Harmonia Quartal - Tópico Definitivo

Autor Mensagem
sgrillo
Veterano
# jan/05
· votar


inthelight
Em teoria o efeito pode ser o mesmo, mais acho q quanto ao som acho que ñ viu...

inthelight
Veterano
# jan/05
· votar


sgrillo
sei lá, soh testando pra ver hehe

sgrillo
Veterano
# jan/05
· votar


inthelight
Uma coisa eu te digo ouve uns JAZZ q vc vai ouvir Quartal pra todo lado...hehehe

chordman
Veterano
# jan/05
· votar


LeandroPanucci
Se nao for te incomodar, coloque a parte teorica em cima daquela tablatura horrivel que fiz para deixar o topico bonitinho..

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


C tem por tensões maj7, 9, #11 e 13. podendo admitir ainda a 5#.
Essa escala de C escrita em quartal aí em cima não é exatamente como usamos. O quartal admissível e representante de C vem do modo Lídio.
Não pensem em campo harmônico , porque vão se dar mal. Quartal é tratado por acorde, MODAL, sem referencia a estruturas tonais. Ainda, é admitida uma segunda ou segunda bemol entre essas quartas mesmo fora da escala(cluster), o que empresta ao acorde um caráter dominante. Pra entender quartal , melhor ouvir o cara que o desenvolveu. MacCoy Tyner.Um pianista que tocava na banda de John Coltrane. Também Bill Evans (com Miles Davis). NO geral todos os músicos de Rock usam quartais, porém, o fazem apenas com duas notas. (uma tônica e uma quarta). Vide , BlacKmore, JimiHendrix.Toam,porém, apenas dentro da pentatônica.Logo, é o mesmo só que com mais duas ou três quartas e dentro de escalas que possui o acorde em sua estrutura.
Ex.: Dm7(9/11/13/#5/b9 notas possíveis no acorde de Dm).
Dm7/9/11/13/#5 estão na escala C Jônico, portanto qualquer shape de quartas superpostas usando notas de C(jônico) é esse Dm.
Dm7(b9) está na escala Bb Jônico.
Além da guitarra e piano, usamos os quartais para escrever nipe de metais e madeiras. Fácil ouvir em qualquer banda de Funk que preste.
Outra coisa : Claude Debussy(França) e o Polonês Chopin
escreveram estudos em quartas. A coisa não é nova não.
O que não se admite é deixar uma terça entre uma corda e outra da guitarra quando a proposta é tocar com o quartal. Além do quartal existe o Quintal (o nome é esse mesmo),sobrepondo quintas sucessivas da escala, mas praticado , sobretutudo, por pianistas . Na guitarra exige uma abertura extrema da mão esquerda ( pode usar , por exemplo, Two hands). Tanto o quartal como sua inversão, o quintal, são mais conhecidos como Open Voices Chord. Os clusters (acordes formados por segundas e segundas menores), como Closed Voices Chord.
São soluções pra quem está com o saco cheio de tocar acordes mela-cuecas formado por sobreposições de tercas e quintas (os ordinários comuns).Cuidado com os cantores de música prapular brasileira ou pra bundar brasileira: é só ouvir um quartal de quatro notas pra sairem desafinando pra dedéu. Em resumo, nem tente aplicar uma quartal para a Ivente Sem_Galo cantar. Vai dar caca... Aquele tipo de coisa(música???), não é feita para quartais. É música tonal, portanto, prefira os de sempre.
Os caras da banda vocal Take Six que normalmente e anormalmente não escuto,já ouvi .Mas, só de passagem... harmonizam as vozes com quartas, sextas e nonas, mas, cantam.Não dizem que cantam. Pintam frases (blocos de acordes) em quartal nas vozes.

Qualquer dúvida entre em contato pelo e- mail
aldolandijr@yahoo.com.br.
Não prometo responder a todas,quer dizer, se eu não retornar é porque entendi a resposta como aula dada. E.... aula dada custra grana.Quanto a dicas aqui no Forum normal. É sempre um prazer poder colaborar.
Aldo Landi
www.aldolandi.com

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


Spike

Quartas justas não. Uma escala de C Jônico não tem só quartas justas.
O IV acorde de C (Jônico) é F B E A ( de cara F B é uma quarta aumentada). O quartal é formado por quartas e quartas aumentadas, Essa ocorre sempre que vc usa a escala diatônica. Qualquer que seja.
www.aldolandi.com

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


Sgrillo:
Meio bizarrão não é o temo . Músicos de rock também usam quartais de duas notas.
Tanto os músicos de rock quanto de jazz se encheram dos acordezinhos de sempre. O que vc chama de bizarro, chamamos de absoluto repúdio ao tonalismo puro. Encheu o Saco. Já deu o que tinha que dar. O que acontece é que vc pode tocar "FRA$E$ E ACORDE$ POLITICAMENTE CORRETO$ E TONAI$.
Ou não tocá-los. Porque o ouvido do meu bisavo gostava do tonalismo eu sou obrigado a gostar...Por imposição genética? Essa coisa de acordes TONAIS (em terças),. As terças, foram uma preferência dos Celtas após serem conquistados pelos Bárbaros do Norte gelado(é certo que a harmonia como conhecemos nasceria muito mais tarde).Tudo muito antigo e putrefado. Eu acho um barato ( leia lástima) um cara novo tocando aqueles acordes que Elvis Presley tocava... e já era sucesso em 1953! Enquanto , Miles Davis não tinha , ainda, modificado o sistema para modal e fundado a escola Cool( que se deu entre 56 e 57)...
Será que o Jazz Modal é mais velho que o Rock? Seráaaaaaa ? Seráaaaaa?...
Bom vc colocou a sua opião e eu a minha. Sem Brigas aqui , por favor. É só questão de gosto e cultura. Respeito a sua. Portanto....

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


chordman
Bom vejo que vc conhece o assunto.... Enfeitar o solo? É só pra isso? Vc poderia ampliar seu texto, porque deve saber bem que não é só pra isso. Caso contrário tá deixando a molecada no atalho que leva a algum lugar entre o infinito e a eternidade pra atingir o objetivo.
Qualquer TEMA ( tema e não solo) que ouví de 64 pra cá em jazz, tem uma enorme quantidade de quartal no acompanhamento (e clusters) . Não só na hora do solo . O Hancock, Corea, Joe pass, B. Kessel , Wes,Sco, ficariam um tanto surpresos com a sua colocação. Não justifica...
Mas, é só minha opinião.Como disse a outro membro, respeito a sua.Não vamos discutir por tão pouco... he he he he ...
Grande abraço,
Aldo Landi

inthelight
Veterano
# jan/05
· votar


aldo landi
putz, o q vc postou aqui já foi uma aula hehe.Valeu cara. Esse uso de quartais de 2 notas no rock seria tipo Smoke on the Water, né?

Mas vc acha que é interessante fazer quartais de 4 notas num improviso de rock, por exemplo, sem soar "atonal"? só para dar uma cor na musica?

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


chordman

Desculpe encher o saco, mas, lembrei de uma coisa:
Eu tenho aqui umas gravações do Djavan (Studio... vários cds) Veja que barato:
O canário está cantando e tocando violão direto (em todas as 11 faixas). Tem mais um piano rhodes acompanhando ...aí ... a guitarra! Hélio Delmiro...
Advinha? Com o que a guitarra está harmonizando? Quartal!!!
O que iríamos colocar ? Os acordes que o canário toca no violão ou os do piano? E não deixemos de lado meu amigo Sizão Machado... o baixo! Que baixista não dispara quartas? Sempre foi e sempre será. No fundo sempre tem alguém se metendo nas quartas, seja lá o instrumento que for dentro da banda.
Aldo LAndi

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


ÉEEEEEE!!!v viu? Tudo começou , porque o Blackmore ouvia Jimi Hendrix. Tenho a rolling stone de 72 que ele afima tudo isso. Acho que Jimi usou quartal pela primeira vez no Bold as Love (68) pra fazer rock ( o blues já usava). A ex-mina dele havia casado com o Miles Davis. Aí ele foi lá Jantar ( sei lá se rango ou a ex- mina)|, O Miles disse " - Cara toque quartal" Dizia o Miles que Jimi ficou com aquela cara de cuzão... aí o Miles mostrou no piano.. Jimi disse : AH ! é isso? aí sairam tocando. Incluiu no rock. Afinal era preto ...

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


Atonal é uma palavra que pode expressar tudo que não é tonal ou politonal.
Pode. É meio cênico. Digamos que vc quer dar um toque pessoal numa música cuja letra, trecho, invoca algo mais telúrico, agressivo, , nesse caso use os clusters e quartais. Pode mesclá-los a certas terças pra atigir o som que deseja no acorde. Usei desse recurso em muitas trilhas e Jingles que escreví. Ainda hoje ouço todo dia em certas campanhas publicitárias (mais nas institucionais) tipo anti drogas, aids, pirataria é crime... Mas, não só. Veja cena 1 - Sujeito vai entrando em casa , dia nublado... porta rangendo ( use cluster e quartais).
cena 2- sobe a escada ... meia luz... ( idem)
cena 3- cabre a porta do banheiro... ( idem)
cena 4- abre a tampa do dito cujo e urina!!!! ( Tonal!!! Ô felicidade!)

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


Mais tarde volto e passo por aqui.
Abraços!

inthelight
Veterano
# jan/05
· votar


aldo landi
Muito esclarecedor hehe, valeu! Vou tentar por em pratica tudo isso

Vitor Vivão
Veterano
# jan/05
· votar


Essa quarta aumentada não poderia entrar como tritone?
E o acorde de 4 ou sus, não tem efeito de dominante?
Não fica "estranho" colocar uma 7M?
Acho que o macete é usar no modo plagal...

Desculpe tantas perguntas...

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


cena 2- sobe a escada ... meia luz... ( idem)
cena 3- abre a porta do banheiro... ( idem)
cena 4- abre a tampa do dito cujo e urina!!!! ( Tonal!!! Ô felicidade!)


he he he he vou encher a minha lata de cerveja e abusar dos quartais....

Valeu Aldo, agora dá pra colocar os dois pés neste assunto.

inthelight
Onde tem fumaça, TEM fogo!!!

chordman
Veterano
# jan/05
· votar


depois dessa peço para me arrancarem do topico.....

sgrillo
Veterano
# jan/05
· votar


aldo landi
eu ñ disse q o som é bizarro, disse q o tempo q esses quartais são usados no JAZZ, ñ só os quartais como o resto é bizarro, mas ñ encare esse bizarro como uma coisa ruim, entendeu o q eu quis dizer???

Eu concordo com vc o lance do Tonal é uma coisa q estamos acustumados a ouvir...podemos dizer o mesmo das Cadências, os famosos I-IV-V, VI-IV-V, II-V-I, e dai por diante, já foram feitas milhoes de musicas com essas cadencias e nossos ouvidos estam treinados a gostar dessas sequencia...

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


chordman
nada cara. Fica aí com a gente . eu que sou um pentelho!


Vitor Vivão >>>> Aldo Responde:


Essa quarta aumentada não poderia entrar como tritone?

R: é um trítono.
E o acorde de 4 ou sus, não tem efeito de dominante?
Sus 4 não é dominante . Dominante tem trítono obrigatóriamente ( em C maior as notas F e B particulares do G& quinto grau que o prepara , porque a nota F pede E por aproximação e B pede C . É esse o fenômeno do trítono, possuia as notas de aproximação por 1/2 tom do acorde da tônica. O Sus quarta é um acorde de quarta suspensa e não um quartal que é a matéria abordada aqui. Sus 4 está no lugar de F maior ou seja

C| Gsus4| G7(b9)| C | equivale a:
C| F9 | G79b9)|C |
Não fica "estranho" colocar uma 7M?
R: estranho é não colocar. Veja o BOP tem sempre duas sétimas na escala. Sem elas não dá BOP.
Acho que o macete é usar no modo plagal...
R:então acabou de fazer isso quando usa GSUS4 e vai direto pra C. ou seja = F9 que vai pra C ... mais plagal impossível

Desculpe tantas perguntas...
R: Fique a vontade!
www.aldolandi.com

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


LeandroPanucci >>>> mas depois das cervas,de vez em quando, cê dá aquela urinada básica pra felicidade das orelhas mais incultas!!! Tonal neles já que exigem! Sempre digo Leandrão: Minha orelha não é penico, se a sua não é latrina , desliga o Rádio!

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


inthelight
Onde tem fumaça, TEM fogo!!!

Onde tem Aldo Landi tem incêndio! ( êta arrogância, he he he!) e dependendo do incêndio nem água apaga....

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


aldo landi

Quando estava começando a bater (nem digo tocar) um violãozinho eu via nas revistinhas o acorde F/G e ficava curioso com o efeito que rolava neste acorde, não era simplesmente um Fá maior com 9 no baixo... aquilo me era meio estranho... só depois que fui sacar que aquilo era um Gsus4... as revistinhas me enganaram por muito tempo he he he e até hoje... este acorde (Gsus4) tem mais efeito como subdominante, não é? No lugar do IIm7 ou do IV...

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


EXATAMENTE ! Aí Garoto! G4 que carrega a subdominante completa. Sem trítono, Virá a ser dominante com o relaxamento da 4 para 3maior, ou seja quando a nota c descer para B. Soa como subdominante. Seu raciocínio está certo. E está lá a dominante pronta no gatilho.... a nota G fazendo pressão para resolver em C. digamos que é Vadd 4(9). Mas que soa subdominante soa.
Abração Leandro.

Vitor Vivão
Veterano
# jan/05 · Editado por: Vitor Vivão
· votar


Só... viajei!!!
Confundi 11 com 13b, sus tem efeito de dependente e não de preparação.
E o tritone é bastante usado como substituto da dominante no jazz, né?
Ex:
G7 » Db7

Meu professor montou uma harmonia assim,
pra eu treinar as escalas Mix. e Lyd.7

Desculpa fugir do assunto...

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


Vitor Vivão

O mesmo trítono que tem no G7, que quando invertido vira o Db7(#4), também tem nos acordes diminutos, que se invertidos, geram outros diminutos, que também se invertidos, geram acordes X7(b9)... enfim... muita coisa, muitas janelas...

Vitor Vivão
Veterano
# jan/05
· votar


Ah... sou pianista e não guitarrista, pode me xingar!!! rs
Uso mais os openchords em 5, como você já disse...

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


McCoy Tyner é pianista e usa quartas também. Muito mais questão de estilo. Soa mais truncado. Bill evans tocava com todas as quintas partindo do dedo mínimo da mão esquerda . Na direita sobrepunha gerando clusters.

Curly
Veterano
# jan/05
· votar


aldo landi

MCoy Tyner é um pianista q basta ouvir um compasso p/saber q é ele... P/mim é o melhor, tive o privilégio de ver ao vivo 2 vezes... vc é o mesmo Aldo Landi q deu uma entrevista à Guitar Class ? Se for, curti muito o arranjo de Giant Steps e a frase "imagina um guri de 11 anos querendo uma guitarra com a humanidade contra"....

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


Sim sou eu mesmo. Agradeço o elogio,, não sei se mereço e digo: Vc está no caminho certo. O som é Tyner para cá! parabéns. Imagino brother! Nós tinhamos a humanidade contra e o governo militar. Imagina então o que achavam os pais e mães, tios e tias, avos e avós...
Aldo Landi

chordman
Veterano
# jan/05
· votar


Que tal criar um topico só para o Aldo Landi.
Esse cara é de outro planeta!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Harmonia Quartal - Tópico Definitivo