Pensando seriamente em largar a guitarra

Autor Mensagem
the guy
Veterano
# mai/11
· votar


2Humbucker

cara, isso acontece sempre, td mundo passa por isso, ja ja tu vai ver q tu tava nm dakeles momentos de "tristeza" achar q nao tah evoluindo, mas ai tu vai olhar pra tras e vai ver q evoluiu em algum aspecto, msm q tu nao perceba isso logo, uma hr tu vai ver q tu nao tah totalmente sem evolução, ai tu ouve akela musica q tu achava q nunk ia conseguir aprender e do nada ve q tu conseguiu identificar os acordes, vai tirar uma musica bacana de ouvido, ela vai ficar massa, tu vai ficar feliz e voltar a tocar.. (x

jimmy vandrake
Veterano
# mai/11
· votar


2Humbucker

Acho que quando vc faz sua auto avaliação, e conclui que não é o guitarrista que gostaria de ser, vc deve encarar isto como ponto positivo. A melhora vem através do senso critico e principalmente através de nós mesmos. É um grande passo para a evolução, principalmente porque em seu depoimento vc é extremamente humilde.
Se vc simplesmente isolar aquilo que vc acha ruim e deve melhorar vc verá que a guitarra começará a responder aos teus anseios, e em breve as coisas mudam.
Não esqueça, cada guitarrista tem seu estilo próprio e ninguém é igual a ninguém. Alguns mais simples e outros mais habilidosos mas cada um dentro do seu estilo resolve com a mesma competência a musicalidade que traz em si.
Quando a deixar a musica não se preocupe, a musica não abandona os escolhidos, é algo que está no sangue e não tem como se livrar. Vc para hoje, cedo ou tarde esta com a guitarra pendurada no pescoço e mandando ver.

Alan_Domingues
Veterano
# mai/11
· votar


2Humbucker
Tivertimailaif

Poxa, posso fazer um testemunho? Não sei se ajuda.

Saio de casa as 6:30 e volto só as 20 horas de seg. a sexta. Sábado dou aulas na parte da manhã até 13:30. Depois sempre faço algo relacionado a casa (tenho mulher e filho). Domingo de manhã ensaio com a única banda que tenho (que o tempo permite também), a tarde sempre existe algo em família, festa, compromisso, etc... E óbvio que a noite "durmo". Mas sempre arranjo um tempo para guitarra. Geralmente só durmo de 3 a 5 horas porque também preciso fazer as minhas coisas, tocar guitarra, estudar, etc... Preciso "viver" também.

Então já que começou a estudar agora. Se você tiver 30 minutos para usar no seu estudo e conceito na guitarra, utilize estes 30 minutos com afinco e muita dedicação que você vai ver que vai muito longe. Agora acho que você está fazendo muito drama porque se você começou aulas este ano, relaxa que ainda tem muita coisa para ver, ouvir, etc...

Aproveita que você é novo rapaz. E lembre que você começou realmente a tocar depois que começou as aulas. Sozinho é um caminho bem árduo.

Qualquer coisa é só chamar a galera aqui que sei que muitos ajudam.

Se quiser, eu estou a disposição.

Abraços.

Al_Capone
Veterano
# mai/11 · Editado por: Al_Capone
· votar


Eu parei com a guitarra a uns 5 anos atrás, fiquei apenas tocando violão de bobeira. Ai nos últimos mêses me deu uma vontade sinistra de voltar a tocar, como achei qeu tinha parado de tocar naquela epoca meus equipos foram todos pro saco, os pedais vendi a preço de banana e meu amp nem faço idéia da onde ele está depois da mudança. Resultado, ja gastei uma grana pra arrumar a guitarra e vou gastar mais uam grana pra montar meu set de novo, e tudo pq eu achei que nunca mais ai tocar guitarra, mas quem gosta pode fica parado o tempo qeu for, um dia da aquela vontade incontrolavel de tocar, então meu conselho é qeu se for dar um tempo não se desfaça dos seus equipos pq um dia vai dar aquela vontade de tocar um bom solo.

2Humbucker
Veterano
# mai/11
· votar


jimmy vandrake
Obrigado mestre.

O que eu percebi, e que ao meu ver é meu maior defeito no momento é na verdade algo "bobo" que é o afastamente entre os dedos e a escala quando não toco uma nota. Parece bobagem, mas sei que isso é o que mais me prejudica.

SmugShooter
Veterano
# mai/11
· votar


Cara voce disse que tem pouca habilidade pra quem toca a "todo esse tempo".

Mas voce não esta tocando desde 2006, voce só fez 2 meses de aula e agora começou na guitarra em 2011.

Sua habilidade é proporcional ao tempo de treino, não adianta ficar se desmotivando querendo se comparar com alguem que toca sem parar desde 2006.

2Humbucker
Veterano
# mai/11
· votar


SmugShooter
É um ponto de vista que eu não tinha analisado...

Drive30
Veterano
# mai/11
· votar


2Humbucker

A guitarra é minha paixão, mas tem horas que essa paixão toda machuca, hehe. O que acontece é não conseguir tocar músicas das bandas que mais gosto.

Cara, até uns 2,3 anos de guitarra eu nao tocava nada que eu gostaria de tocar. Metallica, Iron , Megadeth, Van Halen.
Malmsteen/Gilbert eu comecei a arranhar (digo arranhar, nao digo nem tocar 100% certinho) depois de uns 7 anos. Eu sei o que é isso, eu lembro que eu queria tocar o solo de Master of Puppets e no máximo tava conseguindo o de enter sandman e de forma bem tosca, hoje acho ridículo, e é isso que é legal , voce ver de forma bem lenta que vai evoluindo, o que voce nem conseguia tocar voce ja toca + ou - e depois voce ver que ja toca ela bem. É legal postar aqui no FCC suas gravacoes e depois de um tempo postar novamente, eu fiz isso com uma musica do becker e mesmo nao tando lá essas coisas, todos notaram muita evolucao.

Tivertimailaif
Veterano
# mai/11
· votar


Alan_Domingues
Man, entendo muito bem o que você falou, a vida é corrida demais (mas ao mesmo tempo é gostosa demais =P), o meu horario é meio que parecido com o seu, saio 07:30 e só chego em casa 00:00 (ta certo que nesse meio tempo, subo almoçar em casa, e tomar banho para ir pra faculdade, mas é pouquissimo tempo, coisa que se eu não correr eu me atraso) e estou nisso faz uns 3 anos, o unico horario que eu consegui arrumar para estudar gutiarra, é das 00:30 as 01:30, e assim vem sendo a uns 3 anos já, tem semana que eu nem encosto na guitarra, mas tem semana que eu tiro uns 4 ou 5 músicas ^^ (o meu "estudo" é tirar músicas, vejo algum solo que empregue certa tecnica, e estudo ele^^)


Valew man, pela disposição, estamos ae para o que for preciso também \o/\o/\o/

2Humbucker
Veterano
# mai/11
· votar


SmugShooter
Porque se for assim então eu toco como alguém que faz aulas à 6 meses. Agora você me motivou XD

Jack_RS
Veterano
# mai/11
· votar


Desanima nao, tocar guitarra é legal
Abraçao ae

leo2505
Veterano
# mai/11
· votar


Assim como um clássico brasileiro, já desisti de quase tudo... porém ainda tenho ânimo pra tocar guitarra e fazer música, aos poucos vo aprendendo hehe

2Humbucker
Veterano
# mai/11
· votar


Drive30
Pow isso me lembrou de um fato, a banda que eu estou tem cerca de um ano, eu entrei nela quando ainda estava no começo, com uns 2 ou 3 meses. Com uns 5 meses de banda eles queriam Tocar Easy - Faith No More e Knocking on heaven's door do GnR. Eu fiquei com a tarefa de tocar o solo de ambas às músicas, sendo que a do GnR adaptamos a música e só executamos o primeiro solo. À época eu tive muita dificuldade em ambos os solos. Mas agora não vejo dificuldade em nenhum deles.

JuniorGuitar_Svf
Veterano
# mai/11
· votar


Só não vai largar a guitarra pra ouvir restart hein?!

Drive30
Veterano
# mai/11 · Editado por: Drive30
· votar


2Humbucker

Pois é então, cada coisa a seu tempo. E outra voce ficou parado, eu parei por 4 anos, quando voltei foi praticamente voltar do zero, nao lembrava quase nada e isso foi quando eu ja tocava ha uns 10 anos, entao seguindo sua logica, eu tocava a 10 anos e nao sabia nem o comeco de sweet child o mine. Obviamente quando voltei a evolução foi bem mais rápida. Tudo é tempo de treino e nao anos apenas 'tendo' uma guitarra guardada no case.

De Ros
Veterano
# mai/11 · Editado por: De Ros
· votar


2Humbucker

"Aconteceu uma situação no último ensaio da minha banda e isso me deixou pensando sobre a minha capacidade como guitarrista. O baixista da banda tem 16 anos, trouxe de casa um violão e começou a tocar, tocava Bach, mpb, e muitas outras coisas, composições realmente complicadas, e ele realmente entende bastante de teoria, enfim. Ai eu pensei: "Puxa esse cara tem 16, toca a 3 anos e toca muito mais violão que eu, e ele toca Baixo!", isso me fez refletir sobre tudo que eu aprendi e em quanto eu evolui nesses anos e cheguei a conclusão que estou muito aquem do que poderia."


Isso, meu amigo, é justamente a disputa que eu me referi. Tu está te comparando com o cara de 16 anos!!!


Fácil, basta todo que frequentam o fórum se compararem ao Anton Oparin com 8 anos de idade. Todo mundo largaria a guitarra.

Para de te comparar com os outros, faz o melhor que tu puder e pronto!

Ou fica aí, arranjando sarna para se coçar...

Benva
Veterano
# mai/11
· votar


Não desista. Eu, por exemplo, mal tenho tempo pra conseguir tocar. É serviço, faculdade, enfim. Mas é uma escolha que fiz, já que a música não vai ser meu ofício, é apenas um hobby.

Quando posso, toco. Quando não posso, não toco. Sem pânico. O dia que tiver mais tempo farei aulas, me dedicarei mais a isso.

Não dá pra ficar se comparando aos outros o tempo todo porque, não importa o que você faça, sempre existirá alguém que faz melhor. Então o jeito é ficar tranquilo e evoluir no seu ritmo. ;)

2Humbucker
Veterano
# mai/11
· votar


De Ros
Ok, prometo pro que quando ele começar a tocar Bach no intervalo do ensaio vou sair pra beber água! ahauhauha

Alan_Domingues
Veterano
# mai/11
· votar


2Humbucker

Sabias palavras do De Ros.

Guarde para ti.

Abraços.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


2Humbucker
Então tu quer arregar?

Olha é o seguinte, se tu não treinar tu não progredir mesmo.
Quer se comparar com os moleque de 16 anos? Então se tranca no quarto e treina pra caralho.

O bom desse maravilhoso instrumento, é que não tem dessa de dom ou intervenção divina (seja lá o que for que chamem por aí para definirem aqueles japas do you tube), com dedicação e treino tu consegue chegar lá. Mas não é qualquer dedicação e qualquer treino. É muita dedicação e muito treino!

Você viu o moleque tocando mas não perguntou pra ele quantas horas ele treina por dia, a vida não é injusta com ninguém, se você treina bastante será como o De Ros um dia (se tu treinar bastante pra isso), se tu não treinar vai ser como eu pro resto das vida (apelei :P).
Mas lembre-se se tu desistir agora, isso não te fará melhor que o outro.

E aí vai continuar a viver de joelhos ou vai pegar o teu instrumento e treinar?

E outra coisa, não veja tudo como uma competição, humildade sempre maninho, se o guri é melhor que tu então peça dicas pra ele, ué! Vai que tu consegue bicar umas aulas de graça. xD

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


2Humbucker
E lembre-se, não importa o quanto você é bom na guitarra, sempre terá um japones (ou coreano) que fará o que você faz andando de bicicleta com um pé nas costas.

De Ros
Veterano
# mai/11
· votar


2Humbucker

"Ok, prometo pro que quando ele começar a tocar Bach no intervalo do ensaio vou sair pra beber água! ahauhauha"

Ou seja, promete continuar com a mesma disputa interna. Ficar cultivando inveja, ciúme e sentimentos negativos.

Tu não entendeu nada do que eu falei. Tomara que sirva para alguém, porque para ti não serviu...

Sabe o que eu faria quando ele toca Bach? Admiraria, daria força para ele estudar cada vez mais e evoluir.

Pediria algumas dicas, talvez até fizesse aulas com ele!

Incentivaria ele a fazer um video e postar no YouTube, me disporia a filmar, inclusive! Comporia, junto com ele, um "segundo violão" e gravaria o video com os dois tocando.

Interagiria, ao invés de ficar me lamentando ou me escondendo.

A escolha é tua, já escrevi demais!

Abraço!

axleWs
Veterano
# mai/11
· votar


2Humbucker
sinceridade: não desista.
sinceridade 2: não acredite que lendo isso tudo aqui te fará evoluir se tu não arregaçar as mangas.
sinceridade 3: porra, vc tirou o solo de knock on the heavens door? (eu, sinceramente, não consigo, viu....)
sinceridade 4: Alan e De Ros estão perdendo oportunidade de virarem psicólogos musicais, têm futuro.

abraços

Maximun-EGS 216
Veterano
# mai/11
· votar


E lembre-se, não importa o quanto você é bom na guitarra, sempre terá um japones (ou coreano) que fará o que você faz andando de bicicleta com um pé nas costas.


¬¬'

Del-Rei
Veterano
# mai/11
· votar


2Humbucker
Começei a tocar violão em meados de 2006, fiz só 2 meses de aula, em 2008 comprei minha guitarra e só agora em 2011 começei a fazer aulas de guitarra


Pô, cara... e com "todo esse empenho" (fui irônico, claro), vc queria ser o quê???

Relaxa, música é arte, não competição.

Arrume metas a alcaçar com dedicação. Nada de se comparar com caras que tocam 300 notas por segundo.
Além do mais, aprendizagem requer tempo. Vc está começando.

Sempre vai ter alguém melhor que vc... Principalmente os de olhos puxados.

Um aceno de longe!!!

engtmir
Veterano
# mai/11
· votar


2Humbucker
Eu tenho aproximadamente uns 8 meses que comecei a tocar guitarra com alguma seriedade a mais... e nesses 8 meses não consegui tocar praticamente nehuma música q realmente eu aprecie (um dia ainda vou tocar eric jonhson e clapton), e nem por isso desiti... Conheci um baixista também que é um puta monstro, e tem 14 anos, eu tenho 10 anos a mais que ele... O que eu fiz então... colei no cara,comecei a conversar sobre musica com ele... E acredite, ele tava disposto a me ajudar... mesmo me chamando de tio (fdp haueihaiuhe), ele tava ajudando... Não queira competir... Lute para melhorar a si próprio, não para derrubar os outros ;)

Abraços

Drinho
Veterano
# mai/11
· votar


Esse negócio de querer se comparar não é bacana, nem você achar que você é melhor nem que você é pior que ninguém...
Essa coisa de melhor é a coisa mais cafona e besta do mundo... tem que tocar, fazer teu som e tentar ser melhor do que você mesmo é hoje e não ser melhor ou pior que ninguém. É evidente que cada um toca e sabe o que merece, alias isso não funciona só pra guitarra né, qualquer coisa na vida, se você se dedicou você tem o devido resultado, mas não se use de comparações para estimular seu aprendizado. Com certeza aqui tem caras que sabem muito mais do que eu, caras que sabem menos, caras que tão começando e o grande barato da coisa é que todo mundo se ajuda, se respeita e dão uma força pra seja lá o que for. Se use de coisas saudáveis pra te estimular não essas besteiras de se comparar com fulano ou beltrano.

Dani_Metal_
Veterano
# mai/11
· votar


cara, talvez esteja assim pq praticar eh meio chato, pessa ao seu professor pra te passar alguma musica que voce queira aprender, quando vc estiver tocando ela sertinho vc vai ver como eh bom e vai ficar feliz com vc mesmo (experiencia propria)
acredita cara, faz um teste, eh legal saber algo q vc gosta (pq escala menos ngm merece), int eh isso... vai lah e tenta. vlw, espero ter ajudado...abraç

Will Bejar
Veterano
# mai/11
· votar


2Humbucker
Cara, não se desfaça da guitarra e do amp... pedais e todo o resto das frescuradas é mais "fácil" conseguir depois.

LipeGuitarrero
Veterano
# mai/11
· votar


Vou usar a mim como exemplo de uma situação ridicula.

Estou na aula de guitarra a 7 meses
Sou preguiçoso pra caramba, no quisito tirar musicas.
Só brinco um pouco com a penta maior e 2 padrões que aprendi.
Não toco nada. Só coisas super básicas.
E ainda vou voltar a tocar na igreja, vê se pode kkkkk.

Mais vou desistir por isso? CLARO QUE NÃO!

A música é um hobbie pra mim, toco guitarra para me divertir, não para aparecer pros outros, música é prazer, se você está triste com a música, largue ela.
Guitarra é pra te deixar feliz e não te enlouquecer.

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pensando seriamente em largar a guitarra