Sobre a Govanização da guitarra atual

Autor Mensagem
Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Que soe bem, seja musical. Tenha Harmonia, melodia e ritmo. Eu posso misturar vários ruídos do cotidiano, buzinas de carro, barulho de trânsito, uma sirene de ambulância, barulho de celular tocando, barulho do cara vendendo pamonha, cachorro latindo, barulho de furadeira, barulho de pedreiro trabalhando, e tocar qlq bosta desconexa em cima. Vai ser diferente? Vai. Vai ser inusitado? Vai. Mas vai ser uma verdadeira bosta. Sem valor musical.

Insufferable Bear
Membro
# jan/14
· votar


Eu posso misturar vários ruídos do cotidiano, buzinas de carro, barulho de trânsito, uma sirene de ambulância,

Mas centenas de compositores já fizeram desde a década de 30 e não vai ser nada novo.

Mas vai ser uma verdadeira bosta. Sem valor musical.
Muita gente (mas muita mesmo) discorda de você e acha música concreta uma das mais importantes correntes musicais do século XX.

Eu não acho que ninguém aqui pode definir o que soa bem ou seja musical apropriadamente.
Se você estabelece um limite, é dever do artista ultrapassá-lo.

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Muita gente (mas muita mesmo) discorda de você e acha música concreta uma das mais importantes correntes musicais do século XX.

Bom, vamos continuar discordando, hehehehhe. Enfim, eu acho mesmo que a música eletrônica é a que oferece a maior gama de possibilidades, como eu não gosto de música eletrônica, vou morrer ultrapassado, rs. Pra quem toca guitarra, é difícil ser 100% original hoje em dia, muita coisa já foi explorada, 7, 8, 9 cordas, afinações diferentes, dois, três braços, tocar com a boca, com a orelha, papai-e-mamãe, 69, de quatro, de ladinho, cavalgando, etc.

Hawklord
Veterano
# jan/14 · Editado por: Hawklord
· votar


Quando vocês vão parar de ouvir esses zé ruela e admitir que Frank Zappa é O melhor?

davissilva
Membro Novato
# jan/14
· votar


Meus dois centavos nesse papo:

Eu gosto do Govan, muito mais pelo que ele faz agora do que pelo que fazia na época do "Erotic Cakes"... Galera, esse é um álbum de OITO anos atrás, e ainda muito influenciado por caras com Greg Howe e Steve Vai (quem nunca achou que a melodia principal de "Ner Ner" foi composta pelo Vai?). É um bom disco, mas é só.

Agora, quem teve a curiosidade de ouvir as coisas mais recentes, como a turnê dele com o Steven Wilson, os shows que ele andou fazendo com outros músicos, além do próprio grupo alternativo dele (chamado Tone Merchands), ou mesmo os últimos álbums dos Aristocrats (os quais eu acho até meio massantes/monótonos em termos de guitarra, porém até certo ponto justificados pela filosofia totalmente "ao vivo e simples" do grupo, o que faz com que quase não haja overdubs e camadas de timbres trabalhadas) sabe que o cara não é um só "guitarreiro" que faz "guitarrices", ele é um músico, e músico dos bons.

Mas isso não quer dizer que ele seja "o melhor do mundo" ou deva ser copiado. Ele tem os méritos dele, e cabe a todo músico achar os seus.

A lição que todos devemos tirar dele não é sobre o fraseado, sobre a técnica ou coisas assim. A lição que , na minha opinião, faz com que ele contribua com todos nós é justamente a que nos ensina a gostar de vários estilos, tentar ser proficiente em todas as formas de música e tentar incorporar toda essa diversidade ao nosso próprio vocabulário musical. Claro, ele não é o único cara que faz isso, mas dentre os caras atualmente famosos na guitarra, acho que ele é quem mais advoga a respeito disso.

Aqui vai um exemplo de ele tocando coisas diferentes, com caras diferentes, recentemente (reparem no cara que toca com ele, o indonésio Balawan... Esse cara tbm é um monstro!):



Insufferable Bear
Membro
# jan/14
· votar


tentar ser proficiente em todas as formas de música
Se com "todas as formas de músicas" você não quer dizer "blues, rock e fusion", que é um resumo da linguagem do Govan, eu concordo.

Enquanto isso, guitarrista que foge dessa fraseiada e dos solos e das firulas não recebem atenção devida, talvez justamente por não dar aos guitarristas o que eles tanto desejam...
http://www.youtube.com/watch?v=veKzGR8S_AM
http://www.youtube.com/watch?v=wERU4NiAtlE
http://www.youtube.com/watch?v=7QLbi4E3-hI
http://www.youtube.com/watch?v=2nyvb8RsZls

Luis A.
Membro Novato
# jan/14
· votar


davissilva

Muito bom!

davissilva
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: davissilva
· votar


Insufferable Bear
Se com "todas as formas de músicas" você não quer dizer "blues, rock e fusion", que é um resumo da linguagem do Govan, eu concordo.

Eu não quis dizer necessariamente que ELE é proficiente em TODAS as formas de música, pois estou careca de saber que esses estilos que você citou, os quais são realmente a principal influência dele, não são as únicas linguagens existentes...

O que eu quis dizer foi que a mensagem que ele sempre prega é que todos nós devemos tentar ser abertos e proficientes em tudo. Agora daí a realmente ser, é outra história.

Assim como você, eu também penso que a cultura "guitarrística" é sim uma grande limitadora em termos da visão e da aplicação da música, principalmente quando pensamos sobre a música que atinge as massas, pois o que mais existe entre os adeptos deste nosso amado instrumento são meros guitarreiros, como você diz (e eu, humildemente me incluo entre eles, dadas as minhas limitações) - , ao invés de verdadeiros músicos. No entanto, eu não considero o Govan como sendo um mero guitarreiro não, baseado no que eu já ouvi dele.

Quanto aos exemplos que você postou, o Marc Ribot é realmente genial, conheci o som dele faz uns 5 meses só e achei muito bom. O Masayuki Takayanagi eu não conhecia e gostei também.

Já o Fred Frith, bem... Eu o ouvi há uns 2 anos pela primeira vez, e minha opinião sobre ele ainda não mudou (bem como sobre as vertentes que puxam mais para a música concreta, as quais você sempre cita nos seus comentários): eu consigo reconhecer o mérito desta escola, porém ela simplesmente ainda não desperta nada em mim.

MauricioBahia
Moderador
# jan/14
· votar


Guthrie Govan toca demais mas eu não acho que tem qualquer relação com a "Malsmsteenização".

Guthrie Govan toca o que trocentos guitarristas tocam há muito tempo, já o Malmsteen realmente influenciou muita gente. Tem seu estilo próprio.

Na boa, acho que nem dá pra comparar até pq o Govan é praticamente desconhecido.

;)

Rednef2
Veterano
# jan/14 · Editado por: Rednef2
· votar


Aqui no Brasil temos diversos estilos.

Já imaginou algum pioneiro tentar misturar rock com guarania/frevo/bossa nova/mpb/baião/etc?

Poucos guitarristas brasileiros fazem isso.

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Guthrie Govan toca o que trocentos guitarristas tocam há muito tempo, já o Malmsteen realmente influenciou muita gente. Tem seu estilo próprio.

Na boa, acho que nem dá pra comparar até pq o Govan é praticamente desconhecido.

;)



Não tem um "xizinho" pra eu assinar, não?

ALF is back
Veterano
# jan/14 · Editado por: ALF is back
· votar


Na minha opinião, o Govan influencia a indústria da guitarra via u2b...é um pop do fusion moderno...levou o estilo aos ouvidos dos menos interessados em técnica...ele toca muito e sou muito influenciado por ele, mas como já disseram incansavelmente, ele nao criou nada de novo no instrumento, apenas tem criatividade, musicalidade e personalidade, além de uma técnica bizarra...nao tem como nao ser admirável uma formula como essa...mas tem mta gente underground fazendo coisas tão boas quanto (inclusive no Brasil...ouçam André.Nieri) e nao tem tanta visibilidade como o Govan...sempre tem aquele "escolhido" pra puxar a matilha...talvez o mais carismático, com melhor apoio de empresários, com melhores QI...nao sei....mas ele é o escolhido da vez...só q como já foi citado, Greg Howe, por exemplo, tem muito mais trilha aberta na carreira...o incrível album introspection tem mais de 2 décadas...enquanto eu babava ovo do Black álbum do Metallica, saia o introspection do Greg howe diretamente de seu homestudio, gravado e produzido inteiramente por ele próprio...tranquilamente, nao tem nada q o Govan faça q da pra chamar de inovador...ele apenas descobriu uma fonte interessante q deram pouco valor tempos atrás e trouxe isso pra galera...hj a guitarra esta mais técnica pois isso é uma corrida infinita...o q era impossível ontem, hj é apenas dificil

JotaEmidio
Veterano
# jan/14
· votar


E o tópico rendeu hein...

davissilva
Membro Novato
# jan/14
· votar


ALF is back
ele nao criou nada de novo no instrumento, apenas tem criatividade, musicalidade e personalidade, além de uma técnica bizarra...nao tem como nao ser admirável uma formula como essa...

Concordo que não há nada de tecnicamente, ou estilisticamente, inovador. Me parece que as coisas com ele são muito mais uma pequena evolução ou alargamento de horizontes, do que uma revolução em si...

E "revolução" por "revolução", ainda acho que o estilo do Van Halen provocou uma alteração mais abrangente do que o estilo do Malmsteen, mesmo que eu pessoalmente ache que nenhum dos dois inventou nada do zero... Aliás, do zero mesmo acho que ninguém faz nada. O que existe são evoluções/adaptações mais ou menos radicais.

Greg Howe, por exemplo, tem muito mais trilha aberta na carreira...

Quanto à comparação com o Howe... Bem, a questão é que são músicos com propostas muito diferentes. Enquanto o Howe tem uma carreira sólida, repleta de álbuns solo, o Govan tem apenas um. Por outro lado, o Howe tem quase que pavor da mídia (basta ver a escassez de material ao vivo oficial dele disponível, mesmo nos u2b da vida...), enquanto que o Govan nasceu justamente disso. Por isso, acho que essa comparação é complicada e, em última análise, desnecessária, já que ambos são ótimos músicos.

Já quanto ao lance de "sempre haver um escolhido da vez", eu concordo plenamente. Porém isso não tira o mérito dele, assim como caras como o Jimmi Page não têm seu mérito diminuído apesar de ser muito possível que existissem outros guitarristas em sua época que eram tão bons quanto eles, mas que nunca fizeram sucesso. Poucos são os artistas realmente únicos, como o Allan Holdsworth na guitarra, por exemplo.

Mas aí eu acho que já viajei demais e tô saindo do mérito do tópico, hahaha...

rafael_cpu
Veterano
# jan/14
· votar


MauricioBahia
Guthrie Govan toca demais mas eu não acho que tem qualquer relação com a "Malsmsteenização".
Guthrie Govan toca o que trocentos guitarristas tocam há muito tempo, já o Malmsteen realmente influenciou muita gente. Tem seu estilo próprio.
Na boa, acho que nem dá pra comparar até pq o Govan é praticamente desconhecido.

;)


Concordo plenamente!

O mesmo em relação às comparações com Van Halen, Vai, Satriani, etc. (só faltou comparação com Hendrix...).
Esses caras real e efetivamente causaram mudança. Influenciaram a música. Se hoje há algum espaço para a guitarra instrumental muito se deve a eles.

Um guitarrista pode até dizer que não gosta de Eruption, mas não entender o valor, o peso, dela na história da guitarra...

Em comparação com esses caras, e não levando em conta apenas gosto musical, o Govan não passa de um guitarrista da mídia YouTube Jamtrackcentral.


T+

gupiguitar
Veterano
# jan/14 · Editado por: gupiguitar
· votar


Gabriel Landim

Muito legal seu tópico. Vou dar minha opinião sobre suas colocações.

Vocês percebem que está havendo uma "Govanização" muito grande dos guitarristas hoje em dia?


Não percebo isso como muito grande, mas entendo que há uma tendência a soar 'fusion' tocando 'outside'. Porém, ainda vejo 'guitar heroes' tocando de forma parecida com outros ícones de ondas diferentes. E olha, arrisco a dizer que é bem frequente guitarrista querendo soar modern METAL!

Assim como na década de 80 houve uma "Malsmsteenização" e nos 90 uma "Vai/Satrianização", hoje em dia todo mundo tenta copiar descaradamente (ou insconscientemente) o estilo, fraseado e até mesmo timbre do "Messias da guitarra"...


Quando eu peguei o disco Alien Love Secrets (95) pela primeira vez no final de 90 eu quis aprender a tocar todas as músicas do disco (não consegui rs). Da metade da última década pra cá começou a acontecer algo parecido com Erotic Cakes (06). Acho que é copiando (que entendo como aprendendo com) que você vai incorporando formas de tocar que você ainda não tem e assim desenvolvendo seu estilo de fraseado. Por exemplo, quem quer soar mais jazzy vai escutar tal; quem quer soar bluesy, vai escutar fulano; etc.

Não que eu não curta o trabalho dele, mas ando vendo muita gente no youtube com um talento e potencial GIGANTESCOS mas que acabam se tornando nada mais do que meras cópias bem feitas.


Ainda não vi ninguém tocando como Govan. Há interpretações de suas músicas por outros guitarristas, mas ainda não vi ninguém soando com a desenvoltura dele. Não acho que quem toca uma música de Erotic Cakes bem executada é uma mera cópia, mas sim uma pessoa muito disciplinada em uma fase de aprendizado onde copiar guitarristas melhores faz parte do processo de desenvolvimento.
O Govan, nas entrevistas e aulas que vi dele, sempre demonstra sua preocupação com a importância de soar mais 'musical' e menos 'shredder'.

Não seria muito mais interessante se essa rapazeada focasse em desenvolver um estilo próprio... uma personalidade mesmo?


A nossa personalidade é um mosaico de cópias imperfeitas. O próprio Govan demonstra em vídeos ser capaz de tocar de forma QUASE idêntica aos caras já consagrados .Confiram. Esse vídeo é um resumo de todos que ele imita, há vídeos inteiros dele tocando como cada um dos caras.

Quem vai ser o atrevido e peitar essa tendência e ser o novo Jeff Beck, Allan Holdsworth, Jimi Hendrix, Chris Poland, Eddie Van Halen, Michael Hedges, Misha Mansoor, Joe Bonamassa, etc...

Não sei cara. Acho que ninguém vai ser um novo desses caras, talvez um novo NOVO.

Espero ter contribuído positivamente para a disucussão.
Abraços,

renatocaster
Moderador
# jan/14
· votar


MauricioBahia

Na boa, acho que nem dá pra comparar até pq o Govan é praticamente desconhecido.

Isso é verdade. Ele é bem conhecido no meio "guitarrístico", e olhe lá. Já o Malmsteen tem um público mais abrangente. Conheço gente que nunca pegou numa guitarra, mas conhece e curte o Malmsteen, na figura de um artista de rock mesmo.

davissilva
Membro Novato
# jan/14
· votar


rafael_cpu

A questão é que a forma como se ouve e se "consome" musica hoje é diferente da de vinte anos atras. Concordo com você que esses artistas que você citou causaram uma mudança abrupta no curso da guitarra pela história, mas hoje em dia eu acho isso simplesmente impossível de acontecer, pela forma como a música chega até as pessoas. Na minha opinião , é por isso que não existem mais super bandas surgindo, como o Zeppelin, Metallica, U2, Nirvana. Esses caras surgiram antes de a música se tornar o que é hoje em termos de mídia, e a própria mídia em torno deles se comportava de modo diferente: na época deles, o lucrativo era encontrar um cara diferente e endeusa-lo, coloca-lo acima de todos os outros. Hoje, o lucrativo é colocar um artista na nossa frente a cada 5 segundos. Por isso, não há como surgirem outros caras que possam "mudar a história", pois ninguém hoje vai ter aquela consideração perene de antigamente. Como nosso amigo MMI disse acima, hoje a indústria fonográfica gira em torno do descartável, sem distinção entre o que é bom ou ruim, pois o lucro está na rotatividade dos ídolos. Por isso, acho que a dificuldade de hoje é o oposto da de antigamente: antes, o difícil era ficar conhecido, mas depois disso, era um pouco mais fácil de se manter; já hoje, qualquer um poder ter seus 5 minutos de fama, mas permanecer em evidência a ponto de provocar uma mudança na história está muito mais complicado.

E é por essas e outras que eu acho que, se tivessem surgido nos últimos dez anos, caras como o Vai ou o Satriani também seriam apenas "guitarristas de mídia YouTube JamtrackCentral", pois é assim que os guitarristas mais "acessíveis" se tornam conhecidos hoje em dia... Porém, isso jamais mudaria a minha admiração por eles.

ALF is back
Veterano
# jan/14
· votar


davissilva
essa questão da exposição na mídia é bem verdade!
Mas acho importante compararmos pois já ouvi gente falando do Govan como revolucionário, determinando um novo estilo...esda asneira não foi levantada nesse tópico (Ufa), mas são ideias bizarras e uma comparaçaozinha saudável com Greg Howe cai mto bem pra deixar claro q Govan não inventou nada...quiçá aperfeiçoou...apenas entrou na brincadeira tbm! O q ajuda mto a torna-lo popular, como vc bem colocou, é sua afinidade com a mídia! Sorte a nossa, q podemos aprender com ele!
Já Greg Howe é um super side man com um currículo imenso e louvável...seu trabalho solo é muito apreciado hj, talvez graças a esse boom do fusion, mas até um tempo atrás não se ouvia raiar tanto dele...afinal, ele é da mesma era de Satch/ Vai...na época a moda era aquilo...engraçado isso!
O mais impressionante é saber q todo o trampo solo dele até hj é feito em seu home Studio e ele quem toca a maioria dos instrumentos.....em 93 (introspection) não tinha essa coisa de vsti....e olha a qualidade do trabalho...a mixagem impecável e os timbres impossíveis de reproduzir! Falo isso apenas como curiosidade mesmo! Desculpem a desvirtuada!

gupiguitar
isso de "fritar musicalmente" o Govan pode falar a vontade mesmo...o cara tem um timing incrível e é muito diferente uma fritada de alguém tocando um cover dele comparado com a original...ele acentua notas de forma muito musical em suas fritadas e o interessante é q pra isso é necessário um timbre com pouco ganho (pouca compressao pra valorizar a dinâmica) e principalmente, controle grande sobre ligados e palhetadas....a tendência técnica da guitarra nos últimos anos foi pra "palhetada 100% alternada" de Petrucci...agora o povo volta a correr pro outro lado, o dos "ligados de Satch/ Vai" pq o fusion vem pedindo isso...huahuahuahua

Lelo Mig
Membro
# jan/14
· votar


A grande maioria, muita atenção!........Vocês são educados a acharem esses virtuoses da escola "blues/jazz/rock" estadunienese, os deuses a serem reverenciados e tudo fora disso uma merda.

Cuidado! Vocês podem estar se fechando para um mundo de possibilidades e se resignando a "futuros fracassados", porque jamais vão poder tocar tão bem assim. E ainda conviverão com o discurso de professor que "basta querer e se dedicar 12 horas por dia que você consegue......"

No que Govan é mais influente na música (veja bem, na música, não no reduto guitarreiro circense das escolas), do que, por exemplo, The Edge?

Pensem muito bem sobre isso!

(obs: eu gosto de muita coisa do Govan, nada contra. Não estou aqui para defender meu gosto ou desgosto).

davissilva
Membro Novato
# jan/14
· votar


ALF is back
O mais impressionante é saber q todo o trampo solo dele (HOWE) até hj é feito em seu home Studio e ele quem toca a maioria dos instrumentos.....em 93 (introspection) não tinha essa coisa de vsti....e olha a qualidade do trabalho...a mixagem impecável e os timbres impossíveis de reproduzir!

Com certeza! Isso eu assino embaixo!

Lelo Mig
No que Govan é mais influente na música (veja bem, na música, não no reduto guitarreiro circense das escolas), do que, por exemplo, The Edge?

Exatamente: em nada mesmo! (apesar de que daí também conta o papo sobre a mudança dos tempos e da mídia que eu escrevi acima).

Natanael_DM
Veterano
# jan/14
· votar


Lelo Mig
Bela colocação.

No que Govan é mais influente na música (veja bem, na música, não no reduto guitarreiro circense das escolas), do que, por exemplo, The Edge?

Resposta: em nada. E nunca vai ser.

Não percebo a tal da Govanização da guitarra atual. Aliás, não fosse aqui pelos tópicos do forum, talvez nunca fosse conhecer o cara. E isso não é uma crítica, é só um fato.

Não vejo nada de mais no som dele. Logicamente, dá pra perceber que o rapaz é um demônio de técnica e qualidade e blá blá blá, mas isso não está sendo discutido.

Talvez haja uma tendência, como ciclicamente ocorre, de que um determinado estilo receba, durante um período de tempo, mais atenção. Isso já aconteceu com o rock, com o blues, com o metal, com o jazz e, talvez, esteja acontecendo com o fusion. Vai saber...

renatocaster
Moderador
# jan/14
· votar


Lelo Mig

Cuidado! Vocês podem estar se fechando para um mundo de possibilidades e se resignando a "futuros fracassados", porque jamais vão poder tocar tão bem assim. E ainda conviverão com o discurso de professor que "basta querer e se dedicar 12 horas por dia que você consegue......"

Sei lá cara, eu acho que nós devemos deixar as pessoas fazerem o que elas querem e o que elas gostam. O que vc enxerga como fracasso, a pessoa pode enxergar como sucesso. E quem sou eu para dizer para uma pessoa o que significa tocar bem. Isso é bastante relativo.

No que Govan é mais influente na música (veja bem, na música, não no reduto guitarreiro circense das escolas), do que, por exemplo, The Edge?

É uma comparação um tanto quanto desproporcional, até porque o Govan começou a "surgir" não tem nem muito tempo. É um cara relativamente desconhecido. Enquanto The Edge as pessoas conhecem a no mínimo 30 anos. O que talvez falte um pouco mais a ele são esses anos de estrada que o The Edge tem. Porque talento para ele ser influente no meio musical ele tem, e muito.

Will Bejar
Veterano
# jan/14
· votar


Gabriel Landim
Erotic Cakes
Ouvirei!!! o/

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


se resignando a "futuros fracassados", porque jamais vão poder tocar tão bem assim.


Putz, que derrota hein mano?

Natanael_DM
Veterano
# jan/14 · Editado por: Natanael_DM
· votar


Porque talento para ele ser influente no meio musical ele tem, e muito.
renatocaster, eu meio que concordo contigo. O Govan é talentoso pra caramba. Lógico.
Mas acho que o que o Lelo Mig quis dizer, e com o que eu concordei totalmente, é que o nível de influência que um cara desses pode provocar no cenário musical é limitadíssimo, justamente porque ele faz sucesso entre guitarristas e não entre consumidores de música em geral.

É verdade que os 30 anos de estrada do Edge dão uma bela reforçada na aura de guitar hero do cara. Mas o fato é que a abrangência do som do U2, independentemente de quem for o guitarrista, sempre vai ser maior e, por consequência, mais impactante.

Mas isso é a minha opinião.

o/

Lelo Mig
Membro
# jan/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


renatocaster

"nós devemos deixar as pessoas fazerem o que elas querem e o que elas gostam"

Você não entendeu minha colocação, por que é justamente isso que NÃO vejo na cultura guitarristica.

Amigo, apesar de estar "aposentado" da música, estou direto no meio, vivo dentro de escolas de música, principalmente.

E o discurso, atual, presente de que "qualquer um consegue se tiver foco e determinação" é uma mentira, uma falácia.

Não vejo professores com capacidade de captar a "arte, talento, sensibilidade ou dom" (chame como quiserem) de seus alunos, muito pelo contrário. Não vejo muita gente capaz de ensinar ao aluno o que ele realmente gosta e sim "moldadores" que definem o que é bom ou ruim.

Vejo um discurso muito parecido com o que há no mundo industrial/comercial. Uma coisa motivacional, quase que "auto ajuda".

Sei que é preciso motivar e incentivar o aluno, mas, veja bem, é opinião pessoal, eu ainda acho que música é uma expressão artística e nem todos conseguem fazer determinadas coisas. Seja por impossibilidades fisícas, técnicas, motoras ou mesmo relacionadas a gosto pessoal.

Algumas coisas, alguns definitivamente não vão conseguir fazer NUNCA!

"O que vc enxerga como fracasso"

Mais uma vez, acho que você não me entendeu...hehehe.

Não sou eu que vejo como fracasso! E sim os formadores de opinião dessa cultura guitarristica.

A grande maioria, ao você elogiar fulano que não possui certo grau técnico, a primeira coisa que eles dizem é:

- Mas esse cara não toca poha nenhuma!

Isso não faz diferença prá mim ou prá você, que temos nossa opinião. Mas se coloque no lugar de um moleque de 12 anos?


Ancient_CTHULU

"que derrota hein mano"

Não entendeu nada do que escrevi........ tá explicado acima.

davissilva
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: davissilva
· votar


Natanael_DM
Mas o fato é que a abrangência do som do U2, independentemente de quem for o guitarrista, sempre vai ser maior e, por consequência, mais impactante.

Perfeita colocação. E essa é a mesma razão pela qual caras como o The Edge são mais influentes, na prática, do que Malsteen ou Satriani.

O The Edge mudou a música para as massas, não só para os roqueiros ou guitarristas. Isso não o torna melhor do que os outros, mas o legado é diferente sim.

Por outro lado, concordo com o renatocaster:

talento para ele (GOVAN) ser influente no meio musical ele tem, e muito.

Natanael_DM
Veterano
# jan/14
· votar


O The Edge mudou a música para as massas, não só para os roqueiros ou guitarristas. Isso não o torna melhor do que os outros, mas o legado é diferente sim.
Exatamente, davissilva.
o/

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


Rednef2
Já imaginou algum pioneiro tentar misturar rock com guarania/frevo/bossa nova/mpb/baião/etc?

Cacau Santos talvez, pelo menos eu já vi com baião.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a Govanização da guitarra atual