Projeto Guitarra Standard - Escolha dos Usuários 2013

Autor Mensagem
rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


Nefelibata
Eu acredito q uma wilkinson dessas seja melhor q uma da fender MIM com bloco de zinco, que tem timbre mais abafado, que espana a rosca da alavanca, que faz barulho qdo usa alavanca e tem jogo.

He he, a Wilkinson pode ter melhor custo x benefício sim. Concordo. E quanto a timbre mais abafado eu não sei opinar muito bem, pois não tenho muito conhecimento da influência do bloco no timbre, propriamente dito, sem falar que nunca parei para fazer comparações "ao vivo".

Mas a ponte da minha guitarra é de uma Fender MIM 96 e não tem nenhum desses problemas que você falou aí: jogo, barulho ao usar alavanca e espanamento de rosca.

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


Sugiro a tarraxa com trava wilkinson... Acho a melhor em Custo-benefício e também é mais mediana (standart) como o projeto! http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-525018768-tarraxas-wilkinson-tr ava-ez-lok-vintage-6-linha-cromadas-_JM

acho no mercado livre o lugar mais em conta! :)

PS: Cheguei atrasado para votar na ponte, mas ganhou a que eu ia sugerir mesmo! hehe :)

SkyHawk
Membro
# nov/13
· votar


vintagentleman
É amigo temos mesmo opiniões bem semelhantes. Meu voto é o mesmo que o seu para tarraxas, wilkinson para a básica e Sperzel com trava para as demais.

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


Há uns anos atrás, eu troquei as tarrachas da minha strat por sperzel com locking e staggered (já era).

Hoje o projeto é com Gotoh 510 delta series.

Não sei o preço, suponho que não sejam da ideia custo benefício, mas são muito boas.

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


AllanGouveia
PS: Cheguei atrasado para votar na ponte, mas ganhou a que eu ia sugerir mesmo! hehe :)

Se houver alguma sugestão absurdamente imperdível, pode-se falar...
Só que nenhuma peça "ganhou" ainda... rs

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


Tarraxa, na minha opinião, tem que ser locking pra todos os modelos. Sperzel ou Hipshot pro modelo top, Wilkinson Ez Lok pro standard e genéricas pro básico.

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


Galera, deem uma pesquisada básica pra gente ter noção do preço estimado dessas tarraxas sugeridas, por favor.

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


Tarraxas

Marca: Wilkinson
Modelo EZLok-Vintage-Style
Preço: 29 dólares na GFS (link abaixo)
http://www.guitarfetish.com/Wilkinson-EZLok-Vintage-Style-Tuners-for-F ender-Headstocks_p_886.html
Motivo: marca razoavel, preço bom, staggered, ezlok...

Pra quem prefere o estilo Fender Vintage, tem essas, ao mesmo preço:
http://www.guitarfetish.com/Wilkinson-Fender-Style-Nickel-Tuners-Six-f or-Strats-and-Teles_p_891.html

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


Eu também vou sugerir essa Wilkinson EZlok. Acho um bom custo benefício.

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


Fiz uma compra na Dragonfire (www.dragonfireguitars.com), que tem várias das coisas que estamos falando aqui. Quando eu receber a encomenda, aviso aqui, porque é mais barato até que a GFS.

SpectrosGuitarman
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ
Mestre, posso dar pitaco ou já é tarde?

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


clguitar
Bater a GFS é duro! Tomara que dê certo!

SpectrosGuitarman
Claro. Fala aí!

SpectrosGuitarman
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ
Em que pé estamos? O que foi decidido e o que falta decidir. Desculpe pela pergunta, é que eu só to conseguindo acessar o fórum no horário de almoço no serviço, e não consegui ler tudo

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


SpectrosGuitarman

Bom... Estamos recebendo as sugestões para as partes da guitarra do modelo escolhido (strato HSS, braço maple/rosewood, ponte vintage tremolo 6 patafusos).

Já foram sugeridos corpos, braços, captadores, pontes e, agora, tarraxas.

Embora alguns itens já tenham "passado", se houver alguma dica realmente mirabolante, ainda pode haver sugestão.

——-———————

Eu estou vendo que nessa black friday de daqui a pouquinho parecem estar pintando algumas ofertas interessantes. Na GFS eu tenho certeza porque recebi e-mail deles e tudo vai ter de 10 a 20 % de desconto. Tem também algumas lojas brasileiras prometendo descontos de verdade (ouvi alguma coisa sobre a Malagoli, inclusive... Será?) e não de black fraude, como foi em anos passados. É uma boa pra quem já está decidido...

SpectrosGuitarman
Veterano
# nov/13
· votar


Bom, vamos lá, então vou dar pitaco em tudo:

Modelo
Voces escolheram strato HSS. Natural, é uma guitarra que serve pra tudo e eu concordo que todos nós devemos ter uma strato ao dia, tocá-la e ela atinge o maior número de pessoas. Porém a strato tem raios, angulos e acabamentos que dificultam e, consequentemente, encarecem a fabricação desse instrumento. Por esse motivo, eu prefiro a tele, por ser mais simples e pau pra toda obra do mesmo jeito.

Madeiras
Corpo de basswood. Eu já falei um monte de merda sobre essa madeira por preconceito puro e nunca fiquei tão feliz em estar errado e pagar minha língua. É uma madeira barata, extremamente fácil de trabalhar, e que dá uma transparência muito grande no som. Isso contribui em abaixar o preço do projeto.

Braço e escala: Maple e rosewood: Esquenta o som. Acho que deve ter sido um consenso isso. rs. Quando a ser em C, em V, em C flat, eu não tenho opinião sobre o assunto, sempre me adapto a isso. Acho que C seria o ideal porque é o que atinge o maior número de pessoas, o V é mais vintage, tem gente que não gosta.

Acabamento
Não sei se isso já foi colocado em pauta, mas sugiro que seja com acabamento de seladora a base nitrocelulose com espessura fina. Eu acho isso fundamental pra que qualquer guitarra "respire".
Se fosse tele, uma folha de ash ou maple no top faria o projeto ficar mais bonito e a pintura transparente fina faria o acabamento ficar lindo.

Ponte
Bom, no caso da tele eu faria um modelo standard com a ponte tradicional, e uma special com bigsby.
Como o modelo escolhido foi strato, recomendo a de 6 parafusos por custo/beneficio. A opção da de 2 pivôs pode ficar pra um modelo special. Eu hoje prefiro guitarras de ponte fixa, mas uma strato sem alavanca não faz sentido. A wilkinson tem feito modelos bacanas com preços competitivos, pensaria nela.

Trastes
Extra jumbo. Já economizamos uma grana, da pra colocar trastes bons.

Captadores
Não tenho opinião formada nesse momento, preciso pensar sobre. Mas não pensaria em nada extremo, até porque sobra uma grana pra colocar o resto da elétrica legal.

Tarraxas
Bom, a afinação é fundamental, e strato é uma guitarra mimada. Sendo assim, se a idéia é importar peças, a schaller tem um preço bom pelo distribuidor all guitar parts. Não penso que usar tarraxas com trava seja necessário, é caro, e um luxo que a pessoa pode customizar se quiser. Eu tenho um jogo aqui em casa de marca boa até, mas nunca vi a necessidade de usar. Um bom nut, regulagem de molas, lubrificação em dia e "gaivotas" com baixo atrito já fazem o conjunto funcionar bem.


Resto
O nut pode ser latão ou osso, boa qualidade no produto, não é uma coisa cara. Marcação bolinhas é bacana, mas eu penso que luas minguantes seria legal, sexy. Ou talvez até uma coisa personalizada.
Jack e Chave seletora switchcraft ou dimazio/ Pots alpha / Capacitores, vamos ver depois.

Quem é que vai fazer o desenho pro headstock?

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


SpectrosGuitarman

Bom... ok, você deu suas impressões, tá certo. Só que algumas coisas não tem mais volta (deu strato em votação... nada impede que inventemos uma teleca num outro momento, mas agora é strato...).

Se você quer sugerir uma peça, como a tarraxa Schaller, por exemplo, veja se encontra o modelo e uma referência de preço, pra facilitar as coisas.

Quem é que vai fazer o desenho pro headstock?

Não vai haver uma guitarra "única" (essa ficha já caiu, pra mim, pelo menos), então, cada um que quiser seguir o que for sugerido (totalmente ou em parte), pode "bolar" seu logo no headstock como lhe convier. A gente tinha, inicialmente, pensado numa guitarra FCC, talvez até com um concurso de logotipos, com a marca do fórum e tal. Mas pode ter questões legais aí, sacou? Então, decidimos desencanar com isso e cada um faz o que bem entender com o headstock...

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


Pra quem tá correndo atrás de alguma peça, tem lojas aderindo ao "black friday" (se é de fato mesmo ou "black fraude" eu não sei... mas vale conferir). Já dei uma olhada na Playtech, na Grellmann e na Captadores.com.br (Malagoli). Se alguém achar uma peça imperdível que seja compatível com nosso projetinho, avise aí!!!

Lelo Mig
Membro
# nov/13
· votar


JJJ

Só "documentar" aqui, que não estou mais participando/palpitando o tópico, porque a guitarra escolhida foi uma Strato HSS (que acho boa escolha para a maioria), mas me desinteressei, porque já possuo uma Fender Strato HSS.

Mas, estou acompanhando o tópico e torcendo para que o projeto se concretize!

SpectrosGuitarman
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ
Pensei que ia sair um lote, tipo, quem quisesse investir, botava grana, ai ia contratar um luthier pra fazer. Seria uma boa

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


Lelo Mig
Ok, se quiser palpitar, a tribuna é livre.

SpectrosGuitarman
Um passo de cada vez... Acho difícil chegar nesse ponto, porque tem questões jurídicas envolvidas e uma logística que os usuários não teriam como "bancar" sem o envolvimento oficial do fórum. Sinceramente (e isso é opinião pessoal minha, nada a ver com Comissão, nem nada), se fosse nos States, alguma empresa (ou várias!) já teriam se apresentado para "encampar" o projeto, oferecer subsídios, viabilizar a construção e tal. Mas... aqui é Brasil, né? A visão empresarial por essas bandas é desse tamaninho, ó...

MrFangs
Veterano
# nov/13
· votar


Quando forem montar uma Les Paul eu acompanho! rs
Não curto strato...

MrFangs
Veterano
# nov/13 · Editado por: MrFangs
· votar


Mas eu estou vendo tanto aqui de importar pelas... Não existem boas peças aqui no Brasil por bom preço para fazer algumas coisas da guitarra? Como tarrachas, ponte, potenciômetros...? Tem necessidade de importar TUDO?

Por exemplo, tarracha e ponte da marca gotoh, dá para achar por bom preço no Brasil e o pessoal recomenda bastante...

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


MrFangs

Cara, se você olhar, tem algumas peças nacionais ou compráveis aqui no meio das sugestões que já foram dadas. Agora... é óbvio, infelizmente, que tem muito mais opções lá fora, tanto de produtos quanto de lojas.

MrFangs
Veterano
# nov/13
· votar


Cara, se você olhar, tem algumas peças nacionais ou compráveis aqui no meio das sugestões que já foram dadas. Agora... é óbvio, infelizmente, que tem muito mais opções lá fora, tanto de produtos quanto de lojas.

Mas com as opções que tem aqui, não é possível fazer uma grande guitarra? Pelo menos em algumas peças... Digo isso, pois o som final talvez seja bem próximo e o preço seja bem mais baixo! Nesse quesito, não compensa?

MrFangs
Veterano
# nov/13 · Editado por: MrFangs
· votar


Acho que uma boa saída é comprar uma guitarra que tenha uma ótima madeira e ótima construção, pra depois substituir o resto dela... Captadores, fiação, tarrachas, ponte, potenciômetros... Talvez assim fique mais barato do que ter que trazer a madeira de fora!

Estou fazendo isso com minha SX Les Paul Custom, que tem uma boa construção, boa madeira e braço colado... Do resto, só falta mudar potenciômetros e ponte... Ela perto de Gibson, se você deixar o cara vendado, dificilmente vai saber qual tem melhor e pior qualidade!

Custo total disso: Em torno de R$ 2000 - R$ 2500 (Guitarra mais todas as trocas de acessórios e captadores)

Lembrando que ela já tem um case de luxo também!

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


MrFangs
Mas com as opções que tem aqui, não é possível fazer uma grande guitarra? Pelo menos em algumas peças... Digo isso, pois o som final talvez seja bem próximo e o preço seja bem mais baixo! Nesse quesito, não compensa?

Cada um que sabe. Opção tem.

Acho que uma boa saída é comprar uma guitarra que tenha uma ótima madeira e ótima construção, pra depois substituir o resto dela...

Já foi sugerido também. Continua sendo uma possibilidade.

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


MrFangs

Cara, não pude deixar de comentar, apesar da conversa estar entre você e o JJJ. Tem muita peça importada que se encontra aqui sim. Geralmente mais cara. Se o comprador não confia em importar, ou se não sabe fazer e acha mais cômodo comprar aqui, o ideal é tentar comprar tudo no mercado nacional mesmo.

E importar tem seus riscos? tem, óbvio que tem. Por isso mesmo os que estão acostumados a fazer isto não tem coragem de simplesmente vir aqui e dizer, vamos importar tudo galera! porque é muita responsabilidade, por isso eu mesmo não tenho coragem de vir aqui e dar um conselho desse.

Agora, aqui no FCC tem uma galera que já tá acostumada a importar e sabe por experiência pessoal que, apesar dos riscos, importar vale muito à pena, e sai bem mais barato. Um breve exemplo de algumas peças que importei pagando bem mais barato do que se tivesse gastado minha grana aqui:

a) captador JB Jr. Seymour Duncan: saiu por R$ 150,00 pra mim, passou sem tarifar, mesmo sendo acima de 50 dólares. Na época custava em torno de R$ 270,00 no BR.

b) Jogo de tarraxas com trava Planet Waves auto-trim: também saiu por cerca de R$ 150,00, sem tarifação, e no Brasil também tava na faixa de R$ 270,00.

c) Jogo de tarraxas com trava Gotoh Magnum Lock SD-90 MG (tulipa vintage, para Les Paul): paguei em torno de R$ 150,00 no BR quando se fosse importar provavelmente sairia em torno de R$ 90,00. Comprei aqui no BR mesmo porque eu tava com pressa e não achei tão caro aqui.

d) 2 pedais Joyo: saiu em torno de R$ 160,00 os dois comprados direto pelo eBay. Se fosse comprar aqui no BR ficaria em média R$ 300,00 os dois.

e) set dos 3 cartuchos da série Donkey Kong para Super Nintendo: paguei R$ 70,00, quando os caras no ML chegam a pedir R$ 220,00 por um set desses.

Enfim, tem vários outros exemplos que eu poderia deixar aqui, mas estes já servem pra dar uma ideia.

MrFangs
Veterano
# nov/13
· votar


Cara, não pude deixar de comentar, apesar da conversa estar entre você e o JJJ. Tem muita peça importada que se encontra aqui sim. Geralmente mais cara. Se o comprador não confia em importar, ou se não sabe fazer e acha mais cômodo comprar aqui, o ideal é tentar comprar tudo no mercado nacional mesmo.

E importar tem seus riscos? tem, óbvio que tem. Por isso mesmo os que estão acostumados a fazer isto não tem coragem de simplesmente vir aqui e dizer, vamos importar tudo galera! porque é muita responsabilidade, por isso eu mesmo não tenho coragem de vir aqui e dar um conselho desse.

Agora, aqui no FCC tem uma galera que já tá acostumada a importar e sabe por experiência pessoal que, apesar dos riscos, importar vale muito à pena, e sai bem mais barato. Um breve exemplo de algumas peças que importei pagando bem mais barato do que se tivesse gastado minha grana aqui:

a) captador JB Jr. Seymour Duncan: saiu por R$ 150,00 pra mim, passou sem tarifar, mesmo sendo acima de 50 dólares. Na época custava em torno de R$ 270,00 no BR.

b) Jogo de tarraxas com trava Planet Waves auto-trim: também saiu por cerca de R$ 150,00, sem tarifação, e no Brasil também tava na faixa de R$ 270,00.

c) Jogo de tarraxas com trava Gotoh Magnum Lock SD-90 MG (tulipa vintage, para Les Paul): paguei em torno de R$ 150,00 no BR quando se fosse importar provavelmente sairia em torno de R$ 90,00. Comprei aqui no BR mesmo porque eu tava com pressa e não achei tão caro aqui.

d) 2 pedais Joyo: saiu em torno de R$ 160,00 os dois comprados direto pelo eBay. Se fosse comprar aqui no BR ficaria em média R$ 300,00 os dois.

e) set dos 3 cartuchos da série Donkey Kong para Super Nintendo: paguei R$ 70,00, quando os caras no ML chegam a pedir R$ 220,00 por um set desses.

Enfim, tem vários outros exemplos que eu poderia deixar aqui, mas estes já servem pra dar uma ideia.


Se der pra alguém ir pra fora e fazer essas compras, vale apena mesmo, pois são peças pequenas e fácil de trazer...
Mas não existe nenhuma marca nacional para algumas dessas coisas? Só marcas gringas são boas?
Estou perguntando mesmo, pois eu não sei se tem...

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


rcorts
Jogo de tarraxas com trava Planet Waves auto-trim

Caramba, eu estava vendo essas tarraxas ainda há pouco, pensei em sugerir aqui, mas li uma crítica negativa por conta da trava ser de plástico(!). Eu sou muito cabreiro com relação a essas coisas de plástico (comprei recentemente um suporte ibox, que quebrou em menos de 24 horas porque tinha uma porrada de partes plásticas...). Uma coisa que vai lidar com pressões e pesos, na minha cabeça, tem que ser de metal... Enfim... Qual a sua avaliação dessas tarraxas?

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


MrFangs

Tem marcas nacionais que já fabricam algumas peças com uma qualidade satisfatória, infelizmente não se aplica pra tudo. Mas também não sou profundo entendedor da indústria nacional de peças e acessórios de guitarra.

Até onde eu sei, o que tem já de boa qualidade por aqui são captadores. Muita coisa feita na base do hand-made. No blog do Paulo May, li que tem uns caras aqui no Brasil começando a investir na fabricação de pontes e blocos de aço para strato. E tem também os luthiers que fazem braço e corpo, alguns até em conta, outros bem careiros.

No ramo de amplificadores e pedais já tem muito cara hoje em dia, digo, músicos, insatisfeitos com essa realidade e que tem know-how suficiente para produzir bons equipamentos no País. Alguns exemplos: Pedais Fuhrman, EFX, amplificadores Acedo Audio, Pedrone, etc...

Mas a grosso modo, a maioria das peças de qualidade para guitarra são produzidas por empresas internacionais. Espero que em breve este cenário mude e possamos ter também boas empresas nacionais competindo em outros segmentos como chaves seletoras, potenciômetros, capacitores, escudos, etc...

Se alguém conhecer fabricantes também, pode contribuir deixando a informação pra gente aqui no tópico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Guitarra Standard - Escolha dos Usuários 2013