse processo (nitrogênio + silicato de sódio) naquelas câmeras de esterilização hospitalar (as mas antigas).
Essas "almofadinhas" que encontramos à venda é uma um subproduto do Silicato, chamado Dióxido de silício, que é obtido em outro processo, através da exposição do Silicato de Sódio ao Ácido Sulfúrico. E é justamente essa tríplice reação (Silicato de Sódio + Ácido Sulfúrico + Nitrogênio do Ar) que produz a esterilização do ambiente onde se encontra a almofadinha, combatendo não só a umidade excessiva, mas tb fungos e outras materias orgâsnicas, que ficam superexpostas à Silica.
Bom, isso é o que eu ainda me lembro das minhas aulas de química, hehehehe

Abraços!

ROTTA
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
Dióxido de silício, que é obtido em outro processo, através da exposição do Silicato de Sódio ao Ácido Sulfúrico. E é justamente essa tríplice reação (Silicato de Sódio + Ácido Sulfúrico + Nitrogênio do Ar) que produz a esterilização do ambiente onde se encontra a almofadinha

Já que entramos no assunto, agora não saio fácil. =) Fui dar uma pesquisada. De fato, não há dúvida de que a sílica-gel (que não tem nada a ver com o estado físico "gel") é o dióxido de silício (SiO2). No entanto, este dióxido é um produto bastante inerte (os silicatos em geral são também), e não reage com ácidos nem com bases diluídas. Reage somente com bases concentradas e à quente, e também não reage com o nitrogênio do ar, ou teríamos a degradação da sílica e a conversão desta em outro produto.

Penso, portanto, que sua ação restringe-se somente à adsorção umidade. Tanto que ela é utilizada em laboratórios como dissecante para diversos produtos químicos (eu mesmo já usei várias vezes na faculdade), e se ela fosse reativa jamais poderia ser utilizada de tal forma, devido à incompatibilidade.

Abraços.

Zedin
Veterano
# jan/06
· votar


" o q fazer p/ as cordas naum enferrujarem rapido? "

Bom o método infalível é não tocar e deixar o instrumento guardado em local apropriado, mas como num tem jeito, eh tratar bem das cordas sempre limpando com um pano quando tocar.

Marciel
Veterano
# jan/06
· votar


Guitar_Fury
vc deve ter problema de ácido urico, e isso acelera (e muito) o processo de ferrugem, eu tbm tenhjo isso, e depois q toco umas 2 ou 3 vezes no maximo ela ja ta toda enferrujada.......

É! Isso ai é serio, o meu vo mijou no pinico e o fundo caiu, o medico disse que é esse negocio ai de acido urina!!!
Bá!! E tudo que ele usa de ferro enferruja em uma semana. Corrente, relogio o cara é o verdadeiro Homem magneto!

Marciel
Veterano
# jan/06
· votar


Bá!! E tudo que ele usa de ferro enferruja em uma semana. Corrente, relogio o cara é o verdadeiro Homem magneto!

Homem magneto nao, é o Homem ferruje!!

junioralmeida1
Veterano
# jun/12 · Editado por: junioralmeida1
· votar


Guitar_Fury
Cara eu também tenho esse problema eu acho, minhas cordas da Daddario deu sinal de ferrujo com 6 dias de uso eu lavo as mao antes de toca e passo uma franelinha depois que toco nas cordas, Usei Gianini deu no mesmo kkk, futuramento vo testa as Martins ate acha uma que tenha um som bom mais que duri mais, esse negocio de inferruja rapido faz perde o timbre é foda, :S

Kaah_lol
Veterano
# jun/12
· votar


junioralmeida1

Parece tosco mas comigo deu certo.
Além de lavar as mãos antes de tocar, é bom, assim que vc troca as cordas, passar um pano úmido com óleo por todas as cordas. Logo após tocar, passa a flanela e depois passa o óleo (eu usei azeite de cozinha kkkk). Sabe por que? O óleo e a água não vão se misturar, ou seja, a umidade do ar não vai passar pelas cordas, o óleo vai impedir.
Outra coisa que ajuda a enferrujar mais rápido as cordas é o lugar que você deixa seu instrumento. Se você deixa fora da capa e toca o tempo todo, em 10 dias sua corda vai estar enferrujando. Procure deixar sempre dentro da capa. Isso vai favorecer a durabilidade das cordas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a o q fazer p/ as cordas naum enferrujarem rapido?