Harmonia Fucional, Modal e Quartal!

    Autor Mensagem
    Line-Frango
    Veterano
    # jan/07


    Ae pessoal eu to numa gana de aprender mais a fundo estas funçoes da Harmonia!!

    Pesquisandu em Outros topicos entendi isso:

    Harmonia Funcional: Tem haver com acordes Tonica, Dminante e Subdominante!!

    Tah mas e aí? Isso me serviria para montar Sequencias Harmonicas???
    NUm intendi a real intençao disto.

    Harmonia Quartal Tem haver com acordes com T 3ª 4J,mas ond encaixo estes acordes? Pq usaria estes acordes???


    NUm intendi direito o proposito testes quisitos Harmonicos!!!!!

    Me ajudem!!!!!

    Valew

    stenyosullivan
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    up

    Memphis_
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Galera eu não sei muito, então os q sabem ajudem o cara pq eu tbm quero saber!!!!!!!!!!

    VLW!!!!!!!!!

    Line-Frango
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    stenyosullivan
    Memphis_
    É um assunto muito bom, complexo....mas é bom a pessoa ter ao menos uma noçao, pq aí num fica tao perdidu..

    valew

    leandro rodrigues
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Line-Frango

    Para você entender bem as harmonias que você citou aí em cima, você tem que conhecer primeiro: Formação de acordes e intervalos, no mínimo.

    Caso contrário você não vai entender bulufas.

    Comece a estudar esses ítens: Formação de acordes/ Harmonia e Improviso/ Escalas/ Modos/ Intervalos e outros.

    Line-Frango
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    leandro rodrigues
    Mano formaçao d acordes ja sei.....escalas tambem, intervalos tb.....Modos gregos tb (ja sei ond aplicar tb)....

    Só num sei oq citei acima!!!!

    valew

    leandro rodrigues
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Line-Frango

    Vou deixar aqui um link, com acordes e notas

    Harmonia Quartal

    http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/composicao_m usical/harmonia.htm#quarta

    Catracador
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Bem...
    Tentando responder:

    Harmonia Funcional é um termo atualizado para o que sempre se conheceu por Musica Tonal que é quando lançando mão das funções harmonicas dos acordes dentro de uma tonalidade (tonica, dominante ou subdominante) a sequencia harmonica sugere a resolução ou uma expectativa de resolução. Ou seja:
    Musica tonal é o tipo de musica onde se tem a resolução ou sua expectativa. A grosso modo, simplificando seria o famoso I - IV - V

    A musica modalé livre, não tem compromisso com uma ordem lógica na construção. Vc pode tocar ou criar qualquer coisa ou seja "o seu modo". É imprevisível a menos que vc já tenha entendido o "tema" da musica. existe 3 tipos: Os naturais, que são os modos gregos formados a partir da escala maior (modo jonio), os regionais ou folclóricos que são característicos de povos, regiões ou culturas e os sintéticos, que são os "inventados" de acordo com o que vc quer dizer com sua musica.

    Musica Quartal
    Os acordes na musica contemporanea ocidental são criados com base no "empilhamento de terças", a musica quartal ainda é um ramo meio experimental mas em linhas gerais é a formação de acordes com base em intervalos de quarta, desta forma sugerindo novos campos harmonicos e escalas. É interessante, mas por ser experimental ainda é incopreensivel para a grande maioria dos ouvidos, e se aprofundamos demais neste assunto acabamos esbarrando em uma limitação física dos instrumentos musicais contemporaneos, que foram concebidos para obedecerem à outra estrutura musical. Ou seja: É uma forma nova de se fazer musica, é muito interessante mas ainda é muito experimental

    Já que vc quer se aprofundar nestes assuntos, que na verdade é a alquimia da musica, uma sequencia lógica para se estudar (sem pressa!!) é a seguinte: (aqui no forum tem muito material, mas o ideal é um bom professor)
    - Formação de acordes
    - Escala natural e campo harmonico
    - Funçao harmonica de cada acorde dentro do campo harmonico (Isto é harmonia funcional) Este assunto é extenso!
    - Analise de sequencias harmonicas (Essa parte é bacana! Se vc tiver seguido bem a sequencia de estudos quando chegar aqui vai se espantar com o quanto sua cabeça abriu!
    - Modos derivados da escala natural (aqui entra harmonia modal, os famigerados modos gregos!!)
    - Modos Sinteticos
    - Depois disso comece a viajar na maionese e aprofunde no que quiser brincar. Temas doidões é que não faltam. Musica quartal, musica atonal, cacofonia, etc etc etc

    Tomara que tenha sido um pouco esclerecedor...
    E lembre-se não tenha pressa!! Não adianta entender de tudo e não saber fazer uso. A aplicação é mais importante que o estudo. Temos que estudar e tocar! Tocar muito!

    E o conceito mais valioso, que um professor me disse: É terrivel saber o nome das coisas antes de conhece-las. Nos restringe e preforma.
    Temos que estudar não para nos moldar. Musica não é isto. Musica é liberdade, intuição e expressão.
    A gente não estuda para conhecer o nome das coisas. A gente estuda pra entender e saber o nome daquilo que a gente já conhece.
    A musica é livre, o estudo é só entendimento!

    Valeu, moçada!

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    A musica modalé livre, não tem compromisso com uma ordem lógica na construção.

    ehauehiauehaieuah que isso?? piada ?????

    bicho harmonia modal nao tem nada a ver com "o seu modo"


    senao existira harmonia JEITAL, pq tem a ver com meu jeito!! ou entao harmonia TOCAL pq tem a a ver como eu toco!!!

    http://rapidshare.com/files/11713355/quartal.mp3.html

    composição minha

    os primeiros 54 segundos é harmonia quartal!! depois é modal!! e claro recheado de acordes de emprestimo modal :P



    conserta isso ae!! pq senao voce vai influenciar errado as pessoas!!

    Catracador
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Parabéns, brother!
    Vc toca do seu jeito mesmo sem saber conceitualmente ao pé da letra o que está fazendo. Isto é legal, ponto pra vc.

    Mas conceitualmente vc está equivocado. Não fiz nenhum tipo de piada. Na musica modal não existe obrigação de preparação ou resolução. Esta é a liberdade da musica modal. Vc toca o que que quiser, diz o que quer dizer com sua musica e depois se preocupe em dar nome para o que fez. Se é Lidio, Mixolidio, Lidio 7+, modo Tocal ou Jeital pouco importa!

    E obviamente vc pode misturar todos os conceitos e fazer a musica que quiser fazer!

    Mas não diga besteira. Emprestimo modal existe em musica tonal, o que vc está chamando de emprestimo modal se chama modulação!

    Mas o que vale é a intenção.

    Um abraço.

    John Arch
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Jabijirous
    Quando ele falou em "seu modo" não quis dizer q isso é a definição de modalismo. Só disse q não há determinadas regras constantes do tonalismo, não há compromisso com tensão e resolução.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    John Arch
    Catracador


    agora ta explicado!! quando a gente escreve uma coisa tem que pensar no q o leitor vai pensar!! do jeito que voce colocou eu pensei outra coisa!!!

    o que vc está chamando de emprestimo modal se chama modulação!

    nao nao!! emprestimo modal é uma coisa, modulação por emprestimo modal é outra!!

    nessa musica ae que eu fiz ela tem harmonia quartal, e modal, depois fica no tonal onde eu uso os AEM! nao botei essa musica pra ter status, só botei pro cara ouvir como soa!! ja que só falar de harmomia é pouco, tem que ouvir!!!

    agora Vc toca do seu jeito mesmo sem saber conceitualmente ao pé da letra o que está fazendo. Isto é legal, ponto pra vc.

    hehehehehehe sem saber conceitualmente ??? como assim hehehehe :P

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Na musica modal não existe obrigação de preparação ou resolução.
    Existe cadência modal sim. A diferença é que não é baseada em tensão e relaxamento, como no tonalismo.

    Catracador
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Hehehe

    Jabijirous
    Agora vc explicou! Do jeito que vc escreveu eu também tinha entendido outra coisa. Hehehe

    Ken Himura
    Beleza, brother! Concordo com vc. A cadencia modal existe, mas ainda assim ela é livre de regras, ela simplesmente acontece como consequencia do que sua musica quer dizer.

    Abraço moçada!

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Catracador

    eahueahieuahieheiauheiauh ta certo cupadi heauehiaueah

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Catracador

    - Depois disso comece a viajar na maionese e aprofunde no que quiser brincar. Temas doidões é que não faltam. Musica quartal, musica atonal, cacofonia, etc etc etc

    Eu digo que é a pertir deste ponto que você realmente começa a estudar música de fato.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmonia Fucional, Modal e Quartal!