qual violao comprar ?

    Autor Mensagem
    luizguitar
    Veterano
    # nov/06


    qual violao comprar ?

    Bog
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Depende do que você quer. Mas eu começaria com este aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=search

    Nandhe
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Nandhe
    · votar


    Luizguitar
    Há 3 classes de violão, por assim dizer, em função do tipo de madeira do tampo, laterais e fundo.
    1- Há os violões todo de laminado, de madeira compensada no tampo, fundo e laterais. Esses são os piores, e são a grande maioria do que se vê nas lojas no Brasil. São instrumentos ruins, de pouco volume, timbre sem brilho, pouca durabilidade com a mesma pouca qualidade.
    2- Há os violões com tampo sólido, ou seja, o tampo é feito com madeira maçiça, geralmente Abeto (spruce) ou Cedro (cedar), mas também mogno (mahogany), faia (maple), etc. Esses já são bem aceitáveis, pois nada menos que 85% do som do instrumento vem do tampo, e aí as variações de qualidade vão depender da forma com que a madeira foi cortada, da espessura do tampo e da qualidade da madeira em si - tempo de envelhecimento, local de crescimento (origem), etc. São violões não muito mais mais caros que os laminados, mas valem muito a pena pagar a diferença. São os que recomendo.
    3- E há finalmente os violões todo feitos de madeira maçiça - tampo, fundo e laterais. Esses são os top. Há um pequeno ganho de sonoridade e brilho em relação ao anterior, mas isso é relativo. Dependendo da marca e do modelo, vc pode encontrar violões só com o tampo sólido que soam tão bem ou até melhor que um feito todo maçiço. Eu mesmo já comprei uma craviola Giannini, de madeiras nobres - Sitka Spruce importada no tampo, Indian Rosewood (jacarandá indiano) no fundo e laterais, tudo maçiço, sólido - e era um instrumento ruim, comparado com o que tenho hoje, que tem só o tampo sólido. Devolvi a craviola à loja com duas semanas de uso.
    As melhores madeiras para violões são os jacarandás, e o jacarandá-da-bahia (brazilian rosewood) é a melhor madeira do mundo para isso. Um Martin feito de brazilian rosewood custa U$ 100.000,00, acredita? (vc não leu errado, é cem mil dólares mesmo, tá no site deles). Mas não é madeira para tampos, só para fundo e laterais, e dão um brilho impressionante ao som, com muitos harmônicos.
    Aqui no Brasil, há luthiers que fazem instrumentos com jacarandá na faixa de 5 mil reais - os bons luthiers.
    Quer um conselho de qual instrumento comprar? Compre um crafter da série Lite pra cima - de preferência, da série Pro. Não vai se arrepender, são instrumentos de excelente acabamento e sonoridade, e muito honestos no preço. Um violão Takamine com as mesmas características de um Crafter em termos de madeira, e que não tem a metade da qualidade de acabamento, custa em média mais que o dobro - fuja deles, são ruins. Também já devolvi um Takamine, modelo EG523SC, instrumento de acabamento péssimo e sonoridade pífia. Outra marca ruim de doer são os Condor - nunca vi até hoje nenhum modelo deles com tampo sólido para vender; só vi um até hoje num catálogo, mas nunca aparece nas lojas.
    Não sou acionista da Crafter, nem representante comercial deles, mas depois de muito olhar cheguei à conclusão de que eles estão fazendo os instrumentos acústicos de melhor relação custo/benefício do mercado atualmente, para comprar no Brasil. Pena que eles não disponibilizam aqui os mesmos modelos que vendem no resto do mundo, mas o mercado brasileiro é muito ruinzinho mesmo, ninguém conhece nada, neguinho compra um takamine laminado por 2000 reais e acha que tá fazendo um bom negócio, como já vi no ML. Um site legal pra se entender mais de violões e, principalmente, madeiras é o seguinte, de um luthier daqui de Brasília:
    http://www.ebluthier.com.br/
    Portanto, se vc tem pouca grana, não compre um instrumento todo laminado, é jogar dinheiro fora - junte mais um pouco e compre um com tampo sólido, a diferença pode não passar de 200 reais, dependendo dos modelos em comparação. Se vc pode parcelar, compre um com tampo sólido, e preste atenção no acabamento, é um bom indicativo da qualidade da fábrica. Finalmente, se vc pode gastar mais ainda, compre um todo sólido, mas é difícil encontrar no Brasil, e são bem caros. Nesse caso, sai mais em conta encomendar com um bom luthier. Instrumentos feitos por encomenda são melhores que a maioria dos de marca, mesmo as melhores, se o luthier for realmente bom.
    Boa sorte.

    Nandhe
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Mais um detalhe para distinguir um bom instrumento: preste atenção na tocabilidade. E no trastejamento. Instrumentos bons são fáceis de tocar, têm cordas baixas sem trastejar. Se vc estiver achando o instrumento duro, não compre, porque não presta. Vc vai ter que pagar a um luthier para ajustar e, às vezes, cordas altas escondem defeitos no aplainamento e firmeza do braço. Quando são abaixadas, o braço vai lentamente empenando até inutilizar o instrumento. Pegue um que já venha macio de tocar de fábrica. Se quiser ainda mais tocabilidade, leve a um luthier que a regulagem que ele fizer não vai afetar a estrutura do instrumento. E experimente diversos instrumentos, de um mesmo modelo. Instrumentos feitos em série guardam diferenças entre si, porque as madeiras não são idênticas, nem têm exatamente a mesma espessura, nem o instrumento vai ter a mesma tocabilidade. Isso vai até do dia em que a madeira foi cortada, perda de umidade, são diversos fatores. Quando escolher um modelo, peça para ver outros do mesmo modelo porque vc pode ter uma surpresa. Eu mesmo comprei um Crafter TGAE36-N, que é um bom instrumento. Indiquei para um amigo e um primo, que compraram do mesmo. O do meu amigo é quase idêntico ao meu, já o do meu primo é um pouco melhor, tem melhor tocabilidade e brilho.
    Outra regra de ouro: paciência. Pense que um violão é um amigo que vai lhe acompanhar por muitos anos, vale a pena escolher com calma esse companheiro de jornada.

    _keitaro_
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    se vc gosta de musica classica compre um c1 da giannini
    eu tenho o meu a algum tempo e eh um otimo violao... por um preço bom tbm
    se vc quiser algo mais sofisticado va em um luthier e mande ele fazer um! mas ficara bem mais caro!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qual violao comprar ?