Escalas - A dúvida acaba aqui

Autor Mensagem
daimon blackfire
Membro Novato
# out/14
· votar


e aquela escala com som oriental?

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


daimon blackfire

Uma delas é a penta, e a outra a frígia húngara. Mas tem mais escalas com sonoridade oriental, nas chamadas "escalas exóticas".

Veja

dom de Deus
Veterano
# nov/14
· votar


este video que estou postando tem uma parte que ele explica a escala cromática no improviso, achei muito interessante.

EXEMPLOS DE COMO SE PODE APLICAR NA PRÁTICA AS ESCALAS

daimon blackfire
Membro Novato
# nov/14
· votar


problema é que eu sou cego, então imagens não me ajudam em nada.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


daimon blackfire

Então não temos como te ajudar virtualmente. Salvo, que o alguém que posta aqui, tenha a benevolência de escrever pra vc em braile, casa e corda a ser tocada.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


daimon blackfire

Então não temos como te ajudar virtualmente. Salvo, que o alguém que posta aqui, tenha a benevolência de escrever pra vc em braile, casa e corda a ser tocada.

daimon blackfire
Membro Novato
# nov/14
· votar


não precisa ser em braille. É só dizer em qual casa de qual corda eu tenho que apertar.

LeandroP
Moderador
# nov/14
· votar


daimon blackfire

A inversão da escala menor harmônica, partindo da quinta nota, proporciona uma sonoridade mística e oriental.

A escala Lá menor harmônica tem no seu quinto grau o acorde E7. Experimente tocar essa escala sobre este acorde.

Escala Lá menor harmônica:

Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol#

Parta do quinto grau:

Mi, Fá, Sol#, Lá, Si, Dó, Ré

Note também que sobre a tríade do acorde Mi temos um semitom sobre cada grau do acorde.

Tríade de Mi: Mi, G# e Si.

Toque e perceba que este semitom sobre os 3 graus da tríade pode dar este sabor oriental que você procura. Acentue as notas da tríade, ou da tétrade de E7, e use a criatividade com os semitons que estão acima dos graus da tríade.

Você pode perceber isso de forma simples.

Toque o bordão Mi e deixe soando.

Enquanto soa a nota do bordão, toque na primeira corda mi as casas:

8 e 7
5 e 4
1 e 0

ou inverta a ordem:

1 e 0
5 e 4
8 e 7

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


daimon blackfire

Porque no fundo do meu coração eu sinto que vc tá de sacanagem com a gente?

É só dizer em qual casa de qual corda eu tenho que apertar.

Todas é a resposta mais correta... Afinal a casa varia com o tom. Partindo da escala oriental, no tom de C - apesar que aqui nosso sistema tonal perde o sentido, acredito que a música oriental seja modal...

68 69 510 511 49 410 411 37 38 310 311 27 28 29 18 19

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


LeandroP
A inversão da escala menor harmônica, partindo da quinta nota, proporciona uma sonoridade mística e oriental.

Pode não ser mas conheço isso por modo frígio húngaro.

daimon blackfire
Membro Novato
# nov/14
· votar


quando tu diz 68 69 se refere a sexta corda, oitava e nona casas, certo? OU eu não consegui entender direito?

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


daimon blackfire

É esse o esquema

daimon blackfire
Membro Novato
# nov/14
· votar


valeu.

FsongB
Membro Novato
# nov/14
· votar


ei povin posta um solo ae solo facil e vamus analiser ele ver qual a sonoridade de sua sequencia de intervalos postem ai e chamen os cara q tem um ouvido legal
ai nois aprende junto proponho isso :)

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


LeandroP
Toque e perceba que este semitom sobre os 3 graus da tríade pode dar este sabor oriental que você procura. Acentue as notas da tríade, ou da tétrade de E7, e use a criatividade com os semitons que estão acima dos graus da tríade.

Muito usado no flamenco esse modo.

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


Experimentem, fica legal.


e---------------------------------0---------------------
B-------------------------------0-----------------------
G-----------------------------1-------------------------
D-------------------------3-2-------------------------
A----2-3---0------------2----------------------------
E-0------4---4--1-4-1-0------------------------------


rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


FsongB

Apesar do tópico ser de violão: solo de Sweet Child O' Mine utiliza Mi menor harmônica. Dá ênfase várias vezes na nota D# (sétima maior sobre o modo menor, que é a característica mais marcante da menor harmônica em relação à menor natural). O solo tem disponível na internet, só estudar ele tendo em mente o que eu falei e você vai entender a sacada!

rcorts
Veterano
# nov/14 · Editado por: rcorts
· votar


Aplicação da Menor Harmônica para uma sonoridade mais Jazzy:


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D-------------------------------13---14-13--------------
A-------------12----14-12-15-14----15-------15-14---------

E----12-15-14----15--------------------------------15-14--


LeandroP
Moderador
# nov/14
· votar


Ismah

Pode ser chamado de frígio maior também. Já ouvi chamarem desta forma.

rcorts

Verdade, o flamenco explora muito. Mas nem só o flamenco. Como você disse, o rock também usa e abusa. Porém, este intervalo de 7a maior no acorde menor é utilizado com critérios. A escala do solo do Guns é todo em Mi menor natural. Porém, quando a harmonia apresenta o acorde B7, aí entra esta escala.

O que eu mais curto nesta escala é os semitons sobre os graus da tríade que ela representa. Dá pra encher de ornamentos de semitom sobre os graus da tríade. Parece pouco, mas é muito!

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


LeandroP
Porém, este intervalo de 7a maior no acorde menor é utilizado com critérios. A escala do solo do Guns é todo em Mi menor natural. Porém, quando a harmonia apresenta o acorde B7, aí entra esta escala.

Correto. Importante mesmo mencionar isso.

FsongB
Membro Novato
# nov/14
· votar


rcorts

irei dar uma analisada blz ..

seguinte tenho uma pergunta a faze. tenho menus de 1 ano de violao e agora
comecei a estuda escalas e campo harmonico estou atrasado ? quanto tempo vcs demoraram pra cair nesses assuntos? obs faz uma semana e poko q to tirando harmonias basicas de ouvido.. iae oq acham ?

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


FsongB

enho menus de 1 ano de violao e agora
comecei a estuda escalas e campo harmonico estou atrasado ? quanto tempo vcs demoraram pra cair nesses assuntos? obs faz uma semana e poko q to tirando harmonias basicas de ouvido.. iae oq acham ?


He he, você me fez lembrar das dúvidas que passavam pela minha cabeça quando eu tinha 1 ano de violão, kkkk.

Não tá atrasado não camarada. Ainda mais se você tiver pegando as coisas sozinho, tá num ritmo bom. Agora se você está pegando aulas há 1 ano, já podia estar mais avançado nestes tópicos. Se não está é hora de repensar: foi por falta de interesse seu? foi por falta de direcionamento do seu professor? qual o motivo?

Na minha época era tudo mais escasso. Informação era mais "cara", se é que me entende. Internet estava engatinhando, tinha que gastar grana com revistas e como era moleque, a grana era curta, então muitas vezes tinha de esperar 1 mês pra comprar outra revista e ter acesso a mais informação. Hoje o cenário é totalmente o inverso, a internet tem tanta informação que quem não sabe filtrar chega se sente afogado nela. Acho que fui entrar mais a fundo em campo harmônico, escalas, e outras coisas um pouco mais "cabeludas" depois de uns 3 a 4 anos que já arranhava alguma coisa.

Quanto à questão do ouvido, meu caminho foi parecido com o seu, depois de 1 ano de prática comecei a pegar as primeiras coisinhas de ouvido. Toco há 15 anos, e até hoje tem alguns momentos, algumas frases ou arranjos acontece de meu ouvido me trair por 1 semitom. É difícil mesmo, a não ser pra quem tem ouvido absoluto. Muito estudo, disciplina e antes de tudo amor pela música. Esse é o gás que a gente precisa pra vencer os obstáculos.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


FsongB

4 anos. Mas já estudava teclado a anos.

FsongB
Membro Novato
# nov/14
· votar


vlw ai caras eu tava com essa duvida me corroendo kk

eu estudo sozinho msm. escalas e os exercicios e ate musicas toco com o metronomo ligado nen lembro mais q ele era chato xD tento estudar ao maximo q puder pq irei fazer aulas ano q vem e quero chegar com uma base pois o professor e muito bom e dedicado e eu tbm sou entaum vou correr atras ate pq n pretendo tocar so violao me interesso por baixo e teclado e quero fazer canto isso ae galera vlw

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


FsongB
eu estudo sozinho msm. escalas e os exercicios e ate musicas toco com o metronomo ligado nen lembro mais q ele era chato xD tento estudar ao maximo q puder pq irei fazer aulas ano q vem e quero chegar com uma base pois o professor e muito bom e dedicado e eu tbm sou entaum vou correr atras

Um bom pensamento o seu. Se você já dominar alguns conteúdos ele poderá te ensinar coisas mais avançadas, ou melhor, te estimular a raciocinar sobre os conteúdos teóricos, estimular sua percepção musical, seu senso ritmico, harmônico, melódico, etc..., em vez de ficar apenas passando exercícios de coordenação motora, técnicas, shapes de arcordes, de escalas, etc...

Por outro lado, esteja ciente de que treinando sozinho irá muito provavelmente adquirir alguns "vícios" que se ele for um bom profissional lhe cobrará certamente que você corrija. Deve estar preparado para isso.

ate pq n pretendo tocar so violao me interesso por baixo e teclado e quero fazer canto isso ae galera vlw

Ufa! Ó meu rei, me bateu uma leseira agora! vô ali deitá um tiquim na rede!

Kkkkk.

Brincadeiras à parte, boa sorte na sua empreita aí. Desejo sucesso.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


rcorts
Ufa! Ó meu rei, me bateu uma leseira agora! vô ali deitá um tiquim na rede!

Eu aprendi piano e órgão (o básico de ambos), e aí parei. Uns anos depois retomei, mas com teclado, e comecei a me dedicar ao violão (verdade que meio que sem querer, devido as constantes faltas de energia)... A guitarra veio em consequência e o baixo em seguida de presente (literalmente)...

Problems?

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah
rcorts
Ufa! Ó meu rei, me bateu uma leseira agora! vô ali deitá um tiquim na rede!

Eu aprendi piano e órgão (o básico de ambos), e aí parei. Uns anos depois retomei, mas com teclado, e comecei a me dedicar ao violão (verdade que meio que sem querer, devido as constantes faltas de energia)... A guitarra veio em consequência e o baixo em seguida de presente (literalmente)...

Problems?


Ufa, no problems! he he. Aliás meus parabéns!

Eu é que até hoje somente com o violão e guitarra já me toma bastante tempo , imagina se acrescentar mais algum instrumento, he he!

Mas aprender vários instrumentos é muito bom na verdade para expandir os horizontes.

laerte_a7x
Veterano
# nov/14
· votar


Galera, terça maior é igual à quarta diminuta?

dom de Deus
Veterano
# nov/14
· votar


laerte_a7x
exatamente!
mas onde você viu isso? porque é mais comum usar na harmonia a quarta e a quarta aumentada obs;(esses acordes não possuem a terça)
na musica usa muito o intervalo decimo primeiro e decimo primeiro aumentado que são os mesmo intervalos de quartas mas o acorde possuem terça!

agora quarta diminuto não viu isso em nenhuma harmonia até agora parece que na prática não é muito usual! não tenho certeza disso.
mas a quarta diminuta é mais para fins teoricos! será?

laerte_a7x
Veterano
# nov/14
· votar


dom de Deus

mas onde você viu isso?

Tava assistindo uma aula do Cifra Club sobre intervalos no YouTube, apresentada pelo Philippe Lobo. Assisti pra me inteirar um pouco mais sobre a tal da teoria musical porque até então não sabia quase nada do assunto. Nessa aula, ele pega a nota C como referência e explica sobre todos os intervalos em relação a ela, desde a segunda menor (C#) até a sétima maior (B) e a oitava (C). Foi bem útil! :)

Só que quando ele começou a falar sobre quartas e quintas, deu a impressão de que ele se atrapalhou. Aí me bateu essa dúvida. Mas depois eu percebi que ele estava sendo claro. Eu é que me atrapalhei pra entender. huehueheuhe

No final do vídeo, ele explica que a quarta pode ser justa ou aumentada mas não fala em quarta diminuta. A quinta é que deve ser chamada de diminuta quando estiver meio tom atrás da quinta justa. A quarta não. Pelo menos foi isso o que eu entendi.

Dá uma olhada a partir de 23:50:



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas - A dúvida acaba aqui