Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial

Autor Mensagem
Voz_Violão
Veterano
# jun/12
· votar


Alguém por favor digam alguma coisa, preciso saber se to fazendo certo.
Cadê os professores desse fórum???

Voz_Violão
Veterano
# jun/12
· votar


Galera eu vou postar aqui até alguém me responder se os campos harmoônicos que montei estão certo ou não.
Creio que o fórum é pra tirar duvidas mas até agora nenhuma alma apareceu aqui pra responder.


Voz_Violão
Veterano
# jun/12
· votar


Preciso logo de uma resposta, pois atualmente estou estudando muito sobre cadencias harmônicas, campo harmônico, preciso tirar algumas duvidas ainda sobre dominante secundária mas sem ajuda fica difícil, postei minha duvida já faz tempo e ninguém deu bola.

Denis Guitar
Veterano
# jun/12
· votar


Voz_Violão
Olá.

Calma, calma, hehehe. Aí vai a resposta.

1 - O segundo grau da harmônica é um acorde meio diminuto, ou seja, Tm7(b5). Também pode ser representado pela bolinha cortada no meio. Você usou o símbolo do diminuto, que é um acorde diferente.

2 - Grau 7 da harmônica é um diminuto, tá correto. O único errinho foi o sétimo grau de Gm Harmônico que deveria ser F# e não F.

3 - O sexto e sétimos graus da melódica também são meio diminutos, bolinha cortada no meio = Tm7(b5).

4 - O primeiro grau da melódica tá certo, mas ele não é usado nessa forma. Usa-se Tm6 ao invés, pois a nota de novidade na melódica é a alteração da sexta. Menor com 7M é característica da harmônica.

5 - O campo harmônico não se limita a esses acordes, podes pensar nas notas de forma enarmônica e achar mais possibilidades.

Exemplo 1:

Am harmônica

Am7M | Bm7(b5) | C7M(#5) | Dm7 | E7 | F7M | G#o

G#o = Bo = Do = Fo
Dm7(b5) -> D F Ab(G#) C
Fm7M-> F Ab(G#) C E

e assim por diante, então o campo harmônico é:

Grau 1-> Am7M
Grau 2-> Bm7(b5) ou Bo
Grau 3-> C7M(#5)
Grau 4-> Dm7 ou Do ou Dm7(b5)
Grau 5-> E7
Grau 6-> F7M ou Fm7M ou Fo
Grau 7-> G#o

Exemplo 2:

Am melódica