super bonder da show de brilho em guitar ibanez

Autor Mensagem
joca marujo
Membro Novato
# out/15 · Editado por: joca marujo
· votar


agradeco a voce tambem, meu nobre Rafael... pasei muito tempo no anonimato,
simplismente fazendo, os meus trabalhos todos esses anos. tenho pesquisado com cautela, tudo que abrange esta arte da luthiaria, e me considero, o menor entre muitos.
todavia, esse polimento em cima da tao discutida cola, é algo desenvolvido por min, a mais de trnta anos atras ...
por isso, a razao de ser algo praticamente desconhecido, mais tai, um pouco disso tudo.
quisera pudesse, mostrar isso tudo pessoalmente. um abraco e valeu.

Ramsay
Veterano
# out/15
· votar


rafael_cpu
É o tal do efeito "Denorex" que parece mas, não é!!
Eu simplesmente não acredito nessa alternativa que pra mim é uma enorme furada e eu jamais faria isso em nenhuma das minhas guitarras.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar


Ramsay
Usar super bonder em luthiería não é incomum, nem mesmo para escala. O luthier norte-americano Dan Earlwine já usou para escla fretless (clara).
Porém eu nunca ví ninguém usar desta forma como o joca marujo faz, e creio ser contraproducente, pois existem produtos mais confiáveis (epóxi), e, para escalas fretadas (talvez mais em escalas claras), não é necessário (mormente nas escuras).
Abç

Ramsay
Veterano
# out/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendo, mas, o que acontece com a escala da guitarra, com o passar do tempo, do jeito que o joca marujo faz??

joca marujo
Membro Novato
# out/15 · Editado por: joca marujo
· votar


tenho uma rotina de pelo menos uma vez por mes, ir ao centro da cidade. estive hoje, na colonial music, e algo me chamou atencao: um baixo fender squier ativo, de cinco cordas, e o detalhe novo...
escala totalmente polida, com algo que nao se parece, nem selador e nem verniz, bastante blhiante... é como o amigo anteriormente falou, no uso desse tipo de servico dos grandes luthier: já nao é algo tao desconhecido e brevemente, vai emplacar.
nao sei se a pergunta foi pra mim, mais respondo: as escalas brancas, sao fracas em todos os sentidos pois, absorven mais poeira e suor,
envelhecem mais rapida. quanto ao polimento feito com a cola, protege e leva em media uns 10 anos perfeitameinte igual ao do video

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/15
· votar


joca marujo
como faz para trocar os trastes gastos, de uma guitarra com superbonder na escala?

Ramsay
Veterano
# out/15
· votar


Luiz_RibeiroSP

O poder de adesão da Super Bonder é limitado, tanto que já tive dedos grudados com essa cola e com algum esforço consegui soltar.
Então, com trastes de guitarra, solta-los não vai ser um problema.

joca marujo
Membro Novato
# out/15 · Editado por: joca marujo
· votar


voce quando cola um traste, nao cola ele acidentalmente
voce quando acidentalmente em trabalho gruda seus dedeos um ao outro
e percebe a acao da cola agindo, imediatamente voce tente e consegue descolar isto é normal... mais se caiu uma boa quantidade e voce, nao se apercebe logo, nao tente forcar a liberacao, pois vai romper ambas partes da sua pele. e com certeza, vai arder bastante em contato com agua até, pouco a pouco seus dedos soltarem. quanto ao procedimento, para a troca dos trastes sem problema algum... bons trastes, levam em media de 7 a 8 anos, para serem substituido, paralelamente o mesmo tempo de refazer todo o processo OK.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/15
· votar


joca marujo
e neste processo de refazer a aplicação de superbonder, como é retirada o resto de cola velha?

joca marujo
Membro Novato
# out/15 · Editado por: joca marujo
· votar


Luiz, é tudo muito simples. 1 retire todos os trastes gastos, normalmente. com um pedaco de mdf do tamanho da sua mao, venha lixando com lixa 80 para parede de fora a fora 2 lixas é o suficiente. nao faca, muita pressao só o bastante para retirar a cola, depois, use as lixas 400 e 1200 pra madeira, para corrigir os pequenos aranhoes. divida todas as lixas em quatro partes, pronto, tá feito sem misterio OK.

Ramsay
Veterano
# out/15
· votar


Honestamente falando, eu acho que esse tópico é uma perda de tempo!!
Se a cola fica velha, o que com uso severo da guitarra deve ocorrer no máximo em algumas semanas, então ela não presta, simples assim...

joca marujo
Membro Novato
# out/15 · Editado por: joca marujo
· votar


vamos dormir fiquem com Deus, amanha é oum outro dia.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Ramsay
Com a escala em sí, nada, mas a camada de cola bonder aplicada, com o tempo vai rachando (nas bordas, nas proximidades dos trastes, em locais em que há movimentos em função dos ajustes de tensor, etc), é por isso que não acho que o uso desse material de modo generalizado seja adequado. Já o epóxi de alta resistência (novalaca) sim tem durabilidade muito maior e é mais resistente fisicamente que o Cianoacrilato. Mas, como nunca fiz isso nesta escala de uso, não posso ser taxativo.
Abç

joca marujo
Membro Novato
# out/15 · Editado por: joca marujo
· votar


grande mauricio, obrigado por sua coerencia e obrigado, por esse detalhe...
na aplicacao das laterais, é obvio que ali, a textura deve ser igual, como a de toda a escala. nao pode haver falhas, nem na aplicacao, nem na hora de se lixar. concordo ser um serviço, um tanto delicado e trabalhoso, mais nada impossivel de se obter, pleno exito. abraco

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a super bonder da show de brilho em guitar ibanez