Como Improvisar no Rock Utilizando os Modos Gregos

Autor Mensagem
Unfeelingness
Veterano
# out/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar


RennanGuitar
oq fica melhor,usar pentas na escala menor harmonica ou andar pelos desenhos da escala menor harmonica?

Então cara, eu faço assim nesse caso: eu uso a pentatônica normal, e "busco" a sétima menor de ouvido, na Escala Menor Harmônica. É mais fácil fazer assim, pq quando vc sentir que pegou a sétima da Escala Maior, é só dar uma escorregada com o dedo e voltar uma casa e você busca a sétima bemol da Menor Harmônica.

Andar pelos desenhos dela não adianta muito, pois o que muda em relação à Escala Maior é só a sétima que fica bemol.

Mas se quiser andar pelo desenho dela, aí você tem que decorá-la, caso queira executar frases longas e rápidas, que é o que o Malmsteen faz. Mas ele usa também a menor melódica. Aí não tem jeito: tem que decorar os intervalos de ouvido para poder executar frases e solos rápidos.

Mas em relação a interpretação da tônica o método é o mesmo, para as Menor Harmônica e Menor Melódica.

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
mas a escla menor harmonica tem setima MAIOR e nao bemol ou menor,acho q vc errou

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar

mas a escla menor harmonica tem setima MAIOR e nao bemol ou menor,acho q vc errou

Tem razão. A sétima é maior. Ainda bem que você lembrou.

Reparei nisso quando fiz o acorde aqui.

Ele é Am7M, o primeiro do CH da Menor Harmônica em Am.

Vlw

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
de nada,vlw
topico ta rendendo pelo meu ver,pelo menos em minhas questoes de teoria

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


É que eu estou com duas cordas quebradas na guitarra aqui, e não pude executar as escalas. Estava tentando lembrar tudo de cabeça hehehee

;)

Foi mal aí...

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


"topico ta rendendo pelo meu ver,pelo menos em minhas questoes de teoria"

Vou ver se troco as cordas aqui e tentar executar a Menor Melódica. E aí a gente posta ela aqui também.

Se quiser, pode postar tbm... ;)

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


kkk q buxa eim kkkkkk
continue contribuindo com o topico por que enquanto topicos sobre tonantes e slash rendem 17 pags,esse aqui ira render muito mais
!!!

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


opa,estamos ai tbm

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


continue contribuindo com o topico por que enquanto topicos sobre tonantes e slash rendem 17 pags,esse aqui ira render muito mais

kkkkkkkkkkkkkk Essa foi boa!!! E aquele lá do "É uma cilada, Bino?" Aquele lá vai para umas 10 páginas no mínimo hehehehee...

Por hoje chega, já estudamos bastante ;)

Até mais.

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
quanto a questao da menor melodica,nao quero executa-la pq adoro ela,e mais para ser um guitarrista versátil e que toque de tudo um pouco

carnisa1
Veterano
# out/11
· votar


E como fica os arpejos no improviso?

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


carnisa1
coloque arpejos que estao no campo harmonico e toque com shapes que você goste e cromatize-os

Unfeelingness
Veterano
# out/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar


carnisa1

E como fica os arpejos no improviso?


ASSUNTO: ARPEJOS CONSTRUÍDOS SOBRE A TRÍADE PERFEITA - DESCE O ARPEJO E SOBE FAZENDO O "TWO HANDS"

Então, carni,

Os arpejos também estão construídos sobre a Teoria de Campo Harmônico, mas nem todos. Alguns são construídos sobre o acorde perfeito (maior ou menor), da tríade perfeita. Tríada Perfeita todos sabem o que é né? Ela consiste em Tônica, Terça e Quinta. Se o acorde for menor, a terça é menor.

Assim, se tem uma base em A tocando, repare que eu posso construir o arpejo tanto em cima do Am na quinta casa da guitarra, como construí-lo em cima do C na oitava casa da guitarra.

Então fica assim:

Em Am (não tem dissonância aqui, lembre-se que não há sétima nesse arpejo)

e------------------5----------8-------------12--------------
B-----------------5------------------------------------------
G----------------5-------------------------------------------
D--------------------------7---------------------------------
A-------------------------7----------------------------------
E----------------5-----------8--------------------------------

Os números, correspondem às casas da guitarra. Na 12a. casa você liga a nota com um dedo da mão direita, como se fosse fazer um "two hands".

E é para fazer: você pode criar um lick (já existe esse lick) tipo Van Halen, assim:

e-----------------------5---------8------------ --12--------------
B-----------------------5---------8---------------12------------
G-----------------------5-------7-----------------12-------------
D-----------------------5-------7-----------------12-------------
A-----------------------5-------7------------------12-------------
E-----------------------5---------8----------------12------------

Esse é um Two Hands (É meio clichê, mas bem executado, fica muito foda!), que você começa na primeira corda e subindo até a 6a corda. Começa no E na 12a casa e termina no A, na 5a casa da 6a. corda.

Outro arpejo construído em cima da Tríade Maior Perfeita de C, que você pode usar numa base de Rock em A, é aquele executado na 8a casa da guitarra, veja:

e---------------------------------8--------------12--------15-
B---------------------------------8-----------------------
G--------------------------------------9-----------------
D-----------------------------------------10--------------
A-----------------------------------------10--------------
E----------------------------------8-------------12---------

Você digita as notas começando da 8a casa e no final, liga ele com o dedo mínimo na 12a. casa, e com um dedo da mão direita fecha ele na segunda casa - faz um two hands aí também.

Aqui também dá para criar um lick, na subida, do tipo

e----------------------------8---------------12-------15--
B--------------------------- 8---------------12-------15
B-------------------------6-------10---------------13----
G---------------------5---------9--------------12---------
D-----------------------------------------------------------
A-----------------------------------------------------------
E-----------------------------------------------------------

OBS: essa "guitarra" aí acima não tem 7 cordas não. Tem duas cordas Si, porque o fraseado continua na segunda corda ok?

Bom, por ora é isto. Estes dois arpejos são bastante básicos e fundamentais para serem usados na improvisação. Lembre-se, entretanto, de utilizá-los sempre com intenções para produzir, ora sonoridades maiores, ora menores - na verdade, como Am é a relativa de C, eles sempre terão uma sonoridade maior ou menor conforme o contexto.

Eles podem ser usados estando a base em Am (você está interpretando como Am o A) como em C.

Depois a gente fala um pouco sobre os arpejos horizontais derivados diretamente da Teoria de Campo Harmônico, que possuem uma nota a mais: Tônica, Terça, Quinta e Sétima.

Dê uma treinada aí e veja se te acrescenta alguma coisa...

Bons estudos!

PS 2: Me corrijam aí seu disse ou escrevi alguma nota errada.

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar

coloque arpejos que estao no campo harmonico e toque com shapes que você goste e cromatize-os

Fala Rennan! É nóis aqui de novo estudando guitarra! hehehehe

Que tal postar alguns shapes aí?? ;)

(Vamos contribuir, galera...)

Abçs,

ferbarper
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
Por exemplo, há uma base tocando em E7, qual escala você utilizaria para produzir uma sonoridade de rock ou blues?
escala menor 6 de E com blues note certo?

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


Upando...

Solicito aos guitarristas experientes que contribuam neste tópico com seus conhecimentos...

Não custa nada postar um Modo, um Arpejo, um lick, um fraseado, uma dica e etc...

Grato.

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
so se for agora meu caro aqui vao alguns que eu conheço
Esse e em Em
shape 1

e-------------------7----12-----------------------------
B------------------8-----------------------------------
G-----------------9------------------------------------
D----------------9-------------------------------------
A----------7---10--------------------------------------
E------------------------------------------------------

shape 2

e------------------7------12----------------------------
B-----------------8------------------------------------
G----------------9-------------------------------------
D---------------9--------------------------------------
A-------------10----------------------------------------
E-----------12------------------------------------------


RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


ta ai pessoal vamo contribuir

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


ferbarper

UnfeelingnessPor exemplo, há uma base tocando em E7, qual escala você utilizaria para produzir uma sonoridade de rock ou blues? escala menor 6 de E com blues note certo?

"6" seria o que?

Sim, mas aí você está interpretando ele como Em ou Em7 e não como E7.

E então, que "escala" eu uso para obter exatamente a sonoridade de E7??

Mantenho a questão que é para ver se vocês estão entendendo a lógica dos Modos Gregos e sua utilização.

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


Rennan

ta ai pessoal vamo contribuir


Isso inclui você contribuir tbm... hahahhahaa

Vai, velho! Sei que você tem café no bule. Larga de preguiça e posta alguma coisa aí para a gente....

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
olhe para cima
A
|
|
|

ferbarper
Veterano
# out/11
· votar


oque que vcs querem ? shapes dos modos? eu tenho todos aqui se quiserem eu upo e envio , mas eu so uso pra tira duvidas acho muito mais proveitoso estuda pela formação e pela transposição de tons e nao pela tab . mas se quiserem eu upo as tabs .

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


agora em A maior
shape 1

e--------------------12-15------------------------------
B-------------------14----------------------------------
G-----------------14------------------------------------
D---------------14--------------------------------------
A----------12-16----------------------------------------
E-------------------------------------------------------




e------------------------12-15---------------------------
B----------------------14-------------------------------
G--------------------14---------------------------------
D------------------14-----------------------------------
A----------------16-------------------------------------
E--------------15---------------------------------------


Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


ferbarper

A pergunta que você tem que fazer é: "ele - o E7 é que grau do Campo Harmônico, ou seja, onde ele fica no Campo Harmônico e em qual CH?

A7M - Bm7 - C#m7 - D7M - E7 - F#m7 - G#m7/5-

Veja que, necessariamente se ele é E7, só pode pertencer ao CH de A, logo, eu uso a escala de A; uso arpejos de A.

Mas durante o improviso ele pode ser constantemente ser interpretado como Eólio (Em7, uso escala de G), Dórico (Em7, uso escala de D), etc.

RennanGuitar
Veterano
# out/11 · Editado por: RennanGuitar
· votar


ferbarper
cara arpejo por tab e pra quem ta começando
agora pra quem ja sabe sua estrutura ai estudar shapes e transpor para o tom desejado

abç

ps:unfeeligness sua vez agora

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
beleza mas na escala fica mais bonito e melhor cromatizar e criar frases a partir dos shapes da escala,isso da certo?

Unfeelingness
Veterano
# out/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar


Muito bom os dois arpejos do Rennan aí em A7.

Interpretou o A, como sendo A7. E no segundo exemplo o arpejo começa com a sétima.

Muito boa a contribuição!

E, se ele é A7, e é....

D7M - Em7 - F#m7 - G7M - A7 - Bm7 - C#m7/5- Mixolídio!

Uso a "escala" de D, ou seja, estamos improvisando aí no Mixolídio.

Quem mais??

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


Rennan

beleza mas na escala fica mais bonito e melhor cromatizar e criar frases a partir dos shapes da escala,isso da certo?

Então, mas poste um exemplo aí sobre esse cromatismo que você tá falando, pq até agora não entendi o que vc quer dizer.

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


ferbarper

oque que vcs querem ? shapes dos modos? eu tenho todos aqui se quiserem eu upo e envio , mas eu so uso pra tira duvidas acho muito mais proveitoso estuda pela formação e pela transposição de tons e nao pela tab . mas se quiserem eu upo as tabs .

No início do tópico foi pedido que se contribuissem também.

Poste aí os shapes dos modos. Eu não tenho aqui na mão todos os shapes. Estou com a guitarra ligada, executando e montando as tablaturas...

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
mas como o arpejo q coloquei e A7 se nao tem setima nesse arpejo
so ultilizei triades

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Improvisar no Rock Utilizando os Modos Gregos