Tocar sem escala.. (sei que vao me fritar.. mas)

Autor Mensagem
spainEL
Veterano
# jun/05
· votar


Você acha que os grandes improvisadores saem tacando qualquer coisa emcima de um acorde? Dependendo de cada acorde eles já sabem qual escala vai soar bem, sabem que notas enfatizar etc, mas isso leva anos de prática, pra que você eduque seu ouvido, assim você vai saber reconhecer as tensões e o que jogar ali emcima... Não pense que você vai sair solando igual o Coltrane só porque ta tocando um monte de notas aleatóriamente...

Gussouledge
Veterano
# jun/05
· votar


larga de se preguicoso e vai estuda as escalas lek...

Aussie bloke
Veterano
# jun/05
· votar


Nao tem jeito de nao pensar em escalas no improviso, mas eu tava pensando nisso, de improvisar so no ouvido, e mais ou menos criei minha escala. Se voce botar uma base qualquer, e for brincar na penta dela, experimenta sair totalmente da escala, e botar notas "fora", mas no contexto do solo, bate uma nota com bastante tensao, e volta pra escala, sem parar nem nada.
E' logico que tem que saber escala, mas pra mim, vou direcionar meus estudos na guitarra muito mais pro som que eu to tirando, do que pra escala ou teoria ou o caralho a quatro..
issuae, abracao

Aussie bloke
Veterano
# jun/05
· votar


quando eu comecei a tocar tinha um professor, e o babaca do cara falou assim: isso e' a penta de Am, voce improvisa nela enquanto eu faco uma base aqui em Am tambem. Mas nao pode sair da escala em, vai pelo desenho hein!
Pronto, meus solos ficaram igual de musico de churrascaria (sem ofensa). Ai essa epoca tocava violao, ai quando eu completei 6 meses de violao meu pai me deu uma guita, ai parei de fazer aula. E ai tive uma faze de completo auto -didata, onde eu comecei a estudar historia da musica e tocar so por ouvido mesmo, tentando tirar as musicas e talz..
E depois comecei a fazer aula, pra mim, cada um procura o que quer dentro da guitarra, que e' um instrumento tao rico.
Abracao!

faust1313
Veterano
# nov/05
· votar


CONCORDO. SOU SAXOFONISTA E QDO ME PREOCUPO COM QUE ESCALA OU CAMPO HARMONICO IMPROVISAR EM UMA MÚSICA, PERCO EM CRIATIVIDADE E BRILHO. A PERFORMANCE FICA A DESEJAR. EMBORA SENDO CONHECEDOR DO VALOR DO ESTUDO, MAS OS GRANDES TIVERAM POUCO TEMPO PARA ESTUDAR, FICANDO MUITO MAIS COM SUA GENIALIDADE DO QUE COM A NORMATIZAÇÃO DA MÚSICA.

faust1313
Veterano
# nov/05
· votar


CONCORDO COM ESSA AMARRAÇÃO NAS ESCALAS. ACABA COM A CRIATIVIDADE. O IMPROVISO TEM MUITO A VER COM LIBERDADE PARA "VOAR"

asda
Veterano
# nov/05
· votar


Eu soh toco assim....
Nunca consegui usar escala.... nem tenho saco pra tecnicas...

Tah certo q meus solinhos nao passam de 5 notas, mas eu to contente com isso...

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05
· votar


mas no caso se eu for solar do nada, como é que eu vou saber o tom e etc... se tocar no tom errado o solo simplesmente fica "fora" da música não é?
as vezes eu invento coisas aqui, mas sem nenhuma base atrás, fico só tocando notas soltas que eu "acho" que vão combinar...

lam777
Veterano
# nov/05 · Editado por: lam777
· votar


O segredo é vc estudar as harmonias pra tocar jazz, estude as harmonias, então ao invés de pensar em escala, vc vai pensar em notas de harmonia.....

Você não deve tocar notas, que já estão na harmonia, mas deve, alterar, a harmonia com as notas q vc tocar...

Thio
Veterano
# nov/05
· votar


muito bom esse comentário do lam777, e gostaria de pôr um aqui que fizeram no tópico de guitarra jazz - conheça as regras para quebrá-las.
e de outros comentários que já ouvi do tipo - conheça todas as escalas pra depois esquecê-las, domine bem o inside para correr pelo outside, e mais um monte.

lam777
Veterano
# nov/05
· votar


conheca as regras foi meu =) obrigado

gringo
Veterano
# nov/05
· votar


eu decorei a escala menor harmonica em tom de E (E na afinação standard, no meu caso é C#), sei praticamente todas as notas do braço...... mas c a base modular pra E# eu me perco todo....... dai eu fico muito preso a uma região do braço.... isso quando estou fritando as escalas.... mas quando ta em E fico bem livre pra solar no braço inteiro da guitarra tanto solo feeling quando fritação

Thio
Veterano
# nov/05
· votar


então, nesse momento, se dedica à estudar essa sua dificuldade

Bendsup
Veterano
# nov/05
· votar


quando comecei a tocar não manjava nada de harmonia e os solos eram simples e legais. depoiscomecei a estudar escalas e tal, perdi totalmente a criatividade nessa época, mas depois de amadurecido nem se compara minha improvisação de hoje com as do passado.
o negocio é que no período de amadurecimento de estudo os solos são chato pra cacete pq vc esta mais preocupado em acertar e tal.. mas depois é só alegria... o chick corea sabe o pq de cada nota que ele ta dando com certeza absoluta.. o Jeff Beck é um caso a parte...

Thio
Veterano
# nov/05
· votar




John Frusciante
Veterano
# nov/05
· votar


Aussie bloke
cara, não mandando muitas notas pra fora tá bom. eu improviso bastante de ''ouvido'', mas SEMPRE com a certeza de estar dentro da melodia.

é bom usar técnicas diferenciadas também pra não se limitar, como trítonos e coisas do gênero.

quanto as escalas, acho um mal necessário. você é meio que obrigado não a saber, mas a entender. pq reproduzir um desenho não é tocar, o legal é você entender como se forma a escala e tal e descobrir tonalidades interessantes pra se improvisar.

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# nov/05
· votar


eu não conheço escalas só umas pentas ai improviso na sorte UIHAuiAh de tanto tocar algumas notas que quero saem ja sei onde elas estao e tal


mais preciso comessar a estudar escalas

LOW Fl
Veterano
# nov/05
· votar


Aussie bloke

Sou tipo uma regra a parte como guitarrista. Antes eu era violonista já de tempo aprendi de ouvido. Sempre solei naturalmente, aprendia a solar as notas que vem na cabeça, fazia melodias com modulação, cromatismos e etc de forma espontanea. Comecei a estudar teoria para aprimorar meu conhecimento e ampliar as ideias.

Engraçado que quando eu fui começar a tocar guitarra e fui estudar o uso de pentatonicas no rock foi um baque, principalmente em improviso. Você limitar suas ideias numa escala que na minha visão era uma escala normal sem intervalos de semitom foi um desafio. Engraçado como era pensar que muitos guitarristas com essa escala somente faziam solos lindos.
Ainda bem que todos não usam somente pentatonica.

"O problema está em que quer utilizar conhecimento teorico e tecnicas somente como atalhos para empobrecer sua musicalidade".
Todo conhecimento ser torna mediocre quando mal utilizado. É um caminho arduo vc conhecer a "soluções" para fazer o que bem entender na guitarra. Frase do JazzFusionMan Scofield.

No basico é issso

LOW Fl
Veterano
# nov/05
· votar


Rodrigo Yoshida
mas no caso se eu for solar do nada, como é que eu vou saber o tom e etc... se tocar no tom errado o solo simplesmente fica "fora" da música não é?
as vezes eu invento coisas aqui, mas sem nenhuma base atrás, fico só tocando notas soltas que eu "acho" que vão combinar...


Não existe escala errada ou certa, depende de como você usar

Arpeggios From Hell
Veterano
# nov/05
· votar


Eu acho que vale mto a intuição e o bom senso ... Não existe cert ou errado ... Esse pensamento chiita de que tem sempre que ser tudo "certinho" é muito piegas !!! Affff ... Rato de conservatório ninguém merece ... Num mundo tão opressor eu acho que a música serve pra libertar a alma e não nos prender mais a convenções .... FREE YOUR MINDS !!!!

gringo
Veterano
# nov/05 · Editado por: gringo
· votar


concordo com q a galera esta falando ai...
não esxiste escala errada...... as escalas são apenas shapes de um campo harmônico..... nada impede vc de adicionar umas notas "fora" do campo harminico..... na verdade em determinados arranjos fico muito loco.... c fosse proibido sair do campo harmonico, não existiria a escala Dom Dim, q por sinal..... eu amo ela........ ela tem um som muito sem rumo.... não encaixa em nenhum campo harmonico maior...... mas o som dele é muito loco.... bom eu digo isso pq de uns tempos pra ca eu tenho apreciado pra caralho solos meio q sem tom, sem base em um campo harmonico....... videm meus solos mais recentes na GB, Blasphemyc Shred em especial....
claro..... não é q eu solo completamente fora.... mas tem umas partes q usar uma escala fora soa legal pra mim...... mas é isso ai minha opinião

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar sem escala.. (sei que vao me fritar.. mas)