Sobre a Govanização da guitarra atual

Autor Mensagem
cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


Rednef2
Muito bom cara, adoro a música brasileira aplicada na guitarra. Aliás, um cara que faz muito isso é o De Ros, mais precisamente com a música gaúcha se não me engano.

f14gomes
Membro
# jan/14
· votar


A internet nos permite ter acesso "somente" ao que buscamos, o que tem um lado bom e outro ruim, como tudo na vida. Então se alguém procurar por Govan, ou covers dele, só vai achar isso, e vai imaginar que só existe isso no mundo, ou que é a sensação do momento. Mas lendo esse tópico, percebe-se que muitos não conhecem nada do trabalho deste músico assim como eu. Que já ouvi alguma coisa, mas percebendo que não era a minha praia, mudei de página...
Enfim, toquem e/ou ouçam o que quiserem, postem vídeos, gravem canções covers ou próprias, componham gêneros antigos ou modernos, criem ou copiem, pq tem público pra tudo, ou não, rsrs...
mas sejam felizes fazendo (ou tentando fazer) o que gostam !!!!

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


f14gomes
Mas lendo esse tópico, percebe-se que muitos não conhecem nada do trabalho deste músico assim como eu. Que já ouvi alguma coisa, mas percebendo que não era a minha praia, mudei de página...

Porque alguns não conhece não significa que não tá acontecendo no Brasil ou no mundo. Pode não tá acontecendo uma onda Govan, mas que o fusion vem vindo a tona cada vez mais, isso vem, não tem como negar.

f14gomes
Membro
# jan/14
· votar


cafe_com_leite
Não disse que não está acontecendo, mas sim que: entra nessa onda quem quiser e porque quer !!!

davissilva
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: davissilva
· votar


Calma, gente, foi um erro de edição. Eu ia comentar que tinha visto essa frase em outro fórum, saiu errado e eu esqueci de editar. Eu ia dizer que não ia chegar ao ponto de falar o que esse cara quis dizer (que o BB King é tão limitado que ele não seria capaz de nada além de blues), porém eu acho sim que o vocabulário dele é muito mais restrito harmonicamente, pelo fato de ele tocar mais blues.
Mas eu gostaria muito de ouvir alguma coisa dele que envolvesse solar sobre uma música com métrica diferente, ou mais do que 5 acordes, porque eu particularmente gosto de coisas assim. Blues pra mim enjoa porque fica previsível, apenas isso.

Jm7
d.u.n.h.a.

Insufferable Bear
Membro
# jan/14
· votar


BB King ficou famoso porque toca blues, não, ele não vai tocar jazz ou música clássica tão bem quanto tocou blues, talvez ele ainda seja medíocre tocando um ou outro estilo.

Que discussão surreal, vocês se convenceram que seu guitar hero tem que ser bom em tudo, ele foi um bom médico e um bom jogador de ping pong, além de fazer a melhor feijoada do brasil.

davissilva
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: davissilva
· votar


Insufferable Bear
Bom, eu não disse isso... Mas nāo consigo imaginar uma situação em que ser fluente em várias linguagens não seja uma qualidade a ser louvada. Enfim, eu apenas disse que eu, pessoalmente, gosto de algo mais variado do que blues. Não precisa inventar polêmicas, parceiro...

Gabriel Landim
Veterano
# jan/14
· votar


O tópico virou... "polêmicos"!

Queria responder todo mundo, mas eu sou lerdo para escrever e tenho que gastar a maior parte do meu tempo com a música de verdade (o sonho continua vivo!), seja tocando ou produzindo e mixando...

Apenas dois adendos:
- A intenção do tópico era focar nessa leva de guitarristas influenciados pelo Guthrie e no fato de a galera em geral monopolizar as influências.
Não propriamente no Guthrie em questão...

- Maurício Bahia está correto, a tendência não é tão abrangente assim como eu pensava e nem de longe se aproxima da "malmsteenização" na década de 80.
Mas mesmo assim ela está lá, em terras tupiniquins inclusive. Os mais atentos irão perceber.

P.S: O tópico rendeu bastante e pra mim já valeu por ter conhecido o Wayne Krantz, gostei bastante!

Lelo Mig
Membro
# jan/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


"B.B King não têm vocabulário"...

Concordo com o Insufferable Bear

Caras, vocês tão viajando na maionese...........me desculpem. B.B King é um guitarrista de Blues. Foi o blues que o consagrou e que paga as contas dele. Ele precisa tocar um heavy para alguém aceitar que ele é bom no que faz? (veja bem, não estou falando em gostar ou não)

Se alguém pedir para o Steve Vai tocar guitarrada ele toca? Não, e se tentar vai fazer feio, podem apostar. Então com base nisso eu poderia dizer que o Chimbinha é melhor que ele?

Se eu fizer tal afirmação vocês irão me apedrejar e me chamar de herege...certo?

Então voltamos ao ponto, não é questão de tocar melhor ou pior......nem questão de gostar ou não gostar que estou tentando refletir aqui.

A questão que me incomoda é a "cultura guitarristica".

Alguém falou que blues/jazz/rock é a regra para guitarra e tudo fora disso é inferior. E a maioria abaixou a cabeça e aceitou.

Moleque entra na escola, gostando de Slash e o professor diz: Slash não toca poha nenhuma, vamos estudar as progressões de Joe Pass.

E o aluno engole seco a vontade de dizer: "Mas Joe Pass é chato prákaraleo!"

Repito, tudo se resume a gostar ou não gostar. E ensinar se resume em ajudar o aluno a tocar o que ele gosta e desenvolver seu próprio gosto/estilo.

E essa cultura guitarristica é uma puta ditadura inibidora da criatividade.

Putz, o Wander era um cara muito legal, mas têm horas que eu acho que o IGT foi a pior merda que aconteceu no Brasil....

(Vou sair de fininho prá não tomar porrada!)

Insufferable Bear
Membro
# jan/14
· votar


IGT foi a pior merda que aconteceu no Brasil...
Com certeza.

A diferença na educação entre guitarristas e outros instrumentistas é de dar náusea. Não só guitarristas, mas bateristas e baixistas, em geral, só aprenderam a fazer o que há no rock/blues (e se precisar, adiciona o que chamam de fusion atualmente, mesmo que nunca ouçam Miles Davis, porque guitarrista só ouve guitarra), porque é lá que esses instrumentos tem presença.
Eu não vejo tantos trompetistas falando sobre as diferenças de cada bocal de cada modelo de cada marca quanto vejo guitarristas se gabando por sua mesa boogie, mogno, cordas 012 e seu wah wah da dunlop.

davissilva
Membro Novato
# jan/14
· votar


Lelo Mig

Cara, não sei se me fiz entender corretamente... Eu não disse que o BB King não tem vocabulário nenhum. Ele tem um gigantesco vocabulário em blues. A questão é que o vocabulário do Blues é só uma parte pequena de tudo o que existe.
Não há mal nenhum em se dominar um vocabulário apenas. Em nenhum momento eu quis dizer que o BB King é medíocre. Por exemplo: ele só domina uma linguagem, mas tem um peso maior na história que o Govan, por exemplo, que domina várias (claro que há outros fatores envolvidos nisso, mas isso já foi discutido).
A questão é que não é dominar um ou mais vocabulários que vai te fazer um grande guitarrista. Há muita coisa a mais em jogo.

Porém, eu penso que se você puder dominar vários vocabulários diferentes, você vai conseguir se comunicar melhor e trocar mais idéias, com mais pessoas diferentes. E eu acredito que o que enriquece, seja na música ou em qualquer outra coisa na vida, é a diferença e o que surge a partir dela. Portanto, sob esse meu ponto de vista, a diversidade de vocabulários é sim uma virtude, e é essa a lição que eu tiro do Govan, conforme eu mesmo já disse neste trecho: A lição que (...) faz com que ele contribua com todos nós é justamente a que nos ensina a gostar de vários estilos (...) e tentar incorporar toda essa diversidade ao nosso próprio vocabulário musical.

Agora, quando você diz o seguinte: Alguém falou que blues/jazz/rock é a regra para guitarra e tudo fora disso é inferior. E a maioria abaixou a cabeça e aceitou. ... A questão que me incomoda é a "cultura guitarristica".

Bom, aí não sei se você disse isso sobre algo que foi dito neste tópico em si ou sobre a visão geral que se tem sobre a guitarra. Nesse caso, posso falar apenas por mim e, aliás já falei aqui: esses estilos que você citou (rock, blues e fusion), os quais são realmente a principal influência dele, não são as únicas linguagens existentes... ... Assim como você, eu também penso que a cultura "guitarrística" é sim uma grande limitadora em termos da visão e da aplicação da música, principalmente quando pensamos sobre a música que atinge as massas.

O que eu prezo é pela diversidade. Pra mim, um cara achar que só o rock, blues e o fusion prestam é o símbolo de uma prisão mental enorme. Por outro lado, menosprezar um artista que só usa uma linguagem é algo sem sentido, pois se esse artista faz isso, pode ser simplesmente porque ele só gosta dessa liguagem, não necessariamente que ele não seja capaz de assimilar outras. (por isso, peço desculpas se não me fiz entender corretamente nos posts anteriores)

Conclusão: eu não menosprezo nenhum artista que é bom no que faz, nem que isso seja apenas uma coisa só. Porém, quando eu penso na minha própria evolução como guitarrista, eu penso que me familiarizar e me tornar fluente em vários estilos de música, sejam elas voltadas para a guitarra ou não, é algo que enriquece. E por isso, esse é um caminho que eu prefiro e tendo a gostar mais dos que agem de modo semelhante.

Luis A.
Membro Novato
# jan/14
· votar


Lelo Mig


A questão que me incomoda é a "cultura guitarristica".

Isso tbm me incomoda, cansa, fica chato.... alem de ser um sinal de cabeça fechada, pois geralmente esses caras não conseguem apreciar nada q nao tenha uma guitarra solando.....

Mas me incomoda mais ainda os "bandistas", ou seja, aqueles q mau aprenderam a segurar o instrumento e ja querem montar banda e dar show.... Eu nao vou nem começar a citar as características do "bandista" pq iria gastar uma pagina do tópico e iria desvirtuar o assunto demais rsrsrsr


Moleque entra na escola, gostando de Slash e o professor diz: Slash não toca poha nenhuma, vamos estudar as progressões de Joe Pass.

Cara, penso q todo assunto tem uma forma correta de ser abordado. Acho extremamente deselegante o professor criticar o gosto do aluno, mas penso q faz parte da função do professor dar a conhecer ao aluno um pouco da historia do instrumento e seus protagonistas, tudo isso visando ampliar o vocabulário do aluno. Uma instrução educada do professor pode fazer a diferença entre abrir os horizontes ao aluno ou torna-lo mais um imitador de ícones....


Insufferable Bear

A diferença na educação entre guitarristas e outros instrumentistas é de dar náusea.

Nao discordo, mas penso q isso está muito relacionado à maturidade do musico.


davissilva

Concordo com sua opinião sobre o Govan, acho muito bom o fato de ele sempre enfatizar a importância do músico ser eclético e versátil.

Tmb acredito q o sucesso dele não se deve apenas à técnica ou musicalidade, mas tmb ao fato de ele ser um musico extremamente carismático.

MMI
Veterano
# jan/14
· votar


davissilva
Luis A.

dominar vários vocabulários diferentes

Como já falei, nunca consegui ouvir muito esse cara e não conheço tanto o trabalho dele. Dessa forma, confesso minha ignorância sobre ele, mas nunca vi esse domínio, mas posso estar errado. Nunca vi o cara tocar jazz de verdade, nunca vi o cara tocar blues de verdade, o que vejo é um domínio enorme de técnicas, principalmente para o lado shred. A não ser que se considere que jazz é cromatismo e blues é pentatônica + bend, coisa que nunca vou concordar. Mas agora me intrigou, pode ser desconhecimento meu.

vintagentleman
Veterano
# jan/14
· votar


Galera,

Para variar, tô pegando o bonde andando...

Não conhecia o trabalho desse Govan...

Pesquisei sobre ele e ouvi algumas coisas.

Para mim, se ele for a grande referência de hoje (eu discordo), estamos todos fodidos: o timbre dele é medíocre, cópia dos Satriani da vida... Ele não tem qualquer personalidade em termos de timbre...

Se ele toca? Toca muito! E é legal? Nãooo! É chato pra caralho! Eu curto som desde antes da maioria da moçadinha daqui ter nascido. Quem é mais velho sabe do tesão que é acelerar um carro ouvindo ACDC.

Dá para ter o mínimo de emoção ouvindo o tal Govan? Não! Parece música de workshop de guitarra...

Pelo amor de Deus, vão escutar Dreams do Van Hallen. Acelerem! Putas soníferos esses trens que essa galerinha curte...

Vão ouvir Born to be wild... Querem saber? Vão arrumar namoradas... Nerds rsrsrs

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Tem um povo do Jazz e do Fusion ae que parece música de filme pornô. Podem me crucificar, mas é a percepção que eu tenho de alguns músicos do gênero. Enfim, eu concordo com o Vintagentleman. Vão ouvir Burn, Highway Star, Lazy...

Rednef2
Veterano
# jan/14 · Editado por: Rednef2
· votar


vintagentleman
Vão ouvir Rapante do Raimundos hehehhe
bater cabeça no final dessa musica é louco demais

Rock With Salad
Veterano
# jan/14
· votar


vintagentleman
Vão ouvir Born to be wild... Querem saber? Vão arrumar namoradas... Nerds rsrsrs
O que foi isso?



Aprecio muito a música do Govan, me dá muita emoção, muito mais do que qualquer coisa do ACDC. Dá pra ver como os gostos aqui são variados, hehe.

Hueahue
Membro Novato
# jan/14
· votar


Axu issu tudo criassaum de causo - Minha Vó

Luis A.
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: Luis A.
· votar


MMI

Acho complicado o cara ser "fodástico" em todos estilos, mas ele tem um bom domínio em vários gêneros, e penso q esse é o forte dele.
Ainda nao o vejo como um grande inovador, mas como um cara q esta fazendo um bom trabalho, principalmente em workshops, como o vintagentleman citou, enfatizando a importância de um musico estudar vários gêneros.

Confesso q nunca ouvi um disco dele inteiro do principio ao fim, mas ja assisti alguns workshops dele no youtube, e o vejo como um cara muito bom de serviço e com uma didática muito boa....

Ja postaram aqui ele tocando Spain, agora vai um videozinho dele brincando em Donna lee....




davissilva
Membro Novato
# jan/14
· votar


Luis A.

Sabe cara, eu até acho legais esses vídeos do Govan brincando em cima de standards de Jazz e tal, mas eu sou obrigado a concordar com o MMI, que esse tipo de coisa (aulas, workshops e coisas do gênero) nunca vai provar nada, sabe? O que muda o jogo, o que fica, são composições próprias ou performances consistentes, colocadas na forma tradicional de um disco ou, pelo menos, na forma de um trabalho de longo prazo.

Mesmo pra mim, as coisas mais legais que eu já vi o Govan tocar foram em projetos nos quais ele não era o cara principal. Quando o foco é nele, ele realmente puxa muito mais pro lado do shred do que pros outros, e acho que é isso o que as pessoas mais conhecem dele, e talvez por isso ainda há muita rejeição ao que ele faz.

Eu estou viajando, no celular dependendo de 3G e não estou conseguindo procurar as coisas mais "raras" dele como sideman, mas assim que der eu posto aqui.

Porém, eu concordo com os mais céticos sobre o fato de que ele ainda tem que maturar algumas coisas para se tornar um cara marcante, que realmente vai influenciar os outros. Ele é muito bom em tudo, mas ele ainda precisa de um "algo a mais" para ser hoje o que o BB King é para o blues, por exemplo.

PguitarMaxx
Veterano
# jan/14
· votar




B.B. King é um genio, por favor

davissilva
Membro Novato
# jan/14
· votar


PguitarMaxx
Não há como discordar disso, cara! Agora, sacanagem você postar justo essa, que é uma das músicas dele que eu mais gosto, kkkk. Golpe baixo!

Luis A.
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: Luis A.
· votar


davissilva

Quando o foco é nele, ele realmente puxa muito mais pro lado do shred do que pros outros

concordo!




Agora pensando bem aqui...

O Govan é um artista de uma nova mídia, é um cara q estourou no youtube não só com sua obra, mas tmb com tutoriais, workshops, backing tracks, etc...

Acho q o maior publico dele deve ser estudantes de guitarra do youtube...

E penso q nesse contato com o publico ele é muito bom! Linguagem simples, postura humilde...
Temos aqui o De Ros q é outro exemplo de excelente musico com enorme capacidade de comunicar com o publico.

São caras q eu conheci pelo youtube...

Se me influenciam? De certa forma sim, eu não preciso estar copiando licks do cara pra absorver alguma boa informação q ele está me passando.
São referencias pra mim? De certa forma sim, são artistas q eu sei q tocam muito....

Quando eu comecei a estudar guitarra, eu lia revistinhas de cifras e guitar player ou cover guitarra..... Grande parte das minhas influencias e referencias, principalmente na guitarra nacional vieram daí. Foram nelas q eu conheci Mozart Mello, Faiska, kiko, Ardanuy etc etc... (nunca toquei uma musica deles, mas lia varias colunas...)

Hoje esta havendo um novo publico de estudantes q procura informações no youtube, e estão surgindo os aritistas pra ocupar este espaço...
Se eles são tecnicamente os melhores da atualidade eu não sei.... Mas técnica nunca foi pré-requisito para ser influente....

E uma coisa é certa, os caras estão com milhões de visualizações e criando a escola deles (o Govan nao é o unico)..... e olhando por esse lado, esta havendo não só uma “govanização” de guitarristas , mas uma “youtubezação”.... srsrsrsr

vintagentleman
Veterano
# jan/14
· votar


É galera, não adianta um cara tocar o que for, ter uma técnica do caralho se ele não influencia ninguém, se não faz boa música e para a posteridade.

Acho até ridículo o pessoal ter citado no mesmo tópico o BB King o o outro cara...

Quem é mesmo o outro cara?

É cada uma gente... Tem carinha aqui que tem que amadurecer, arejar as ideias. Inovação musical não é isso ai não. Pegar o timbre do Satriani e aplicar uns licks jazzísticos.

Sou contra também quem parou no tempo, os caras que até hoje acham que só quem tocou mesmo foram o Page, o Blackmore e o Clapton, e que fodão mesmo era o Hendrix...

Mas tem uma característica que não pode faltar a um guitarrista "influential" que é a personalidade, e temos caras assim hoje, caras que tocam umas poucas notas e podem ser identificados, caras como o White, o Cantrell e o Frusciante.

Eles tocam um milhão de notas por segundo? Não! Mas eles fazem música nova no velho rock and roll...

Qual o valor disso? Não dá nem para mensurar...

Aí em cima eu citei uma banda que eu curto bastante, o ACDC, que é um sucesso mundial estrondoso. Pois bem, nem o ACDC consegue fazer música nova (na verdade eles nem tentam e não querem).

O original é bom, cópias são chatas... O som do cara do tópico é um iceberg...

mjbg
Membro Novato
# jan/14
· votar


E uma coisa é certa, os caras estão com milhões de visualizações e criando a escola deles (o Govan nao é o unico)..... e olhando por esse lado, esta havendo não só uma “govanização” de guitarristas , mas uma “youtubezação”.... srsrsrsr

o lado triste disso é que hoje qualquer um com uma camera hd, after effects, e tocando uns covers consegue ser "influente".. é fato que covers tem 1000x mais visualizações que músicas originais.. muitas vezes as pessoas se identificam com toda a produção do vídeo (hd, ângulos de câmeras, iluminação, etc) e não com o músico.. um dos únicos guitarristas que tenho no meu rss só toca praticamente covers no youtube..

TG Aoshi
Veterano
# jan/14
· votar


makumbator
Usei o "fritadores" só pro De Ros ficar com raiva...hsahashas! Ele odeia esse termo!

uahsuahsiahs! Pô, cadê ele nessas horas?


Sim! Tem também em outros instrumentos e eras. O que são aquelas músicas de violino do Sarasate e afins senão demonstrações gratuitas de virtuosismo? Isso vem de longe...e vai longe! Hashsah!

Escutei pouca coisa do Sarasate. No aspecto composicional não tenho nem ideia do que falar, mas até que achava agradável algumas das peças no violino. Mas aí que vem um ponto importante, ou ao menos que eu acho muito importante: é agradável, mas depende muito do intérprete.

Quando falei do virtuosismo, tava mais pensando em performance do que composição. Além disso, é verdade, na hora nem tinha passado pela minha cabeça dessa "prática" em outras eras, haushaushau! Em piano tem várias histórias curiosas desse tipo de intérprete =p

Mas enfim, ainda sobre performance, tinha lido um comentário breve mas bem interessante, que dizia que até esses "técnicos" são benéficos de alguma forma.

Luis A.
Membro Novato
# jan/14
· votar


vintagentleman

Sim, penso q vc concorda comigo q o Kurt Cobain é muito mais influente q o Govan....

mjbg

Sim cara, nessa era do audiovisual uma boa produção manda muito, e a interação com o publico tmb....

Penso q a interação está sendo um novo fator de peso na ascensão de muitos artistas....

davissilva
Membro Novato
# jan/14
· votar


vintagentleman
Sim, mas acho que a inclusão do BB King foi justamente útil pra provar esse ponto: tanto um como o outro são monstros em seus domínios, porém somente isso não basta. Dos dois, somente o King teve aquele algo a mais que o fez merecer ser eternizado.

Quem sabe um dia o Govan ainda chegue lá, se descubra, evolua. Mas o fato é que isso ainda não é uma realidade

renatocaster
Moderador
# jan/14 · Editado por: renatocaster
· votar


Gabriel Landim

O tópico virou... "polêmicos"!

Virou uma chatice, isso sim, rsrsrsrs....

Lelo Mig
Membro
# jan/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


renatocaster

Virou uma chatice, isso sim, rsrsrsrs....

Pois é amigo....

A coisa sempre acaba ficando muito séria, muito intelectualizada, muito cheia de regras e o difícil, nessa milenar equação, é o equilíbrio. Porque com regras se faz música... contudo, quanto mais regras menos individualidade, menos liberdade e menos diversão. E quanto menos diversão, menos têm função como arte...

A "elite" sempre quer ser proprietária de tudo. Por isso, ela determinou que "quem não sabe música, não pode fazê-la"...

Ainda bem, que um monte de gente não obedece..........





Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a Govanização da guitarra atual