Sobre a Govanização da guitarra atual

Autor Mensagem
BrotherCrow
Membro Novato
# jan/14
· votar


Considero o Govan um guitarrista com muito bom gosto, além de ser versátil... por exemplo, de um lado você tem "fritação", do outro tem o trabalho dele com o Steve Wilson, que é super atmosférico.

Acho que quando o Gabriel Landim fala de "govanização", ele tá vendo só um aspecto da musicalidade do Guthrie Govan, que talvez até seja o mais superficial. Da mesma forma que os imitadores de Malmsteen copiaram só a velocidade dele, sem sacar a musicalidade que ele tinha (pelo menos nos primeiros discos). Ou, cavando mais fundo, como o Malmsteen copiou muita coisa da música erudita no lado do virtuosismo, mas não se aprofundou na riqueza dos arranjos e da composição.

E justiça seja feita: dá pra imitar e fazer algo muito bom do mesmo jeito. Mesmo um imitador pode ser relevante. Aliás, a maioria dos "gênios" que o pessoal adora são imitadores que estavam no lugar certo e na hora certa, e simplesmente fizeram a transposição de algo que era vanguarda pro mainstream.

makumbator
Moderador
# jan/14 · Editado por: makumbator
· votar


Insufferable Bear
Criticar Vai, Satriani e Malmsteen é fácil

Malmsteen então até surdo observa!

Te desafio a conseguir escutar o disco mais recente dele inteiro:

Spellbound

É uma das coisas mais pavorosas lançadas nos últimos anos. Faz o Govan parecer o Mozart. Gravação tosca (eu e metade o FCC consegue qualidade melhor em casa) e músicas simplesmente constrangedoras. É a reunião de todos os clichês do neo clássico e guitarrices elevado à décima potência. Até para os padrões do Malsmteen a coisa está realmente inacreditável!

clebergf
Veterano
# jan/14 · Editado por: clebergf
· votar


É natural isso..atualmente ele é uma referência mto forte e a tendência é ter um monte de pessoas querendo copiar e se inspirar...

Poucas pessoas começam a tocar um instrumento para fazer o som delas, primeiro pq 99% dos casos começamos a tocar pq curtimos alguém e queremos fazer algo igual e/ou parecido, com o tempo uma galera acaba se arriscando mais e tentando inovar, alguns são mais teimosos e continuam tentando, outros desistem, outros cansam...e assim vai...xD


Eu particularmente curto o som do Govan, é uma das poucas coisas hj em dia fora do Blues e Jazz q escuto as vezes...acho o disco dele mto bom e o som dele com o Aristocrats bem interessante...inclusive eles irão vir para o Brasil esse ano...

Luis A.
Membro Novato
# jan/14
· votar


Insufferable Bear

Cara, penso q o problema nao esta na carreira solo dos guitarristas e sim na "fritação"

Eu dou conta de ouvir um disco inteiro do John Scofield, Joe Pass, Geroge Benson, etc....

Porém nao aguento ouvir bandas que, mesmo tendo vocalista, pianista e o resto da turma toda, sempre q chega em um solo vem a fritação.....

MMI
Veterano
# jan/14
· votar


Luis A.

Nao entendi bem rsrsrsrsr, vc quer tirar o lado Van Halen do cara? kkkkkk

Não, estava brincando já que vc se enganou e disse que o Govan toca "satandards".

Luis A.
Membro Novato
# jan/14
· votar


MMI

kkkkkkkkkkkk só agora q reparei!!!!!

Essa foi boa!!!

Valeu!

EduBluesMan
Veterano
# jan/14 · Editado por: EduBluesMan
· votar


Muita polêmica sobre o cara.
A parada tem que ser simples assim olha.
Ele é bom? Sim... Isso é inegável. Gostem ou não.
Você gosta dele? Sim ou não. Aí é algo muito pessoal.
Ele fará parta da história do rock algum dia? Não se sabe ... ainda.
Fazer grandes riffs históricos é algo que de fato não tem muito a ver com virtuosismo ou tocar 1000 notas p/seg.... É pura sorte mesclada com feeling.
Quanto ao fato de ser o cara bom ou ruim eu diria que gosto é que nem c. ... Cada um tem o seu

renatocaster
Moderador
# jan/14
· votar


makumbator

Malmsteen então até surdo observa!

Te desafio a conseguir escutar o disco mais recente dele inteiro:

Spellbound

É uma das coisas mais pavorosas lançadas nos últimos anos. Faz o Govan parecer o Mozart. Gravação tosca (eu e metade o FCC consegue qualidade melhor em casa) e músicas simplesmente constrangedoras. É a reunião de todos os clichês do neo clássico e guitarrices elevado à décima potência. Até para os padrões do Malsmteen a coisa está realmente inacreditável!


É isso que eu não consigo entender, o que se passa na cabeça do Malmsteen. Ele não sofre nenhum tipo de pressão de gravadora para ficar lançando discos, pois o selo é dele próprio. Então não sei pra quê ficar lançando um disco pior do que o outro.

Pro meu gosto pessoal, o último álbum que ele gravou e que eu considero bom foi o Seventh Sign, lançado há 20 anos atrás. De lá pra cá, foi só derrota.

Del-Rei
Veterano
# jan/14
· votar


Só eu que não conheço esse tal Gokan?
Tenho que me atualizar mais.. Tá brabo.

Quero ver quem sabe quem é o guitarrista chamado "Del Rei", vulgo "O Brabo"... rsrsrsrsrs.
:)

Um aceno de longe!!!

renatocaster
Moderador
# jan/14
· votar


Del-Rei

Conheço o Del Rei vulgo "Marú".

Hahahahaha! :)

mjbg
Membro Novato
# jan/14
· votar


makumbator

gosto é como c# mesmo.. curti bastante o Spellbound.. sim é Malmsteen com seus mesmos licks de sempre.. e a gavação extremamente crua.. mas é um cd animal!! mas tem que ouvir esperando Malmsteen, não alguma coisa nova..
dito isto, acho que o pior erro dos músicos atualmente é achar que precisa ficar inovando sempre.. Malmsteen não precisa disso.. ele já tem uma identidade própria que, acredite, é extremamente difícil imitar..

Del-Rei
Veterano
# jan/14
· votar


renatocaster
Conheço o Del Rei vulgo "Marú".

Hahahahaha!!!
Então... Esse aí é brabão também, haha.
\o/

mjbg
gosto é como c#

Isso aí... Uns maiores, outros C#m.
Falou tudo.

Um aceno de longe!!!

renatocaster
Moderador
# jan/14
· votar


E da Slashização, ninguém fala nada?

Luisfelp FR1
Membro
# jan/14 · Editado por: Luisfelp FR1
· votar


Pra mim o Govan influência uma parte dos guitarristas atualmente, só que, sinceramente, eu não vejo isso atingindo a grande parte dos guitarristas, como ocorreu em outras épocas, mas não descarto que isso ocorra no futuro. Posso estar enganado, ainda mais que só fui conhecer esse cara através da entrevista que ele concedeu a Guitarload.
Como disseram acima a maioria dos guitarristas hoje em dia começa, tentando imitar seu ídolo e assim vai descobrindo novas bandas e ritmos e assim vai se diversificando. Pra mim o grande lance da influência é que você acaba pegando um pouco alguma característica de algum guitarrista e adiciona a sua maneira de tocar, o que, querendo ou não, já é algo original e bem legal. Se todo mundo tivesse a mesma pegada que o cara que você curte, a coisa ia ser chata pra caramba. Então pra mim se o cara traz uma boa influência pra você, já está ótimo!

Del-Rei

Quando eu li isso também li Dó sustenido
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'

renatocaster

E da Slashização, ninguém fala nada?

Vish cara, nem fala isso se não já vão vir 'Islechétes', usando comparações duvidosas e vão desvirtuar tudo.
xD. Mas acho que você deve se lembrar que essa questão fez muito guitarrista do fórum sair no tapa um com outro.

inExperienced
Veterano
# jan/14
· votar


Joe Bonamassa é phoda!
Blues deluxe, escutem.

makumbator
Moderador
# jan/14 · Editado por: makumbator
· votar


mjbg
gosto é como c# mesmo.. curti bastante o Spellbound..

Curioso! Eu ganhei o CD (se comprasse iria ficar com raiva) e achei tenebroso. Pra mim é de longe o pior trabalho dele, tanto na qualidade de gravação quanto na questão meramente musical.

Não consegui escutar inteiro (e eu tenho todos os CDs originais do Malmsteen). Achei um verdadeiro lixo.


renatocaster
É isso que eu não consigo entender, o que se passa na cabeça do Malmsteen. Ele não sofre nenhum tipo de pressão de gravadora para ficar lançando discos, pois o selo é dele próprio. Então não sei pra quê ficar lançando um disco pior do que o outro.

Eu sei lá, acho que acomodou. Talvez se o estilo fizesse sucesso e ele estivesse em um grande gravadora a pressão seria até positiva. Mas atualmente ele lança por lançar mesmo.

E quanto a qualidade de gravação, esse último CD é de longe o pior. Parece som de Portastudio antigo da Tascam (e olha que eu tenho um desses aqui e ainda tenho um carinho pelo bichinho!). Acho que estavam todos drogados e bêbados na gravação e edição.

No quesito de qualidade de gravação pra mim o último disco bom dele foi o Facing the animal, de 1997. E musicalmente talvez o Magnun Opus, que é de 95. Depois só tem uma musiquinha legal aqui e acolá. E os 3 últimos álbuns são lamentáveis quanto à qualidade de gravação.

Mas sendo mais rígido, álbum bom mesmo do Malsmteen só o primeiro e o segundo, e quem sabe um pouco do terceiro. Depois são momentos esparsos.

Gabriel Landim
Veterano
# jan/14
· votar


Insufferable Bear
Acho que a pior coisa que um guitarrista pode fazer enquanto está aprendendo guitarra é ouvir carreira de guitarrista solo.

Govan pra mim é chato e só tem uma moral a mais por ser chato complicado e não ser apenas chato.
Criticar Vai, Satriani e Malmsteen é fácil porque você nem precisa entender música direito pra saber que eles se repetem o tempo todo, a mediocridade na guitarrice do Govan é mais sutil, mas tá lá.


Eu ia contra argumentar a tua opinião, mas aí eu ouvi tuas gravações e desisti.
O Govan pode ser entediante às vezes, mas uma coisa que sobra nele é ouvido!

Vejam que a entonação dele nesse vídeo beira à perfeição:



BrotherCrow
Acho que quando o Gabriel Landim fala de "govanização", ele tá vendo só um aspecto da musicalidade do Guthrie Govan, que talvez até seja o mais superficial.

Nada rapaz... os caras estão copiando praticamente o pacote completo.
É técnica, timbre, mesmos licks (ou extremamente parecidos)...

E justiça seja feita: dá pra imitar e fazer algo muito bom do mesmo jeito.

Concordo plenamente! E enxergando por esse ponto de vista... mordo minha língua e admito: é realmente muito benéfico para a música que essa gurizada esteja copiando um cara técnico, musical e afinado...

makumbator

Teus comentários são sempre muito sensatos, além de você tocar muito!
Gente como você agrega valor ao Fórum Cifra Club huehuehue

E sobre o Malmsteen, hoje em dia não aguento ouvir mais que 4 músicas dele.
E realmente o cara tá acabado e não grava nada com o mínimo de qualidade desde o Unleash The Fury (cocaína destrói a pessoa).

Mas é um cara que mesmo assim admiro porque além de ter uma afinação e pegada absurda, revolucionou de certa forma a técnica do instrumento.
Além claro de fazer muitos jovens passarem a se interessar mais por música erudita...

renatocaster

E da Slashização, ninguém fala nada?

Graças a [insira o seu Deus da guitarra aqui] saiu um pouco de moda rsrs.

makumbator
Moderador
# jan/14 · Editado por: makumbator
· votar


Gabriel Landim
Teus comentários são sempre muito sensatos, além de você tocar muito!
Gente como você agrega valor ao Fórum Cifra Club huehuehue


Hsahsah! Que nada!

E realmente o cara tá acabado e não grava nada com o mínimo de qualidade desde o Unleash The Fury (cocaína destrói a pessoa).

É, dizem que ele cheira uma Colômbia por ano...hsahsah!

Mas é um cara que mesmo assim admiro porque além de ter uma afinação e pegada absurda, revolucionou de certa forma a técnica do instrumento.

É, eu também tenho um certo carinho por ele, pois o primeiro disco dele me trás lembranças boas do início da adolescência.

Ainda admiro a pegada e principalmente o vibrato dele (que ainda é glorioso), mas quando ele lança um disco eu ouço de teimosia, só para ver aonde ele vai chegar...

E o timbre da guitarra que nos primeiros discos eram muito bonito virou uma pasta sem graça nos últimos anos.

Insufferable Bear
Membro
# jan/14
· votar


mas uma coisa que sobra nele é ouvido!

Vejam que a entonação dele nesse vídeo beira à perfeição:


Sobra ouvido e bunda-molice...
Não estou dizendo que é impossível apreciar isso, ouça o que gosta e ponto, mas pra mim é extremamente desinteressante, o que postei foi apenas uma opinião.

Mas algo que não pode ser negado é que esse é o tipo de coisa que guitarristas vão ouvir até o fim do mundo mas que nunca saiu da panelinha guitarrística.

Gabriel Landim
Veterano
# jan/14
· votar


Já imaginaram se o Govan se unisse a bons músicos e formasse uma banda de rock/metal/prog/fusion mais focada no conjunto do que somente na guitarra?
Ele poderia ter sido o novo Van Halen ou Petrucci talvez...

Escutem com atenção esse solo do menino Jesus, er digo menino Guthrie em uma participação especial com a banda Periphery.

P.S: Se não tem muito saco pra vocal gutural, pule para os 2 min do vídeo.
O solo dele começa aos 4:22



Luis A.
Membro Novato
# jan/14
· votar


Gabriel Landim

Já imaginaram se o Govan se unisse a bons músicos e formasse uma banda de rock/metal/prog/fusion

Se nao me engano ele começou a carreira no Asia, cujos fundadores eram integrantes do Yes, King Crimison e E L & P.....

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


Eu só sei que quando ouvi a música desse cara ela me agradou muito, mesmo não tendo afinidade com o jazz e fusion (na época) achei animal aquela linha menos rockeirona e mais puxada para o jazz, com alguns cromatismo e tal. Lembro que a primeira vez que ouvi Fives foi logo quando meu professor tinha me ensinado blue note, depois de ouvir fui babando pra guitarra pra explorar as ideias de blue note e cromatismo. E graças a esse cara, meu professor e Petrucci, peguei um gosto pelo jazz e entendi que o rock é apenas mais um estilo no meio de uma multidão de formas de fazer música.

Pepe Le P
Veterano
# jan/14 · Editado por: Pepe Le P
· votar


O Govan é um excelente músico (falar que é na minha opinião seria redundante), já participou (e participa) de trabalhos dos mais variados gêneros e tem identidade própria na guita.

A fluência que o cara tem pra transpor ideias pra guitarra durante um improviso é respeitável, e eu acho o fraseado dele bastante melodioso e original.

Esse lance de "amo/odeio" é o velho papo de sempre... ta todo mundo no direito de curtir a sua subjetividade e singularidade e acho que martelar nessa tecla não costuma ser muito produtivo.

Eu sinceramente recomendo escutar mais um músico antes de formar opinião.

Deixo como "contribuição" uma versão que eu curto bastante da música Ner Ner, que é a mais longa do disco dele, escute sem muitos pré-conceitos:



EDITADO: e a quem possa interessar - procure diferentes versões da mesma música tocadas ao vivo pra ver a grande diferença das frases nos improvisos.

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Na verdade esse lance de tendências é uma bosta, ficar querendo copiar o "cara do momento". Toca aquilo que vc sente, q vc gosta e toca o foda-se.

E pra quem acha q o Malmsteen tá um porre, ouçam o Perpetual Flame, e vejam o trabalho de vocal absurdo q o Ripper fez...

O último álbum ficou ruim mesmo...

Shy_Boy
Veterano
# jan/14
· votar


Pepe Le P
Deixo como "contribuição" uma versão que eu curto bastante da música Ner Ner, que é a mais longa do disco dele, escute sem muitos pré-conceitos:

Acho que das músicas do Govan que conheço, essa é uma das que eu mais curto.

Quanto a CDs recentes de acrobacias guitarristicas, acho que o mais recente do Vai (mesmo eu sendo suspeito para falar) ficou bem legal. Racing the World, Weeping China Doll, por exemplo, acreditam que quebram a barreira de música apenas para músicos, vide ainda que na turnê dele, que passou aqui no Circo Voador, conheci vários fãs não-guitarristas dele.

Abç!

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Tem um lance que eu acho engraçado, como a galera de hoje em dia toca arpejos pensando só na velocidade e no "OUCH factor", sem precisão nem definição nenhuma, e fica parecendo aquela flautinha que o tiozinho do algodão doce usava...

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/14
· votar


batendo minha opinião na real.

esse negocio de criar seu proprio estilo é viagem(e não é ao mesmo tempo), sempre que você ta tocando algo feito por você vc ta tocando o que ninguem mais faria ,não tem como você fugir do seu proprio estilo porque seu estilo é oque você toca.

existem estilos mais similares que outros e estilos mais diferentes que os outros , e isso depende tanto da pessoa quanto das influencias dela , mas a ideia central é que todo musico novo é um estilo novo.

Insufferable Bear
Membro
# jan/14
· votar


rhoadsvsvai

Mas esse tipo de pensamento deve provocar uma estagnação e preguiça danada.
De certa forma eu concordo, mas eu acho que a questão é estar em sintonia com seu instinto e o com o que você acha que é o seu estilo.

O que acontece com gente inexperiente é que eles tentam emular o que vêem por aí, o que é legal para o aprendizado até certo ponto, que é o ponto em que o artista, pela inércia, fica preguiçoso e não procura fazer nada de novo.

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


O problema não é inovar, inovar é fácil, o problema é inovar E ser musicalmente útil e interessante ao mesmo tempo...

Essa é a parte mais difícil hoje em dia...

Insufferable Bear
Membro
# jan/14
· votar


musicalmente útil
E o que diabos seria essa tal de "utilidade musical"?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a Govanização da guitarra atual