o que é diapasão?

    Autor Mensagem
    Luiz Carlos
    # ago/02


    Quando fui procurar saber como afinar
    o violão, vem falando de diapasão,
    gostaria de saber o que é issso.
    Se alguém poder responder ficarei muito agradecido...

    GuitarH
    # ago/02


    Bem, diapasao é um utilitario em forma de Y cujo som emitido ao bater nele eh um LA NATURAL, 440Mhz.

    Dai vc afina a 5ª corda da guita, ou violao, com esse som e afina as outras cordas tomando a 5ªm, afinada em A, como referencia

    Alexandre SSA-BA
    # ago/02


    O diapasão é uma ferramenta que emite a nota Lá na frequencia de 440 Hz, mesmo som que você ouve quando tira o telefone do gancho, aquele "tuuummmm".

    Esse som de Lá deve ser o mesmo da nota da segunda casa da segunda corda. A partir dái, você afina as outras cordas (isso provavelmente você deve saber).

    GuitarBoy
    # ago/02


    Resumindo...Diapasão serve para você afinar seu instrumento...é um aparelho eletrônico, funciona à bateria. Você liga o instrumento no diapasão (ou coloca ele na frente do instrumento), toca uma corda. Quando o ponteiro ficar no meio e a luizinha ficar verde (isso na corda correspodente - C D E F G A B), a corda tá afinada.
    Sacou?

    Sversut
    # ago/02


    Guita,
    Esse eletrônico é mais exato.
    Todavia, custa uns R$ 60 mangos.
    Melhor usar esses programas de PC que tb funcionam bem.
    ( )
    sversut

    Cristina G.
    # ago/02


    Que eu saiba diapasao é um negocio em forma de Y cujo som emitido ao bater nele e um LA de 440Mhz, como disse o GuitarH . Esse eletronico é um afinador eletronico (dãa) e eu acho melhor afinar com a ajuda do diapasao. Com o afinador eletronico vc nao presta muita atenção no som aí vc nunca aprende a afinar sozinho!
    Vc pode usar o afinador só para afinal a notá LA (A) como um diapasão e depois afina o resto![T][/T]

    Cristina G.
    # ago/02


    Cristina G.
    testando...

    Carlos
    # ago/02


    Cristina G.

    Um afinador eletronico é bom tambem para se afinar em outros tom.

    Entao eu aconselho a sempre ter um.

    E a questao de aprender a afinar de ouvido vem com o tempo.

    Afinal nao vai ser so por causa da afinação que vc nao va conseguir treinar o seu ouvido.

    Existem muitas escalas para se tocar, sendo assim é muito melhor treinar o ouvido com escalas do que com a afinação.

    Bom mas nao desmerecendo, o certo seria afinar uma corda apenas com o afinador eletronico e afine o resto de ouvido.

    Mas ter um afinar é sempre uma boa idéia!!!

    ABRAÇO!!!

    piero
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    o meu eh um apito que emite a nota la ,existe vaaaaaaarios tipos de diapasao , mas como vc esta comessando agora eh mais facil vc pegar um eletronico
    que tem de todas as notas

    Joonio
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    putz nunca consegui usa pq axava q dava o som de E mi

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a o que é diapasão?