A guitarra está morrendo lentamente?

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# jul/17 · Editado por: makumbator
· votar


Luiz_RibeiroSP
Estranho que as noticias que li sobre Uber mostravam balanço positivo.

No mundo? Eventualmente pode ter sido positiva se analisar um ou outro mercado isoladamente, mas a empresa como um todo dá prejuízo.

Por exemplo, nos EUA no primeiro semestre de 2016 eles tiveram lucro, mas já no segundo semestre do mesmo ano (e ainda apenas nos EUA) houve prejuízo. No geral (ou seja, levando em conta o mundo todo) eles estiveram no vermelho em 2016, 2015, 2014 e 2013. Há cidades em que eles são extremamente lucrativos (como Los Angeles), mas em outras as perdas são enormes (como na China).


Ismah
Luiz_RibeiroSP

http://www.businessinsider.com/ubers-revenue-profit-and-loss-2015-8?op =1
https://www.theguardian.com/technology/2016/aug/06/uber-chinese-deal-r ide-sharing-india-taxis
http://www.businessinsider.com/uber-reportedly-operating-at-a-470-mill ion-loss-2015-6?op=1
https://www.bloomberg.com/news/articles/2016-08-25/uber-loses-at-least -1-2-billion-in-first-half-of-2016
http://www.businessinsider.com/uber-is-losing-money-on-every-uberx-rid e-2014-7?op=1

https://www.fool.com/investing/general/2015/02/04/amazon-just-admitted -that-its-losing-billions.aspx

http://time.com/3606362/spotify-loses-money/
https://qz.com/409188/spotify-cant-make-money-on-music-so-its-expandin g-beyond-it/

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/17
· votar


Pode ser que não estão se adequando a concorrência, exite Uber, WillGo, Cabify, Televo e nasceram muitas outras. Errado é só existir taxi. A ultima noticia que li foi essa ->
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/uber-fatura-us-65-bilhoes-em-20 16-mas-tem-prejuizo-de-us-28-bilhoes.ghtml
Mas acredito que o mercado arranja um jeito, por isso sou a favor da liberdade econômica pois o empreendedor que vai saber melhor onde alocar recursos, com musica vai ser a mesma coisa.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Pois é, havia lido a mesma notícia citada... 28bi pra quem ganhou 65 não é prejuízo...

makumbator
Moderador
# jul/17 · Editado por: makumbator
· votar


Ismah

Mas essas são as perdas de um ano apenas e unicamente na China (se somar a de outros mercados elas são maiores). Se você pesquisar as informações que foram obtidas ano a ano (acho que há dados desde 2012) no geral eles estão no vermelho desde sempre. Mas é normal, a Amazon começou a dar lucro há poucos anos (passaram anos e anos a fio no vermelho). São empresas que escolhem o crescimento de longo prazo ao invés do lucro imediato. O lance é que precisa ter caixa para aguentar até a coisa virar.

Mas mesmo tendo sucesso (e todas essas empresas citadas são de sucesso) não é correto afirmar que elas estão tendo lucro, pois não estão (com exceção da Amazon, que realmente se tornou positiva).

Lelo Mig
Membro
# jul/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Daqui 10 anos ninguém mais lembra o que era Ubber.

80% destas empresas "em tempos virtuais" estouram, fazem sucesso e morrem em menos de 5 anos.

Um "alguém" fica bilionário enquanto centenas de outros "alguens" vão pro saco!

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


makumbator

Falando assim, eu tenho cada vez mais certeza que sou pobre e devo continuar assim por muito tempo... kkk

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/17
· votar


Empresa foi feita pra lucrar. Sim, tem um monte de empresas que fizeram no passado e estão fazendo agora a estratégia de bancar o crescimento e depois exigir lucratividade. Porém, simplesmente não consigo ver como o Uber pode vir a se tornar realmente lucrativo, mesmo a longo prazo, visto que tem um monte de gente fazendo igualzinho. Todas essas empresas que utilizaram o tal método tinham um diferencial, os investidores apostaram na aceitação deste diferencial pra ganhar mercado. Qual é o diferencial do Uber? Ok, é mais barato que o táxi, mas até aí, eu já usei Uber, 99taxi, e ainda tem a tal cabify que eu nunca usei. Novamente, qual o diferencial do Uber? É como o Lelo disse, tem alguém ficando bilionário às custas de outros, vendendo uma empresa quebrada com a ilusão de que é boa porque o conceito é bom (de verdade é)

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Vamos pro ramo automotivo.
Qual empresa da mais lucratividade ao final do ano?
Fiat, Maserati, Chrysler, Jeep, Alfa Romeo ou Ferrari?

As vezes se esquece de que a maioria dessas empresas sao uma so. É tudo group Fiat, essas e mais pelo menos 2 dezenas de industrias mundiais.

A gente pensa que Uber ta afundando e nem sabe se elas ja comprou 80% do mercado por fora. Pessoal, entendam, empresa grande nao quebra. A marca que quebra, e muitas vezes por motivos puramente estrategicos.

O valor da uma empresa na quantificacao de acoes depende muito do que a empresa apresenta no "extrato", que pode incluir bens fisicos, logicos, existentes hoje, no futuro ou apenas uma projecao. Tudo isso gera valor, "positivo" e "negativo" pra uma empresa na fotografia do final do ano, e isso nao basta pra saber se a empresa ta quebrando ou nao, e sim, se vale a pena comprar acoes agora ou nao. So isso.

velhote
Veterano
# ago/17
· votar


A indústria e o comércio de instrumentos realmente está em baixa e mudando como já foi comentado...., a molecada quer outras coisas, com a tecnologia muita coisa mudou... todos nós sabemos... Talvez com o tempo, nos guitarristas de quarto, da noite, do dia a dia, seremos aquele club seleto e pequeno de apaixonados e provavelmente até mesmo nostálgicos da nossa época... mas uma coisa é certa, se depender de nos (e depende) nos nunca deixaremos a guitarra morrer!!

JJJ
Veterano
# ago/17
· votar


velhote
a molecada quer outras coisas

Mas a maioria dessas "outras coisas" é efêmera... pokemon go like... moda que vem e vai em questão de meses ou semanas.

Guitarra é um hobby (ou trabalho) para a vida.

velhote
Veterano
# ago/17
· votar


JJJ

Entao, vc fez um vídeo muito legal sobre pedais band in the box, não sei nem imagino como colocar aqui seu vídeo, mas acho que talvez o futuro vai por aí, acho que de maneiras distinta, mas tem muita vida pela frente!

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


JJJ
Guitarra é um hobby (ou trabalho) para a vida.

O contra é que cada vez menos pessoas estão tendo esse hobby...

basstreble
Veterano
# ago/17
· votar


Não acho que vá desaparecer!!Além de ser um instrumento com sons versáteis se tornou versátil também em sua empregabilidade em vários gêneros músicas!!Pessoalmente acho o som dela interessante por isso!!Comecei a me interessar por instrumentos pra entender a música e não só sentir ela!!Embora eu só saiba tocar algumas músicas com acorde e não solos, da pra perceber que é um belo instrumentos, assim como os outros kk!!

Paul.Gilbert
Veterano
# ago/17
· votar


Acho que um grande problema, que até já foi citado é que provavelmente existam mais instrumentos fabricados hoje do que pessoas na terra(um exercício de imaginação, apenas).

E como a maioria das pessoas na terra não são músicos e como apenas uma parcela dos músicos são guitarristas, talvez a produção esteja superando a demanda.

Nos 10 anos que toco, só comprei um instrumento novo, uma única vez. O resto sempre foi de segunda ou terceira ou vigésima mão...

O Negócio é formar mais guitarristas se formos pensar comercialmente. Mas são muitas marcas no mercado, só nos usados do ML, vi mais de 30 mil guitarras anunciadas.

Lelo Mig
Membro
# ago/17
· votar


Paul.Gilbert

"apenas uma parcela dos músicos são guitarristas, ..."

Concordo com sua postagem e acrescento:

Nos anos 80 tivemos um boom da guitarra, empurrada principalmente pela onda rock que veio forte na época (Rock in Rio, Hollywood Rock, comerciais com rock de tema, Rock na novela, Rock Brasileiro, Rádio Rock)... depois nos 90/2000 o "Guitar Hero" deu mais um empurrão.........

Agora, a molecada quer tocar cavaquinho ou ukele,... ou não tocar instrumento nenhum e fazer "funk putaria"...

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


up

Gabezorx
Membro Novato
# ago/17
· votar


/\

PguitarMaxx
Veterano
# set/17 · Editado por: PguitarMaxx
· votar


Lelo Mig
Nos anos 80 tivemos um boom da guitarra, empurrada principalmente pela onda rock que veio forte na época (Rock in Rio, Hollywood Rock, comerciais com rock de tema, Rock na novela, Rock Brasileiro, Rádio Rock)... depois nos 90/2000 o "Guitar Hero" deu mais um empurrão.........

o declínio começou no Rock Band

Mas brincadeiras à parte, até ali em 2010, 2011 a guitarra ainda respirava sem ajuda de aparelhos, mas de lá pra cá só piorou. Curioso ver que essas marcas grandes estão todas mal das pernas... Acho que estamos passando por uma fase de transição. Música, em geral, é algo cíclico.

Alex guitar man
Veterano
# set/17 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Não esta morrendo... Só não esta na "moda", só não é " pop"...


Alguém ja postou esse video do Erico Malagoli aqui?!



moisesbodani
Membro Novato
# set/17
· votar


Engraçado que eu faço parte do "meio gospel" (por pior que essa expressão possa parecer) e no meio, a guitarra ainda é proeminente.
Nesse tipo de música, a guitarra aparece bastante, mas normalmente é base funkeada ou som limpo + shimmer e delay e baixo/médio ganho. É uma das poucas áreas onde guitarra ainda é bem importante.

Tanto que, quando o mesário da igreja não coloca a guitarra num volume legal, os próprios membros vem até mim e falam isso, que a guitarra estava mais "apagada", etc.

Entretanto, na música pop, de fato a guitarra está desaparecendo. Tanto que exemplos com guitarra (vide Jorge e Mateus) são exceções.

Moro no nordeste e no pagode e forró a guitarra AS VEZES aparece, mas é bem secundária, se limitando a solinhos de introdução na música e o baixo se destaca bem mais.

Como o Lelo Mig falou, já houve um "boom" na guitarra. O próprio rock em si já foi mais influente. Hoje basta ligar numa rádio maintream qualquer e perceber que o rock praticamente não existe na programação e a guitarra acaba sendo um símbolo do rock, é difícil separar essa percepção, mesmo que em praticamente todos os ritmos a guitarra se encaixe. Isso é totalmente um reflexo do cenário musical atual.

Alex guitar man
Veterano
# set/17 · Editado por: Alex guitar man
· votar


moisesbodani

Concordo sobre a guitarra na Igreja ser potente, querendo ou não, o mundo "gospel" (não gosto desse termo) é mais "atrasado "

Eu uso bastante distorção (medio ganho) aqui, por mais estranho que pareça, temos um povo "jovens de mentalidade" na igreja que gostam de um estilo de rock um pouco mais clássico, então sempre puxamos pra um Blues, Country, pop rock, rock balada (tipo carrie do europe como exemplo e etc) e até um Hard rock as vezes... E povo gosta...


Mas esse papo de guitarra morrendo não me entra, ela teve um boom e ja saiu, só isso..
Se for assim, o Baixo esta morto, o violão esta morto e a viola então?
Se for seguir a mesma regra, a sanfona esta super viva.

moisesbodani
Membro Novato
# set/17 · Editado por: moisesbodani
· votar


Alex guitar man
E povo gosta...

Engraçado que aqui, até o pessoal mais velho da igreja curte um solo de guitarra, uma distorção, músicas mais animadas, etc. Os mais jovens então, nem se fala. A igreja que faço parte é bem conhecida aqui pelo louvor e o pastor incluiu um culto nos domingos que é voltado para os mais jovens onde até a equalização é diferente, a guitarra é mais proeminente, etc. O gospel é um meio onde a troca de informações sobre equipamentos e o próprio mercado de vendas/trocas continua aquecido e ainda tem seus guitar-heroes.

Mas esse papo de guitarra morrendo não me entra, ela teve um boom e ja saiu, só isso..

Concordo! Não "morreu", mas é fato que tanto as vendas, quanto o interesse geral diminuiu.

Se for seguir a mesma regra, a sanfona esta super viva.

Mas está! Uns 15 anos atrás, será que havia tanto trabalho pra eles? Pelo que conheço dos músicos que tocam este instrumento, era algo mais sazonal, como na época do São João, por exemplo. Entretanto, agora, por aqui, sanfoneiro está trabalhando muito e ganhando bem. Tocam desde forró, até arrocha e sertanejo, não falta espaço. Não que os outros instrumentos estejam mortos, mas em termos de procura, há uma diferença absurda. Baterista também tem sido bastante requisitado.

Pleonasmo
Membro Novato
# set/17
· votar


O gospel ainda respira bastante esse formato de banda e deve ser um dos maiores nichos que sobraram.

moisesbodani
Membro Novato
# set/17
· votar


Pleonasmo
O gospel ainda respira bastante esse formato de banda e deve ser um dos maiores nichos que sobraram.

Ouso dizer que se for contabilizar o quantitativo de músicos não profissionais (leia-se voluntários em suas igrejas), é o maior nicho, se formos levar em conta apenas o Brasil.

Mundialmente falando, também é extremamente expressivo, principalmente por ter como referência o Hillsong United, que não é muito difícil de ver tocar com 2 guitarras + violão. Só não arrisco dizer que é maior do que o movimento indie alternativo da Europa e dos EUA porque não tenho dimensão destes.

Amu
Membro Novato
# set/17
· votar


A guitarra não está morrendo, mas está ausente das "paradas de sucesso".
Se vc olhar quem mais vende no planeta, são produções eletrônicas e dançantes, bem parecidas entre si.
Os ídolos da garotada não tocam guitarra, são cantores que dançam e muitos são Djs.
Claro que existem exceções, como John Mayer, Black Keys e outros.
O que acho é que o mundo mudou e as pessoas querem ter retorno mais rápido em tudo.
Eu dou aula de guitarra e produção de música eletrônica, meu trabalho é uma mistura de gêneros. Geralmente, em um mês de aula de guitarra o aluno ainda não toca nada realmente impressionante, enquanto isso em duas aulas de música eletrônica o aluno já consegue fazer algumas batidas e bases simples, mas legais o bastante para compartilhar com seus amigo nas redes sociais...
Guitarra demanda muito mais treino e paciência, mas tenho alunos de 13, 14 anos que estão mandando muito bem, nem tudo está perdido, não mesmo..

PguitarMaxx
Veterano
# set/17
· votar


Com todo respeito, acho que estão sendo muito otimistas.

Os dias estão passando e cada vez menos pessoas de fato se interessam pelo instrumento. Muitos dos que já tocam tem deixado de tocar por inúmeros motivos já discutidos aqui inclusive.. Uma porrada de grandes fabricantes de guitarra endividados. Acho que nunca se teve tantos endorsers e provavelmente nunca se vendeu tão pouco.

Não estar "nas paradas" não é algo ok.

Casper
Veterano
# set/17
· votar


Porque a guitarra está morrendo lentamente?

Porque é um instrumento muito limitado.
Polifonia = 6
Timbre = 1
Saídas = 1 (monofônica)

É um troço quase medieval.

JJJ
Veterano
# set/17
· votar


Casper

Faça a mesma análise para um bumbo.

E aí? Vai viver sem bumbo? hehehe

Casper
Veterano
# set/17
· votar


Caro JJJ:

Viver sem bumbo não dá, até porque bumbo
é um instrumento infinitamente mais importante
que a guitarra.

JJJ
Veterano
# set/17
· votar


Casper

V. Sa. anda muito peralta ultimamente...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A guitarra está morrendo lentamente?