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      Escalas - A dúvida acaba aqui

      Autor Mensagem
      rcorts
      Veterano
      # jun/15
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      FsongB
      os modos gregos tem a msm notas certo entaum oq difere um C jonio do G mixolidio e os intervaloes em relaçao a tonica tipo se eu começar por C e jonio por G e milodidio ?

      Desculpe a sinceridade, mas acho que primeiramente você deve compreender bem as funções harmônicas "dentro" da escala maior. Do jeito que você está tentando compreender modos sem manjar dos paranauê de harmonia funcional básica tudo se torna mais embolado e difícil.

      Mas o que diferencia um C jônio de um G mixolídio é como se aplica eles. Se você tiver uma progressão em Dó maior e aplicar um C jônio ou um G mixolídio sem o devido cuidado com a sonoridade, no final das contas estará tocando nada mais que a escala de Dó maior.

      otra pergunta agora sobre menor melodica me expliquem pf pq o 7 e alt eu n entendi essa relaçao


      Na verdade a menor harmônica é que tem a sétima alterada (em relação à menor natural). Já na menor melódica, esta tem a sexta alterada em relação à menor harmônica (ou a sétima alterada em relação à escala dórica, aí sim faria sentido.)

      Prefiro encarar as duas sempre em relação à menor natural. Assim fica mais fácil de compreender.

      zodiaco10001
      Membro Novato
      # 23/ago/17 18:05
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      Vejo pessoas que fala que notas como ex: Db soa diferente do que o C#, então se analisarmos melhor na teoria existe 21 tons:

      Cb - C - C# - Db - D - D# - Eb - E - E# - Fb - F - F# - Gb - G - G# - Ab - A - A# - Bb - B - B#

      Ismah
      Veterano
      # 23/ago/17 18:11
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      Tons não, notas sim.

      zodiaco10001
      Membro Novato
      # 23/ago/17 18:25
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      Qual a diferença entre eles man?

      Ismah
      Veterano
      # 23/ago/17 18:41
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      Tom se refere a tonalidade,subordinação de notas a intervalos determinados

      Notas se refere um som com frequência (harmônicos e sub-harmônicos) definidos, o que tu está falando no post inicial.

      zodiaco10001
      Membro Novato
      # 23/ago/17 18:46
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      Então entrariamos a um estudo fonográfico??

      LeandroP
      Moderador
      # 23/ago/17 22:08
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      zodiaco10001

      Na música ocidental temos a escala que parte da tônica até a sua repetição (oitava) dividida em até 12 notas. Já na música oriental essa fração da escala se divide em até 24 notas. Essa menor fração da escala é chamada de coma.

      LeandroP
      Moderador
      # 23/ago/17 22:09
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      Ismah
      Tom se refere a tonalidade,subordinação de notas a intervalos determinados


      Na verdade o tom se refere à altura. E a tonalidade ou é maior ou menor.

      zodiaco10001
      Membro Novato
      # 23/ago/17 22:35
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      Sou descendente em japonês, pretendo fazer pós graduação algum dia la de musica, entao eu teria q estudar tudo denovo na musica oriental?? =s

      LeandroP
      Moderador
      # 24/ago/17 00:06
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      zodiaco10001

      Não sei como eles abordam lá o estudo da música. Mas é certo que se estudar música aqui, vai compreender um pouco melhor a música de lá. Isso não se aplica à guitarra ou ao violão, a não ser que seja com micro-bends. Os trastes na escala do instrumento te permite usar apenas as 12 notas. Com um violino, por exemplo, aí a coisa muda. Instrumentos temperados e não temperados.

      Insufferable Bear
      Membro
      # 24/ago/17 00:41 · Editado por: Insufferable Bear
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      zodiaco10001
      Você poderia fazer sua tese inteira só sobre temperamentos na música oriental, e eu acho o assunto supimpa, mas a música ocidental que temos como o padrão hoje é a música de doze tons e ela é bem simples:
      f = 2^(n/12) * 440

      Onde f é a freqüência da nota e n é a distância em semitons entre a nota e o A (440 Hz).

      Mas a história da música ocidental mostra que também tivemos temperamentos distintos desse aí, o que daria assunto para outra dissertação.

      zodiaco10001
      Membro Novato
      # 24/ago/17 13:22
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      Vish vou sofrer bastante la entao kkkkkkk

      zodiaco10001
      Membro Novato
      # 01/set/17 17:58
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      Gente Na musica ocidental existem só essas 21 notas q postei?? Eu deixei de colocar o sustenido triplo e os bemol triplo

      entamoeba
      Membro Novato
      # 01/set/17 21:09
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      zodiaco10001

      Não. Como já disseram, são só 12. Só que há uma redundância quando você lista sustenidos e bemóis. A ela dá-se o nome de enarmonia.

      entamoeba
      Membro Novato
      # 01/set/17 21:14 · Editado por: entamoeba
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      E nessa sua conta tem E#, Fb, Cb, B#. Meu conhecimento em teoria é superficial, mas, que eu saiba, isso non ecziste!

      Para ser mais didático, a partir da sua lista, conte comigo:

      01) C
      02) C# ou Db
      03) D
      04) D# ou Eb
      05) E
      06) F
      07) F# ou Gb
      08) G
      09) G# ou Ab
      10) A
      11) A# ou Bb
      12) B

      Lembre da enarmonia: mesmo som, nomes diferentes.

      LeandroP
      Moderador
      # 01/set/17 21:48
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      entamoeba
      E nessa sua conta tem E#, Fb, Cb, B#. Meu conhecimento em teoria é superficial, mas, que eu saiba, isso non ecziste!

      Na verdade isso existe sim. Depende da armadura de clave onde a escala está escrita. Tomando como referência uma escala de Dó, que não tem nenhum acidente, quando se monta uma escala de C#, naturalmente todas as notas terão sustenido, inclusive as notas Mi e Si.

      LeandroP
      Moderador
      # 01/set/17 21:49
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      entamoeba

      Mas na prática, em violão, baixo, guitarra, o E# = F e o B# = C.

      zodiaco10001
      Membro Novato
      # 01/set/17 22:19
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      Então pq no violino ouvi falar que notas como ex: o E# tem um som que chega próxima ao F, tenho vontade de tocar violoncelo, e queria ver se existe essa forma de pensar nesse instrumento.

      Ismah
      Veterano
      # 01/set/17 22:19
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      entamoeba
      zodiaco10001

      Já li sobre 21, 24, e uma penca de outras... A música oriental joga por terra TUDO o que sabemos de música e se conceituou aqui no ocidente... É outra coisa.

      LeandroP
      Moderador
      # 01/set/17 22:33
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      zodiaco10001

      Sim, nesse instrumento a forma de pensar é essa mesmo. Em instrumento com trastes estamos limitados à enarmonia. Por isso na prática um E# = F.

      Agora, se você vai tocar um baixo ou guitarra freetless, você pode pensar da mesma forma, já que não está delimitado pelos trastes.

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