Condor DC-23 Review (depois de oito anos)

    Autor Mensagem
    Delson
    Veterano
    # 21/jul/22 17:33 · Editado por: Delson


    Olá, galera.

    Tenho um violão Condor DC-23, modelo Folk com cutway, que comprei já tem uns oito anos pelo menos, e resolvi fazer uma review dele. Não encontrei muita coisa dele nas interwebs, então praticamente tudo vem das minhas impressões ao longo desses anos.

    Specs:
    Tampo: Sólido em cedro. Lindo acabamento em verniz natural que foi escurecendo com o tempo, ficando com a cor daquelas cervejas modinha. Ele não tem a emenda exatamente no centro, mas é quase. O verniz rachou um pouco na parte inferior do tampo (creio que a madeira também tenha rachado, mas não é nada pronunciado. Cavalete em madeira semelhante ao jacarandá, com encaixe de cordas usando pinos (de plástico). Não me lembro do material do rastilho, mas não era osso, então tratei de trocar logo quando comprei. Veio com um escudo em tortoise vermelho translúcido, que tirei depois de uns anos. Roseta em peças de madeira e purfling em plástico.

    Fundo: Sólido em Ovangkol. Duas peças que também não estão emendadas exatamente no meio. Entre essas peças tem um purfling simples em madeira clara. O verniz do fundo é MUITO grosso para o meu gosto.

    Laterais: Laminado de Ovangkol. Também com o verniz muito grosso, e com uma tonalidade mais clara do que a do fundo. Os bindings são múltiplos no tampo e simples no fundo, em uma madeira clara, semelhante ao purfling do fundo. O tampo ainda conta com bindings múltiplos em plástico branco e preto, mais o de madeira na parte externa.

    Braço: mogno com emenda no tróculo e no headstock. Perfil fino (creio que mais fino do que um 60's), com bindings também em madeira clara. Trastes finos, mal assentados, saíam com facilidade (resolvido), mas de qualidade. Uso o violão com certa frequência e fiz umas duas retíficas somente. Escala em madeira semelhante ao jacarandá, com marcações tipo estrela de quatro pontas, em madeira clara, com um ponto também em madeira, só que mais avermelhada. Também não me lembro do material do nut, mas também troquei por um de osso quando comprei.

    Tarraxas: Grover com botões pretos. São eficientes e quase nunca me deram manutenção.

    Preamp: Artec OEM. Muito bom, porém com médios muito pronunciados. Controles de Graves, Médios, Agudos e Presença, além do volume e de um defasador. Afinador embutido. Só precisei trocar o rastilho e ressoldar um ponto na placa do circuito. O jack fica na parte inferior, servindo também de roldana.

    Uso encordoamento 0,011 desde sempre nele. Eu prefiro braços um pouco mais para o perfil 50's, mas esse é bem confortável e daria pra tocar por horas sem se cansar.

    Seguem alguns vídeos antigos dele, gravados com o celular, então me perdoem pela péssima qualidade do áudio.









    Desculpem me por não ter feito isso antes, e também pela qualidade do áudio, do vídeo e do músico, kkkkkk

    Valeu!

    EDIT: Vendo as thumbnails dos vídeos juntas eu percebi o quanto o tampo escureceu com o tempo, ao contrário do meu cabelo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Condor DC-23 Review (depois de oito anos)