Humbucker pouco sensível. Qual diagnóstico?

    Autor Mensagem
    meira
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: meira


    Olá, galera. Estou voltando a estudar guitarra e pretendo ficar mais ativo nesse fórum :)

    Comprei uma guitarra usada (GIO GSA 60). Optei por uma captação SSH, com um humbucker na ponte. O som da guitarra fica bem legal com seletor, tenho uma variedade de timbres como eu esperava, mas...

    Eu nunca tinha tocado com um humbucker, quando escolhi apenas ele no seletor, esperava dele três características:

    1. Som limpo sem o chiado (o famoso "hum").
    2. Menos brilho no som (se comparado com singles)
    3. Maior ganho na captação.

    Realmente senti as características 1 e 2, mas não senti ganho na captação. Por "maior ganho" na captação, interpretei como mais sensibilidade ao som das cordas. Mas o que acontece é que utilizando o os single coils, a sensibilidade fica mais evidente, o som fica mais alto (chega a saturar o alto-falante). Detalhe: até ajustei o humbucker para que ele ficasse mais alto que os singles, e mesmo assim não senti muita diferença na sua sensibilidade. Também acho que vale ressaltar que esse humbucker é "splitado".

    Minha pergunta é: existe algo que eu possa fazer para diagnosticar o que está acontecendo com ele?

    Agradeço a atenção da galera. Abraço!

    Drinho
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Drinho
    · votar


    meira

    não acredito que seja um problema (embora possa ser) mas eu sugiro duas hipoteses...

    a primeira delas é a posição....

    na posição braço e posteriormente meio a corda emite mais som respectivamente, na posição da ponte o som é bem mais magrinho e menos proeminente mesmo, por isso que os grandes fabricantes de captadores desenvolvem os modelos de ponte com mais saída justamente para compensar esse fator....

    e a segunda é a qualidade do captador, estamos falando de uma guitarra econômica então naturalmente o captador não deve ter uma resposta legal.....

    se for defeito no captador nem compensa mandar arrumar pois se pega captadores ótimos hoje em dia por 100, 150 reais que com certeza melhorariam e muito o desempenho de sua guitarra... eu sempre obtive resultados surpreendentes com troca de captador, diferente de muitas pessoas na minha opinião captador faz sim milagre....

    ALF is back
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    meira
    Humbucker pouco sensível. Qual diagnóstico?
    machismo??

    der, brincadeira...rs
    cara, quanto ao ganho, depende...se vc tiver singles ceramicos na sua guita e coloca um cap seymour duncan 59 classic, por exemplo, terá pouquissimo ganho comparado ao single, pois o 59 é de baixa saida...
    é só um exemplo, de um cap q eu conheço...
    as vezes esse cap q vem nessa guita tbm é de baixa saida, embora nao seja comum uma guita HSS ter um cap assim na ponte...mas vai saber...por ser usada, as vezes o cara tava com caps melhores ali e colocou esse pra passar pra frente...rs
    calm calma...nao vai na minha nao!
    procure informações sobre esse cap...tira ele e da uma olhada em baixo se tem alguma coisa...
    algo q vc pode fazer é subir a altura dele...quanto mais proximo as cordas, mais ganho e volume o cap tem, porem, perde sustain pois o ima do cap atua sobre as cordas, impedindo q elas vibrem...tenta aumentar ele...cola ele nas cordas só pra testar!

    meira
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Valeu pelas respostas até agora, pessoal.

    Drinho, ALF is back, tudo bem que ela é uma guitarra econômica, mas é estranho porque a parte elétrica dela parece nunca ter sido mexida (soldas intactas), assim o dono provavelmente nunca trocou os singles originais. Eu não estou apenas ganhando aquele efeito estalado da ponte nele, mas ele também, mesmo mais próximo das cordas que os outros captadores, não me retorna sensibilidade como os singles, que são de qualidade semelhante ("de fábrica").

    Alguém sabe como posso testar se ele está bom ou não? Por exemplo,medindo a resistência das bobinas. Tem como?

    Valeu galera!

    Drinho
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    meira

    Alguém sabe como posso testar se ele está bom ou não? Por exemplo,medindo a resistência das bobinas. Tem como?

    tem com o multimetro se nao me engano, mas isso é uma coisa que está fora do meu conhecimento....

    faz o seguinte entra no site da malagoli captadores porque além de fabricar eles prestam assistencia tecnica... manda um email pro erico malagoli e conta a situação.... ele é um cara qualificado pra te dizer se é problema ou não, se for ele vai lhe dizer o que precisa ser feito

    Hellslayer
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Meira, você colocou acima que seu humbucker é "splitado". Quando você seleciona ele na chave, você está usando as duas bobinas ou uma só? Se usar as duas, está usando a ligação em paralelo ou em ´serie?

    As respostas a essas perguntas podem indicar algum possível caminho de solução.

    Abraços

    Hellslayer
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Meira, você colocou acima que seu humbucker é "splitado". Quando você seleciona ele na chave, você está usando as duas bobinas ou uma só? Se usar as duas, está usando a ligação em paralelo ou em ´serie?

    As respostas a essas perguntas podem indicar algum possível caminho de solução.

    Abraços

    anlucci
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Pega um multímetro e coloca na escala de 20k, pluga um p10 na guitarra e abre todo o volume e tonalidade, depois coloca as pontas de teste do multímetro nos terminais do plug que o multímetro vai mostrar um valor aproximado da resistência do captador.
    Vale lembrar que se colocar a chave nas posições intermediárias a resistência vai cair porque ela vai ser dividida pelos dois captadores se estiverem em paralelo.
    Outra coisa é que há sim muita diferença entre os captadores, pra ter uma idéia minha strato com singles tem mais resistência nos captadores que minha semi-acustica com humbuckers.
    Pra terminar, muitas vezes os humbuckers fazem um cancelamento de algumas frequências médias onde estaria a maior parte do som que ele estaria captando gerando um som com bastante brilho, pode ser que ele esteja matando boa parte do som, tente regular a altura dos parafusos do captador assim a diferença entre as bobinas seriam maiores e haveria menos cancelamento de sons.

    no mais, boa sorte com a guitarra!!!

    juninholiveira
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    CARA< tive o msm problema que vc!!!!!!!!!!

    comprei uma X11 a 1 mes ou mais, mais ou menos, e pecebi isso, eu espera muita sensibilidade dos humbuckers, sendo que nunca tinha tocado em um pra valer. E ´percebi isso! os humbs parecem não term nitidez, eles embolam muito, principalmente em dedilhados com distorção hi gain, com single coils se ouve cada nota, ja no humbucker não, embola tudo, e fica muito abafado.

    Pensei que fosse o captador, mas agora depois de um tempo to começando a domar a guitarra já, e deixei pra lá, acho que é normal dos humbucker esse estilo msm.

    To até procurando um captador pra por nela agora, acho que vou por um Duncan Distortion na ponte! pensei num JB, mas preciso de mais ganho, e o Distortion é um pouco mais agudo que o JB, que eu preciso tb, pra ver se melhora um pouco esse problema de embolar, e fica um pouco mais nítido.

    rockbluesjazz
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    meira

    Já verificou se o captador está na altura certa ? Muito longe das cordas ele perda a "sensibilidade" e muito perto ela magnetiza as cordas, diminuindo a vibraçao delas...Claro, tudo o que já foi dito acima pode ser o diagnostico do problema...Abs.

    meira
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: meira
    · votar


    Hellslayer, então, eu imagino que ele esteja com uma ligação em paralelo, pois possuiam dois fios dos polos ligados juntos num único contato (se não me engano no toner).

    anlucci, as duas bobinas do humbucker devem estar com a mesma resistência? Se houver diferença na resistência dos polos eu posso assumir que ele está estragado (as bobinas precisam estar iguais)? Eu imagino que eu não precise ligar a guitarra pra ver a resistência.

    Mas enfim, galera... Levei a guitarra num luthier com boas referências aqui de Floripa. Chegando lá passei vergonha, porque o captador tava funcionando e muito bem. Isso me levou a outra questão: o cubo que eu estava usando é bem fraquinho (com o volume baixo os singles já saturavam). O luthier disse que o cubo não influenciaria. Alguém sabe algum outro fator além do captador que poderia estar causando isso?

    anlucci
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: anlucci
    · votar


    Na realidade nos humbuckers como as polaridades são invertidas pra criar o efeito de cancelamento se as resistências forem idênticas haverá maior probabilidade de cancelamento dos sons.
    Pra ilustrar, tente ouvir uma música no fone de ouvido e desconecte o terra. o que sai é apenas as diferenças entre os canais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Humbucker pouco sensível. Qual diagnóstico?