Dúvida - Takamine eg 523 sc x Cort CJ 10X x Crafter Bubinga PK x Yamaha APX900

Autor Mensagem
DENNYSRENGIER
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
Crafter GLXE 3000 SK...ótimo instrumento, difícil de achar uma pessoa que tenha e comente algo sobre ele... deve ser muito bom, (não testei, já ví em ação) sem contar o fato de ser um grand auditorium e possuir madeiras sólidas e boas, mas para mim um jumbo sem cutway soa melhor, pois ao contrário do que muitos pensam, um violão dreadnough (folk) soa mais grave e mais agressivo do que um jumbo, que soa mais "organico" e aveludado (polido), já percebi que o violão jumbo com cutway tem algumas perdas de grave (desplugado principalmente). Mas isto é pessoal e não vale como regra ok?
Nem por isto acho que deve descartar este violão, dos violões citados diria que seria um concorrente forte para o Cort 10X, aí vai de gosto pessoal e teste, recomendo sim ir em Sampa testar os violões, pois não estamos falando de violoes de 300,0R$ não é mesmo?
Pode postar todas suas dúvidas, no que puder vamos te ajudar!
Abraços;
Dennys

MontanhaSong
Veterano
# mai/08 · Editado por: MontanhaSong
· votar


Bom...hoje testei o Crafter GLXE 3000 e o Yamaha APX900...testei também o Cort CJ 5X...vamos às considerações...

Cort CJ 5X
Definitivamente cheguei à conclusão que meu negócio não é com violões jumbo...achei o violão excessivamente grave e com pouco brilho...também não gostei da pegada...achei o braço bastante estreito para o tamanho da minha mão...mas o que pesa realmente é o desconforto que sinto ao tocar em um violão jumbo...não consigo me ajeitar com eles...descartei , a partir das minhas experiências com o Takamine EG 523SC e o Cort CJ 5X...

Yamaha APX900
Exatamente o que era esperado e já comentado por muitos aqui, principalmente nosso amigo Bog...desplugado, o som é quase insignificante...não aparece mesmo...acho que como diz o TioAle, a escolha de madeiras do Yamaha interfere bastante nisso, mesmo considerando-se que se trata de um violão flat...plugado, a história é outra....um som absurdamente cristalino, com uma captação excepcional...um afinador bastante preciso, completa esse conjunto da parte elétrica do violão... achei que plugado há bastante equilíbrio entre médios e agudos, ficando o grave devendo um pouquinho...mas dá prá ser ajustado na equalização...gostei bastante da pegada neste violão...achei o braço confortável e apesar da regulagem de fábrica que todos sabemos ser uma porcaria, a ação das cordas até que estava bem baixa, sem trastejamentos, o que tornou o instrumento bastante agradável de tocar...

Crafter GLXE 3000

Um instrumento absurdamente bom...excelente escolha de madeiras que deram ao violão um timbre fantástico, com um equilíbrio excepcional entre graves, médios e agudos...um acabamento de primeira nenhum defeito visual nem no verniz, nem nas maderias, nem em nada... com rastilho e nut em osso...tarrachas Gotoh, que seguraram a afinação com louvor...braço prá lá de confortável, com a escala um pouquinho mais larga e mais plana do que a do APX900, o que , prá mim. tornou a pegada mais confortável...
O ponto fraco, na minha opinião foi a captação...apesar da LR Baggs ter sido muito elogiada pelo nosso amigo DennysRengier, não a achei "isso tudo"...achei que a captação, comparada ao APX900 e até a outro Crafter com captação LR Baggs, mas com mais controles ( médios e presence , o que a LR Baggs do GLXE não tem), tem pouco volume...e como o violão é Grand Auditorium, que dizer, um corpo mais "avolumado", se vc abrir o volume na captação e no ampli, o feedback come solto...tive que tirar quase todo o grave para melhorar isso...o vendedor sugeriu usar aqueles tampões anti-feedback, mas ele não tinha nenhum na loja que se encaixasse na boca do Crafter e não deu prá testar...mas, mesmo assim, não acho que seja o ideal...para mim a captação teria que ter melhor qualidade nesse quesito...ou seja....o violão é excepcional...mas a regulagem da captação para vc ter volume e graves sem ter feedback é problemática...mais uma crítica...em um violão deste preço e deste nível a Crafter bem que poderia ter colocado um afinador...é um conforto a mais...e uma economia porca...mas só não comprei esse violão na hora, por causa da captação, que me deixou na dúvida...preciso pensar melhor sobre isso...e talvez até testar outros...mas fica aqui o comentário....é um violão como poucos, nessa faixa de preço...e talvez até em faixas de preço superiores...

Abraços...

Max
Veterano
# mai/08
· votar


TioAle
as madeiras do cj10x na faixa e fundo sao laminadas.. tem um cj10x de 12 cordas vendendo no ibazar e o vendendor diz ter madeiras solidas mas nao tem.. o maximo que pode ter eh o fundo solido.. o tampo eu sei que eh solido.. o site especifica somente o tampo solido e quando o fundo eh solido, procurei em outros modelos esta solid mahogany e tal.. bom cara nao sei se eh sua praia mas abaixo de 4000 reais tem godin que plugado eh fora de serio e dispensa comentarios mesmo.. e esse crafter que disseram ai ja testei e gostei demais.. ele eh inteiramente solido mesmo e tem uma puta sonoridade mas prefiro a captacao do godin e do cj10x

Max
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
cara aonde vc consegue o crafter com desconto? se for algum negocio legal manda pra mim q eu tava a fim de comprar um desses.. mas so achei o q vc disse por 3mil acima

mazellan
Veterano
# mai/08
· votar


Max
sempre me pergunto...como saber se o fundo e as laderais são laminadas ou naum?

Max
Veterano
# mai/08
· votar


mazellan
entao.. o negocio da madeira solida eh o seguinte.. se o seu violao tem a madeira solida, a parte que aparece por fora eh identica a de dentro.. as ranhuras seguem o mesmo padrao.. entendeu? se na madeira do violao tiver um filete de madeira em "S" por exemplo, olhando por dentro e por fora vc vera esse "S".. nao sei se expliquei direito.. so q esse metodo eh falho.. pq a roxymusic faz violoes com uma tecnica que proporciona isso.. e faz parecer que eh solido mas eles falam q eh uma tecnica q nao sei explicar.. mas nao eh.. geralmente o laminado vc olha dentro e ve varias madeiras ou uma madeira sem frisos e quando voce olha ela pela parte à mostra, vc ve td da madeira.. essa eh uma madeira laminada.. nao sei se infere no som.. mas deve interferir pois nao haveria diferenca no preco tao alta quanto ha pra um violao de pau ferro laminado e rosewood laminado por exemplo.. bom a sonoridade eh mto diferente tambem. tocando vc sabe qual eh laminado e qual eh solido.. meu jeito de ver eh esse.. mas deve ter um jeito mais correto e se alguem souber fala ai pq eu tb gostaria hahaha valeu

mazellan
Veterano
# mai/08
· votar


Max
bom bom...deu pra entender sim....axo q esse eh o jeito msm....
apesar q esse cort pelo q dizem soar tão bem...c soasse bem na minha mão e ele fosse feito de laminado....naum veria tantos problemas...mas de qqr forma valeu a dica....

e mals ae dervirtuar....=D

MontanhaSong
Veterano
# mai/08
· votar


Sobre os tipos de madeira e sobre o corpo ser maciço ou laminado em relação a inteferência com o som do instrumento encontrei ESSE TÓPICO aqui no FCC...não sei se procede...deixo as críticas e comentários para os que realmente entendem...
Abraços...

mazellan
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
interessante este tópico tmb....mostra q naum adianta ser todo sólido, a construção tem q ser boa tmb...

em relação a altura de volume, os mais altos são os jumbos (apesar de vc naum gostar) ou os grand auditorium tmb fazem um som alto?

MontanhaSong
Veterano
# mai/08
· votar


mazellan
Amigo, aí vai do gosto do cliente né....é claro que tendo a caixa maior, o Jumbo deve dar uma maior projeção de som e um grave mais profundo....mas os grand auditorium, para o meu gosto não ficam a dever em termos de graves profundos, tendo a vantagem, a meu ver, de ter uma melhor clareza em médios e agudos...isso, claro, falando em instrumentos desplugados...plugados, a qualidade da captação vai interferir bastante neste quesito...
Abraços....

mazellan
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
opa...vlw msm....era q eu pensava msm...
agora ainda naum estou podendo, mas penso num futuro proximo pegar um violão pra ter msm e tocar algumas coisas q soh ficam legal no violão msm....

DENNYSRENGIER
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
...apesar da LR Baggs ter sido muito elogiada pelo nosso amigo DennysRengier, não a achei "isso tudo"...achei que a captação, comparada ao APX900 e até a outro Crafter com captação LR Baggs, mas com mais controles ( médios e presence , o que a LR Baggs do GLXE não tem), tem pouco volume...e como o violão é Grand Auditorium, que dizer, um corpo mais "avolumado", se vc abrir o volume na captação e no ampli, o feedback come solto...
Voçê comentou uma coisa comum á violoes jumbo... por ter o corpo maior a possibilidade de ter um feedback são maiores... não tem jeito, todos violoes jumbo darão este problema, veja só existem alguns truques para minimizar este problema:
Comprar um violão flat - é para isto que eles existem... para não darem estes problemas.
Ter um equalizador - semelhante ao microfone, voçê vai "achando" as frequencias de microfonia e aí vai tirando elas no equalizador
Tirar os "médios" na mesa, ou no ampli e no violão - este é um truque mais simples, quando não quer problemas de microfonia é só tirar um pouco de medios e tá resolvido, outra dica é faltou grave por exemplo, não aumente o grave, tire o agudo!
Te passei estes toques pois tenho um crafter bubinga que possui LR bagg's e faço isto, ele não tem problemas de microfonia, pois possui uma caixa de ressonancia menor, quando disse que não "achou isto tudo" é porque está comparando com a captação de outros violões, pois os da crafter acho este o melhorzinho...
Quanto ao no feedback, acho obrigatório para estes tipos de violão, pois quando vai tocar tem que trabalhar com volumes altos e somando isto a microfone, retorno etc, voçê consegue sanar vários problemas de microfonia com este tampão! pra mim é indispensável!
Abraços;
Dennys

MontanhaSong
Veterano
# mai/08
· votar


DENNYSRENGIER


Voçê comentou uma coisa comum á violoes jumbo... por ter o corpo maior a possibilidade de ter um feedback são maiores... não tem jeito, todos violoes jumbo darão este problema

É verdade...mas esperava que os Grand Auditorium tivessem esse problema minimizado...a questão é que em outro crafter, de shape "auditorium" ( esquecí o modelo) com captação LR Baggs só que com mais controles ( este tem controle de médios, o que ajuda bastante - controle esse que não tem no GLXE 3000), não deu nem um mínimo de feedback...

Comprar um violão flat - é para isto que eles existem... para não darem estes problemas.
Foge ao que estou pretendendo... o meu Crafter velhinho de fundo de fibra , que tem um ótimo som plugado, me atende tão bem quanto um flat, acho eu...


Ter um equalizador - semelhante ao microfone, voçê vai "achando" as frequencias de microfonia e aí vai tirando elas no equalizador
Tirar os "médios" na mesa, ou no ampli e no violão - este é um truque mais simples, quando não quer problemas de microfonia é só tirar um pouco de medios e tá resolvido, outra dica é faltou grave por exemplo, não aumente o grave, tire o agudo


Bom...tenho um pedal equalizador da behringer, para guitarra...quebra um bom galho quando plugo meu Crafter velhinho ou meu APX-5 12 cordas, para dar uma encorpada no som...como com nenhum dos dois tenho problemas com feedback, não sei se ele seria suficiente para solucionar o problema....se fosse para um equalizador para solucionar esse problema especificamente, qual vc me aconselharia?
Quanto a tirar os médios no violão...no GLXE 3000, não daria...ele não tem controle de médios...só graves, agudos e um "notch" que achei que não ajudou muito...

Te passei estes toques pois tenho um crafter bubinga que possui LR bagg's e faço isto, ele não tem problemas de microfonia, pois possui uma caixa de ressonancia menor, quando disse que não "achou isto tudo" é porque está comparando com a captação de outros violões, pois os da crafter acho este o melhorzinho...

Como eu disse antes Dennys....comparei não só com a captação do APX...que é absurdamente boa...comparei também com outro violão da Crafter com LR Baggs, só que com mais controles, como eu citei...e outra coisa...a captação do GLXE 3000, estrahamente tinha menos volume do que a do outro Crafter testado...problemas no violão? Não sei te dizer...só tinha um na loja e não deu prá descartar essa possibilidade...

Quanto ao no feedback, acho obrigatório para estes tipos de violão, pois quando vai tocar tem que trabalhar com volumes altos e somando isto a microfone, retorno etc, voçê consegue sanar vários problemas de microfonia com este tampão! pra mim é indispensável!

É uma solução...que não deu prá testar porque não tinha nenhum no feedback na loja que se encaixasse na boca do Crafter...parece que só tinha para o formato da boca do APX, que nem precisa disso...mas se for essa a solução, não vejo problema nela....

Muito obrigado aí pelas opiniões...

Grande Abraço...

DENNYSRENGIER
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
Me parece que depois disto tudo lhe resta uma opção (no jumbo) o Cort...
Realmente quando voçê tem um pré que não possui equalização fica difícil mesmo... sei disto pois tenho uma viola da giannini que não tem controle de médios, só no equalizador mesmo...
Falando em equalizador este que voçê tem deve ser aquele amarelo, para mim é uma cópia (boa e barata) do boss....
Sobre o LR Bagg's imaginei que este que testou fosse igual ou pelo menos proximo do que tenho, pois um pré sem controle de médios é de matar...
Agradeço pelas respostas, enriquece meu conhecimento!!!

MontanhaSong
Veterano
# mai/08 · Editado por: MontanhaSong
· votar


DENNYSRENGIER

Amigo...acho que estou ficando sem opções ( ao menos nessa faixa de preço)...testei o Cort CJ 5X...achei a captação muito boa, embora não tenha os mesmos recursos do CJ 10X...as dimensões dos dois violões são as mesmas, o que, pra o meu gosto, o torna bem desconfortável...como disse acima, descartei os jumbo por não me adaptar nem às dimensões do corpo e nem à dimensão da escala, que achei muito estreita e desconfortável...

O pedal da Behringer é esse mesmo....muita gente critica os pedais da Behringer dizendo que são "ladrões de sinal"...pode ser que em uma cadeia de pedais da Behringer essa perda de sinal realmente aconteça...como uso somente o equalizador, ou ligado direto no ampli ou no PA ou após a pedaleira ( só uso pedaleiras para guitarra), nunca notei nenhuma perda significativa de sinal...pode ser que em uma cadeia faça a diferença...não sei dizer...mas para o meu uso, esse equalizador possui um excepcional custo/benefício, não compensando pagar mais do que o dobro do preço por um Boss...

Sobre a captação do Crafter, pode ser que a captação do Bubinga seja diferente da captação do GLXE 3000...a captação do Bubinga tem controles de médio e presence? Se tiver , o Bubinga passa ser minha opção imediata, pois segundo o vendedor as dimensões do corpo e da escala diferem muito pouco das do GLXE 3000, que achei muito confortáveis...

Sou eu quem agradeço suas respostas e sua paciência....aprendi muito neste tópico e sei que continuarei aprendendo...
Abraços....

Max
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
cara uma dica! se for pegar de bubinga escolha o modelo da condor! veja no site um modelo de bubinga que tem la.. o mesmo formato do bubinga da crafter mas eh shadow ou fishman na captacao pelo mesmo preco e extrema qualidade e braco mto macio!

MontanhaSong
Veterano
# mai/08 · Editado por: MontanhaSong
· votar


Bom...tópicos como este são boas oportunidades de um bom aprendizado...e de ficarmos cada vez com mais dúvidas...
A troca de idéias entre o TioAle e o Max sobre as madeiras do corpo do Cort CJ 10X foram para o mim o estopim de mais dúvidas....os fabricantes quase nunca informam de forma clara se as madeiras das laterais e dos fundos dos violões são sólidas ou laminadas...e quando informam não há uma padronização da maneira de informar...procurando nos sites dos fabricantes constatei que:

Taylor : Não informa quando as laterais e fundos são de madeiras sólidas...ao contrário, só informa quando são laminadas, como ocorre com os modelos das linhas 100/200...as demais linhas ( que por suposição devem ser de madeiras sólidas, levando em consideração o preço a partir da linha 300) são informadas apenas o tipo de madeira. Já as especificações do tampo sempre são acompanhadas da qualificação "sólida"...

Takamine : Um verdadeiro samba do crioulo doido as informações da Takamine...no site do importador ( www. sonotec.com.br) dá pra constatar que : Apenas o modelo EAN 10C é informado como tendo a madeira das laterais e do fundo como sólida (solid Mahogany)...nenhum outro possui a designação "solid" para as madeiras de laterais e fundos....já os tampos são quase todos qualificados como "sólidos"....há até informação de que há tampos de "Plywood sólido", quando , segundo informações de vários tópicos aqui, madeira Plywood é sinônimo de madeira compensada...o que nos leva a concluir que a Takamine fabrica violões de "compensado sólido"...chego a conclusão que efetivamente somente os modelos mais caros da Takamine devem ser de madeira realmente sólida, uma vez que o citado EAN 10C é vendido no Brasil na faixa dos R$4.000,00....

Crafter : O site da Crafter informa apenas o violão da linha Pro, GLXE 3000 como possuindo as laterais e o fundo de madeira sólida....todos os demais é apenas informado o tipo de madeira...o procedimento para informação da madeira do tampo é similar às outras fabricantes....quando o tampo é sólido é informado que é "solid"....chego também à conclusão que de laterais e fundos sólidos, pelo preço, somente o GLXE deve ser....seu preço normal é de aproximadamente R$3000,00...o preço que eu achei aqui, na Loja "A Serenata", R$2.500,00 é, segundo o vendedor, para vender um modelo que "encalhou" na loja...e este modelo, como eu relatei antes, apresentou graves problemas de microfonia...não sei informar se é algum tipo de problema que o violão tem para que haja também uma redução no preço dele....mas a faixa de preço normal do GLXE 3000 é de R$3.000,00, o que leva a crer que violões com tampo, laterais e fundos de madeiras maciças são efetivamente caros...

Cort : O site da Cort não informa também se laterais e fundos são de madeiras sólidas...informa apenas o tipo de madeira...o tampo é sempre informado quando é sólido....há uma linha da Cort "EVL series" que o site não dá nenhum tipo de informação...todas as demais linhas a informação é como descrevi acima....

Martin : O melhor e mais organizado dos sites de fabricantes de violão que pesquisei até agora...vc pode pesquisar o tipo de violão que procura de diversas formas....inclusive por madeiras de laterais e fundos...se sólidas ou laminadas....ou seja....a Martin infoma em todos os modelos se as madeiras, tanto de tampo quanto de laterais e fundos são sólidas ou laminadas...não pesquisei preços e nem era esse o objetivo...e nem seria preciso, uma vez que o próprio fabricante dá informações detalhadas sobre seu produto....

É isso...acho que de repente tem muita gente comprando gato por lebre, achando que está levando violão com lateral e fundo de madeira maciça...não tenho outros parâmetros para dizer se o instrumento A ou B possui madeira sólida ou não, a não ser pela simples comparação de preços entre instrumentos que são informados como tendo todas as madeiras sólidas...em termos de distinção sonora, apesar de tocar violão há muitos anos....mais de 30...não sei se saberia dizer exatamente as diferenças sonoras entre um violão bem fabricado com laterais e fundos laminados ou sólidos...é mais fácil distinguir as diferenças sonoras dos instrumentos com o tampo laminado ou sólido....esse sim, faz uma diferença brutal aos meus ouvidos, mesmo porque o tampo é responsável por mais de 80% do som e do timbre produzido pelo violão...

Aos meus amigos bem mais entendidos nisso que eu....a palavra...

Abraços...

Max
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
e este modelo, como eu relatei antes, apresentou graves problemas de microfonia.

cara em relacao a isso a microfonia eh resultado de muitas coisas mas pode ter certeza que dificilmente eh coisa do violao.. isso vem de disposicao de caixas, proximidade com microfones, regulagem.. tem mto do ambiente na microfonia tb.. entao nao leve isso em conta.. eh controlavel e acontece o q nao significa q ali falta qualidade!


em relacao a cort eu vi um violao acho q da serie NTL ou outra que falava em fundo de solid mahogany

agora dito isso eu tenho as mesmas duvidas que voce..

TioAle
Veterano
# mai/08
· votar


VOu voltar um pouco no tópico que estive ausente e achei interesssante um comentário do max

captacao do godin e do cj10x
Max

godin é ótimo adoro os godin.. e já usei muitos godins.. mas são totalmente diferentes dos jumbos aços certo? o ultimo godin que tive é aquele que tinha midi, fantástico, porém não consiguo comparar com o fishman por exemplo do Cort.

quanto às madeiras do cort eu já vi manuais e ao vivo um cort 10x com madeiras sólida... caramba será que me enganei?? ou foi alguma série q realmente tinha essas madeiras? não sei.

abraços

TioAle
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
realmente.. as informações passadas por fabricantes nem sempre são confiáveis... e isso é um jogo quase de adivinhação...rs

essas "irregularidades" com fabricantes tbm são em relação à captação, um pequeno exemplo os violões FOX nylon estilo godin... antes vinham com uma captação simples e ótima.. da fishman, decidiram incrementar mais a captação colocando um com mais recursos como presence e afinador mas é uma captação shadow muito inferior... esse é outro tipo de problema que encontramos em comprar violões sem antes testá-los e tê-los em mãos.

DENNYSRENGIER
Veterano
# mai/08
· votar


TioAle
quanto às madeiras do cort eu já vi manuais e ao vivo um cort 10x com madeiras sólida... caramba será que me enganei?? ou foi alguma série q realmente tinha essas madeiras? não sei.
Nao...não se enganou, pois todos os 10X que testei e toquei eram totalmente sólidos, não somente o tampo e o fundo...MontanhaSong
Como voçê está numa situação dificíl hein? entendo perfeitamente sua dificuldade, pois conheço muitos amigos que não se adaptam aos jumbos, tanto pelo corpo (dimensão) quanto pelo braço, uma dica para voçê testar e que foge muito dos APX's e muitos gostam (como eu) é o ovation, por acaso já teve contato com um destes de aço? se tiver algum na sua cidade, teste, não se assuste com o fundo em fibra, no começo é estranho, mas se conseguir tirar o seu som ideal, é o que importa...
Quanto ao bubinga crafter, sim ele tem eq de médios, afinador e phase (cancelador de feedback), não tem como não tirar uma boa regulagem neste!

MontanhaSong
Veterano
# mai/08
· votar


TioAle

Realmente é muito difícil comprar um instrumento sem tê-lo em mãos para testar...

Quanto a captação , este é outro de nossos dilemas...mudam tanto esses sistemas - e nem sempre para melhor - que acabamos ficando sem muita referência...sabemos que a fishman tem alguns sistemas de captação muito bons, mas sem testar se essa ou aquela captação fica boa para esse ou aquele violão, fica mesmo muito complicado...

Mas , no geral, acho um desrespeito o que os fabricantes fazem conosco em termos de informações...são mesmo adeptos do quanto menos informação - ou quanto mais estas forem complicadas para um claro entendimento - melhor...para eles...

abraços...

MontanhaSong
Veterano
# mai/08 · Editado por: MontanhaSong
· votar


DENNYSRENGIER

Pois é essa situação meu caro...os jumbo estão mesmo fora de cogitação...o bubinga, até agora não deu o ar da graça por aqui para ser testado...e eu na maior G.A.S. atrás de um violão...rs...

Encontrei um conhecido que tem um Taylor 114e....pedi a ele para testar o instrumento e devo ir à casa dele essa semana...ouví muitos samples tanto dos Taylor da linha 100 quanto da linha 200 esses dias...sinceramente, não achei os instrumentos ruins, nos vídeos que ví no YouTube....ví sim péssimas execuções...mas mesmo nestas " aquele" timbre estava lá....desencanando um pouco dessa questão de ser um violão com laterais e fundo de madeira laminada, estou mesmo disposto a testar o instrumento....pelos vídeos que ví, não achei o instrumento sem graves , como disseram....
Então...vou testar o 114e...e ver como é....mas de antemão confesso que fiquei impressionado com o sistema de captação da Taylor, o Expression System...é um misto de captação magnética, com um captador embutido sob a escala, na parte do corpo do violão, com dois captadores que a Taylor chama de " microfones de superfície" ...vale a pena uma ida ao site da Taylor para ler o manual da captação e ver os vídeos de fabricação....

Quanto aos Ovation...já toquei em alguns Ovantion...achei extremamente confortável o violão...quanto ao corpo de fibra, não vejo problema...na verdade tenho um violão de nylon " no estilo Ovation"...um Gianinni antigo, da série 1900....um Ovation de pobre....hehe...mas esse violão tem um valor sentimental grande e não me descarto dele de jeito nenhum, apesar da captação dele ser fraquinha, fraquinha....Meu Crafter velhinho também é de fundo de fibra, e por essa razão, um Ovation não está nos meus planos imediatos....sem contar que a faixa de preço de um Ovation é bem mais salgada que essa que estava olhando....mas enfim...não deixa de ser uma (ótima) opção, quando já tiver tentado de tudo....


Grande abraço....

Max
Veterano
# mai/08
· votar


TioAle
eh eh dificil comparar mesmo pq o godin eh um violao feito pra tocar plugado ne e pra isso, todo o violao eh feito pensando nisso.. nao da pra saber se aquele som plugado eh devido so a captacao mas creio que o som bom que a gente ouve dele ligado seja resultado mais da captacao do que do formato do corpo! bom eh dificil dizer mas deve ser uma proporcao baixa tipo 60% do som bom eh devido a captacao e 40% devido a um corpo solido! sei la ne.. mas eu acho q o cort cj10x que voce viu ou era outra serie ou nao sei ahhaha mas lembro que antigamente os NTL da cort eram solidos e no catalogo que eu tenho estao atualmente sem especificacao!!

MontanhaSong
cara ja testei os taylor 214 e o 114 e o 114 que eh mais barato de sapele laminado me soou mto bonito! eh o q eu penso tb em relacao ao violao! eh teste.. especificacao as vezes fica de lado.. madeiramento interessa mas timbre ideal eh uma coisa mto particular por isso nao temos um violao que seja unanimidade entre todos! e eh isso cara.. eh bom que voce de valor a sua compra como eu to percebendo que voce da! eu dou e mto tb.. quando vou comprar uma coisa como um violao de um valor desse, entro em todos os sites, faco perguntas e testo a fundo todos mesmo pra nao ter chance de arrepender! vai nessa q vc com certeza vai fazer bom negocio!! ahhaha so tem uma coisa q discordo em relacao a voce:

já toquei em alguns Ovantion...achei extremamente confortável o violão

hahaha eu nao consigo me adaptar a um ovation cara! o unico jeito de tocar eh de pé parece pq sentado o violao escorrega nao fica legal junto ao corpo e testei varios sempre com uma regulagem de braco muito dura.. mas isso era de mal regulagem.. o problema eh q nao me adapto mesmo ahahha mas so to falando a toa isso.. espero estar ajudando tb valeu

Max
Veterano
# mai/08
· votar


DENNYSRENGIER
cara eu tenho um violao igual o cj10x e a madeira olhando de dentro eh igual olhando de fora.. eh um crafter top de linha.. mas nas especificacoes nao diz ser solido tb.. so q to achando q eh.. e se for, eh o caso do cj10x tb! nao eh especificado isso mas parece ser! agora a duvida paira hahaha

MontanhaSong
Veterano
# mai/08
· votar


Max

Amigo...tocar Ovation sentado é realmente uma coisa...como ele já tem barriga, vc não pode ter senão complica...haha...brincadeiras à parte, quando me referí ao conforto do violão tava me referindo à "pegada"...mas eu particularmente não me senti desconfortável tocando sentado...não sei...acostumei talvez por causa do meu Gianinni 1900....

Abraços...

Max
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
ahhah talvez eu precise perder uns kilos antes de tocar um desses msm ahhaha mas o problema nao era na barriga.. ele escorregava na perna msm.. sei la qual era a sensacao! um dia me encaixo com um desses hahaha

TioAle
Veterano
# mai/08
· votar


Ovation...

hahahahah é como um time aí da capital de sp, amor ou ódio.. não existem meio termo!!

MontanhaSong
Veterano
# mai/08 · Editado por: MontanhaSong
· votar


Bom...acho que minha saga está chegando ao fim....

Testei hoje o Taylor 114e....e definitivamente é o timbre que eu quero em um violão de cordas de aço...
Abstraí mesmo do fato das madeiras do violão não serem sólidas nas laterais e no fundo...não adianta nada o violão ter as madeiras todas sólidas ( o que teoricamente significa uma maior qualidade) e ter um som que eu não goste...exagerando, acho que se o violão tem um timbre que me agrada, pode ser até de papelão...hehe...
Exageros à parte, achei que a qualidade da montagem do Taylor faz a diferença mesmo com madeiras laminadas...é impressionante o som que tirei com esse violão...acho também que o Taylor foi o primeiro violão que testei em que a captação não alterou em nada o som dele acústico...acho difícil essa qualidade da captação Expression System da Taylor ter alguma superior...igual talvez...superior, teria que ser muito boa...controles extremamente sensíveis e que dão uma nuance diferente ao som a um mínimo toque...
Para quem achou que essa linha da Taylor não possui graves, sou obrigado a discordar...achei os graves ótimos, embora não seja nenhum jumbo....os médios e agudos são cristalinos, brilhantes....do jeito que eu gosto...e isso tanto plugado quanto desplugado...achei um absurdo o conforto do violão para tocar....braço extremamente macio e mesmo com cordas 0.11 achei o violão confortabilíssimo...
Enfim...fiquei impressionado...e acho que vou de Taylor 214e....acho até que o GLXE da Crafter desplugado, pode ser um violão tão bom quanto...mas mesmo sendo de madeiras maciças não o achei superior...posso estar fazendo até uma bobagem ( e eu acho que não estou)...mas...acho que achei o que queria...
Ahh...depois também que assistí a alguns vídeos no YouTube sobre o 214e, só confirmei minha opinião...assistam esse aí( e procurem os outros vídeos desse cara) e digam o que acham....( o cara usa DADGAD e acho que ficou ótimo no violão)
Abraços amigos...





TioAle
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
realmente é um ótmo violão o Taylor 214e.... já cogitei comprá-lo tbm.. só não não comprei pelo fato de que querer na época um jumbão mesmo... o único contra que já opinei sobre os taylor sére 100 e 200 é que já vi escolherem esses violões pelo simples fato de serem TAYLOR.

Como vc é esclarecido e sabe que a série 100 e 200 é uma série de "entrada" da taylor e não vai estar comprando uma coisa achando que e´outra!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida - Takamine eg 523 sc x Cort CJ 10X x Crafter Bubinga PK x Yamaha APX900