desabafo sobre luthier (fique de olho)

    Autor Mensagem
    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Fábio Santiago


    Olá galera muitos podem criticar, mas esse é so um desabafo de um serviço que mandei fazer uma vez na minha guitarra,

    " existem profissionais descentes" mas sempre existem aqueles q vc tem que tomar cuidado, igual mecanico.


    eu aprendi a regular a maior parte dos meus intrumentos fiz um cursinho basico com um luthier amigo meu, e aprendi o nescessário pra regular minhas guitarras,

    comecei a fazer depois q levei uma guitarra q eu tinha na epoca uma strimberg strato pra um outro luthier trocar os trastes e fazer uma regulagem geral, o mesmo me cobrou R$200, na epoca que o salario minimo era R$220, em 2002 ou seja eu peguei meu pagamento de um mes inteiro e dei na mão do luthier. conclusão:

    ele trocou subiu bastante as cordas, bastante eu digo igual os violoes tonante, dai era impossivel tocar qualquer coisa na casa 12 em diante qdo abaixei as cordas a guitarra estava trastejando em varais casa pior do que estava antes.


    não regulou as oitavas

    e do geito que ele deve ter arrancado os trastes o mesmo rancou uma lasca enorme da escala ficou afundado um pedaço da escala, e quando eu perguntei pra ele ele disse há isso não interfere em nada o som é so passar um oleo ai.

    dai ele ligou e tocou um acordes e disse:
    "esse terra tá ruim!"
    eu não notei nada, o mesmo disse:
    "fica R$30 pra fazer todo o aterramento"

    eu já tava sem dinheiro e deixei quieto, quando cheguei em casa a guitarra tava com um chiado q não tava antes, então abri o escudo e notei q o fio que leva o terra pra ponte estava arrebentado da carcaça do potenciometro de volume, então liguei o ferro de solda e soldei eu mesmo funcionou, ou seja o luthier deve ter desconectado de proposito pra eu ter que pagar mais este serviço pra ele.

    não manjava muito na epoca, paguei e me desiludi com a guitarra e vendi a guitarra por R$150, não paga nem o que eu paguei pro luthier

    OverZakk
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Rapaazz, eu dava um soco na cara dele se ele tivesse lascado minha escala. Carinha cara de pau emm!!!

    Denayse
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Fábio Santiago
    Nessa época era difícil mesmo. Hoje tem vários vídeos que mostra como se faz. Mas, tem certas regiões que só possui um luthier, e eles metem a faca. Tem duas opções, aprende na marra, ou paga caro pra ele fazer. Infelizmente tem gente que se aproveita das pessoas leigas.

    ALF is back
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Fábio Santiago
    caramba cara...pior impossivel! é injustiça de sua parte rotular esse cara como "luthier"...os luthiers de verdade ficam com vergonha alheia dessa historia!
    da raiva mesmo...vc comparou mto bem...achar luthier de confiança é tipo achar um mecanico de confiança, por exemplo...o ideal é procurar por indicação mesmo

    edalko
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: edalko
    · votar


    Fábio Santiago
    descentes
    geito
    rancou

    Tem professor aí tendo xilique com isso!!!!

    Meu amigo... não entendi o seu tópico, uma vez que vc cita um serviço, que vc diz, mal realizado no ano de 2002, ou seja, há mais de 10 anos!

    Vc não cita o luthier nem dá mais detalhes sobre o problema anterior e posterior ao serviço realizado.

    Porém, vale a dica: procurar bastante e ter referencias sobre os serviços já realizados.

    Com tanta informação, muitos se dizem Luthiers. Aliás, tem uns que se dizem porém nunca vi qualquer instrumento fabricado pelos mesmos hahaha

    juninholiveira
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    edalko

    comecei a fazer depois q levei uma guitarra q eu tinha . . .

    Ele começou a fazer o curso depois desse ocorrido.

    Leonardo Braga
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    eu aprendi a regular a maior parte dos meus intrumentos fiz um cursinho basico com um luthier amigo meu, e aprendi o nescessário pra regular minhas guitarras,

    comecei a fazer depois q levei uma guitarra q eu tinha na epoca uma strimberg strato pra um outro luthier

    ele fez curso de luthier depois que aconteceu isso e a intençao do topico na minha opniao é alertar as pessoas que luthier é que nem mecanico voce tem que achar um da sua confiança um que te agrada nao é so chegar e manda o cara arruma e ir embora sem nem conhecer o luthier

    LeandroP
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Fábio Santiago

    Você deve estar sentido-se aliviado por criar este tópico. Imagino carregar este peso por 10 anos.

    Qual a finalidade do tópico? Desculpe-me pela pergunta, mas não entendi.

    davidevh
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Olá galera muitos podem criticar, mas esse é so um desabafo de um serviço que mandei fazer uma vez na minha guitarra

    nossa cara mas isso estava "ENCRUADO" em vc durante 10 anos ??? ainda esta magoado ?

    atmospherick
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Isso é um bruto !!!
    Olha minha história de uns 2 anos atrás
    é muito semelhante a sua ...
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254936/

    Agora ... uma Strinberg Strato ... 200 reais de ajuste e manutenção ?

    Eu não gastaria isso com uma guitarra dessa ...
    Falo por experiência ... guitarra ruim merece virar isso

    Azian
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Azian
    · votar


    Fábio Santiago

    Putz cara, e se diz ''luthier''... que merda, pois vou contar a minha historia ruim com luthier, não é tão horrivel assim que nem a sua, não chegou a lascar a guitarra e tal, mas enfim foi bem chata, levei minha guita pq tava trastejando muito e pra dar uma geral, aí aproveitei e pedi pra trocar as cordas D'adario por um ernie ball 0.10. Voltei pra buscar testei a guitarra ele tinha passado tipo muita cera/oleo e só me liguei em ver se ainda trastejava. Paguei (100 + valor das cordas) cheguei em casa e ai olhei atras, eram as cordas da d'addario (as bolinhas coloridas), ai falei com o cara e ele primeiro disse que tinha se esquecido e depois disse que tinha trocado as ernie ball com outro cliente e colocado as d'addario na minha, a mesma que tava, e ai não tinha como saber se era nova ou não, pq quando levei as cordas estavam novas mesmo, ele poliu elas bastante, e tava uma corda 0.9 e ele afirmou que se enganou com isso tb e pediu se nao tinha problema ficar 0.9 de novo e que me pagava a diferença de 5 pila ja que as da ernie eram mais caras...resultado, pra acabar a incomodação aceitei os 5 reais da diferença, e ficou por isso, nunca mais levei minha guitarra lá. E na epoca, eu tb, não manjava nada de nada, e acredito que ele deve de ter percebido isso. Obvio que não vou colocar o nome do cara aqui, mas dos conhecidos sempre digo ''ó não leva lá no fulano pq aconteceu isso e isso comigo''.

    É brabo, hj só levo minha guitarra num senhor luthier que sempre me tratou bem, desde a epoca que era total novato até hoje, sempre faz o tudo muito bem, e se tem alguma coisa que ele acha que ele fazendo nao vai ficar bem, ele fala, que não coloca a mão e indica outra pessoa. O que acho muito digno e admiravel.

    murilo97
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Fábio Santiago
    Foi aqui em Sorocaba isso?

    JJJ
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Desabafo depois de 10 anos?... Isso deve ter te dado uma baita úlcera, não?

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    murilo97
    foi sim, não vou citar nome, mas ele ficava no bairro do pinheiros

    JJJcomcerteza
    davidevh sim, mas isso foi bom por um lado pra ficar ligeiro


    LeandroPo objetivo é partlhar esta esperiencia ruin e alertar as pessoas do risco q vc pode correr com profissionais mal intencionados

    Curly
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    É muito difícil achar um Luthier bom sem ter indicações de gente experiente, é mais fácil quebrar a cara do que acertar... Mas já notei que os bons Luthieres possuem algumas características em comum:

    - Fala pouco, Luthier que conversa demais não cumpre prazo.
    - Frequentemente se recusa a fazer o serviço
    - Não cobra barato.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    atmospherick
    li tudo foi foda hein, 7km pra chegar na casa do cara e pro cara teimar ainda, já passei por isso tb, mas com tecnico de amplificador conclusão nunca mais levei nele,

    vintagentleman
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Pessoal,

    Eu sei como o cara do tópico se sentiu. Não vou entrar em detalhes porque o sujeito do qual vou falar é o único "luthier" daqui da minha região e me conhece, embora eu nunca mais tenha levado nada pra ele depois da seguinte experiência.

    Comprei um roller nut da Fender para instalar numa das minhas strato e levei pro tal cara. Depois de alguns dias fui buscar a guita e ele estava "finalizando" o serviço, que no final foi de de tirar e repor o nut original porque ele disse que não conseguiu encaixar o da Fender.

    Só que nisso o "luthier" perdeu um dos dois parafusos do roller Fender e ainda acertou com uma chave de fenda a escala da guitarra marcando a mesma para sempre...

    Até hoje sinto ódio e me arrependo de só ter notado os problemas quando já estava em casa. Nunca mais voltei lá... O cara é um porco!

    Mas no fundo tenho que agradecer ao cara, porque me obriguei a aprender as regulagens normais de uma guitarra e também a substituir componentes por minha conta, com sucesso até agora.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12
    · votar


    Se eu escrever aqui: Lelo Mig Luthier Fodão!!

    Voces vão acreditar e mandar suas guitarras prá mim?

    Luthier: Profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância, mas não daqueles dotados de teclado.

    Esta é a definição. Ou seja, tem que se certificar, ver o trabalho, ver a oficina lotada de instrumentos, recomendação de músicos e etc.

    O resto...é "enganador"

    Drinho
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Drinho
    · votar


    é cabra....

    acho que hoje não aprende a mexer na guitarra quem não quer.. a informação tá na mão de todo mundo, ferramenta para manutenção é baratinho, tem lugares fantásticos onde aprender como fazer manutenção pra deixar o instrumento sempre legal....

    o primeiro paradigma que deve ser quebrado é NÃO MEXA NESSE TENSOR nem a pau....

    como se tensor fosse algo de outra galáxia e só engenheiros doutores tivessem perícia para mexer.....


    quebrei meu headstock no meio... beleza leva no luthier... ele terá que fazer uma nova estrutura, emenda, dar acabamento e etc... agora minha guitarra tá chiando, tá trastejando meus trastes tão no coió da rabiola, a corda tá alta meu braço tá empenado... numa boa... não resolve isso em casa quem não quer... leia, pesquise, raciocine, veja videos, pergunte para quem sabe mais, tenha paciencia, cuidado, atenção e aprenda como funciona pra saber como proceder....

    e além do mais é super divertido colocar a mão na massa e depois que você finaliza e ve a guitarra funcionando do jeitinho que voce queria é bastante gratificante....

    luthier pra mim nunca mais... só se eu quebrar minha guitarra no meio e se isto acontecer levarei no mestre sergio buccini que é um profissinal diferenciado dos que tive a oportunidade de conhecer...

    e também que é bom que aprendam pelo seguinte... um dia tava tocando normal... guardei na case a guitarra e no outro dia fui tocar de novo, quando peguei a guitarra no dia seguinte amanheceu um frio lascado o braço foi pra trás de uma forma absurda e as cordas praticamente colaram, em alguns ponto nem saia som de tanto pegar no traste dai a questão é a seguinte.... e se eu tivesse um show nesse mesmo dia a noite? se eu deixasse no luthier pra ele me fazer um ajuste geral ia ser no minimo 100 reais e uma semana de espera e tem o outro caso do cidadão que mora no meio do nada, interior do tocantins e o luthier mais proximo está a 1000 km do lugar....

    o jeito é se virar!

    JJJ
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Drinho
    como se tensor fosse algo de outra galáxia e só engenheiros doutores tivessem perícia para mexer.....

    Toda razão, cara. Há um certo exagero nesse negócio. Pra você ter uma ideia, no folhetinho da minha mimzinha vieram todas as indicações de espaçamento padrão entre cordas, captadores, braço, etc. Então, obviamente, não é "rocket science", como dizem lá em cima.

    PORÉM, é bom que se diga: se a pessoa for um zero à esquerda em termos de uso de ferramentas básicas, é melhor nem tentar mesmo! hehe

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Drinho
    concordo,

    JJJ
    hoje em dia com o auxilio da internet, fica facil aprender a regular o tensor sem panico.

    Rodrix Guitar
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Na minha região um amigo meu levou a sua guitarra uma Tagima Special signature do Kiko, para o luthier que a própria loja que vendeu a mesma tem, e vocês não acreditam, veio faltando uma lasca da pintura do corpo da guitarra, um pouco atrás, como se o instrumento tivesse caído no chão e quebrado um pedaço da madeira do corpo, e o pior é que ele não falou nada, fico ferrado tbm quando as pessoas sabe que estão certas mas ficam quietas, isso só piora a situação !

    segundo melo
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    algem sabe dum curso de luthier on line ????????? eu tenho medo de mexer no tençor dos meus instrumentos ou de trocar captadores essas coisas regular oitavas a minga guitarra ta meio desregulada

    murilo97
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    segundo melo
    procura pelo canal O'brien no youtube. é um ótimo canal de luthieria com audio em inglês mas muitos vídeos possuem legendas em português.

    atmospherick
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Fábio Santiago
    Nem me fala ... por isso que eu penso o seguinte:
    Vai comprar um instrumento ?
    Compra um instrumento bom,e se preciso enfie a mão no bolso... pra mim esse é o melhor jeito de se livrar da decepção.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a desabafo sobre luthier (fique de olho)