Escalas - A dúvida acaba aqui

Autor Mensagem
rcorts
Veterano
# jan/15 · Editado por: rcorts
· votar


A mesma escala em semicolcheias (4 por tempo), somente descendo a escala ficaria assim:



1 2 3 4
e--------------------------------------------------------5-
B--------------------------------------------------5-7-8-----
G-------------------------------------4-5-7-----------------
D-----------------------4-5--------7-------------------------
A---------3--------5-7------------------------------------
E--3-5-7------------------------------------------------


Se por outro lado você utilizar um shape da mesma escala de Sol Jônio, porém sem seguir esse padrão 3 notas por corda, a divisão fica um pouco menos óbvia, exigindo mais concentração rítmica, porém eu acho esse o melhor tipo de shape para quem gosta de tocar estilos como blues, jazz e country por exemplo, que utilizam muitas notas de passagem:

Shape G Jônio em tercinas (assimétrico: a quantidade de notas por corda varia em função da escala)


1 2 3 4 1
e---------------------------------------------2-3--------
B----------------------------------3-------5------
G-------------------------2----4-5-------------------
D-----------------2---4-5----------------------------
A---------2---3-5-----------------------------------
E-----3-5-------------------------------------------


rcorts
Veterano
# jan/15
· votar


Já em uma penta menor, por exemplo, como são 2 notas por corda, você pode seguir esses dois patterns que são muito comuns (em tercinas ou em sextinas), e podem ser aplicados facilmente em todos os shapes de penta:


e-----------------------------------------------------------------5--
B-------------------------------------------------5-----5-7---5-8----
G--------------------------------5------5-7---5-7-----7--------------
D---------------5------5-7---5-7------7------------------------------
A-----5-7---5-7------7-----------------------------------------------
E---8----------------------------------------------------------------


Ou:



e---8-5---5----------------------------------------------------------- ------
B-------7---8-5----8-5---5-------------------------------------------- ------
G----------------------7---7-5----7-5---5----------------------------- ------
D-------------------------------------7---7-5----7-5---5-------------- ------
A----------------------------------------------------7---7-5----7-5--- 5-----
E-------------------------------------------------------------------8- --8-5-



A mesma escala pode ser tocada em semicolcheias (4 notas por tempo), segue um pattern:



e--8-p-5---------5---------------------------------------------------- --------------------------------------
B--------8-p-5-----8-p-5------8-p-5----------5------------------------ --------------------------------------
G------------------------7----------7-p-5------7-p-5-----7-p-5-------5 --------------------------------------
D----------------------------------------------------7---------7-p-5-- -7-p-5------7-p-5-------5------------
A--------------------------------------------------------------------- -------7----------7-p-5---7-p-5------
E--------------------------------------------------------------------- ---------------------------------8----


Seria praticamente impossível esgotar aqui todas as possibilidades de aplicação de patterns em tercinas, semicolcheias ou sextinas sobre escalas, mas através dessas apresentadas acima é possível criar outros exemplos em outras escalas.

FsongB
Membro Novato
# jan/15
· votar


vlw cara me deu uma grande esclarecida, otra coisa quantos em media demora pra se pegar solinhos de ouvido ?
e oq devo apreder junto com escalas ?
e certo aprende a maior 1 ?
sei q sao muitas perguntas mais kkkk sei q vcs manja

estou pensando em começar a gravar oq eu toco no meu not sera q isso pode me ajudar a evoluir ? abç

rcorts
Veterano
# jan/15
· votar


FsongB

Então, como diria Jack o estripador, vamos por partes:

vlw cara me deu uma grande esclarecida, otra coisa quantos em media demora pra se pegar solinhos de ouvido ?

Impossível eu te dizer isso assim, sem saber a quanto tempo você toca, entre outros fatores diversos que eu poderia levar em consideração para pelo menos pensar numa estimativa de tempo. Mas, chutando, se você gostar muito e for muito dedicado no estudo de guitarra, a partir de 1 ano, 1 ano e meio já dá pra começar a tirar alguns solos de ouvido.

e oq devo apreder junto com escalas ?

Principalmente harmonia, mas também é bom estudar outras coisas como padrões rítmicos, e também técnicas.

e certo aprende a maior 1 ?

Digamos que é o mais comum, mas eu não diria que é o mais certo, tem vários caminhos para aprender as mesmas coisas. O lance da maior (e também da menor natural) é que elas são utilizadas em larga escala na música popular ocidental, enquanto as outras menores (harmônica, melódica), pentatônicas, diminutas, hexafônicas, etc.... e modos são mais adequadas a estilos específicos, por isso até pra facilitar o entendimento é bom pegar a maior e a menor natural, o que vai facilitar o estudo das demais.

estou pensando em começar a gravar oq eu toco no meu not sera q isso pode me ajudar a evoluir ? abç

Sempre é bom, principalmente porque você pode observar erros de execução, deslocamento do tempo da música, improvisações monótonas, entre outras coisas que às vezes, principalmente no início, a gente não percebe enquanto está tocando.

Abç. Bons estudos.

FsongB
Membro Novato
# abr/15
· votar


voltando depois de uma tempinho, ja tiro musicas simples de ouvido e ate solinhos, ta fluindo os estudos agora meu problema e o tempo tem musica que e bem hard de tirar por que o tempo me parece esquisito mais essa topico aqui me ajudo demais vlw ae

rcorts
Veterano
# abr/15
· votar


FsongB

Para você estudar o "tempo", que na verdade o nome mais correto seria ritmo, você precisa começar de conteúdos como:

Pulsação
Andamento;
Compassos;
Figuras rítmicas (incluindo as pausas)
quiálteras (tercinas, quintinas, sextinas, etc...)
Ornamentos: ligadura, síncope, contratempo etc...

e por último:

Levadas rítmicas, que são as chamadas "batidas" das músicas.

As levadas rítmicas você compreenderá e será capaz de executar bem quando tiver compreendido os primeiros assuntos. Mas é necessário estudar direito os primeiros porque assim você será capaz de executar posteriormente qualquer levada rítmica que aparecer na sua frente.

Pastor of Puppets
Veterano
# abr/15
· votar


esse tópico devia ser fixado

FsongB
Membro Novato
# mai/15
· votar


gente de novo estou aqui , ouvi falar que podemos formar acordes nas escalas sem ser com base no empilhamento de terças isso procede ?
EX: C eolio
C-D-Eb-F-G-Ab-Bb-C --- aqui em vez de formar um cm7 eu pego e formo um cm (6b) que pode ter a 4 no caso F pegando sem compromisso de empilhar.

eu ja sei os acordes que da em cada grau mas me veiu essa curiosidade de formar sem empilhar so pegando a nota da escala e analisando em relaçao a tonica estou correto em meu devaneio ?

FsongB
Membro Novato
# mai/15
· votar


to bastante feliz com o resultado que estou tendo to tirando uns solos basicos em escalas maiores msm com musicas que eu msmo tirei de ouvido e o resultado gravado e gratificante demais to estudando harmonia paka jaja posto umas duvidas cabeludas tipo : monotonalidade , tom da mediante , modos da dim dom e etc e tal conto com a ajuda de vcs , vlw feras to no aguardo :)

rcorts
Veterano
# mai/15 · Editado por: rcorts
· votar


FsongB

Se você for continuamente empilhando terças, depois do intervalo de sétima virá o de nona, depois o de 11, em seguida o de 13a. Logo, inevitavelmente empilhando terças uma hora vc chegaria no Cm(b13) ou Cm(b6).

Portanto, independente do processo (por empilhamento de terças ou não) você pode chegar em todos os acordes disponíveis do campo harmônico. Ou seja, sua pergunta procede.

LeandroP
Moderador
# mai/15 · Editado por: LeandroP
· votar


Tríades harmonizadas em quintas empilhadas ou sobrepostas tem sonoridade interessante. Acho bonitas pra solos e acompanhamento, like a "every break you take".

rcorts
Veterano
# mai/15
· votar


LeandroP
Tríades harmonizadas em quintas empilhadas ou sobrepostas tem sonoridade interessante. Acho bonitas pra solos e acompanhamento, like a "every break you take".


Massa demais Leandro. Ótima citação.

rcorts
Veterano
# mai/15
· votar


LeandroP
Tríades harmonizadas em quintas empilhadas ou sobrepostas tem sonoridade interessante. Acho bonitas pra solos e acompanhamento, like a "every break you take".


Massa demais Leandro. Ótima citação.

Hilcky
Membro Novato
# mai/15
· votar


Tenho a seguinte dúvida:
Se estou seguindo uma determinada escala, digamos que a sequência seja: C>D> E eu uso o D como nota de repouso, se eu faço um bend de 1 semi-tom que suba a nota para D#, estarei "fugindo" da escala?

Ps.: Eu sei que um solo em determinada escala não precisa exatamente seguir super a risca, a dúvida real é se o bend conta na escala.

rcorts
Veterano
# mai/15
· votar


Hilcky

O bend consiste na mudança de uma nota à outra, assim como outras formas de articulação (legatto, slides, tapping, staccato etc...). Sendo assim, se você alcança uma nota, e esta nota não pertence à escala, tem duas possibilidades:

a) target notes (notas alvo/ notas de repouso): são as ditas notas de repouso, que normalmente entram no fim de uma melodia e são tocadas como uma nota longa, sobre a qual geralmente se aplica um vibrato ou outro ornamento, e são geralmente sucedidas de uma pausa.

Geralmente coincidem com a tônica, terça ou quinta de um acorde, mas não exclui a possibilidade de cair sobre uma das extensões da escala do acorde.

b) notas de passagem: são geralmente empregadas em contratempos ou "no meio" das frases e servem como uma forma de conectar notas de graus conjuntos, ou como aproximação melódica para as notas de repouso.

Então, se a nota D# não for uma nota da escala, sim, você estará tocando uma nota fora da escala, o que não implica necessariamente que seja errado, pois tudo depende do contexto melódico e harmônico em que a nota estiver inserida.

LeandroP
Moderador
# mai/15
· votar


rcorts

Valeu! O empilhamento em quintas forma uma tétrade com a Tônica, A 5a, a 9a e 13a. Eu gosto de substituir a 13a pela 3a mesmo, como em Every Breath You Take, e evito tocar saltos de quintas consecutivamente. Tecnicamente exige um grande deslocamento horizontal e saltos de corda. O jeito do Andy Summers é mais simples e mais bonito rsrs.

rcorts
Veterano
# mai/15
· votar


LeandroP

Muito bom, inclusive essa música fez parte da trilha sonora da minha adolescência. Memorável.

FsongB
Membro Novato
# mai/15
· votar


Amigos venho propor uma coisa para nos desenvolver teoricamente postemos musicas aqui e analisemos sua estrutura harmonica ,axo bem legal faze isso vo pega aqui uma musica e ja posto minha analize

rcorts
Veterano
# mai/15
· votar


FsongB

É um exercício muito bom.

FsongB
Membro Novato
# mai/15
· votar


IIIM7+ IIm7 Vm7
Eb7M Dm7 Gm7
Você nem quis ouvir o que eu sentia
Im7 Vm7 VIIM7+
Cm7 Eb/F Bb7M
E é por isso que não deu pra te esperar
IIIM7+ IIm7 Vm7
Eb7M Dm7 Gm7
Você não entendeu o que eu queria
IIm7 Vm7
Cm7 Eb/F
Era te levar daqui pra nunca mais
Vm7 Vm7+ Vm7 Vm6 IIm7
Gm Gm7M Gm7 Gm6 Cm7
Ouvir dizer que eu não servia
IV4 IV7+ VIIM7+
F4 F Bb7M
Pra te fazer feliz

Eb7M veio do IIIºM7+ de C EOLIO ( ou Eb jonio ja que o IIIº da menor e o relativo jonio)
Dm7 veio do IIm7º Diatonico veio da escala maior msmo
Gm7 veio do Vm7º de C EOLIO
Cm7 Im7º de C EOLIO
Eb/F msm pensamento do Eb7M so que com o baixo no F seu IIm7º
Bb7M veio do VIIº do modo C DORICO ( ou Bb jonio )

eu estou seguindo o pensamento certo ?
quero apenas que me diga se sim ae eu continuo com a analise

FsongB
Membro Novato
# mai/15
· votar


uma coisa que notei fazendo modos gregos tipo começando as escalas com a nota C ou outra qualquer fazendo os modos a partir dela me parece que todos os modos dao otras escalas maiores tipo C DORICO escala de Bb jonico sao iguais entaum so que começando um por C partindo de um grau e o outro como Bb como 1 graus isso procede me ajudem to morrendo com isso

FsongB
Membro Novato
# mai/15
· votar


outra pergunta se Cm e EbM7+ sao iguais quer dizer que eu vou saber seu tom (menos ou maior ) pelas cadencias e pela diferença na sonoridade de maior pra menor ?

FsongB
Membro Novato
# mai/15
· votar


otra coisa me ajudem eu conheço inversoes e pa mais tem musica que eu tiro de ouvido eu cantando msm q faço inversoes que nunca vi na vida as inversoes podem ocorrer com qualquer nota da escala exemplo
C D E F G A B
c/d
c/e
c/f e segue assim desculpa por perguntar demais mais eu quero realmente tocar bem e aprende a me virar sozinho imprivisar em bases mais dissonantes quero aprende direito e desenvolver persepçao e creio que vcs aqui vao me da um grande help essa semana posto mais duvidas umas um pouco mais cabeludas kkk ate vlw povo

rcorts
Veterano
# mai/15
· votar


FsongB

Muitas perguntas he he. Vou ler com calma e respondo depois, se ninguém tiver respondido.

LeandroP
Moderador
# mai/15
· votar


FsongB

Uma dica dos recursos do fórum:

Utilize o botão "TAB" pra escrever o texto alinhado. Basta substituir os tracinhos que representam a tablatura e escrever a letra/cifra entre as tags.

Exemplo:



Fsus2 F7M(9) F7(9)
E depois, a luz se apagou
Bb7M(9) Bbm6 C7
E eu não consigo mais ficar sozinho aqui
F7 Bb7M Bbm6 C7
Sem você é tão ruim, não tem sentido, prazer, não há nada


LeandroP
Moderador
# mai/15
· votar


FsongB

As inversões ocorrem quando você coloca algum grau da tríade (ou da tétrade), que não seja a tônica, no baixo.

Elas são classificadas da seguinte forma:

3a no baixo: primeira inversão
5a no baixo: segunda inversão
7a no baixo: terceira inversão

LeandroP
Moderador
# mai/15
· votar


FsongB

O Eb7M tá me parecendo "lídio".

rcorts
Veterano
# mai/15
· votar


FsongB

Como disse o LeandroP, Eb Lídio.

Veja, no caso de um C eólio o Fá seria menor. Quando se tem uma progressão F4 F Bb7M na progressão. Uma observação cabível é que provavelmente este Fá notado como um Fá com quarta deve ser na prática um Fsus4 (acorde com terça suspensa, sem função dominante). Este movimento denota uma progressão Vsus4 V I7M.

Logo, percebo como uma progressão iniciada por um Eb7M, porém que caminha dentro de acordes do campo harmônico de Bb.

Um detalhe importante a ser considerado ao se fazer uma análise, é que geralmente o acorde em que a música termina, ou o acorde para o qual a progressão caminha indica a tonalidade.

Outro ponto importante a ser considerado: quando se tem todos acordes encaixando dentro de uma tonalidade, não há porque se fazer análise destes acordes como modais individualmente. No exemplo citado, Eb7M, Cm7 Gm7 e Bb7M estão presentes tanto em C eólio quanto em Bb jônio (para facilitar o entendimento).

O acorde do II grau de C eólio, por sua vez seria um Dm7(b5) [Ré meio diminuto]. E o acorde do IV grau, continuando o raciocício em C eólio seria um Fm.

Logo, estes dois acordes apontam para a tonalidade em Bb, em vez de em C eólio.

Já os acordes de Gm7M e Gm6 podem ser analisados como de empréstimo modal, respectivamente oriundos dos campos de Gm harmônico e Gm melódico.

uma coisa que notei fazendo modos gregos tipo começando as escalas com a nota C ou outra qualquer fazendo os modos a partir dela me parece que todos os modos dao otras escalas maiores tipo C DORICO escala de Bb jonico sao iguais entaum so que começando um por C partindo de um grau e o outro como Bb como 1 graus isso procede me ajudem to morrendo com isso

Sim, seu pensamento aí está correto. Ambos os modos possuem as mesmas notas, o que muda é a sonoridade que pode ser "buscada" em cada um deles.


outra pergunta se Cm e EbM7+ sao iguais quer dizer que eu vou saber seu tom (menos ou maior ) pelas cadencias e pela diferença na sonoridade de maior pra menor ?

Isso, uma tonalidade maior cadencia para o I grau maior e na menor para o I grau menor.

otra coisa me ajudem eu conheço inversoes e pa mais tem musica que eu tiro de ouvido eu cantando msm q faço inversoes que nunca vi na vida as inversoes podem ocorrer com qualquer nota da escala exemplo
C D E F G A B
c/d
c/e
c/f e segue assim desculpa por perguntar demais mais eu quero realmente tocar bem e aprende a me virar sozinho imprivisar em bases mais dissonantes quero aprende direito e desenvolver persepçao e creio que vcs aqui vao me da um grande help essa semana posto mais duvidas umas um pouco mais cabeludas kkk ate vlw povo


Como disse o LeandroP, as inversões ocorrem entre as notas de um acorde. Quando você tem por exemplo um C/D o que ocorre, a meu ver, é um acorde de C9, com o baixo na nona. Isto deve sempre ser analisado com cuidado, pois estes acordes costumam "esconder" acordes de outras funções, já que uma nota diferente pode gerar outro acorde.

Ex.: C E G = Dó maior, porém C E G A = C13, ou pode ser visto também como um Am7, principalmente se a nota A for o baixo.

Ex. 2: C E G = C, mas C E G D, tanto pode ser C9 ou Dsus7(9/11), quando a nota D for o baixo.

FsongB
Membro Novato
# jun/15
· votar


voltando pra deixar mais uma duvida conheço um poko de modos gregos mas tipo se numa base C-Dm-G eu resolver solar com a escala de F qual sera seu nome dentro desta harmonia ? os modos gregos tem a msm notas certo entaum oq difere um C jonio do G mixolidio e os intervaloes em relaçao a tonica tipo se eu começar por C e jonio por G e milodidio ? otra pergunta agora sobre menor melodica me expliquem pf pq o 7 e alt eu n entendi essa relaçao aguardo resposta vlw

LeandroP
Moderador
# jun/15 · Editado por: LeandroP
· votar


numa base C-Dm-G eu resolver solar com a escala de F qual sera seu nome dentro desta harmonia

O Fá é lídio. Já a sonoridade soará tonal.
Pode funcionar muito bem sobre o Dm, bem sobre o G e perigoso no C.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas - A dúvida acaba aqui