super bonder da show de brilho em guitar ibanez

Autor Mensagem
joca marujo
Membro Novato
# out/15 · Editado por: joca marujo


testei muitos vernizes bem logo no pricipio de meus trabalhos,
até o dia que descobri a utilidade dessa cola incrivel...
bastante resistente e fácil de se usar, sabendo-se trabalhar se vai longe,de forma rapida.
https://www.youtube.com/watch?v=l-9-lFCw1LA&feature=youtu.be



DoisUm
Membro Novato
# out/15 · Editado por: DoisUm
· votar


Qual foi sua motivação pra substituir o verniz ou seladora na escala por super bonder?

Quando tens de envernizar um corpo também usas a cola?

Como se retira a cola da escala, caso seja necessário?

Como fica a movimentação dos dedos pelas casas? Deslizam com a mesma suavidade de antes??

joca marujo
Membro Novato
# out/15 · Editado por: joca marujo
· votar


muitos vernizes perdem o brilho mais rapido,deixam a madeira mais vulneravel ao frio e ao calor. muitos as vezes levam mais tempo para secar, rapidamente tambem se desgastam.... a cola quando bem aplicada e essa cola durante todos esses anos, ja foi melhorada 3 vezes pelo fabricante. acredito, ser bem melhor.

2 resposta:gastei 400 tubos no violao meu, da di giorgio... do ano de 1982 levou 4 meses para eu preparar, aplicar, lixar e polir. deixei ele gardado quase 2 anos para remontalo novamente e vendelo posteriormente, ficou uma beleza.o cara lutou até que comprou..somente esse violao e nada mais alem de mais de 1700 bracos polidos,ou vamos dizer assim, envernizados com super bonder...

voce nao deve fazer esse tipo de servico, se acha que nao é legal.
pois só vai tirar se gostou, depois de muito tempo. faca o procedimento completo sem duvidar como eu fiz..; primeiro pra mim, depois para os outros. e a maioria dessas pessoas sao musicos profissionais. o servico dura bastante tempo....se precisar disfazer lixa cada uma das casas sem pressa, com as lixas adequadas... o tempo pra isso é dia e meio ,ok...

quanto ao deslizamento ou a fluencia dos movimentos é algo fenomenal, se ficar semelhante, ao que tá no video... mais explicacoes https://www.youtube.com/watch?v=qRHupZahN-s

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Realmente vc deve ser patrocinado pelo fabricante, e usar até de tempero... Mas, cada louco com suas manias, se está funcionando para vc e seus clientes, não sou eu que vou dizer que não pode.

Não sei se sabe, mas é proibido spam no fórum, e ao que parece esse é o segundo tópico a respeito. Não estou te podando, nem querendo dar contra, mas dando um toque.

joca marujo
Membro Novato
# out/15
· votar


querido ismah nao sou pratocinado por ninguem... e acho muita ignorancia
vinda da sua parte , por achar que tempero comida com este tipo de produto.
segundo, sou uma pessoa normal ,livre de manias bobas e sem preconceito,gracas a Deus...
a questao é que muitos ,mostram alguma coisa que dá resultado, outros nao.
nao é minha intencao abusar ou desmerecer trabalhos de outros,mais este é o meu,e faz tempo que o faco e vem dando certo. o mais um abraco nao voltarei a te responder quantos as demais coisas, pois vejo ser bem diferente as opinios.
se abusei da oportunidade dada a mim pelo forum me desculpem nao foi minha intencao. abraco, jmarujo luthier.

entamoeba
Membro Novato
# out/15
· votar


joca marujo
gastei 400 tubos no violao meu

Isso deve ter saído caro.

Você já comparou os preços? Será que o uso dessa cola no lugar de verniz se justifica?

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


bichão, acho que o que ele fez foi uma piada. é obvio que tu não tempera comida com super bonder, pois poderia causar intestino preso.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


o cara, peguei o super bonder mais barato que achei no mercado livre (5 reais) e mutipliquei por 400. o que deu 2000 conto.

é isso mesmo?

achei quase 4 litros de verniz por 300 conto.

Homem Cogumelo
Veterano
# out/15
· votar


joca marujo
gastei 400 tubos no violao meu

Compensou gastar tanto?? Acho q saiu muito caro, pelo jeito!

Esse negocio de usar super bonder em acabamento eu acho muito interessante. Vi que é usado pra preparar tampos de spalted maple (preencher buracos e defeitos na madeira), como também pro próprio acabamento!

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


No ano de 1982 o super bonder devia ser mais barato... ou não!

Lelo Mig
Membro
# out/15
· votar


joca marujo

Havia deixado minhas dúvidas, com relação a usar um produto que não foi desenvolvido para ser verniz e nem desenvolvido para "combinar" com madeira no outro post que você fez sobre o assunto.

Você não respondeu....

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


joca marujo
Aguardo as respostas da perguntas que o Lelo Mig te fez. De resto, meu recado foi dado.

joca marujo
Membro Novato
# out/15 · Editado por: joca marujo
· votar


o violao é do ano de 1982 o servico foi feito por min no ano de1989.
gastei toda essa quantidade de cola porque retirei completamente, todo o verniz opaco e sem blilho...
e apliquei pouco a pouco, 4 camadas por completo nele todo,
5 no braco e 8 na escala, coloquei boas tarrachas, alinhei a escala, coloquei trastes jumbo da dunlop,e cordas boas, e nao me arependo, do que fiz e gastei, levei 2 anos pra deixar ele pronto.
nesse tempo ,o valor da caixa com 48 tubos, custava no makro atacado, 27 reais. hoje no mercadao menezes ,campeao de venda, bem proximo onde moro custa 87 reias.
na epoca gastei uma faixa de 240 reias e uns quebrado em cola, com o restante do trabalho que fiz, o intrumento aberou a casa dos 980 reais. usei ele por um tempo, e que beleza ele ficou. muita gente achava ,que era brincadeira mais foi isto que fiz... vendi ele por 1500 reias de duas vezes, lucrei 1000 na bucha. acho que valeu a pena esse esforco....

boblau
Veterano
# out/15
· votar


Achei o trabalho lindo. No vídeo pelo menos achei muito bom.

joca marujo
Membro Novato
# out/15
· votar


obrigado pela critica positiva grande boblau
Deus continue te abencoando

Homem Cogumelo
Veterano
# out/15
· votar


joca marujo

Entendi!! Cara, pelo menos ficou linda mesma a escala!! E valeu mesmo a pena o uso no violão = $$$$

Tu sabes se tem algum vídeo mostrando o processo de aplicação, lixamento e tal??? To afim de usar a cola numa escala de pau-ferro, de um baixo fretless q to tentando construir!!

Ah, e obrigado por dividir sua experiência conosco!!

Olha aí como fica um top de spalted maple com a super bonder !!


joca marujo
Membro Novato
# out/15 · Editado por: joca marujo
· votar


grande homem cogumelo, valeu pela reciproca dentro dessa nova arte, que vem se destacando, pouco a pouco das mais diversas possibilidades. e que realmente,é um show a parte...
alinhe perfeitamente sua escala, isole as laterais e por ser um baixo fretless, em cada abertura da escala, venha preenchendo somente com a cola, quando zerar, lixe com as devidas lixas: 220 pra parede 400 dagua , 1200 p/madeira, aplique 8 tubos, de duas em duas demaos,
a cada 25 minutos,com um pequeno pedaco de espuma em camadas leves, em media dois tubos, para as duas primeiras demaos. aplique em sentidos diferentes cada tubo, espere um dia e meio para secar. hora de entrar em acao...
divida a lixas ja citadas, em quatro partes e venha lixando por igual com um pedaco de mdf e pouco a pouco, o processo vai estar pronto. use oculos de protecao e mascara descartavel. mais detalhes e que bom conversar contigo, Deus te abencoe...
https://www.youtube.com/watch?v=2MZ68mpxI0E

https://www.youtube.com/watch?v=jy41EPTfiuE

Homem Cogumelo
Veterano
# out/15
· votar


joca marujo

Muito obrigado!! Vou até salvar a página, pra m lembrar de usar super bonder no baixo. É que eu to morando fora do país e volto ao Brasil no próximo ano!!

Abraço e Deus te abençoe!!

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


joca marujo

Não tenho como assistir aos vídeos, surgiu uma dúvida:
Como se espalha o super bonder pela escala, uma vez que ele seca bem rápido em contato com o ar? Espalha com uma espátula?

joca marujo
Membro Novato
# out/15 · Editado por: joca marujo
· votar


ok sandro. voce de fazer o procedimento, com muita atencao...
coloque o braco após todo o processo de nivelamento, de lixamento e de limpeza, feito com um pincel novo, de especura de dois dedos,da seguinte forma:
mantenha o braco perfeitamente equilibrado para que a cola nao escora de cima da escala...
se vai fazer com os trastes no lugar, venha pingando e espalhando por igual, no sentido horizontal de casa em casa, na manha com um pedaco de esponja de colchao ou de sofá, desde que esteja limpo.
espere um pouco dá uma puxada, emquanto o fedor vai embora. repita o processo e nao espere ,secar muito só o suficiente.
aplique 4 demaos e coloque em lugar seguro, até secar por completo. reabra a escala com serra amarela, comece a polir com a lixa, comforme ja expliquei. nao se preocupe com os trastes, onde a cola cubriu, é so passar lixa 360 de ferro que solta. depois de toda a textura estar toda lizinha, é só da o bliho com a cera carnu... nao é facil ,mais é preciso tentar. com calma voce comsegue, com certeza em algumas casas, ficarar melhor do que outras. observe a diferenca, e use ela como referencia, pra outros trabalhos ,um abraco .

JJJ
Veterano
# out/15
· votar


É, o cara gosta mesmo. E consegue seus resultados!

Já eu, procurei por muito tempo algo que fosse ainda mais lento que um verniz convencional, até achar o tru-oil. No meu caso, eu queria algo que demorasse muito a fixar, de propósito! Até porque eu não tenho nenhuma manha de envernizador e acabava sempre passando demais e "encaroçando" a coisa.

Imagina com super-bonder, que seca em segundos! Nosso amigo aí é muito fera pra conseguir passar tão rápido e com perfeição - e não pode voltar, tem que ser de uma vezada só... Comigo, certamente, não daria certo!

Gui Tsuu
Veterano
# out/15
· votar


joca marujo

Ficou legal o resultado da guitarra, parabéns!

Só tenho uma dúvida, sempre ouvi dizer que a cola super bonder é corrosiva para alguns tipos de materiais (plásticos no geral). Em contato com a madeira ela não pode causar algum maleficio ao material?

Abraço

joca marujo
Membro Novato
# out/15 · Editado por: joca marujo
· votar


nao há reijeicao alguma, por parte da madeira... se, o fabricante anos atras, tivesse colocado no encarte, seu uso em madeira, acredito que teria dado, uma confianca a mais para quem vinhese usar.
tem muita gente usando, um produto similar em forma de bisnaga trasparente, a composicao do produto em si, creio eu ser a mesma.
o interessante nisto tudo, é a rapidez, a consitencia e a viscosidade da cola, e sua compatibilidade, com madeira, mdf, compesado, etc
a formula é praticamente a mesma e resolve perfeitamente.
https://www.youtube.com/watch?v=5Xp2naYyBao
https://www.youtube.com/watch?v=9MILC3nop0c
https://www.youtube.com/watch?v=kQx9SRDAESo
https://www.youtube.com/watch?v=-bwjyPhEACk

Cup Noodles
Veterano
# out/15
· votar


não sei..
mas eu nao teria coragem..
enquanto tá assim.. novinho.. acabou de fazer... parece que fica legal..
mas e daqui uns meses/anos ? quando começar a desgastar?

eu prefiro um pouco de óleo de peroba mesmo...

SkyHawk
Membro
# out/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Estou acompanhando de longe essa história da super bonder e me sinto na obrigação de dar um aviso aqui. Vapor de super bonder causa CEGUEIRA e é algo muito perigoso em quantidades nem tão grandes assim.

Entendam bem, não é acidente da cola nos olhos, é só ficar exposto ao vapor da cola. Em tubinhos normais esse risco não existe, mas como os aeromodelistas sabem, existem embalagens maiores e essas sim apresentam um grande risco associado aos vapores da cola.

Agora, se estão lidando com superfícies maiores como escalas de guitarras, independentemente de serem tubinhos, passam a ser muitos e aí a coisa muda de figura. O assunto é muito sério, por isso se informem, consultem na internet e perguntem aos seus Oftalmologistas !!!

Não estou dizendo para não fazer, faz quem quiser, só me sinto na obrigação de dar uma informação importante para evitar um risco grave e muito real. No mínimo, se for usar super bonder em quantidades maiores, só façam o uso em local aberto e ventilado e não aproximem o rosto da cola enquanto ela estiver evaporando, ou seja se estiver sentindo o cheiro da cola é mau sinal.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar


SkyHawk
Este tipo de cola foi usado na segunda guerra mundial pra estancar ferimentos, gerando risco, pois foi descoberto depois que a cola pode causar necrose do tecido conjuntivo, não devendo ser usada em tecido vivo. Pode ser necessário até procedimento cirúrgico para remoção da necrose, causada pelo ferimento interno.

http://www.cec.com.br/images/ProductFiles/Super%20Bonder%20Original.pd f

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


Caraca, além de "envernizar" escala de guitarra, super bonder serve com band aid? Só falta servir como tempero!!! rsrsrsrs

joca marujo
Membro Novato
# out/15 · Editado por: joca marujo
· votar


tá bem mastigadinho, a explicacao que venho dando, quanto ao uso do produto. tudo se torna perigoso e prejudicial a saude quando usado com abuso,e sem respeitar, quaisquer norma de seguranca...
até mesmo um antibiotico tem seus efeitos colaterais. pra que algo mais toxico do que uma preparacao de tinta com solvente forte, queimando as maos os olhos pouco a pouco... todo aquele fedor de tinta, catalizador de massa plastica, catalizador de verniz, massa de polir etc.. essa é toda preparacao para uma boa pintura. numa oficina, inumeros carros passam por reforma, de lanternagem e pintura ,falo isso com experiencia propia pois, meu pai teve oficina e trabalhei dos 14 anos ate os 26 com isto, poluindo todo o ambiente dentro e fora, nao interresa se pouco ou muito. logo, voce deve usar qualquer produto quimico, independente do que vai fazer com ele, seguindo as normas de seguranca. pois isto,é com voce.
nao devem ser pessoas deste mundo que fabricam todos os dias ,quantidades enormes desse produto chamado cola super bonder... a cola formica ao meu ver, é uma das mais prejudicias a saude... seu cheiro é capaz de viciar e de matar pouco a pouco, quem trabalha com ela por muito tempo.
a alumar uma grande empresa da alcoa em sao luis, a mais de decadas só trabalha com a super bonder aquela da bisnaga grande, só vendidas a empresas. se alguem ficou doente ou morreu talvez tenha sido, porque resolveu usar ela pra temperar alguma especie de angú.... só na cabeca de alguem que nao tem raciocinio pra fazer tau colocacao......claro deve ser uma boa piada. outro toque, vamos pesquisar mais um pouco.... a cola foi desenvolvida pela nasa, ok segurou pra valer toda aquela parafernagem lá em cima, e o que disponibilizou seguramente pra uso, foi somente menos de50 por cento da sua formula. nao me pergunte porque , eles nao disseram. o adesivo ou super cola, foi acidentalmente criado em 1942 por Harry Coover durante experiências visando a criação de um polímero transparente. eu nao uso oculos de grau, nao estou tuberculoso... os catadores de lixo e a turma da coleta, estao ai a todo vapor mesmo com todos aqueles acidos. o mesmo é a turma dos hospitais, a turma das favelas com toda especie de poluicao,voce ja imaginou?
sao trinta anos fazendo esse servico, já deveria estar em outro lugar. que seje conforme, Deus quer que seja, amem... aconselho voces a nao seguirem meu caminho, e se o fizerem facam com fé e calma, visando em primeiro lugar, a seguranca de voces e dos outros. usem oculos, mascara de protecao, posicionem coretamente todo o materia, em uso, encontrem o lugar certo, pra fazer esse tipo de coisa. de preferencia, onde o vento seja pouco para nao trazer poeira,
nao espalhar a cola e nem o seu fedor. algo que é normal e natural, nesse mundo em que vivemos. depois de aplicar coretamente com pedacos pequenos de esponja ,guardem em um local fechado até secar. pronto, nao tem misterio algum, asino em baixo.

joca marujo
Membro Novato
# out/15 · Editado por: joca marujo
· votar


o bate papo tá uma beleza... digita no youtube, super bonder e vejam outros enigmas . um abrao a todos, joca marujo
https://www.youtube.com/watch?v=J9EfO4ycMMU

rafael_cpu
Veterano
# out/15
· votar


joca marujo

Não conhecia a utilização deste produto para essa função.

Apesar do vídeo não permitir uma perfeita visualização do acabamento com detalhes, parece que a escala ficou legal (e bonita para quem gosta deste tipo de acabamento).

Valeu por compartilhar!

T+

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a super bonder da show de brilho em guitar ibanez