Desabafo sobre guitarra e a vida(My life and Guitar)

    Autor Mensagem
    kinhoBram
    Veterano
    # out/11 · Editado por: kinhoBram


    Sabe pessoal, eu sou um cara que gosto muito mesmo de musica, tento tocar guitarra mas não sou tão bom. queria poder estudar pra poder tocar melhor.

    sabe, eu trabalho de seg a sex até as cinco da tarde e depois vou pra faculdade. eu faço Tecnologia em Rh. não que eu goste disso... mas eu sou bolsista pelo prouni, ou seja, não pago nada.

    as vezes penso em largar a faculdade pra poder estudar música, pq é o que eu gosto realmente. as vezes penso em começar a estudar musica depois de terminar a facul...

    mas ultimamente tá foda, não tenho saco pra estudar essas coisas chatas e fico pensando que no momento em que eu estou estudando essas porcarias administrativas eu poderia estar com minha guitarra...

    é isso, será que alguem passa pela mesma coisa que eu?
    acho que não vou largar a facul até pq termino no final do ano que vem. mas as vezes me sinto mal, como se eu tivesse traindo a mim mesmo...

    Vingança Troll
    Veterano
    # out/11
    · votar


    kinhoBram



    vai no topico oficial para quem tem problemas psicologicos com a guitarra e precisa de ajuda


    @TOPIC


    cara ... eu nao sei ... acho q a opinião dos outros n vai influenciar muito ... ninguem aqui te conheçe e tal ... proucure um psicologo ou entao tente por a cabeça no lugar ... e faça uma definição definitiva ! ( redundancia )

    carnisa1
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Só tenho uma dica: Não faça o que pode se arrepender depois.
    Não cheguei na faculdade ainda mas, eu acho que mesmo não gostando eu iria terminar a faculdade, mas no futuro, eu vou tentar fazer aquilo que eu realmente gosto.

    kinhoBram
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Vingança troll

    minha cabeça tá em cima do pescoço, acho que esse é o lugar dela... ou não?[/u][u][/u][u][T]

    has4
    Veterano
    # out/11
    · votar


    não vou largar a facul até pq termino no final do ano que vem. mas as vezes me sinto mal, como se eu tivesse traindo a mim mesmo...
    kinhoBram

    Do it Now - termine o que começou... sonhe com o pé no chão e bola pra frente! Tem que ter uma profissão, brother!


    Vingança Troll
    vai no topico oficial para quem tem problemas psicologicos com a guitarra e precisa de ajuda

    kkkkkk talvez o FCC todo está lá! Isso se aceitar o problema que tem. Onde fica isso mesmo? rrsrsrsrs

    kinhoBram
    Veterano
    # out/11
    · votar


    has4[i][/i]


    vc tá certo, mas é que ultimamente tá chato demais...rsrsrs

    espero que melhore...

    celotoledo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    kinhoBram

    tento tocar guitarra mas não sou tão bom

    Provavelmente você não deve ter talento para tocar guitarra. Se a coisa está feia para quem tem e toca muito, imagina para você??

    Não large seus estudos e "carreira" para se jogar em algo que é muito arriscado e extremamente mal remunerado como a guitarra.

    Miocazzone
    Veterano
    # out/11
    · votar


    mimimi mimimi mim mimim mimim

    você pode estar fugindo do desafio de acabar sua facul ou de assumir uma vida adulta...acontece muitooo! Pois cara, a vida se apresenta para você e você a configura. Se agora não pode estudar guitarra o quanto quer, torne as poucas horas que te restam produtivas. Organize sua carga horária e desenvolva seu ritmo e estilo de estudo. o aproach do guitarrista tem tudo a ver com quanto ele estuda, como e porquê. Se deseja ser fritador, tá fudido com esse tempo, vai ficar pra depois quando acabar a faculdade. Se quer tocar com alma e poucas notas ai a coisa muda...escute música boa nas horas vagas no seu mp3, aqueça sempre o coraçnao com novidade pois o músico cresce, tal quanto cresce sua emoção e seu coração. Na verdade, o que pouca gete faz e é meu método de estudo, é, desenvolver um alter ego, que toca na minha mente as bases, solos e improvisações que surgem espontâneamente, e ai eu corro atrás da técnica para realizá-los. A maioria estuda técnica, fica rápido e só é velocidade. Isso é chato. Cruze John Mayer com Malmsteen. O que há de melhor? Ora, a técnica e velcidade disponíveis de um, com a paixão e respiração apaixonada do outro. *Por Mayer, entenda-se Eric Clapton, Buddy Guy, Jonny Lang, Jeff Becker e tals...

    Miocazzone
    Veterano
    # out/11
    · votar


    E deixa a vida decidir quando, e se, você deve largar o sistema para fazer música.

    -King
    Veterano
    # out/11
    · votar


    kinhoBram
    Cara, se você tem bolsa agora e não tem dinheiro pra pagar faculdade, termine essa, mesmo que não goste, no futuro, quando tiver dinheiro, pode fazer outra...

    kinhoBram
    Veterano
    # out/11
    · votar


    celotoledo

    vc tá certinho..rsrsrs

    eu até acho que tenho talento, mas comecei tarde e realmente nunca vou ser muito tão bom... mas não ligo.

    primeiro tenho que me estabilizar financeiramente, depois penso nisso.

    apesar de tudo, eu sei que um dia eu vou tocar muito bem. :)

    slash_web
    Veterano
    # out/11
    · votar


    cara , tem algumas coisas basicas... por exemplo, falta quanto tempo para acabar o seu curso ?

    se faltar pouco e der para aguentar.. vai em frente! e depois voce segue a vida como quiser , mas tendo pelo menos uma segurança financeira..

    Voce gosta do curso que está fazendo ? Não sei, mas as vezes passo por coisas parecidas... eu estudando para depois arrumar um trabalho e viver assim. Mas eu penso '' eu poderia estar com uma banda e tal , vivendo na vida de musico e blá blá" é foda ter esses sentimentos de vez enquando, mas eu vou me segurando , tenho meu tempo para tocar durante a semana e matar a saudades da guitarra e vou indo , depois que eu me formar , ainda tenho a vida inteira pra fazer as coisas.. então é isso. Eu levo a faculdade como a ''escola'' , como sendo algo necessario e ''obrigatório''. Mas é claro que se for voltado para algo que voce gosta , melhor ainda!

    É isso , se voce for trabalhar fazendo oque gosta , voce nunca vai trabalhar , vai fazer oque gosta!

    A pior coisa é quando não dá para conciliar as coisas , quando não dá tempo. Eu por exemplo , gosto muito de economia, musica , filosofia, e esportes. Se pudesse eu seria um ''homem de negocios'', um musico, um filosofo, e um jogador de futebol! ... e olha só.. eu faço graduação em Fisica. A vida é cheia de escolhas cara, manda bala , viva intensamente ..e se achar que vai se arrepender depois , larga e vai estudar musica!

    Mas se liga... estudos é uma coisa... prática é outra. Tenha sempre em mente isso , não julgue a prática de uma profissão sem conhecer o dia dia dela, e sem saber o leque de áreas em que voce poderá atuar.


    Espero ter contribuido , desculpa pelo longo texto , e é isso ai!

    abraços

    slash bsb
    Veterano
    # out/11
    · votar


    cara a uns 4 ou 5 anos passei pelo que vc está passando

    eu entrei na faculdade de Direito, mas sempre quis tocar guitarra e ser músico profissional, bom larguei a faculdade e fui estudar meu instrumento, beleza que fiquei somente um semestre fazendo direito, mas foi definitivo para eu saber que eu queria música na minha vida, após largar a faculdade passei um ano inteiro estudando para tocar melhor e expandir meus conhecimentos musicais, aprendi a ler partitura solfejar, tocar outros estilos(antes só tocava rock) no final desse ano de estudos consegui entrar na escola de música de brasília (como se fosse um conservatório) lá estudo de graça com os melhores professores da cidade, a escola é referência aqui, lá expandi muito meus conhecimentos e vocabulário musical, mas até ai não trabalhava em nada com música, aos poucos com a vivência na escola consegui alguns trabalhos, tocar na noite, mpb, samba, pop, baile, sertanejo, várias coisas, e tb comecei a dar aula. Ai o dinheiro começou a aparecer tinha mês que conseguia ganhar muito dinheiro, outros nem tanto mas estava trabalhando estudando e me aprimorando sempre. Hoje eu estou fazendo faculdade de música estou no terceiro semestre toco com uma dupla sertaneja e ainda estou na escola de música. Bom se eu tivesse seguido com direito bem provável que hj estaria formado mas não estaria tocando guitarra e estaria provalvelmente estudando para concurso e correndo atrás de emprego. bom posso dizer que não ganho tanto dinheiro como um recém formado, pois tenho que estudar e não tenho tanto tempo para dar aulas e tocar em bandas, mas ainda sim consigo tocar na noite estudar meu instrumento e manter a escola de música e a UnB. O único que vai saber se vc deve ou não largar a faculdade e se dedicar a música e vc, mas já aviso se vc gosta msm de tocar guitarra e quer isso para sua vida vá estudar, se aprofunde e aperfeiçoe seja o melhor música que vc é capaz e entre de cabeça no mercado não tenha preconceito com dedicação e estudo a grana vem e o principal a felicidade sempre está lá

    abraços

    _Rickyhaalmeida
    Veterano
    # out/11
    · votar


    kinhoBram
    Cara, eu saio de casa as 6:30h da manha todo dia. Chego 12:10h e tenho que sair de novo 12:30h(Ainda chamam isso de hora de almoço). Chego 17:30h. Isso tudo porq Estudo pela manha; faço SENAI pela tarde. A unica hora que tenho pra estudar aproveito muito, mesmo cansado pacas, não desisto de música!!!
    Tenho vários amigos que moram muito longe do trabalho fazem facul a noite e ainda estudam de madruga!!!!
    Cara, aproveita a facul pois isso pode te bancar o resto da vida!!!


    Boa sorte cara.

    kinhoBram
    Veterano
    # out/11
    · votar


    bacana, já decidi. vou estudar meia hora por dia durante a semana e nos finais de semana vou estudar o maximo que der. não posso largar a faculdade mas tbm não vou largar a musica.

    agradeço a todos pela força, vlw mesmo

    Insomniac_
    Veterano
    # out/11
    · votar


    kinhoBram
    não que eu goste disso... mas eu sou bolsista pelo prouni, ou seja, não pago nada.

    Aí é que está o erro. Você tem que fazer o que gosta, e se dedicar a isso. Lembre-se que é uma escolha profissional, vai fazer isso pro resto da vida. Se não gosta agora, imagina daqui a 15 anos?

    Lucas Copin
    Veterano
    # out/11
    · votar


    kinhoBram

    Brother, eu tava com todas essas dúvidas há um tempo atrás.
    Também sou bolsista do PROUNI numa faculdade boa, se fosse pagar(não iria haha) a mensalidade seria quase uns 1500 reais. E o pior, se trancar a facul não vou poder voltar pq já tranquei uma vez, mas cara, não aguento mais aquele bagulho. Todo o dia eu forço pra ir.

    Tive uma conversa séria com meu pai esses dias falando de como me sentia e qual é meu sonho de verdade, que é me dedicar a música. Eu esperava que ele tentasse me dissuadir como já fez várias vezes, mas tudo que ele disse foi "Se esse é o teu sonho, então tudo que você tá fazendo que não te leva pra mais perto dele é perda de tempo. Eu só não quero que você fique sem grana, na merda na vida e blablabla, então se você quiser seguir carreira de músico, tudo que eu peço é que pelo menos você faça uma faculdade."

    Posso ter ganho pelo cansaço, mas essa foi a cartada final pra minha decisão.Depois disso cara, tô estudando pra terminar esse período, e aí vou trancar e estudar pro vestiba de música. Estudar sério mesmo, por que aí sim, isso vai decidir minha vida. E vou seguir em frente. Todo mundo só pensa em virar rockstar (e me incluo), mas a verdade é que músico é um profissão (praticamente) igual à muitas outras por aí, exceto é claro pela cultura que se cria em torno dessa profissão.

    Pensa assim: se eu me dedicar à música e chegando lá na frente eu não tiver conseguido seja lá o que for, eu vou me arrepender do que escolhi? Vou amargar ter tomado essa decisão? Se a tua resposta for sim cara, você não tá preparado, essa é a verdade. Que ama a parada cai dentro sem arrependimento. Nunca passei por isso, mas a pior coisa deve ser você chegar nos teus 50 anos - com dinheiro, sem dinheiro, não importa - e dizer: e se eu tivesse tentado?

    Essa decisão é importante demais pra ser tomada de um momento pra outro, ou influenciado por outros. Gasta um bom tempo refletindo sozinho sobre isso, conversa com gente que gosta de você (mas não só sua família porque é quase certo deles terem a "postura clássica" da família), e aí decide. Mas decide com o máximo de certeza que puder.

    lugaque
    Veterano
    # out/11
    · votar


    kinhoBram, quem disse a você que não se pode ter duas profissões ? Um exemplo clássico, Guinga (Um dos maiores violonistas do Brasil) é dentista. Por muitos anos conciliou a odontologia com a música, acho inclusive que a odontologia lhe proporcionou ter melhores instrumentos e tocar o estilo musical que realmente gosta.
    Então, uma outra profissão vai lher dar segurança para comprar um equipo melhor e escolher o que tocar e com quem tocar. Abraço.

    Cristhyano
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Mesma coisa no exato momento aqui. Falta 1 ano pra terminar Automação Industrial na FATEC e recentemente passei em um concurso e consegui um empreguinho meia boca, porém garantido.
    Ja queria jogar a faculdade pro ralo e ficar treinando música em casa em todo meu tempo livre, porém o pessoal em casa surtou. E realmente depois pensei bem e decidi terminar, afinal falta só 1 ano (que com TCC parece que equivalem a 2 de tanta chatisse). A sorte (ou azar) é que eu parei de me importar com a faculdade e ela ficou mais fácil de carregar, to tirando nota e cagando e andando pras coisas, enfim.
    Outra coisa que temos em comum, começamos tarde. Eu comecei a tocar com uns 21 anos, hoje tenho 25, fiquei um periodo de pouco mais de 1 ano sem tocar nada devido aquele desanimo que todo mundo quando começa tem, mas não durou muito até que comprei outra guitarra e fiquei me matando de treinar por uns 2 anos. Avancei bastante, mas mais lentamente que a maioria que começa cedo. O que me dava ânimo era saber que existe quem começou tarde e ficou bom ou melhor que muita gente que tocou desde pequeno (Wes Montgomery, por exemplo, não me comparando a esse gênio, obviamente).
    Agora com emprego e faculdade, o tempo ralo entre essas duas obrigações é insuficiente pra treinar e você ja está cansado mentalmente e fisicamente quando senta pra pegar a guitarra. É complicado, porém vou tentando treinar com o pouco tempo que tenho até terminar a faculdade e depois dela pegar firme denovo.
    Continue a faculdade, sei que é sofrível, eu mais falto do que vou, mas to seguindo em frente e sei que termino ela. Então faça um esforço aí que as coisas se ajeitam.

    PWN3DROCK
    Veterano
    # out/11
    · votar


    " Seu tempo é limitado não gaste vivendo a vida de outra pessoa, não caia na armadilha do dogma, que é viver com os resultados dos pensamentos de outras pessoas, não deixe o ruido da opnião alheia sufocar sua voz interior e mais importante, tenha coragem de seguir seu coração e sua intuição, eles de alguma forma ja sabem o que você realmente quer se tornar, tudo o mais é secundario. "

    a muitos anos atras eu vi esse discurso do Steve Jobs e des de então carrego isso comigo, felizmente estou conseguindo conciliar todas as minhas coisas com a guitarra, se eu fosse você eu realmente faria isso, mais antes me certificaria que não era só empolgação, e outra, você não esta velho, Roger Franco começou com 18 anos, mais ele se dedicou a isso e hoje vive de musica.

    -King
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Cristhyano
    é que eu parei de me importar com a faculdade e ela ficou mais fácil de carregar, to tirando nota e cagando e andando pras coisas

    Faculdade não é garantia de emprego, pelo que você descreveu você vai ser um péssimo profissional, se é pra fazer as coisas meia boca melhor nem fazer.

    d1rc3u
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Quanto mais o tempo passa mais a coisa aperta!
    Eu me formei, agora sou independente, trabalho pago minhas contas e não tenho tempo nem pra tocar p... quanto mais tocar guitarra. Eu pensava:
    Ahh quando eu terminar a facul eu terei mais tempo.
    Quando eu terminar a Especialização eu terei mais tempo.
    Agora até tenho tempo mais já já algum compromisso aparece.
    O único jeito de ter todo o tempo pra tocar guitarra que a gente quer é vivendo de guitarra.

    Cristhyano
    Veterano
    # out/11
    · votar


    -King
    Concordo, mas quando a faculdade não da suporte algum e fica ensinando coisas que voce ja aprendeu nos semestres passados, de que adianta o esforço. Muito mal estruturada a FATEC daqui, largada demais. É unânime entre os alunos o desânimo total, é só ver que eu continuo não tendo DP, tirando notas boas e nem estudo direito.

    torresmo vermelho
    Veterano
    # out/11
    · votar


    kinhoBram

    Cara, infelizmente o modelo ecocômico de reprodução social faz isso. A maior parte das pessoas do mundo é obrigada a fazer o que não gosta para sobreviver, nessa ordem mundial, em que quase 1 bilhão de pessoas passam fome enquanto a produção de alimentos é mais do que suficiente para alimentá-las, você tem até sorte de ter uma guitarra e acesso à internet.

    Mas aí fica a pergunta, se há desemprego, se há muita coisa inútil sendo produzida, por que não produzirmos o necessário? Por que não dividirmos o trabalho de maneira racional e não em favor do lucro de uma minoria? Por que sermos obrigados a dedicar a maior parte de nossas vidas para engordar a conta de alguém e sobrar pouco tempo para fazer o que gostaríamos?

    Bom, infelizmente, para você realmente vivenciar e sentir a guitarra, ou você é um em um milhão que consegue viver de forma digna pelo instrumento, ou faz parte de uma classe menos desfavorecida. Ou a gente começa a pensar e agir para mudar essa merda toda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Desabafo sobre guitarra e a vida(My life and Guitar)