Projeto Guitarra Standard - Escolha dos Usuários 2013

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# nov/13
· votar


rcorts

A nossa tarefa é equilibrar o máximo possível as características peculiares de cada peça com o objetivo de ter um instrumento diferenciado, altamente equilibrado"

Esse é um segredo, entre outros.

Não é obrigatório ser quartersawn, mas não tenha dúvidas que um braço desses é mais rígido e mais ressonante, sendo da mesma árvore. Na dúvida, vá sempre de quarter. A questão é que existem madeiras e madeiras, uma boa madeira riftsawn pode ser mais rígida e mais ressonante que uma má madeira em quartersawn. Mas usei como exemplo de detalhes que estão sendo deixados para trás, no geral.

Outro exemplo curioso: maple. O som percorre a madeira muito mais rápido e melhor pelos veios. Isoladamente o plain maple soa muito melhor que qualquer outro. O maple muito figurado não tem muita rigidez. O birdseyes é um maple atacado por um vírus, que forma aqueles "glóbulos" que dá um visual interessante, mas forma obstruções às vibrações e soa pior. Dos figurados, o flamed ainda soa melhor que o quilted. Em blocos, na interação com a construção e outras madeiras a coisa pode mudar, mas isoladamente eles funcionam assim.

Drinho
Veterano
# nov/13 · Editado por: Drinho
· votar


Por isto, no meu ponto de vista, pro modelo top sim, acho que deveríamos pensar no corte quartersaw para o braço como critério mínimo, mas para o modelo standard não acho que seja imprescindível.

Agora eu to começando a gostar da conversa, o raio composto como o da american deluxe pode ser interessente, mas ainda ficaria com um 10 convencional que não é nem muito vintage nem muito ibanez....

Em termos de ergonomia, copiar uma uma American Standard é uma boa idéia, elas são muito gostosas, ou alguma fender 60's com o perfil reduzido

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


Ok, prazo para corpos e braços encerrado. Daqui a pouco eu solto a lista.

O papo está em alto nível. Tenho comentários a fazer, mas primeiro o "dever"... hehehe

A lista de peças já vem...

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


*** INFORME DA COMISSÃO ORGANIZADORA ***

Seguem, listadas abaixo, TODAS as sugestões de corpo e braço, sem muita edição... Já adianto que a maioria não seguiu o padrão proposto...
(se eu tiver pulado alguma sugestão ou se quiserem retificar alguma coisa, me avisem que eu conserto)

Sugestões de Compra de Corpos e Braços

HortaRates
Stewmach: http://www.stewmac.com/shop/Bodies,_necks,_wood.html
Corpo HSS - US$208.59
Braço com escala em rosewood - US$118.00

d.u.n.h.a.
RDC Guitars: https://www.facebook.com/RdcGuitars
Tanto para corpo quanto para braço:
O braço, com 21 fretes, tá saindo na faixa de 280 reais e o corpo na faixa de 400. Gosto do braço sem verniz, só no natural. E a pintura gosto de natural também, só com verniz por cima.

HortaRates
1. Corpo:
Marca/Loja/Site: RDC guitars https://www.facebook.com/RdcGuitars ou http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_35210670
Modelo: Stratocaster HSS, ou qualquer outro que preferir, eles têm até Iceman, pelo jeito.
Tipo de pintura: Sem pintura ou acabamento
Preço estimado: Entre R$280,00 (padrão) e R$400,00 (peça única)
Motivo da escolha: Marca nacional que confecciona corpos diversos em CNC. O material parece de qualidade, trabalham com diversos modelos e madeiras, preços acessíveis.

rcorts
No site da Bhefner consegui encontrar corpos em Alder HSS cujo preço sai em torno de 150 dólares. Estimando um frete de 50 dólares sairia 200 doletas. Nesta semana estão com 20% de desconto, ou seja, sairia em média 170 doletas, algo em torno de R$ 630,00. Mas não sei se a Bhefner manda para o Brasil. Acabei de mandar uma pergunta para eles.
Na página da Warmoth, encontrei corpos de Alder por 202 dólares, + 66 de frete (USPS Priority Shipping), ou seja, sai na faixa de R$ 986,00 (já com impostos) só o corpo. O diferencial é que o comprador pode escolher tanto a configuração de cavidades de captadores, quanto furação para ponte e jack. Mas só encontrei rear route.

Luis A.
Corpo de alder mais barato: http://www.allparts.com/2SB-2nd-Quality-Stratocaster-Body_p_291.html

MMJr
Opcao de 155 dolares na Warmoth:
http://www.warmoth.com/Showcase/ShowcaseItem.aspx?Body=2&Shape=1&Type= 1&Path=Stratocaster,Standard&sort=price&i=S6716
No e-bay encontra-se pranchas de Alder para confeccionar o corpo da guitarra por 52,00 dolares...
http://www.ebay.com/itm/Red-Alder-Guitar-Body-Blank-1-3-4-x-14-x-21-/1 41103823536

rcorts
1. Corpo:
Marca/Loja/Site: RDC guitars, freijó RDC guitars, freijó
Modelo: Stratocaster 62 HSS
Tipo de pintura: apenas demãos de verniz. Cor natural
Preço estimado: R$ 280,00
Motivo da escolha: É uma peça barata, feita em uma madeira nacional considerada por muitos aqui como boa o suficiente para o projeto e é feita em máquina CNC seguindo o padrão de medidas Fender.

2. Braço:
Marca/Loja/Site: Luthier Victor no ML
Modelo: Mighty Mite Licensed Fender, shape em modern C, padrão Fender de medidas.
Acabamento: brilhoso (não especifica) mas é daquele verniz que solta com o tempo.
Número de Trastes: 22 médio jumbo
Preço Estimado: R$ 700,00 + frete estimado de R$ 30,00
Motivo da escolha: tenho um na minha stratocaster. É um braço excelente e na minha opinião melhor do que o das Fender MIM.
OBS.: o citado no link é de maple com escala em ébano, igual ao que está na minha strato, mas o Victor pode encomendar um de maple com escala de rosewood e deve ficar até um pouco mais em conta, imagino.

Nefelibata
há uma boa quantidade de corpos de guitarra fender, já acabados, de N modelos, de alder e ash, à venda no ebay? Poderia ser uma solução.

JJJ
1.Corpo
Marca/Modelo: Mighty Mite Fender Licensed Unfinished Swamp Ash MM2700A
http://www.ebay.com/itm/NEW-Fender-Lic-Swamp-Ash-HSH-Stratocaster-Stra t-BODY-Mighty-Mite-MM2700A-/141081312579?pt=Guitar_Accessories&hash=it em20d919fd43
Pintura: unfinished (só na madeira, sem nada)
Preço estimado: US$ 110 + US$ 70 (frete priority)
Motivo: O corpo é licenciado pela Fender, o vendedor (embora eu nunca tenha comprado dele, então nunca se sabe) é top rated seller, cabe captação HSS, fabricante conhecido e está num preço razoável. Só que... considerando o quanto vai sair AQUI... Vejamos: 110+70 = 180 dólares
Se o imposto incidir só sobre o produto (o que é sempre uma caixinha de surpresas...) são mais 110x0.6=66 dólares, sem contar o ICMS (que alguns estados cobram). Então, no "barato", o corpo sairia: 180+66 = 246 dólares ou (fazendo o dólar a 2,30) = cerca de 570 reais.

Claro que sempre existe a possibilidade de baixar um pouco a expectativa, então...

Marca/Loja: GFS Unfinished White Poplar Stratocaster Style HSH Body
http://www.guitarfetish.com/Unfinished-White-Poplar-Stratocaster-Style -HSH-Body-_p_4185.html
Pintura: unfinished (só na madeira, sem nada)
Preço estimado: US$ 55 + US$ 50 (frete priority)
Motivo: Poplar não é a melhor madeira do mundo, mas também não é nenhuma tábua podre. A própria Fender já usou Poplar. Já comprei na Guitar Fetish várias vezes e nunca me decepcionei. Mas não se pode esperar demais, ok? rs
Um braço maple/rosewood da mesma GFS, sai por uns 43 dólares e, se colocar junto no frete, deve dar uma aliviada.
Mesmo assim, dá uns 160 dólares + frete, deve chegar a uns 230. Então, a conta de corpo e braço com imposto vai passar de 500 reais fácil.

Sugestões de Guitarras Prontas para Upgrade

vintagentleman
Marca/Loja/Site: http://www.foxtrot.com.br/Produto/01010012685001/Guitarra+Yamaha+Pacif ica+112J+Sunburst
Modelo: Yamaha PAC 112 J
Tipo de pintura: preto ou natural encerado
Preço estimado: R$ 899,00
Motivo da escolha: GUITARRA COMPLETA, com as madeiras e ponte votadas, mesma configuração de captadores e parte elétrica plenamente funcional. Guitarra muito bonita e bem acabada. Não precisa ficar correndo atrás de um monte de peças miúdas. A quem interessar possa: compre essa guitarra, troque os captadores por outros do seu gosto, troque também as tarraxas e coloque cordas mais grossas (a original é .09). Pegue as peças que sobrarem, inclusive captadores e monte um robozinho, faça uma fogueira ou coloque no olho da terceira visão. PRONTO! Você estará com uma legítima Standard FCC 2013 gastando uns R$ 1300,00 e dando pau em todas as Fender MIM que encontrar no caminho. Como eu sei? Eu upei uma dessas, exatamente desse jeito (troquei ainda a ponte por uma Wilkinson), faz uns anos. É fácil e barato. O resultado é ótimo... Guitarra para muitos anos.

boblau
1. Corpo:
Marca/Loja/Site: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-515117599-corpo-stratocaster-sx squier-em-alder-_JM
Modelo: sx american alder
Tipo de pintura: já pintado em verniz vermelho transparente
Preço estimado: R$ 160,00 + frete de R$ 50,00 = R$ 210,00
Motivo da escolha: toquei em uma SX American Alder em uma loja na Teodoro chamada teodoromusical quando comprei meu amplificador e achei o corpo da guitarra muito bem acabado, além disso, um grande colega meu, Claudio Machado, baixista é endorser da SX e me informou que, de acordo com as informações dele, a linha American Alder é realmente feita de alder legítimo. Como eu pretendo montar a guitarra, este corpo me pareceu uma boa escolha pois está disponível imediatamente a um preço muito bom. Por favor critiquem o quanto quiser e o quanto puderem, principalmente nas questões dimensionais (braço x corpo) quanto na questão de se usar um corpo de uma guitarra usada no projeto.

HortaRates
Tava pensando em pegar a queridinha aqui do forum, a SST SX 57, e dar uma modificada, a guitarra custa 400 conto na loja... O foda é que ela só tem 21 trastes (queria pelo menos 22), e não sei se tem "piscinão" pra humbucker.

JJJ
http://www.barramusic.com.br/ecommerce_site/produto_118605_1526_Guitar ra-SX-SST-ASHR-Swamp-Ash-Estilo-Strato-Single-coil-Natural
http://www.barramusic.com.br/ecommerce_site/produto_102992_1526_Guitar ra-Condor-GX-40-Strato-Corpo-em-Alder-Cherry-Sunburst
Dá pra achar uma SX de swamp ash com um braço bacaninha ou uma Condor GX40 de Alder. Ainda por cima, com acabamento pronto.
Salvo alguma opção muito interessante (que ainda não tive tempo de conferir - talvez os corpos da RDC, quem sabe?) eu penderia, neste momento, para o lado dos upgrades, sim. Pelo simples fato de que sairia possivelmente o mesmo preço que comprar corpo e braço e já viria com acabamento e questões delicadas (para a maioria dos usuários que não montam guitarras) como encaixe da ponte, medidas de tróculo e comprimento de escala certinhas. Isso reduziria muito o custo de luthieria, bastando só regular a guitarra num luthier e não pintar e montar a bichinha toda...

rcorts
Veterano
# nov/13 · Editado por: rcorts
· votar


JJJ

Na minha sugestão de braço, lá em "motivo da escolha", favor alterar o texto de:

o citado no link é de maple com escala em ébano, igual ao que está na minha strato, mas o Victor pode encomendar e deve ficar até um pouco mais em conta, imagino.

Para:

o citado no link é de maple com escala em ébano, igual ao que está na minha strato, mas o Victor pode encomendar um de maple com escala de rosewood e deve ficar até um pouco mais em conta, imagino.

Acho que nem percebi que ficou faltando este trecho quando fiz minha sugestão. Abraço.


EDIT: tinha esquecido de falar. Mandei um e-mail para o pessoal da Bhefner e eles foram muito educados e atenciosos e sim, mandam para o Brazil.

Segue abaixo transcrição do e-mail. Desculpem pelo meu inglês torto! kkkkkkk.

_______________________________
Hi Rafael,

Yes we ship worldwide. When the item is added to the cart the shipping
options and costs can be seen at checkout (before payment). Please let me know if I can help you with anything else.

Best Regards,
Stephanie Trudel
B. Hefner Company
www.bhefner.com

-----Original Message-----
From: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Sent: Tuesday, November 19, 2013 7:38 PM
To: contact@bhefner.com
Subject: New Contact Request: International Shipping

Name: Rafael
Email Address: xxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Subject: International Shipping
Message: Hello, I'd like to know about international shipping to Brazil, is
it possible? How can I calculate shipping costs to an alder body? Thanks

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


Ok, o dever firmado foi cumprido, agora, antes de seguirmos para a próxima etapa, minhas considerações.

MMI e todos os envolvidos na discussão mais... profunda...

Concordo em várias coisas com você, MMI. Mas gostaria que você entendesse alguns detalhes que a gente levou em conta, para a coisa ficar do jeito que ficou.

Você não deve saber (porque isso foi discutido internamente, na Comissão), mas quando estávamos pensando sobre o quê pedir com relação ao braço da guitarra, vários pontos vieram à tona, entre eles: raio da escala, shape do braço (V, U, C...), se íamos pedir tipos de headstock, um monte de coisas.

Para simplificar, fomos eliminando algumas coisas, porque ia ficar um questionário meio "grande" demais. A prova de que isso fez sentido é que nem uma coisa muito mais básica como "número de trastes" foi sempre respondido!...

Então, se formos realmente pensar no nível de construção que você (e outros) estão propondo, vamos ter que, forçosamente, mudar a metodologia de construção desse já famigerado modelo "standard-escolha-dos-usuários-2013"...

Veja bem: em nenhum momento eu disse ser contra. Mas, vamos em frente na análise...

Se deixarmos todo mundo votar em igualdade de condições, como pressupõe a democracia e como temos feito, o seu voto, MMI, abalizado, consciente, super pensado e baseado numa experiência de anos e anos valerá tanto quanto o voto do cara que acabou de comprar a primeira guitarra xing-ling e mal consegue fazer um acorde de Mi menor.

Para alguns pode parecer estranho, mas democracia é assim. Tem inúmeros defeitos mesmo! Mas será que há uma alternativa melhor?

Politicamente, para o governo de um país, as alternativas não são lá grande coisa... Nós brasileiros um pouco mais velhos sabemos disso. Agora... para a construção virtual de um modelo de guitarra... Bem, talvez seja possível achar uma alternativa. Meio antipática, é verdade, mas definitivamente mais efetiva do que todo mundo chutando pra todo lado (como tem sido).

Já havíamos discutido isso internamente à Comissão também (na verdade, discutimos tanta coisa, eu, o rcorts e o boblau, que dava um livro). Uma ideia que surgiu era de termos uma outra comissão, uma "Comissão de Notáveis", com membros reconhecidamente capazes de definir as melhores e mais adequadas peças para uma guitarra "standard". Notáveis como você, MMI, como o MauricioBahia, como o Bertola, e tantos outros. Só fera! Só cara com conhecimento de causa.

A democracia iria até a escolha da "cara" da guitarra. O que foi cumprido à risca, diga-se de passagem, com a definição básica (exceto o problema do Alder, ok...).

Então temos o "povão" chegando até o seguinte: queremos uma Strato HSS, braço maple, escala rosewood, ponte vintage tremolo 6 parafusos!!!

Dai pra frente, os experts definiriam as melhores alternativas para os 3 modelos propostos (básico, standard e top).

Ia funcionar?
Não tenho a mais remota dúvida!

O pessoal ia gostar dessa "solução"?
Não sei.

Mas podemos colocar em votação...

O que vocês preferem?
Democracia até o fim, do jeito que for
ou
Uma Comissão de Notáveis?

Com a palavra, o povo...

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ

Obrigado por me incluir nessa lista de "notáveis". Minhas considerações...

Apesar de me sentir honrado por ser considerado por vocês, não me vejo a altura para para isso. Eu não sou um strateiro incondicional para tanto, sei bem menos desse modelo de guitarra que de outros. O pouco que sei são itens que vocês considerariam para o "top" e olhe lá. Eu diria que para definir um modelo strato padrão desses, para a moçada do fórum, a pessoa teria que dominar bem o custo de peças e sonoridades, como captadores Rosar, Malagoli e Cabrera, além dos importados - não é meu caso. Mais ainda, strato para mim é SSS, pouco explorei na minha vida humbuckers em stratos. Acho que esta missão caberia talvez ao Bertola apenas, mas para não ser algo "ditatorial", poderiam colocar consultores como o Ógner, o Bahia tem seu lado strateiro e uns outros, poucos, para não virar um debate sem fim. Talvez os poucos colegas que de fato construirão a guitarra, acharia natural. Mas precisaria da aceitação destes. Além do mais, eu sou anárquico demais para ser de um pequeno grupo que meio que "impõe" meu gosto de guitarras, ainda mais strato. Pelo meu gosto, começaria mudando o modelo para uma Les Paul ou semi. hahahahaha

Só uma historinha... Ontem mesmo fui num evento aqui chamado Fender Custom Club. Tinha recebido o convite de grandes amigos, não tinha como recusar, mas acabou sendo legal ver amigos, tomar cerveja e petiscos, ter contato com donos de loja e vários importadores, receber vários convites para conhecer novidades futuras que chegarão às lojas nacionais em breve. Muitos colecionadores e caras que tem tantas ou mais guitarras que eu - não tenho muita coisa perto deles. O fato é que em sendo um evento Fender, tinha lá umas 17 guitarras Custom Shop à disposição para pegar e tocar em todas, no amp que escolhesse. Peguei algumas, mas tocar de fato acabei não tocando em nenhuma, essas guitarras não me balançam. De saldo, tinha lá todos os amplificadores da linha Clapton e achei o EC Twinolux um dos melhores amplificadores Fender que já vi, sensacional. Mas tocar mesmo eu acabei só pedindo para plugar o Fender George Benson numa Gibson ES-175 que achei num canto ali - bonito, legal, tem um drive bem gostoso, mas para isso o Polytone Mini Brute dá uma surra, não trocaria jamais. No fim, acabei indo embora cedo. Vocês tem certeza que querem minha opinião sobre stratos? kkkkkkk

O problema é que em breve terá a versão Gibson deste evento, onde receberei de antemão os modelos disponíveis e até possíveis itens que poderão ser trazidos pela importadora. Aí vai fazer mal para meu coração... rs

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


Bem... assim sendo...

Seguimos com o próximo item da pauta...

*** INFORME DA COMISSÃO ORGANIZADORA ***

CAPTADORES!!!

Suas sugestões por favor, no formato:

Marca:
Modelo:
Preço estimado:
Motivo:

Lembrando que a guitarra terá captação HSS, conforme votado.

A princípio, prazo de 2 dias, fechando domingo, 21:00h. Se precisar, esticamos até segunda.

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


Bom, vou me limitar a repetir a sugestão que eu fiz num post anterior:

Marca: Sergio Rosar
Modelo:

Ponte: Heartbreaker humbucker - alnico V
Meio e braço: Fullerton - Alnico V

Preço estimado: R$ 210,00 o humbucker e R$ 260,00 o par meio e braço. TOTAL: R$ 470,00 (esse valor é o que custa geralmente apenas 1 captador DiMarzio.)

Motivo:

Primeiramente, os 3 captadores são em Alnico V.

Segundo motivo: o humbucker da ponte é um PAF de ganho vintage projetado para ser mais encorpado, segundo palavras do próprio Rosar: "Desenvolvemos os modelos Heartbreaker tanto na versão Neck como a versão Bridge com som levemente mais encorpado e com um pouco mais ganho que um PAF Vintage tradicional". Além disso, ainda segundo palavras do próprio fabricante: "Eles são construídos com magnetos de Alnico 5, são totalmente parafinados e estáveis para utilização em alto ganho e distorções." E esta é basicamente a minha ideia do que um humbucker de ponte em strato deve ser.

E quanto aos Fullertone, simplesmente ouvi o som e gostei. Nada além disso.

Tem os links abaixo para quem quiser dar uma olhada.

Sergio Rosar heartbreaker

Sergio Rosar Fullerton

Sergio Rosar Fullertone Sample

Luis A.
Membro Novato
# nov/13
· votar


JJJ

ihh cara, nesta parte eu nem opino, nunca troquei os caps da minha guitarra pra fazer comparações..... e single não é minha praia....

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


Sugestão pro humbucker da ponte: Seymour Duncan JB. Custa 300 reais no Brasil.

Captador consagrado, pra mim é o melhor e mais versátil humbucker de ponte por um preço relativamente acessível. Usado por Randy Rhoads e pelo próprio Seymour Duncan. É tipo o "standard" para upgrade de captador de ponte

Para os singles, acho que os amigos terão melhores sugestões que eu, mas eu escolheria estes da GFS: http://www.guitarfetish.com/1959-Strat-Texas-Wound-Professional-Pickup -Set-_p_2097.html
As especificações são muito bacanas e sairiam os três por uns 300 reais com envio e impostos. E sobraria um single da ponte para gambiarras futuras.

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


JJJ
eu sugiro captadores CABRERA! Sério mesmo, são extremamente bem feito, bem acabados e com um som matador!

Meu motivo, eu coloquei um set E-tone na minha guitarra e estou muito satisfeito! E um amigo meu tem uma guitarra de luthier com 3 Singles cabrera que são fantásticos...

Além de serem bem mais em conta que dimarzio ou seymour! Acho que entorno de 400 a 500 dilmas da para comprar os 3!

eu comprei meus captadores pelo ML, mas também tem esse site http://www.vibeguitars.com.br/catalogsearch/result/?q=cabrera

abç

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


O Seymour JB eu não recomendo, é um captador muito agudo, em Alnico 5. Se bem que em strato, com pot de 250 dá uma amenizada, só que a própria guitarra é aguda. Mas é o humbucker mais popular do mundo, o que quer dizer que muita gente gosta. Por ser um captador de saída mais forte, 16,4k, vai acabar sendo necessário singles de saída forte para equilibrar - o que cai na principal crítica das MIM e diz a lenda que não se deve misturar alnico com cerâmico.

Sugiro captadores um pouco mais moderados, sempre em Alnico e de 4 fios, para que se possa splitar e ter o som da ponte mais próximo do tradicional som de strato. Captador é uma questão de gosto, mas sugiro a princípio nortear as escolhas neste sentido por uma questão de padronização.

Para guitarras onde o custo é um fator primordial, sugiro captadores nacionais. Temos muito bons representantes a preços acessíveis, desde medianos até ultra custom, aqui mesmo. Existe o Eduardo que o Dinho citou aqui, que se dedica a captadores custom, handmades que se dedica a captadores ultra exclusivos, como para colecionadores e cobra bem em conta, mas ele tem uma fila de espera longa e vai acabar demorando meses para atender (se conseguir), então não vou recomendar nem para o modelo top. Mas nas minhas andanças guitarrísticas descobri um luthier no Canadá (luthier lá fora significa coisas custom, altamente top e exclusivas, diferente daqui que acaba geralmente sendo alternativa econômica) que usa os captadores Cabrera nos modelos mais tops, sem nem pensar em SD, DiMarzio etc. Mais ainda, achei que as guitarras dele com Cabrera eram tops de verdade. Então fica o recado, deixem o preconceito de lado, Cabrera, Malagoli e outros fazem captadores que não é necessário buscar um importado de linha. Só que ainda persisto que captador custom é captador custom, é outra conversa.

FBlues_rock
Veterano
# nov/13
· votar


MMI
O Seymour JB eu não recomendo [2]

Detalhe, tenho e uso na minha semi, não recomendo. Coloquei pot de 250k, então diria que hoje soa médio/agudo, não "agudão". Tem saída (output) elevado, percebe fácil ao mudar de captador, se o(s) outro(s) não tiverem saída elevada.
Já faz um tempo que pretendo trocar, mas fico pesquisando, pesquisando... tudo para tentar fechar boa compra.

Outra coisa, já que estão ponderando custos, não diria que os SD sejam boa referência de "custo/benefício".

A propósito, encomendei o set Lindy Fralin Blues Special w Plate (valeu pela indicação MMI!). Se pensarem em um modelos "não modesto" (é caro o set), será boa pedida.

FBlues_rock
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ
Sobre "democratizar", como diria Kant: "A democracia constitui necessariamente um despotismo, porquanto estabelece um poder executivo contrário à vontade geral. Sendo possível que todos decidam contra um cuja opinião possa diferir, a vontade de todos não é por tanto a de todos, o qual é contraditório e oposto à liberdade."


Se democratizar nesse caso é compilar opiniões de quem quer que seja indistintamente, seja por voto ou questionário, considerando que a maioria não detém bom conhecimento como alguns poucos aqui detém (me incluo na maioria que pouco conhece), a tendência é prevalecer opiniões que não levem a um bom resultado final. Muito melhor, na minha opinião, é a "comissão de notáveis" estabelecendo alguns padrões e boa opções, aí se quiser realiza votação ou de modelos já formatados, ou de uma gama restrita (pois bem escolhida) de opções para estabelecer um bom modelo.


Uma boa régua é perceber como o tópico esvaziou em usuários que opinam, sendo que muitos dos que ainda ficaram sequer interessam no modelo "mais votado". Eu mesmo escolhi freijó (pesquisei os sites antes e quase não achava Alder) e ponte stoptail, mas ainda venho dar pitacos, ainda que ruins... rs

boblau
Veterano
# nov/13
· votar


CAPTADORES!!!

Ponte
Marca: Seymour Duncan
Modelo: Duckbucker SDBR1
Preço estimado: R$ 350,00 no Brasil
Motivo: É um captador com saída moderada e muito equilibrado, com tamanho de single e que mantem a dinâmica dos singles, mesmo sendo um humbucker. Toqeui em uma Fender com este captador e não percebi que era um humbucker. Ele não tem a compressão dos humbuckers. Belíssimo cap.

Meio e Braço
Marca: Seymour Duncan
Modelo: YJM Fury STK S-10
Preço estimado: R$ 300,00 (cada) no Brasil
Motivo: É um captador com saída moderada, timbre bem encorpado, hum cancelling através de um "dummy load" e cheio de harmônicos. Muito bonito o som dele.

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


FBlues_rock
Muito melhor, na minha opinião, é a "comissão de notáveis" estabelecendo alguns padrões e boa opções, aí se quiser realiza votação ou de modelos já formatados, ou de uma gama restrita (pois bem escolhida) de opções para estabelecer um bom modelo.

Mas o membro mais "notável" que deu as caras nesse tópico disse que "não se vê a altura para isso"... rs

Então, sigamos em frente com a democracia e vamos ver aonde chegamos!

boblau
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ
Mas o membro mais "notável" que deu as caras nesse tópico disse que "não se vê a altura para isso"

caramba! Se é assim a FCC Standard vai dar um pau nas CS, PRS, Suhr, TA... rsrsrsrsrs

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


Eu optei por sugerir escudos prontos com tudo. Facilita a vida de quem for montar, as peças "casam" perfeitamente entre si e o preço sai mais em conta do que comprar tudo separado. O lado ruim é que a personalização é menor, claro.

Se fosse SSS teríamos inúmeras possibilidades (inclusive Malagoli - se eles criarem um HSS agora é porque leram esse tópico! rs). HSS é bem mais raro. Ainda assim, compilei algumas sugestões, com preço DECRESCENTE, para o modelo STANDARD até o BÁSICO. Para a TOP eu não me atrevo...

Marca: EMG
Loja: Musicians Friend (enviam para o Brasil)
Modelos:
EMG-KH20 Kirk Hammett Pre-Wired Pickguard/Pickup Set Black
ou
EMG-SL20 Steve Lukather Prewired Pickguard/Pickup Set Black
Preço estimado: 249 dólares (não calculei frete)
Motivo: boa e consagrada marca, loja conhecida (embora eu nunca tenha comprado lá, então não posso garantir). Para quem gosta do som dos caras é um prato cheio. A loja envia pro Brasil (o que está cada vez mais raro...). A configuração de pots é só VOL+TONE, o que eu acho melhor para HSS. Infelizmente não consegui ver quanto fica o frete, porque tem que se cadastrar antes.

Marca: Fender
Modelo: Fender HSS Strat LOADED PICKGUARD
"Loja": ebay
Preço: A partir de 105 dólares + 60 (frete)
Motivo: existem muitas opções como essa no ebay. Escolhi essa porque é de um vendedor top-rated, é oficial Fender e está num preço razoável. Há opções mais baratas, como a de baixo, mas aí começa a degradar a qualidade.

Marca: Migthy Mite, licenciado Fender
Modelo: MM405W
"Loja": ebay
Preço: A partir de 55 dólares + 53 (frete)
Motivo: existem muitas opções como essa no ebay. Escolhi essa porque é de um vendedor top-rated, é marca licenciada pela Fender e está num preço razoável. Obs: a Mighty Mite tem outros modelos de escudo pronto HSS (MM403B, MM405TS, etc.)

Marca: GFS
Loja: Guitar Fetish
Modelo: Pearl Wired Strat 3ply Pickguard H/S/S Humbucker J06
Preço estimado: 38 dólares + frete: 20 (First Class) ou 40 (Priority)
Motivo: a GFS sempre é uma pedida quando se pensa em custo/benefício. Já comprei captadores lá e não me arrependi. Tem bons preços, são super atenciosos e tal... PORÉM... esses aí são pro modelo BÁSICO, não pro STANDARD, ok? rs

---

Opção extra: pra quem gosta de customizar até a bitola do fio condutor...
http://www.dallenpickups.com/product_p/ldpghss.htm

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


JJJ
Ótima ideia dos escudos montados. Gostei que trouxe as sugestões dos ativos.
Pessoalmente, acho o timbre do EMG 85 muito superior e mais versátil que o do 81. Por isso, prefiro o escudo do Lukather.

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


MMI
O Seymour JB eu não recomendo, é um captador muito agudo, em Alnico 5. Se bem que em strato, com pot de 250 dá uma amenizada, só que a própria guitarra é aguda

Concordo. Também não recomendo para Strato*, achei muito agudo. Mas se for a proposta que o cara quer, acho que dá beleza.


* Tem uma ressalva: Já tive um papo com o luthier Pablo, da SJ guitars and basses, aqui de Goiânia, e ele me falou que é possível mudar o circuito para o 2º pot de tone atuar no captador da ponte. Com essa medida acho que dá pra usar um JB numa strato de boa.

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


FBlues_rock
Eu mesmo escolhi freijó (pesquisei os sites antes e quase não achava Alder) e ponte stoptail, mas ainda venho dar pitacos, ainda que ruins... rs

Aproveitando a deixa, não se vá, fique por aqui para colaborar com a gente.

Abraço.

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


rcorts

Sim, claro. Gosto e bun** cada um tem o seu e faz com ela o que quiser. kkkk

A minha strato tem esse segundo tone atuando na ponte.

JJJ

Mas o membro mais "notável" que deu as caras nesse tópico disse que "não se vê a altura para isso"... rs

Eu ajudo no que me for possível, não me recuso. Só que dentro das opções requeridas, não sei muito. Tem o Ógner que andou por aqui, tenho certeza que é só chamar.

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


Drinho
Em termos de ergonomia, copiar uma uma American Standard é uma boa idéia, elas são muito gostosas, ou alguma fender 60's com o perfil reduzido
[2]

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


MMI
Eu ajudo no que me for possível, não me recuso. Só que dentro das opções requeridas, não sei muito. Tem o Ógner que andou por aqui, tenho certeza que é só chamar.

E é um cara muito sensato também. Concordo com sua sugestão de chamá-lo para a Comissão de Notáveis.

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


Pessoal,

O Malagoli faz escudos prontos também, inclusive na configuração desejada, tipo solderless, sem solda, com ou sem captadores. Já comprei um uma vez e não tenho reclamações. O custo X benefício é muito bom. Vale a pena conferir...

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


MMI
Cara, falou tudo! Concordo em gênero, número e grau!

vintagentleman
Dessa eu não sabia... pode ser uma boa também!!

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


Pro humbucker, talvez para o modelo básico, podemos considerar os caps Epiphone em Alnico. Um par vende no eBay por 35 dólares com envio!

http://www.ebay.com/itm/Genuine-Set-Epiphone-650R-700T-SG-Special-Humb ucking-Pickups-Fit-Gibson-Classic-/190851780315?pt=Guitar_Accessories& hash=item2c6fa70edb

Já tive muitas Epiphones e sempre achei os captadores decentes.

ogner
Veterano
# nov/13
· votar


MMI
Eu ajudo no que me for possível, não me recuso. Só que dentro das opções requeridas, não sei muito. Tem o Ógner que andou por aqui, tenho certeza que é só chamar.

Cara, to meio boiando. Não tenho muito como ajudar...Acho que montar uma guitarra não é muito jogo. Simples assim, hehehe!! O valor não vai justificar a montagem. MASSSS estou acompanhando aqui e aprendendo tb!! Nunca de fato pensei em montar um guitarra.

Nao sei ainda sobre montar uma TOP mesmo, gastar uns 5, 6k pra fazer uma legal mesmo. Talvez uma dessa seja legal e justifique o gasto. Não sei... hehe

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


vintagentleman
Eu já tinha visto no site do malagoli e não tem escudo pronto HSS, só SSS.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Guitarra Standard - Escolha dos Usuários 2013