vocês olham pra escala ao tocar?

    Autor Mensagem
    daimon blackfire
    Membro Novato
    # dez/14


    Eu, obviamente não olho, e vocÊs?

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Quem falar que não olha tem o pau pequeno e é brocha

    JoãoPW
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Tenho uma certa dificuldade mano, olho bastante

    krixzy
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    daimon blackfire
    Sim, olhamos principalmente quando mudamos de região, exemplo, de um acorde nas 3 primeiras casas pra um acorde na 9 casa, olhamos pra evitar errar e montar o acorde numa casa antes ou depois, acho que essa é a situação que olhamos mais, nos outros casos é tranquilo tocar sem olhar, mas ainda assim olhamos por costume mesmo.

    Você tem essa vantagem de praticar no tato, sua mão conhece melhor o braço da guitarra, eu acho que esse vício de ta olhando as vezes atrapalha, acho que as vezes ficamos mais preocupado em ver se ta certo em vez de se concentrar no que estamos fazendo.

    Ainda sobre esse lance, tem algumas pessoas fecham os olhos pra ouvir melhor e talz, é como eliminar a distração de um sentido pra se concentrar nos outros, eu imagino que pessoas como vc deve ter uma audição bem mais apurada.

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    krixzy Nem tanto assim. EU só exercito mais o ouvido por ter que tirar as músicas na marra, sem tabs.

    krixzy
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: krixzy
    · votar


    daimon blackfire
    Mas você já passou por alguma situação tipo, ouvir trechos em uma música, ou detectar notas que outras pessoas próximas a vc tem dificuldades? As vezes tem um trecho onde os outros instrumentos tão mais altos e as notas ficam quase cobertas, isso complica bastante, principalmente em solos rápidos, detectar cada nota que os caras saem tocando na velocidade da luz é tenso.

    Eu pego músicas por tab, mas acontece muito de ter algum trecho diferente do original nas tabs, ou faltar algum trecho, ai eu coloco o ouvido pra trabalhar.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Agora respondendo sério: eu costumo usar óculos escuros tocando em bares.
    Isso pq qndo eu não usava, eu sempre saia em todas as fotos com os olhos fechados.
    É uma questão de concentração e de viver aquele momento, de curtir aquilo.
    Eu olho sim na escala, não fico o tempo todo olhando mas olho sim. Quando tava começando era bem pior, eu me curvava pra ficar pertinho do braço, era foda...

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    krixzy Eu até consigo pegar essas notas rápidas, difícil é tocar elas huehue.

    krixzy
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    daimon blackfire
    Eu até consigo pegar essas notas rápidas, difícil é tocar elas huehue.

    kkkkkkk....

    É tenso, mas praticando da pra tocar.

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    1234 na veia.

    NeoRamza
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Quase sempre eu olho, mas depois de repetir a mesma poisa por muito tempo fica tão automático que não preciso olhar mais. Mas isso é algo que acontece sem eu perceber mesmo.

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Eu olhava bastante, mas uma vez um cara que produzia os clipes da banda que eu tocava numa época disse que não era bom eu ficar olhando nos shows para ele gravar os takes, então eu parei de olhar, demorei uns 30 minutos para me acostumar.

    Ismah
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Reinaldo Camargo Filho

    Manda ele enfiar a câmera no coelho!

    Coisa mais natural pow.

    rcorts
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    daimon blackfire

    Sua dúvida poderia até soar tola num primeiro momento, se não fosse por um detalhe: quando estamos tocando, algo tão importante quanto tocar as notas em si é sentir se estamos ou não nos deslocando da levada rítmica, se estamos ou não mastigando as notas, se estamos mantendo uma boa empunhadura durante a execução;

    De um tempo pra cá eu percebi isto, principalmente depois que estou estudando repertório de violão clássico. Então veja, não há problema em olhar para a escala. Eu confesso que olho bastante. Porém, um grande problema é como um outro user falou acima, quando a gente chega quase a grudar a cara na escala para ver as notas. No violão clássico por exemplo, desde a postura de mão direita e esquerda, até postura da coluna e relaxamento dos ombros são observados como requisitos para uma boa performance.

    Esse é um vício muito perigoso, pois nos deixa tensos e meio que dependentes de fazer isto. Se você olhar para músicos profissionais perceberá que eles podem até tocar trechos difíceis, mas geralmente tocam relaxadamente. Eu diria que passei ao longo do tempo a olhar sim para a escala, mas mais distante.

    Essa é uma questão muito importante da qual muitas vezes nem nos damos conta, assim como aquela outra da regulagem da correia para tocar em pé, e ainda daquela outra da postura que mantemos a guitarra quando estamos tocando sentados vs a que a guitarra naturalmente fica quando tocamos em pé. Eu era cabeça dura antigamente e dava pouco valor a estas coisas, mas hoje sei que são extremamente importantes.

    São hábitos que nos levam a tocar com mais conforto, mais relaxados, fazendo não somente que possamos dominar mais o instrumento, mas também evitar uma ler ou tendinite.

    Enfim, foi uma boa pergunta a sua.

    krixzy
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    rcorts
    e relaxamento dos ombros

    Tem solos rápidos que faço com mais facilidade quando relaxo os ombros, postura realmente faz diferença, mas acho que nota-se mais quando estamos tocando algo difícil que é onde exige o máximo de relaxamento do corpo.

    Foi muito bem lembrado a questão que você citou.

    JJJ
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Acho bom poder olhar, de vez em quando. Mas as condições de iluminação nem sempre o permitem... Por isso, é bom não precisar.

    rcorts
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    krixzy
    Foi muito bem lembrado a questão que você citou.


    Valeu! Eu sempre assistia a vídeo aulas de guitarra e nunca tinha visto nenhum guitarrista falar a respeito disso, até que um dia eu estava assistindo uma workshop dos anos 70 do Segovia (no youtube mesmo) e mesmo sem dizer uma palavra vi quando ele trocou olhares com um aprendiz e este imediatamente corrigiu a postura dos ombros para tocar o exercício. Então o Segovia balança a cabeça como sinal de aprovação e o vídeo continua. Essa imagem épica nunca mais sairá da minha cabeça.

    Abç.

    Luiz Fillipe
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Depende muito da escala

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a vocês olham pra escala ao tocar?