A técnica, o feeling e o criado mudo. As crônicas de Weslley Melo

Autor Mensagem
cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Lelo Mig
Passou da hora de instalar uma boa DAW, um bom pacote de VSTs e começar a estuda-los.

Eu vou dar uma lida geral sobre estes programas. É muita folga eu pedir que você me explique essas paradas (que não são nada simples) do zero aqui de uma vez só. Dai eu vou tirando as duvidas contigo.

Lelo Mig
Membro
# dez/14
· votar


cafe_com_leite

O processo que você usou, ainda que muito limitado, não deixa de ser interessante e criativo.

O fato de ter feito desta forma acaba sendo positivo para você, uma experiência de um aprendizado que poderá ser útil.

DAWS, MIDI, VSTs não são tão complicados para se fazer o básico. Acontece que este "básico" é muito mais poderoso, realista e fácil que a forma como você fez.

Você vai ganhar muito em tempo e qualidade, para dedicar a criatividade.

Tem tópicos muito bons sobre DAW, MIDI e VST aqui no FCC, e suficientes para você iniciar. (tem um muito bom e completo que não tô lembrando o nome e não acho o link).

O único conselho que te dou, é criar uma rotina de estudo/prático sobre isso bem disciplinada, porque a tendência a se perder é muito grande. Você vai ficar tão maravilhado com o mundo de possibilidades que se abrirá que vira "video game" se a gente não se concentra.

Obs: (Finalizando). Geralmente quando alguém aconselha a gente a estudar alguma coisa num fórun, temos a impressão inicial, que estão sugerindo que a gente não sabe nada. Não é o teu caso. Você chegou muito longe "compondo" de forma tão amadora (não a música, mas a metodologia). Será um desperdício você não partir para o processo de composição de "gente grande"... entende?

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Lelo Mig

Vou utilizar este resto de tempo que tenho sem trabalhar pra estudar essas paradas. Terminei o médio e a corrida atrás de um emprego já começou hehe.

erá um desperdício você não partir para o processo de composição de "gente grande"... entende?



Bom, sempre dizem que devemos ouvir os mais velhos hehe. Entrando nesse mar de tecnologia desconhecida o/

guitarluiz
Veterano
# dez/14
· votar


cafe_com_leite


Cara, sai do Audacity, usa o REAPER ou qualquer outro no mesmo nível.


Curti a música, senti falta de um piano/sintetizador....

Me incomodou muito, não sei essa era a intenção, a falta de uma frase marcante.

exemplo, na faixa " Dogs' do pink floyd você espera muito por aquela virada de guitarra e aquele solo que marca.

Só por ter gravado em casa, eu nem tenho o que dizer, ficou ótimo pelos recursos.

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


guitarluiz

Cara, sai do Audacity, usa o REAPER ou qualquer outro no mesmo nível.



Necessito disto, por enquanto to estudando as paradas pra ver qual o melhor e não cair de balão na conversa dessas progamaiadas todas.

Me incomodou muito, não sei essa era a intenção, a falta de uma frase marcante.

Eu gosto muito duma música do Dream Theater chamada A change o f Seassons, esta tal que tem seus mais de 20 min e não repete uma parte, apenas com algumas sutis retomadas de alguns temas. Foi o que eu fiz nessa música: na parte final tem a retomada de harmonia e riffs usados em outras partes. Pode não ser uma proposta que agrade muito e muito difícil de dar certo, mas pra este som eu achei legal tentar.

Só por ter gravado em casa, eu nem tenho o que dizer, ficou ótimo pelos recursos.

Valeu cara. É legal começar assim com escassez de ferramentas porque quando tiver equipamentos melhores terei toda essa bagagem gambiarristica e criativa pra fazer as coisas "saírem do papel".

guitarluiz
Veterano
# dez/14 · Editado por: guitarluiz
· votar


Valeu cara. É legal começar assim com escassez de ferramentas porque quando tiver equipamentos melhores terei toda essa bagagem gambiarristica e criativa pra fazer as coisas "saírem do papel".

cafe_com_leite


Eu já tenho um Ep '' gravado'' em casa, só de instrumentais, mais um 15 faixas só as letras escritas.

Esperando me formar, achar uma banda e gravar essa porra.

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


guitarluiz
Eu já tenho um Ep '' gravado'' em casa, só de instrumentais, mais um 15 faixas só as letras escritas.

Esperando me formar, achar uma banda e gravar essa porra.



Legal cara. Espero que consiga achar os caras certos pro som que tu quer, porque por aqui tá osso…

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bacana! Lembra Camel da fase Moonmadness, mas tem influência de Ambient Music também. Tem uns trabalhos do Anthony Phillips (ex-Genesis) que vão por essa linha.
Gostei do tempo da bateria, mas achei a guitarra "velada" e com muito reverb.
Parabéns!
Abç



Eae Bertola!

Agora que fui ver o seu post, que mancada minha.

Confesso que não conheço esses trampos citados por ti. Vou dar uma procurada depois

A batera são todas dos prests da G1, os méritos vão todos pro caboclo que as criou hehe.


Eu quis deixar a guitarra bem aveludada mesmo pra não ficar aquele som estridente de guitarra plugada direto pro PC. Agradeço a observação, me atentarei a isso na proxima gravação.

Abço!

guitarluiz
Veterano
# dez/14
· votar


A batera são todas dos prests da G1, os méritos vão todos pro caboclo que as criou hehe.



Esperando minha g3 chegar, vou usar essas baterias também kk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


cafe_com_leite
Tudo bem...
Cara, a observação do Lelo e do Die kunst tem boa razão de ser; ouvindo melhor, parece que vc "colou" partes sem muita interação. Não é que esteja ruim... Não está não, mas acho que vc precisa desenvolver um tema mais profundamente. No mais, meus parabéns cara!
Abç

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Sim, sim. To desenvolvendo uma aqui com letra e tal. Vou considerar mais esse ponto. Toda vez que ouço tenho essa mesma impressão que os amigos tiveram.
Valeu pelos toques o/

ALF is back
Veterano
# dez/14
· votar


cafe_com_leite
Fala cara!
Nossa achei q era recente o topico! Nao tinha visto ele! To no celular, mas acjo q da pra digitar tudo por aqui:

Antes de avaliar tecnicamente, devo dizer que ficou fantástico esse som cara! Climas animais vc criou! Nao é a tipica musica de guitarrista pra guitarrista, tenho vontade de ouvi-la!
Agora, avaliando com uma critica mais tecnica, tenho algumas sugestoes:
Por tras da boa composiçao, é muito facil notar o capricho q vc teve pra fazer tudo...pelo que li vc usou a bateria da pedaleira e um esquema um pouco inadequado pra gravaçao. Bem, volto a dizer q tudo ficou excelente, mas ja pensou se vc tivesse condiçoes de fazer a batera num superior drummer? Gravar as cordas numa DAW mais user friendly e com mais recursos, em vez do audacity? Tipo, se vc extraiu tanta qualidade assim, certamente investiu tempo e pacincia pra caramba, o q tbm é necessario em outro metodos de gravaçao, mas estes sofrwares, por exemplo, teriam mais coisas pr oferecer, saca? Ache a batera bacana, mas ela nao tem aquela qualidade fina,nde bateria profissional, manja? Ouvindo, eu diria q seria um VSTi gratis de bateria, aqueles levinhos...super funcionais, mas que ficam devendo qualidade.
Senti q cc podia dedicar mais espaço ao baixo. Explorar mais arranjos com ele. Ele ficou mto "flat", sabe? Tipo aqueles baixos de punk rock, q se tirar da mix nem faz diferença, manja? Parece q vc colocou ele só por boas praticas, e nao pq ele de fato tinha alguma informaçao pra somar. Eu costumo pensar que todos os instrumentos da musica tem que dizer alguma coisa....as vezes o q eles tem pra dizer é justamente essa ideia "flat", mas nesse caso, acho q cabia coisas na regiao grave.
Nas guitarras, gostei mto das bases! O emprego da ambiencia ficou de fato mto profissional cara, mto bom gosto! Nos solos, peguei bem as ideias, sao excelentes! Mas notei alguns pontos de desafinaçao, inclusive em bends. Pode ser que seja o fone aqui do cel, nao sei. Mas se foi realmente desafinaçao, sei bem como é! Nós guitarristas quando nos aventuramos em outros intrumentos, ainda q virtuais, as vzes esquecemos do q mais sabemos, justamente por nos sentirmos um pouco mais confortaveis na guitarra (acredito q com qualquer instrumento tenha isso)...mas acontece, o espeto é de pau! Kkkkkkk
Mas parabens pela musica cara! Ficou animal mesmo! Sugiro q vc invista um pouco em conhecimento para a proxima aventura! Se tiver algo em q eu possa ajudar, vc tem meu email!
Abç!

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


ALF is back

Eae Alf.

Como disse lá no teu tópico, tava esperando mesmo teu post, por ser uma referencia no FCC não só como musico, mas também como produtor.

A parte da gravação, alguns colegas me deram estes toques (aliás, tu já tinha me falado essas paradas desde aquela época que me passou praticamente um tutorial de gravação e por falta de tempo e desleixo eu não corri atrás). Essa semana eu dei uma lida sobre DAW e consegui entender melhor a parada, até então era tudo grego pra mim heheh. To com planos de comprar o cubase, parece ser uma boa DAW. Dessa vez eu quero comprar os programas todos, porque em outrora fui baixando no maior estilo Jack sparrow e me dei mal, quase fudi com o notebook.


Nao é a tipica musica de guitarrista pra guitarrista, tenho vontade de ouvi-la!


Po, é muito bom ouvir isso, porque há um tempo atrás eu decidi que não queria ser musico pra musico ouvir, então to conseguindo por isso em prática, assim espero.



Mas parabens pela musica cara! Ficou animal mesmo! Sugiro q vc invista um pouco em conhecimento para a proxima aventura! Se tiver algo em q eu possa ajudar, vc tem meu email!
Abç!




Fico muito feliz que tenha gostado, deu um trabalho danado, mas valeu muito a pena, principalmente pra ouvir as criticas educadas e construtivas de todos os colegas foristas, me deu um gás a mais pra continuar estudando e investindo tempo e dinheiro em instrumentos de gravação. E tendo duvidas, entrarei em contato contigo, com certeza o/

Abço e boas festas pra ti!

Floydniaco
Veterano
# dez/14
· votar


cafe_com_leite


E ai cara !

Achei a música bem legal , bem legal mesmo ! Ideias melodicas e harmonicas muito boas ... bela composição !

Devo concordar com alguns pontos que foram levantados no quesito gravação !

Imagino esse som tocado por uma banda ao vivo ... o resultado seria lindo !


Abraços

ALF is back
Veterano
# dez/14
· votar


cafe_com_leite
Essa semana eu dei uma lida sobre DAW e consegui entender melhor a parada, até então era tudo grego pra mim heheh. To com planos de comprar o cubase, parece ser uma boa DAW. Dessa vez eu quero comprar os programas todos, porque em outrora fui baixando no maior estilo Jack sparrow e me dei mal, quase fudi com o notebook.
ixi!
baixar as coisas pode ser um pouco arriscado mesmo!
mas veja bem, o reaper não é pirata não! é uma DAW cuja licença custa aí seus 80 dolares (baratíssimo), mas você pode usá-lo mesmo sem licensa, pois ele não te limita em nada, apenas abre uma janela quando vc abre ele que fica 5 segundos te avisando que ta na hora de comprar a licença dele =p...quanto aos plugins VST, cara te juro que é possível fazer TUDO com softwares grátis. Na Ode à chuva mesmo, eu só usei 2 plugins pagos: um veio com minha interface, o scarlett compressor; e o outro foi o C4 da waves simplesmente pq acho a cara dele mais bonita que o 50rcery, VST compressor multibandas que faz a mesma coisa que o C4, mas é grátis! então sugiro fortemente que vc economize seus investimentos no cubase e direcione-os pra outra coisa, como o superior drummer. Esse sim, não tem substituto grátis e é super caro. Você consegue baixá-lo nos torrents da vida, mas correndo o risco que voce já conhece. Além do superior, tem mtos outros VSTis bons que pode interessar: The Grand para o piano e QWESL para orquestra são exemplos, que utilizei na minha musica. Mais uma vez, são pagos e caros, mas dificilmente vc encontrará alternativas free pra eles.
Sobre a DAW, recomendo fortissimamente o reaper pelo seu preço baixo e excelente procedência. Inclusive seus plugins nativos, embora não tenham uma cara tão bonita, são fantasticos. Uso mto o EQ e compressor nativos do reaper! E não tem mto segredo viu, é baixar e usar mesmo. Quanto mais vc ler sobre eles, mais difícil fica! ahuahuhua
tomo liberdade pra colocar aqui o primeiro de 6 vídeos do Paulo Anhaia, onde ele mostra como utilizar softwares GRATIS em estudio para mixagem. Ele não só sugere os bons plugins, como tbm ensina a mexer em mta coisa e da dicas de mixagem. Vale muito a pena ver essa série, foi o ponto de partida pra mim!


Fernando de almeida
Veterano
# dez/14
· votar


cafe_com_leite
Bom, meus tópicos com os meus sons não tem dado muito audiência, então fiz esse título doido aí hehe

Já dizem por aí que "A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO" .... KKKKKKKKKKKK


Vou marcar para assitir mais tarde ...

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Floydniaco
Imagino esse som tocado por uma banda ao vivo ... o resultado seria lindo !


Eae cara!

Eu sempre componho as minhas paradinhas pensando em uma banda. Seria um sonho toca-las com um pessoal responsa Haha.

Valeu por comentar, abço e boas festas o/


ALF is back


Vou dar uma sacada nessa serie do Anhaia (que nome ruim de pronunciar!), me serão mui úteis, principalmente na parte de equalização, da qual não entendo absolutamente nada Haha.

Fernando de almeida
Já dizem por aí que "A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO" .... KKKKKKKKKKKK


E não é que é verdade? Quase 3 páginas já, resultado mais do que satisfatório haha

Vou marcar para assitir mais tarde ...


Faça isso, estou esperando seu coment o/

Abço e boas festas!

Fernando de almeida
Veterano
# dez/14 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


cafe_com_leite
Faça isso, estou esperando seu coment o/

Então fera, vou separar meus comentários em partes ...

PRIMEIRO ...
- Geral > Ficou muito bom ... parabéns. Show, ainda mais depois que eu li que vc fez tudo com recursos limitados, software com pouco recursos e usou bateria de um pedal (ou foi de um teclado) ...

- Timbres legais, frases legais, ficou tudo legal.

SEGUNDO ... (analise um pouco mais crítica)
- Geral > Embora tenha ficado legal, senti um pouco de falta de mais velocidade em alguns trechos ... Embora tocar guitarra de forma técnica não seja somente o "tocar rápido", somente "não tocar rápido" não quer dizer muita coisa. Mas o que vc executou, ficou tecnicamente top.

- Senti um pouco a falta de um teclado e de um baixo mais "na cara" em alguns trechos. Talvez ao invés de se usar o teclado, poderia ser uma guitarra com um timbre diferente ... bem distorcida talvez ...

- De 0:00 até 1:08 > Intro muito loka ... Timbres bem ajustados, arranjo bem ajustados, tudo muito top. Ótima chamada para o início da música.

- De 1:09 até 2:17 > Pensei comigo no início da música, -"se esse é o prólogo, o desenvolvimento e o epílogo serão arrepiantes" - , mas infelizmente não foi o que eu ouvi (não fique ofendido, por favor). Veja bem, não é que ficou ruim, mas o timbre e arranjos não encaixaram para a vibe do momento ... parece na verdade que esse trecho é uma música totalmente diferente da que vinha rolando ... entenda, é possível timbres e arranjos diferentes em uma mesma música, porém todas essas diferenças deveriam se encaixar muito bem dentro de um determinado contexto musical ou vibe musical e, particularmente, não senti isso. Porém, se vc pegar esse trecho e usar ele em uma outra música (teria que compor uma outra musica em torno desse trecho) eu creio que ficaria legal ...

- De 2:18 a 3:55 > Voltou a vibe do início ... Legal ... Mas fica uma sugestão, vc poderia ter mantido a vibe porém sem repetir o arranjo (entenda arranjo como a soma de harmonia, ritmo, linhas melódicas, timbres, mix de todos os instrumentos, etc). Embora, vc não tenha repetido 100% de tudo do início, ficou muito parecido.

- De 3:56 até o fim > "Parte c" + finalização ... ficou legal, encaixou tudo muito bem.

TERCEIRO
- Parabéns. Continue praticando.


ABR

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Fernando de almeida
Eae cara!

Geral > Embora tenha ficado legal, senti um pouco de falta de mais velocidade em alguns trechos ... Embora tocar guitarra de forma técnica não seja somente o "tocar rápido", somente "não tocar rápido" não quer dizer muita coisa. Mas o que vc executou, ficou tecnicamente top.

Bom, eu vou criando as coisas tudo muito intuitivamente, buscando o que me agrada mais ou até mesmo o melhor que eu consegui inventar (nem sempre as coisas saem inspiradas). Pra essa música eu achei melhor essa vibe mais esticada, com frases mais lentas e sensíveis. Tem muito também da minha falta de técnica, nessa velocidade eu consigo executar legal, agora se é alguma coisa mais rápida a precisão cai bastante.

Senti um pouco a falta de um teclado e de um baixo mais "na cara" em alguns trechos. Talvez ao invés de se usar o teclado, poderia ser uma guitarra com um timbre diferente ... bem distorcida talvez ...


O teclado eu não tenho, até tentei simular um sinthy com a guitar e ficou mais ou menos parecido. O baixo, de veras, em muitas partes ele ficou muito escondido, isso aconteceu pela minha inexperiência de mixagem e por querer esconder alguns chiados de gravação do baixo, ai em alguns trechos ficou no fundo mesmo, tens razão.

De 1:09 até 2:17 > Pensei comigo no início da música, -"se esse é o prólogo, o desenvolvimento e o epílogo serão arrepiantes" - , mas infelizmente não foi o que eu ouvi

Pois é cara, composição é um negócio complicado as vezes, a gente tem várias ideias na cabeça e dá uma vontade de ir misturando-as haha. Nem sempre fica bem encaixado, como nessa música (as vezes eu imagino ela como um frankenstein, um monte de coisas costuradas haha).

De 2:18 a 3:55 > Voltou a vibe do início ... Legal ... Mas fica uma sugestão, vc poderia ter mantido a vibe porém sem repetir o arranjo (entenda arranjo como a soma de harmonia, ritmo, linhas melódicas, timbres, mix de todos os instrumentos, etc). Embora, vc não tenha repetido 100% de tudo do início, ficou muito parecido.


Acho que aqui eu não entendi muito bem o seu coment, porque os arranjos são completamente diferentes do começo da música (pra mim chega a ser a parte mais diferenciada da música) a harmônia é diferente, as melodias, até o ritmo.



Valeu pelas críticas cara, as levarei em consideração na próxima.

Abço!

Fernando de almeida
Veterano
# dez/14
· votar


cafe_com_leite
Acho que aqui eu não entendi muito bem o seu coment, porque os arranjos são completamente diferentes do começo da música (pra mim chega a ser a parte mais diferenciada da música) a harmônia é diferente, as melodias, até o ritmo.

Fui ouvir novamente e vc tem razão ... ABR

Casper
Veterano
# dez/14
· votar


Caro cafe_com_leite:

Primeiro: me desculpe por demorar a responder.
Segundo: fiquei honrado de poder oferecer algo
para sua obra. Obrigado! Ficou excelente seu
trabalho, gostei muito!

PS: Mandei o BPM errado e só descobri depois: o
MTRX-s (o sequênciador que usei) tem sérios
problemas de tempo após 145 BPM. Como raramente faço
algo acima de 135 BPM, não tinha notado esse grave
defeito do equipamento. Já entrei em contato com o fabricante.

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Casper
Primeiro: me desculpe por demorar a responder.
Segundo: fiquei honrado de poder oferecer algo
para sua obra. Obrigado! Ficou excelente seu
trabalho, gostei muito!



Eae Cásper, pensei que tu tinha me boicotado hwuehue


Sou eu que tenho que tenho que agradecer, a drum que tu me sedeu foi extremamente importante pra música, deu uma cara mais profissa pra ela.

PS: Mandei o BPM errado e só descobri depois: o
MTRX-s (o sequênciador que usei) tem sérios
problemas de tempo após 145 BPM. Como raramente faço
algo acima de 135 BPM, não tinha notado esse grave
defeito do equipamento. Já entrei em contato com o fabricante.



Pois é, eu tinha até te avisado na época no tópico da música eletrônica, mas consegui concertar a velocidade dela no audacity mesmo. Se não me engano tava uns 5 bpm acima.


Valeu por comentar cara, fico feliz que tenha gostado!

Abço

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


Up pro prêmio de musica!


Renatocaster, não esquece de mim!

cafe_com_leite
Veterano
# fev/15
· votar


Baixei o Reaper, vou começar a brincar com ele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A técnica, o feeling e o criado mudo. As crônicas de Weslley Melo