Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial

Autor Mensagem
Voz_Violão
Veterano
# jun/12
· votar


Alguém por favor digam alguma coisa, preciso saber se to fazendo certo.
Cadê os professores desse fórum???

Voz_Violão
Veterano
# jun/12
· votar


Galera eu vou postar aqui até alguém me responder se os campos harmoônicos que montei estão certo ou não.
Creio que o fórum é pra tirar duvidas mas até agora nenhuma alma apareceu aqui pra responder.


Voz_Violão
Veterano
# jun/12
· votar


Preciso logo de uma resposta, pois atualmente estou estudando muito sobre cadencias harmônicas, campo harmônico, preciso tirar algumas duvidas ainda sobre dominante secundária mas sem ajuda fica difícil, postei minha duvida já faz tempo e ninguém deu bola.

Denis Guitar
Veterano
# jun/12
· votar


Voz_Violão
Olá.

Calma, calma, hehehe. Aí vai a resposta.

1 - O segundo grau da harmônica é um acorde meio diminuto, ou seja, Tm7(b5). Também pode ser representado pela bolinha cortada no meio. Você usou o símbolo do diminuto, que é um acorde diferente.

2 - Grau 7 da harmônica é um diminuto, tá correto. O único errinho foi o sétimo grau de Gm Harmônico que deveria ser F# e não F.

3 - O sexto e sétimos graus da melódica também são meio diminutos, bolinha cortada no meio = Tm7(b5).

4 - O primeiro grau da melódica tá certo, mas ele não é usado nessa forma. Usa-se Tm6 ao invés, pois a nota de novidade na melódica é a alteração da sexta. Menor com 7M é característica da harmônica.

5 - O campo harmônico não se limita a esses acordes, podes pensar nas notas de forma enarmônica e achar mais possibilidades.

Exemplo 1:

Am harmônica

Am7M | Bm7(b5) | C7M(#5) | Dm7 | E7 | F7M | G#o

G#o = Bo = Do = Fo
Dm7(b5) -> D F Ab(G#) C
Fm7M-> F Ab(G#) C E

e assim por diante, então o campo harmônico é:

Grau 1-> Am7M
Grau 2-> Bm7(b5) ou Bo
Grau 3-> C7M(#5)
Grau 4-> Dm7 ou Do ou Dm7(b5)
Grau 5-> E7
Grau 6-> F7M ou Fm7M ou Fo
Grau 7-> G#o

Exemplo 2:

Am melódica

Am6 | Bm7 | C7M(#5) | D7 | E7 | F#m7(b5) | G#m7(b5)

Grau 7-> G#7alt
Notas (T 3 7): G# B# (C) F#
Alt: b5 (D) #5 (E) b9 (A) #9 (B)

F#m7(b5) -> F# A C E = Am6

Bm7-> não é usado nesse campo, ao invés usa-se B74(b9)

Grau 1-> Am6 (melhor) ou Am7M
Grau 2-> B74(b9) ou Bm7 (não usado)
Grau 3-> C7M(#5)
Grau 4-> D7 (subdominante blues)
Grau 5-> E7
Grau 6-> F#m7(b5)
Grau 7-> G#alt ou G#m7(b5)

Usa-se também o sétimo grau sem alteração (como se fosse o dórico), então é comum aparecer G7M, mas continue solando com a melódica.

Outra coisa, faltaram alguns campos harmônicos, ao total são 15 harm e 15 mel.

Abraço!

Voz_Violão
Veterano
# jun/12
· votar


Denis Guitar

Obrigado pela força, eu imaginei que o diminutos fossem meio diminuto, pois no campo harmonico maior é meio diminuto, na duvida acabei colocando diminuto.
No 7° grau de Gm foi mancada minha, falta de atenção, já até consertei aqui.
São 15 campos no total mesmo, é que eu escolhi apenas as 7 notas naturais que não possuem acidentes.

O campo harmônico não se limita a esses acordes, podes pensar nas notas de forma enarmônica e achar mais possibilidades.
G#o = Bo

Agora faz sentido, na musica sapato velho do roupa nova no cifraclub tem o acorde B° num determinado trecho da musica, porém no dvd acústico nesse mesmo trecho eles tocam G#°.
Interessante isso.

Eu vou brincar um pouco nesses campos harmônicos e tentar compor umas musicas com essas regrinhas que você me passou.

Valeu cara
Abraço

De Ros
Veterano
# jun/12
· votar


Denis Guitar

Cara muito bacana a tua resposta, mas fiquei curioso - Porque seriam 15 campos menor harmonicos e 15 menor melodicos?

De Ros
Veterano
# jun/12
· votar


Eu só imagino 12 de cada...

Drinho
Veterano
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar


Eu só imagino 12 de cada...

2

Acho que preciso voltar a ler hehehehe

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


Eu só imagino 12 de cada...

Denis Guitar

Agora eu também fiquei curioso.

Perguntei pra minha mãe e ela disse: "tenha modos, meu filho" :/

Denis Guitar
Veterano
# jun/12
· votar


De Ros
Não tem mistério, são 12 casas, então na teoria 12 escalas, mas 3 são enarmônicas. 12 + 3 = 15. A teoria aceita as escalas com 0, 1, 2...7 acidentes (sustenidos ou bemóis). Então...
1 escala com 0 acidentes + 7 escalas com sustenidos + 7 escalas com bemóis = 15.
Vou exemplificar com a maior (diatônica):
0 acidentes - C maior
1 # - G maior
2 # - D maior
3 # - A maior
4 # - E maior
5 # - B maior
6 # - F# maior enarmônico com Gb maior
7 # - C# maior enarmônico com Db maior
1 b - F maior
2 b - Bb maior
3 b - Eb maior
4 b - Ab maior
5 b - Db maior enarmônico com C# maior
6 b - Gb maior enarmônico com F# maior
7 b - Cb maior enarmônico com B maior

Para as melódicas e harmônicas ficam as 15 relativas.

Dê uma olhada nesse ciclo das quintas no Wikipedia-> Aqui

A pra aqueles que acham que não existe tom de Dó# maior, etc... discutam com Bach:

Preludio e Fuga 3 em C# maior

Abraço!

De Ros
Veterano
# jun/12
· votar


Denis Guitar


Uhauhauhuahuha! Eu sou um cara bem mais simples que isso!

Para mim existem 12 tons possiveis e enarmônicos são tons enarmõnicos, ou seja, a mesma coisa só que com outro nome!

Mas bacana considerar que existem 15 tonalidades possíveis! É uma maneira bem interessante de encarar essa questão!

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


Denis Guitar
mas 3 são enarmônicas.

Suspeitei desde o princípio...

Paulo Utida
Veterano
# jun/12
· votar


Fala galera,

Uma pergunta fácil (para vocês) e dificil (para mim).

Sei que a Escala Menor Relativa é retirada do VI grau da escala maior.
Ex: C D E F G A B C
Neste caso, se uma música estiver no tom de C poderia ser usada tanto a escala de C como de Am.

Como devo proceder para encontrar a Escala Maior a partir de uma Menor?
Ex: Se a música estiver em Cm... qual escala Maior deve ser usada?

Resposta: Seria fazer o procedimento ao contrário?
Ex:
I II III IV V VI
E F G A B C

Depois "acertar" a Escala:
E F# G# A B C# ??

Se isso for correto... desconsidera-se o sustenido (#)???

Nossa... não sei se entenderam minha dúvida....
Que é: Como achar uma escala Maior a partir de uma Menor?

Obrigado

Jabijirous
Veterano
# jun/12
· votar


Paulo Utida
use o ciclo das quintas/quartas para isso!

Voz_Violão
Veterano
# jun/12
· votar


Denis Guitar

Somente uma dúvida que está me tirando o sono:

Am melódica
Am6 | Bm7 | C7M(#5) | D7 | E7 | F#m7(b5) | G#m7(b5)

Bm7-> não é usado nesse campo, ao invés usa-se B74(b9)


Isso quer dizer que no II grau do campo harmônico menor melódico o acorde sempre será X74(b9) ou só especificamente no campo de Am??

Jabijirous
Veterano
# jun/12
· votar


12 com sustenido
12 com bemol
12 com dobrado sustenido
12 com dobrado bemol

já dizia o tio Tom Jobim hehehe

Denis Guitar
Veterano
# jun/12
· votar


Voz_Violão
Toda logica se aplica ao tipo de escala independente da tônica, então é melhor que o segundo grau da melodica seja um acorde do tipo T74(b9). Explico melhor.

Observe e toque as cadências...

Dm7 | G7 | C | C
Dm7(b5) | G7 | Cm | Cm
Dm7(b5) | G7 | C | C

Quando o segundo grau é menor se resolve num primeiro maior.
Quando o segundo grau é meio diminuto se resolve num primeiro menor.
Como efeito surpresa é bastante comum o segundo grau meio diminuto resolver no maior. Isso já era popular no barroco onde uma música em tonalidade menor terminava num acorde maior. Observe as suites de Bach por exemplo.
Agora tente tocar o segundo grau menor e resolver num menor, soa estranho.

Dm7 | G7 | Cm | Cm

Pode-se usar esse efeito? Claro, mas é bastante incomum. Por isso a troca do tipo de acorde no campo harmônico. Pegue um songbook do Almir Chediak de Bossa Nova e dê uma vasculhada. Vai encontrar bastante Dm7(b5) resolvendo em menor/maior e quase nenhum Dm7 resolvendo em menor.

Agora, isso é apenas uma recomendação, regras são feitas para serem quebradas. Abraço!

Paulo Utida
Veterano
# jun/12 · Editado por: Paulo Utida
· votar


Ae galera,

Tirando o Jabijirous que tentou ajudar... fiquei na mesma!
Jabijirous... ainda não "estudei" o ciclo de quintas!

Mas achei a resposta continuando o estudo:

Como encontrar a escala Maior de uma escala menor?

Se você tocar uma escala maior, partindo do VIº grau (6a nota), você encontra a menor relativa.

Pra fazer o inverso, e encontrar a relativa maior de uma escala menor, você parte do IIIº grau (3a nota) da escala menor.

C - D - E - F - G - A - B - C (encontramos a menor relativa)

A - B - C - D - E - F - G - A (encontramos a maior)

Na dúvida sobre a formação correta da escala, use o velho método "T S T T S T T", e aproveite pra estudar por intervalos também (T, 2, b3, 4, 5, b6, 7, 8).

No meu exemplo da dúvida... qual a escala maior de uma menor em Cm?
Simples:

C D Eb F G Ab Bb C

Então a Escala Maior da menor em Cm é a Eb

Certo?

Valeu!!!

Jabijirous
Veterano
# jun/12
· votar


Paulo Utida

É pelo ciclo que vc faz tudo, eu disse TUDO. Escalas, harmonia e etc.

Olha esse vídeo



Obs: gente, PELO AMOR DE DEUS, NÃO EXISTE ACIDENTE. A nota não quebrou a haste pq fez um salto de quarta ou de oitava. Chamem de ALTERAÇÃO. A nota foi alterada (sustenido ou bemol) ela não quebrou a haste e virou sustenido.

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


Paulo Utida

Veja este tópico:

Escalas - Utilizando o Círculo das 5as e 4as
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/64422/


Jabijirous
PELO AMOR DE DEUS, NÃO EXISTE ACIDENTE. A nota não quebrou a haste pq fez um salto de quarta ou de oitava. Chamem de ALTERAÇÃO.

Pode deixar (hihihi). Eu vou tentar não chamar mais de "acidente".

Paulo Utida
Veterano
# jun/12
· votar


Jabijirous e Leandro P,

Valeu pela ajuda!
Mas assim... o ciclo das 5ª eu até já conhecia! Mas eu só uso para montar as escalas maiores!
O ciclo das 4ª eu ainda não conhecia!
(no link que o Leandro passou ví um macete de um carinha que achei interessante! É essa parte aqui: Para saber de cabeça os intervalos das escalas maiores decorei a seguinte seqüência:
F C G D A E B (tem que ser no decoreba mesmo) - Achei um macete interessante mesmo!

Já não entendi como encontrar as Escalas Maiores de uma menor usando os ciclos! (como o jabijirou disse...) (se bem que não pude ver o vídeo aqui no trabalho... vou ver em casa!)

E Leandro... o que são notas enarmonicas?
São as mesmas notas com grafias diferentes?
Ex: G# e Ab

E muito boa sua explicação dos ciclos!

Realmente é muita coisa para estudar! As vezes a cabeça funde!
kaokoakoa
Vou começar minha 1ª aula de guitarra na segunda feira!
Espero que melhore!
Sempre toquei... mas por conta e sem nenhuma teoria! kakoakoaka
Abraços!

Denis Guitar
Veterano
# jun/12
· votar


Jabijirous
"Obs: gente, PELO AMOR DE DEUS, NÃO EXISTE ACIDENTE. A nota não quebrou a haste pq fez um salto de quarta ou de oitava. Chamem de ALTERAÇÃO. A nota foi alterada (sustenido ou bemol) ela não quebrou a haste e virou sustenido."

Existe sim, pode-se usar o termo acidente que vem do inglês Accidental (acidental, ocasional, inesperado, acidente).

Teoria da Música - Bohumil Med - "Alteração ou Acidente".

Harmonia e Improvisação I - Almir Chediak - "XX Acidentes Musicais".

Harmonia 1 - Ian Guest - "... calcular o número de acidentes..."

Links:

http://en.wikipedia.org/wiki/Accidental_(music)

http://www.britannica.com/EBchecked/topic/2950/accidental

Jabijirous
Veterano
# jun/12 · Editado por: Jabijirous
· votar


Existe sim, pode-se usar o termo acidente que vem do inglês Accidental (acidental, ocasional, inesperado, acidente).


Sim, essa é a tradução literal do inglês. O termo acidente é outra coisa é de alguém que se acidentou.

Alguns termos em inglês nós temos que adptar para a nossa língua, nós somos brasileiros e falamos o português. Se fossemos usar tudo que os americanos falam estaríamos ferrado, um exemplo.


Sharp = algo cortante, afiado e para gente é sustenido.

Sustenido no dicionário

adj (ital sostenuto) Mús Elevado meio tom. sm Sinal que eleva uma nota de meio tom, quando colocado à esquerda desta, e atinge todas as notas do mesmo nome em um trecho musical, quando colocado no início da pauta. S. de beiço: fermata. S. duplo: sinal indicativo de que a nota, já afetada pelo sustenido simples, deve subir mais meio tom.

Ali diz acidente?

Flat = algo plano, liso e para gente é bemol.

Olha o que diz no dicionário

be.mol
adj (ital bemolle) Mús Designativo da nota musical cuja entoação é um semitom mais baixa do que o seu som natural. sm Sinal indicativo de que a nota musical deve baixar um semitom. Antôn: sustenido.

Diz acidentes??

O Bohumil já está sendo inteligente, para ser mais um pouco ele deveria tirar a palavra acidente e deixar só a alteração.

Vale lembrar que o Ian Guest é gringo e que o livro dele é Berklee puro e o Almir também é americanizado. Aliás, estamos cada vez mais sendo americanizados e a tradução cada vez mais putrefata.

Acidente existe, mas não em música. O cluster seria o que então? Desastre?

É como dizer hoje em dia que não existe Fb Cb E# e por ai vai.

Denis Guitar
Veterano
# jun/12
· votar


Mas no português acidente também se refere ao irregular, que foge do padrão, inesperado. O termo é amplamente usado em música em publicações de prestígio, universidades (sei pois fiz faculdade de música), etc... Eu particularmente não vejo nada de errado em usar essa denominação.

Como você explica então acidente de terreno? Terreno acidentado? Acidente geográfico?

Ou em religião os acidentes Eucarísticos?

Acidente possui mais de uma definição, e uma delas é a alteração do estado natural.

Outra coisa, a maioria dos dicionários traz o siginificado musical atribuido a palavra acidente.

Mas concordo com você que devemos evitar traduzir tudo tão ao pé da letra e buscar palavras em português que caibam melhor e que definam sem ambiguidades os conceitos.

De Ros
Veterano
# jun/12
· votar


Jabijirous

Cara, sempre aprendi muito lendo os teus comentários, mas nesse caso, refleti e concordo com o Denis Guitar (outro que aprendi muito lendo as considerações).

Não me parece errado usar a palavra acidente, mas achei legal tu levantar a questão, pois me fez refletir sobre o assunto e, segundo um tal de Sócrates, autor dos mais belos passes de calcanhar da história, "a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida"!









Para o mais afoitos e loucos para apontar os erros alheios, a confusão com os dois "Sócrates" acima foi uma piada...

Jabijirous
Veterano
# jun/12 · Editado por: Jabijirous
· votar


Denis Guitar

Sim, algo irregular

E quando está na armadura de clave? Fora de padrão? Inesperado?

E sim, eu sei que é usado em faculdades (infelizmente), mas a galera só usa o livro velho da Priolli.

O Bohumil, se fosse um pouco mais inteligente, ele ditava novas regras pois é o único livro de teoria atual aqui no Brasil e muita gente usa ele por ser mais atual que da Priolli.

A música evoluiu e ainda vivemos no período barroco. Não existe livro de teoria atual da música.

É dito acidente por causa da escala natural, ou seja, dó maior. Só que isso foi BEM ANTES DO TONALISMO. Quando surge a tonalidade, na minha concepção, a armadura de clave deixa de ser "acidente" e passa ser estrutura da tonalidade. É como se fosse "natural".

Denis Guitar
Veterano
# jun/12
· votar


Jabijirous
Taí, que tal um texto - "Repensando a Teoria Musical"? ou "Música e Linguagem"? ou "Música - Termos"? etc...

Aqueles velhos erros tipo...

1 - O cara confundir acorde com nota.
2 - Acorde na sétima.
3 - etc...

Jabijirous
Veterano
# jun/12 · Editado por: Jabijirous
· votar


Denis Guitar

Acho que "Teoria Musical do Séc.XXI" está de bom tamanho hehehehe


Acho que já deve ter alguma tese/dissertação sobre isso.

Livro sobre nova notação eu sei que tem, pois tenho vários.

É como livro de harmonia. O povo dificulta algo simples pq quer lançar tudo em um livro, aí complica.

Óbvio que não dá pra lançar tudo, mas com uma boa base histórica ia cair bem.

Tu queres ver uma coisa, modos gregos. De onde vem cada nome dos modos?

Paulo Utida
Veterano
# jun/12
· votar


Putz,
E os caras discutindo entre Acidente e Alteração... (foda!!!)

Minha perguntinha básica (que para mim é um monstro) continua no ar!
Já não entendi como encontrar as Escalas Maiores de uma menor usando os ciclos! (como o jabijirou disse...) (já ví o vídeo e continuo não entendendo!)

E Leandro... o que são notas enarmonicas?
São as mesmas notas com grafias diferentes?
Ex: G# e Ab

Outra dúvida surgiu:
Ao montar a Escala de E e seu Campo Harmonico me deparei com:

E F# G# A B C# D# E (correto?)

Campo Harmonico
E G# B = T - 3M - 5J = E
F# A C# = T - 3m - 5J = F#m
...
..
.
C# E G# = T - 3m - 5J (aqui é a dúvida... o G# é a 5J?)
Deveria ser : T - 3m - 5dim (não deveria?)

Onde está o erro???

Aguardo retorno!!!

Jabijirous
Veterano
# jun/12 · Editado por: Jabijirous
· votar


Paulo Utida

Cara, uma escala é dividida em 2 tetracordes

Dó Ré Mi Fá 1º tetracorde

Sol lá Si Dó (oitava) 2º tetracorde

Pega o segundo tetracorde e transforme ele em 1º tetracorde

Sol lá Si Dó 1º tetracorde
Ré mi fá# (tem que seguir o esquema te tom e semitom) Sol (oitava)

Ou seja, encontramos um sustenido. e por aí vai. O segundo tetracorde vai sempre começar com a quinta, por isso ciclo das quintas.

Assim vc vai saber quantos sustenidos tem em cada tonalidade. Para os bemois é a mesma coisa.

"E Leandro... o que são notas enarmonicas?
São as mesmas notas com grafias diferentes?
Ex: G# e Ab"

Sim, é isso ae.

"C# E G# = T - 3m - 5J (aqui é a dúvida... o G# é a 5J?)
Deveria ser : T - 3m - 5dim (não deveria?)"

Não, é G# mesmo. Está na escala de Mi

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial