Review: Condor CN-300

    Autor Mensagem
    Paul.Gilbert
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Paul.Gilbert


    Olá a todos do Cifraclub, já fui um membro muito ativo desta comunidade, mas já havia alguns anos que não postava algo aqui. Apesar de estar sempre acompanhando o fórum quando pude. Sou aprendiz de Luthier e guitarrista a quatro anos.

    Vim postar um review de um instrumento pouco comentado no mundo dos violões, mas que me surpreendeu com seu custo/benefício honesto. O Condor CN-300

    Adquiri o violão recentemente, em uma troca. Troquei pau-a-pau em um Eagle CH-889, um instrumento do qual eu não gostava muito. Se tratando de um violão usado, alguns detalhes não me permitirão dar uma impressão realmente precisa sobre o instrumento, mas farei meu melhor:

    Condor CN-300 – Especificações:
    • Corpo: Tampo em Spruce, sólido, lateral e fundo em Mogno.
    • Pestana: Original em plástico, substituída por uma custom de osso.
    • Braço: Colado, Mogno.
    • Marcação: Apenas na lateral.
    • Escala: Jacarandá.
    • Rastilho: Original de plástico, substituído por um de Mogno.
    • Tarraxas: Condor.
    • Captação: Shadow com volume + 5 bandas.

    Preço médio: 700 reais.

    Visual:
    É um instrumento bonito, e chamativo. Particularmente não gostei do tom "laranja" do tampo, mas fora este detalhe pessoal, acho que não há do que reclamar. A pintura é bem feita, sem excessos ou respingos, e o hardware está em harmonia com todo o restante do instrumento. Os cortes do corpo deixam o violão agradável de segurar, apesar de não ser um instrumento tão leve.

    Tarraxas:
    São tarraxas honestas, para um violonista amador como eu, seguram a onda e proporcionam uma estabilidade desejável na afinação. Comparando com um jogo de guitarra, diriam que são como Wilkinson Ez. Seguram a Onda.

    Madeiras:
    Aqui o violão fica realmente interessante. O tampo é de Spruce sólido e as laterais, fundo e braço são de Mogno brasileiro. Todo este conjunto de madeiras de boa qualidade propicia um timbre desplugado bastante agradável aos meus ouvidos. E quando plugado, não gera muita microfonia. O instrumento é rico em médios, e antes da regulagem, chegava a ser estridente demais.

    Braço:
    Por se tratar de um instrumento usado, o braço não estava bem regulado e os trastes já estavam opacos e gastos. Após uma hidratação na escala, retífica de trastes e regulagem geral, gostei bastante do resultado, um braço "gordinho" e gostoso de mandar bossa nova ou música erudita, e até de se palhetar. O espaçamento entre as cordas é agradável para se usar "walking bass".

    Captação
    Esse captador shadow é mesmo interessante. Não tenho muita experiência com captação de violão, além desta uma, usei apenas uma fishman e uma Hofner. O que posso dizer, e o que se pode perceber pela gravação, é que se trata de um equalizador poderoso, que se
    bem regulado, muda completamente o som original do instrumento. Pode-se ir do som apagado de nylon velho, até um som estaladinho à lá Steve Morse.

    *O jack era de baixa qualidade, e as furações eram porcas e tiveram de ser refeitas!*

    Pestana + Rastilho:
    Eis aqui o ponto fraco do violão. Os originais apesar de estarem bem regulados, eram do plástico mais vagabundo possível, e não consegui usar por muito tempo (cerca de 40 mim, rs). Troquei por uma pestana em osso de boi e um rastilho em mogno, que deixaram o som mais vivo, e menos estridente, além de melhorarem a estabilidade da afinação.

    Conclusão:
    Foi realmente uma troca muito boa. Sou entusiasta de violões de nylon, e apesar de possuir um Giannini com algumas décadas de idade, este violão me surpreendeu e preencheu o espaço que faltava no meu Set. Estou gravando uns demos com a minha banda e ele vai servir para traçar bases e reforçar arpejos. Longe de ser um violonista na essência da palavra, mas sendo um guitarrista com alguma experiência, recomendo que os amigos que procuram um instrumento bom e barato, dêem uma boa olhada nestes condors. Como um instrumento de preço médio, Recomendado!

    Postarei sons e fotos amanhã de tarde. Obrigado a todos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review: Condor CN-300