o q fazer p/ as cordas naum enferrujarem rapido?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


EU passo Corrosion X (uso geral) pra manutenção.

http://www.corrosionx.com.br/testes-de-aplicacao.php

carlcarl
Veterano
# jun/12 · Editado por: carlcarl
· votar


sei que este é um topico antigo porem este problema acontece com muitos guitarristas e baixistas.
não é a marca das cordas que vai mudar alguma coisa,azeite ou outros oléos,antigamente eu passava até DW40 nas cordas não para evitar ferrugem mas sim porque nesta época so tinhamos cordas gianinni e quando algum amigo trazia um jogo de cordas importadas eu tentava fazer as cordas durarem o maximo,alem do DW40 tambem fervia as cordas para tentar recuperar o brilho das cordas.hoje é mais facil ter excelentes cordas.
o que acontece é que certas pessoas produzem no suor um acido que provoca a oxidação das cordas com mais rapidez que outras pessoas.
para fazer um teste,apoie em uma unica corda,numa casa do braço por alguns minutos e voces verão(algum tempo depois) que somente esta corda e no lugar onde foi apoiado ira enferrujar mais rapido.
pesquisem!!!
abç
carl

junioralmeida1
Veterano
# jun/12
· votar


Kaah_lol
Vlw ai cara :D

inExperienced
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia

EU passo Corrosion X (uso geral) pra manutenção.


Fugindo um pouco do tópico (cordas), eu já vi falar deste produto.
Minha residencia é próxima a praia (100m), eu tinha vontade de aplicar ele em meus pedais, amp, será que é uma boa ideia? Aqui a maresia come tudo.

Maxaug
Veterano
# jun/12
· votar


Sofro muito com mãos que suam demais. Pra mim, não tem jeito: é paninho ou papel higiênico antes e depois, e sempre tem de passar algum desses óleos específicos que previnem a oxidação. De preferência limpar em cima e embaixo das cordas e tocar com um ventilado apontado pra si. Aí sim, com isso, acho que uso minhas cordas tanto quanto uma pessoa normal.

Fiquei anos e anos parado e só voltei a tocar ano passado quando descobri que esses produtos existiam. Nossa dava agonia ver as cordas oxidadas destruindo os trastes...

junioralmeida1
Veterano
# jul/12
· votar


Esse negocio de inferruja logo é duido
mais é so compra um Elixir que dura 6 meses mais é caro 55 Reais kkkk

94.alan
Veterano
# jul/12
· votar


É verdade, as Elixir demoram mais pra enferrujar realmente, mas custam 50 reais aqui em sp.

Mas são boas, recomendo, inclusive vou comprar outras já pq a sol estourou.

Amago
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: Amago
· votar


Se passar este produto( dw 40) nas partes que estão começando a enferrujar (ponte de guitarra) ajuda a impedir que continue enferrujando?

Beto Guitar Player
Veterano
# nov/17 · Editado por: Beto Guitar Player
· votar


Amago

Dizem que WD40 serve até como alimento se você estiver perdido no deserto e não tiver nada pra comer...

Bom, brincadeiras à parte, eu nunca usei. Eu lembro que antigamente (uns 15 anos atrás) se falava em usar o famoso Kaol nas cordas, óleo singer e tantas outras maneiras alternativas...

Eu nunca usei, então não posso dizer, mas o que sempre diziam é que usando qualquer produto, você acaba tirando o brilho natural das cordas, então o ideal é fazer como eu sempre fiz, carregar uma flanela no case e toda vez, após tocar, limpar bem as cordas (apesar de isso nunca ter impedido de minhas cordas enferrujarem rápido).

Lembro que uma vez eu usei Bombril, kkkkkkkkk, mas o atrito da esponja de aço com as cordas me dão agonia, como quando alguém passa as unhas na lousa, saca?

Mas enfim, usa aí, ser vc perceber que as cordas estão perdendo o brilho, então compensa ficar só na flanela mesmo.

Boa sorte.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


Amago
Beto Guitar Player
WD-40 serve apenas para limpar as cordas. Outrossim deve ser aplicado com muita parcimônia.
Abçs

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


O grande problema das cordas é que elas tem, como vários produtos do nosso dia-a-dia, uma coisa chamada "obsolescência programada".

É tecnicamente possível criar cordas que durem anos sem enferrujar. Vão custar mais caro, provavelmente, mas é possível. Só que a indústria não é suicida - o que é perfeitamente compreensível, do ponto de vista do sistema capitalista, e sob o qual não vai aqui nenhuma crítica infantil (é apenas um sistema que funciona de acordo com um conjunto de regras e que se mostrou mais eficaz que outros, até o momento).

Feita essa retórica chata, seguem algumas coisas que aprendi por experiência própria de 40 anos de guitarra (não "alguém disse", "alguém escreveu"). Sou dono da verdade? Não. Mas é a minha experiência.

1) Acabou de tocar? Limpe as cordas (por cima e por baixo) esfregando com pano seco, limpo e que não solte fiapos (lenços velhos são ótimos pra isso).

2) As cordas estão "duras", "prendendo", "segurando os dedos", dificultando o deslizamento? Existem produtos específicos pra isso; em vez de usar gambiarras, use-os, antes de tocar. Exemplos: Finger Ease, Fast Fret, Dunlop Ultraglide 65, etc...

3) As cordas estão sujas? Bom, como o Mauricio Luiz Bertola colocou, pode-se usar WD40 ou, acrescentaria eu, polidores de metal, como Brasso, Silvo, Kaol. Vai limpar? Vai. O problema é que esses produtos costumam tirar o brillho das cordas (tanto o físico quanto o sonoro), na minha opinião. Eles até funcionam para as cordas durarem mais, pelas características dos produtos, mas tem esse problema de escurecer a corda e tirar um pouco dos agudos. Portanto, só usaria em último caso.

4) A corda enferrujou? Jogue fora...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ
Concordo plenamente!
Abç

Beto Guitar Player
Veterano
# nov/17
· votar


obsolescência programada

JJJ

Isso é verdade, imagina o quanto as indústrias deixariam de faturar se as cordas não enferrufassem e assim os guitarristas não precisassem troca-las com certa regularidade.

Fato é que tudo tem vida útil e mesmo que façamos de tudo pra preservar por mais tempo, no final das contas o que nos resta a fazer é somente usufruir da melhor maneira possível os produtos.

Henrique RHCP
Membro Novato
# nov/17
· votar


Toque de luva kkkkkk

Henrique RHCP
Membro Novato
# nov/17
· votar


Toque de luva kkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a o q fazer p/ as cordas naum enferrujarem rapido?