Mais um que desabafa pensando em largar da guitarra

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# jul/11


Sexta à tarde, a preguiça domina o meu ser... então vou desabafar aqui sobre a minha angústia guitarrística.

Muitos de nós, guitarristas amadores, investimos uma puta grana em equipos para (a grosso modo) nada. Mesmo que tenha gente que fale "Ah, mas eu toco pra me divertir em casa mesmo", no fundo no fundo trata-se de tocar sem um objetivo concreto. Eu me encaixava nesta classe de guitarristas, tanto que sempre tive receio de investir uma puta grana de uma vez só em um equipo, logo preferi sempre umas coisas mais baratas (mesmo que em quantidade).

Porém, fui chamado pra tocar numa banda. Inicialmente é aquela coisa motivadora de montar repertório, arranjar uma apresentaçãozinha aqui e outra ali... mas já passou mais de um ano e a banda deu uma broxada. Tinha um outro projeto, ainda "no papel", que prometia mais futuro, mas ninguém se manifestou a respeito.

Tudo isto tem me feito ficar desanimado. Junta-se a isto aquela velha má perspectiva de tentar montar banda e ser mal sucedido seguidas vezes...

Fico pensando em duas "alternativas". Vou falar um pouco sobre cada uma delas pra vocês me ajudarem a opinar.

1. Conversão para baixista

Confirmando o mito "todo baixista é um guitarrista frustrado", eu me disponho a passar por esta conversão. Já toquei baixo um tempo, gosto daquela coisa de sentir a "pulsação" da música (isto também vem um pouco da minha veia baterística). Sou muito fã de Rush e por isso até arriscaria tentar um tecladinho básico também. Com estas cartas na manga seria mais fácil achar banda pra tocar - afinal, quem nunca teve dificuldade pra encontrar baixista e tecladista?!

2. Virar um multi-instrumentista acústico

Já tive uma fase multi-instrumentista. De certa forma, me identifico um pouco com baixo, bateria e guitarra - só não conheço teclado. Como eu gosto muito daquele formato de acústico com violão, baixolão e bateria, penso em voltar a tocar de tudo um pouco tentando fazer gravações caseiras de versões acústicas. Sempre pensei em tentar fazer uns arranjos de Rush para um acústico, tentando por exemplo gravar o Moving Pictures numa versão acústica.

Dissertem, opinem, falem sobre as suas desilusões e crises músico-existenciais.

ogner
Veterano
# jul/11
· votar


erico.ascencao

Acho que nao é a sua primeira crise guitarristica não né??

bicinh
Veterano
# jul/11
· votar


erico.ascencao
Logo você cara !?
pô, eu acho que todo mundo passa por isso.. é inevitável, eu, tenho nem 3 anos de guitarra direito.. então eu acho que tem que dar tempo ao tempo, pra voce ver se é realmente isso que voce quer ou não.. só não dê uma de louco e saia vendendo tudo..

abç

Velvete
Veterano
# jul/11
· votar


Sexta à tarde, a preguiça domina o meu ser... então vou desabafar aqui sobre a minha angústia guitarrística.

Muitos de nós, guitarristas amadores, investimos uma puta grana em equipos para (a grosso modo) nada. Mesmo que tenha gente que fale "Ah, mas eu toco pra me divertir em casa mesmo", no fundo no fundo trata-se de tocar sem um objetivo concreto. Eu me encaixava nesta classe de guitarristas, tanto que sempre tive receio de investir uma puta grana de uma vez só em um equipo, logo preferi sempre umas coisas mais baratas (mesmo que em quantidade).


Rapaz, se eu pensar nisso fico louco!

Ainda mais com a grana que já gastei pra (nada) me divertir...

Não tenho tempo nem condições de banda agora, mas eu tenho um professor que cuida de orquídeas... as vezes só comecei mais cedo um hobby desses que toma tempo e dinheiro!rs

Abraços e força ai!

Will Bejar
Veterano
# jul/11
· votar


erico.ascencao
1. Conversão para baixista
É uma ótima opção... difícil achar mesmo é achar baterista bom!!!

2. Virar um multi-instrumentista acústico
Versões acústicas é legal, mas se for montar um projeto desses, vai ter que se vender mesmo (se a intenção for tocar em barzinhos).


Sobre o post de maneira geral:
Cara, sinto o mesmo que vc. Por muito tempo procurei bandas que os caras tivessem a gana de compor, mas é foda... difícil achar alguém na mesma pegada que vc!!!
Ficar só no barzinho, tem que pagar as contas, senão desanima mesmo!!!

Eu penso assim, já que não rola de tocar direto em barzinho e pagar as contas com isso, vamos compor e gravar... aí sim, será só por diversão DE VERDADE!!! (que pode até render uma coisinha ou outra mais bacana!!!)

Pq vc acha que eu vendi minha Fender Jaguar e montei outra guitarrinha??? A Fender Strato é meu xodó e a outra é uma reserva pras festas e outros eventos menores. Até os pedais já coloquei à venda. Só o valvuladinho vou guardar (acho que nem vale a pena [R$] vender).

Hoje, tô com uma banda que nós já temos firmados que os ensaios ocorrerão a cada 2 ou 3 semanas, bem desencanado mesmo!!! E por ser desencanado tá bem bacana, tipo, vamos tocar uns Jimi Hendrix, John Mayer, Chili Peppers, Camisa de Vênus, Paralamas... lance de boa, bem mesclado!!!
E tb tô uma outra de músicas próprias. Essa, por sua vez, esbarra no problema das prioridades.

Tâmo junto, mano!!!

marcosshrp
Veterano
# jul/11
· votar


Grandes profissionais da área são feitos não só de técnica, mas também de experiência. Quem sabe essa não é uma das suas "experiências musicais".

Um conselho: "Busque nesse mundarel de desânimo algo bom, exclua o resto e siga em frente"

[]'s

SevenTool07
Veterano
# jul/11
· votar


\0/ isso é foda. Tento fazer uma banda e a maioria das pessoas não é tão comprometida ou não gosta de tocar o tipo de música que eu gosto. Queria montar uma banda de metal, mas não conheço nenhum cara na minha cidade que queira fazer o mesmo e que não seja um "dorme-sujo-locão-da-vida". Sei lá, acho que, por enquanto, a minha profissão de guitarrista de quarto ainda tem muito a oferecer. Ainda há muitas músicas e técnicas para aprender. Tocar tem que ser divertido, logo é melhor eu tocar o que eu quero, nem que seja sozinho, do que tocar estilos de música que eu não gosto.

cynide
Veterano
# jul/11
· votar


são esses guitarristas frustrados que viram baixistas, que desmerecem o valor do baixo. quer largar a guitarra? largue. quer virar baixista ou multi-instrumentista? vire. Mas você não irá muito longe tocando algo se sentindo frustrado.

renatocaster
Moderador
# jul/11
· votar


só não dê uma de louco e saia vendendo tudo..

Sei lá, mas eu acho que se ele realmente quiser se tornar baixista ou um multi-instrumentista acústico, o ideal não seria vender as guitarras e afins para comprar outros equipamentos para tal?

erico.ascencao

Porém, fui chamado pra tocar numa banda. Inicialmente é aquela coisa motivadora de montar repertório, arranjar uma apresentaçãozinha aqui e outra ali... mas já passou mais de um ano e a banda deu uma broxada. Tinha um outro projeto, ainda "no papel", que prometia mais futuro, mas ninguém se manifestou a respeito.

Cara, esse negocio de banda é complicado mesmo. Mas se vc realmente sente desânimo em ficar tocando somente em casa talvez por diversão, para tirar timbres, fazer gravinas caseiras, vídeos, estudar, etc. realmente fica dificil dizer alguma coisa.

Vc tem que ter algum tipo de motivação para continuar a tocar guitarra, senão desanima mesmo.

Alan_Domingues
Veterano
# jul/11 · Editado por: Alan_Domingues
· votar


\|/

guilherme_97
Veterano
# jul/11
· votar


erico.ascencao
cara,não faça que nem o meu amigo,que desistiu,vendeu tudo e agora se arrependeu e ta comprando tudo de novo kkkkkkkk

herikguitar
Veterano
# jul/11 · Editado por: herikguitar
· votar


erico.ascencao

Nunca tive a tal "Crise Musical". Mas calma cara, nenhuma dá banda dá certo logo que começa. Sempre tem alguma coisa que atrapalha: Falta de Show's e interesse do público pelo estilo que você toca; Falta de lugar pra ensaiar; Nenhum incentivo de apoio; Falta de equipamentos necessários e etc. Existem várias bandas que fazem sucesso hoje, mas passaram muito tempo sem conseguir um único espectador para assistir suas apresentações. Além disso, pra montar uma banda tem que ter empenho de todos os Músicos, ou então ter um Músico que faça com que os outros se empenhem; Esse músico poderia ser você! Não se desanime.

Agora vou falar minhas opiniões para suas "Alternativas":

1. Conversão para baixista: Você quer tocar baixo? Se não quiser não adianta nada. É ruim você tocar um Instrumento que não tem tanto interesse apenas para fazer parte de uma Banda. Você vai estar fazendo uma coisa que não gosta e por causa disso não fará bem. Mas se você estiver interessado mesmo em virar um Baixista, vá em frente. Mas lembre-se: Se você vender todo seu Equipo de Guitarra: Pedais, Guitarra, Amp e etc. - Comprar um Equipo para Baixo e não gostar ? Irá ter perdido um grande tempo, que poderia ter se aprofundado na Guitarra ou melhorar seu Equipo. E se estiver pensando em vender o Equipo, tenha calma, não venda nada barato demais porque está apressado para começar a tocar o Baixo.

2. Virar um multi-instrumentista acústico: Acho uma boa Alternativa, mas se você fizer um Grande sucesso e precisar se apresentar Ao Vivo, sem as maravilhas do Estúdio? Não poderá tocar todos os Instrumentos sozinhos, terá que fazer uma Banda e decidir um Instrumento para tocar.
Acho que você poderia adaptar essa alternativa: Virar um cara que toca vários Instrumentos, mas tem maior interesse por um certo Instrumento. Assim seria melhor, pois você poderia arranjar qualquer vaga em uma Banda e depois evoluir para um Certo Instrumento mais desejado ou até tocar diferentes Instrumentos em diferentes Músicas.

Ultima coisa: Não desanima não. Creio que você ainda tem muita coisa pela frente, não pare por ai. Grave covers ou composições suas na Guitarra e divulgue na Internet: Palco MP3 para as Músicas, You Tube para os Vídeos e etc. Poderia fazer um grande sucesso e ser convocado para participar de Grandes Bandas como Guitarrista.

Pense bem antes de tomar qualquer decisão!

Mu_Cephei
Veterano
# jul/11
· votar


se torne um multi-instrumentista oras !

grave covers e também musicas originais e ganhe seu espaço na internet antes de tentar ficar famoso de outra maneira ! estou investindo uma grana nisso , vendendo coisas pra poder fazer umas gravações caseiras , mas isso porque eu gosto pô !! eu me sinto bem gravando uma musica em vários instrumentos (toco guitarra e teclado ) , e mixando também , porque além de tudo o mais importante é a satisfação com a música !!!!

Alan_Domingues
Veterano
# jul/11
· votar


erico.ascencao

Se quiser trocar uma ideia sobre o assunto em add no MSN.

Acho que não sou tão experiente (14 anos com música 10 como professor, e o que tenho hoje foi tudo comprado com suor da música) mas acho que posso ajudar, não estou satisfeito ainda, me acho muito "NADA" ainda. Se quiser estamos as ordens.

Abraços.

MauricioBahia
Moderador
# jul/11
· votar


erico.ascencao

Sai de casa um pouco. Vai jogar um futebol. Um mergulho na piscina ou praia naquele solzinho de inverno. Tomar umas geladas com os amigos. Pronto, libera umas endorfinas que rapidinho vai resolver fechar esse tópico. ;)

Abs

Buja
Veterano
# jul/11
· votar


erico.ascencao
cara...gostei muito de vc falar da inclinacao acustica pra coisa, isso faz um diferenca danada acredite.....montar uma banda puramente ao estilo acustico MTV isso ser muito massa
so nao concordo com uma coisinha pekena hehehe

Confirmando o mito "todo baixista é um guitarrista frustrado"
mito mesmo, hehehe, eu sou baixista a pelo menos 5 anos antes de tocar a primeira guitarra na vida, entao, no meu caso, foi ate um pokinho diferente (baixista frustrado por nao conseguir solar fuderosamente no baixo virou guitarrista, e guitarrista frustrado por nao conseguir fazer slap na guitarra virou baixista kkkkk)

cara, experimente fazer um somzinho acustico com alguns chegados seu, e arranja um baixolao pra tocar, vc tem q ver, nao tem nada mais gostoso do que mandar uns engenheiros acustico num baixolao nao velho....sua tristeza vai embora rapidinho....a galera ve o sorriso estampado na sua cara kkkkkk


Alan_Domingues
Bichão, é normal se sentir para baixo ás vezes.
toda vez q eu me sento meio cansado da guitarra, eu me sinto pra "contra-baixo" as vezes kkkkkk

erico.ascencao
Veterano
# jul/11
· votar


ogner: Acho que nao é a sua primeira crise guitarristica não né??

Já já acho o outro tópico.

TODOS

A idéia do projeto acústico me interessa pelo lance da gravação, por ser uma coisa mais minha, por dar vazão ao meu interesse multi-instrumental, etc. Não teria interesse de tocar em lugares, o desafio pessoal seria fazer gravações legais de versões de músicas que eu curto.

Demolisher
Veterano
# jul/11
· votar


erico.ascencao
Bem vindo ao clube, hehehehehe.... Todo mundo passa por essa fase, mais cedo ou mais tarde...
Eu passei por isso aos 18... meio que abandonei a música, vendi meus equipamentos de guitarra, fiquei só no violão...
Mas quem disse que agente consegue ficar longe?
Hoje, que já passei dos 40, estou de volta, investindo em equipamentos, e, numa brincadeira que fiz em um show de um amigo, estou de volta aos palcos, hehehehehe... com os mesmos problemas que tinha aos 18, montar banda, encontrar músicos pra tocar.... faz parte... a propósito, se souber de um bom guitarrista aqui em BH, me fala, huahuahuahuahuahua....

Buja
Veterano
# jul/11
· votar


erico.ascencao
Não teria interesse de tocar em lugares
eu acho q o barato do negocio esta ai
se vc conseguisse montar uma banda puramente acustico, seria um grande diferencial
qq lugar mais requitadozinho adoraria chamar vcs pra tocar versoes acusticas, e dificilmente se acharia um banda q seria igual a voces

Buja
Veterano
# jul/11
· votar


Demolisher
nossa aki em bh tem milhoes de guitarristas kkkkk
mas quase todos tem banda hehe

Demolisher
Veterano
# jul/11
· votar


Buja
Esse é o problema...
hehehehehe...

Will Bejar
Veterano
# jul/11
· votar


erico.ascencao
Não teria interesse de tocar em lugares, o desafio pessoal seria fazer gravações legais de versões de músicas que eu curto.
Eu acho que seria legal!!! Tipo Emerson Nogueira... eu acho que valeria chamar um camarada pra fzer um cajón que ia ficar massa... com baixolão então, nem se fala!!! hehehe

erico.ascencao
Veterano
# jul/11
· votar


Will Bejar
Ah, mas eu curtitria mesmo com a bateria "de verdade". Tenho um DVD do Emerson Nogueira que eu acho muito legal por isso. OK, rola um órgão/synth, mas aquela vibe de instrumentos acústicos (mesmo que invariavelmente plugados) é muito interessante.

Buja
Este lance da banda acústica é bem legal. O foda, mais do que em outros projetos, é achar pessoal interessado. Dá um trabalho do cão converter músicas para est formato!

AndersonMatos
Veterano
# jul/11
· votar


Eu acho que quando a gente é pobre da mais motivação...

herikguitar
Veterano
# jul/11
· votar


erico.ascencao

Aqui estou eu de novo: Como você falou que não quer tocar em lugares, quer fazer suas gravações própias... Acho legal que você siga a alternativa do Projeto Acústico. Muitas pessoas curtem versões Acústicas de Músicas e dão mais valor a essas versões do que a música em sua gravação original.

Mas é como o Buja falou: Se você conseguisse montar uma banda puramente Acústico, seria um grande diferencial, qualquer lugar mais requitadozinho adoraria chamar vcs pra tocar versões Acústicas, e dificilmente se acharia um banda q seria igual a vocês

Falou tudo! Muitos restaurantes, por exemplo, costumam requizitar Bandas Acústicas para fazer um Ao Vivo para seus Clientes. Isso é muito comum hoje em dia, o difícil é achar uma Banda que faça isso. Você poderia começar fazendo as versões Acústicas, depois ir compondo as própias músicas e ir apresentando elas aos poucos, sem ter muito impacto. Ia ficar muito irado. Se eu fosse dono de um restaurante ou fosse fazer uma festa de Formatura chamaria sua banda concerteza.

Pensa nisso e vê se dá certo. É uma ótima alternativa para seu Projeto Acústico.

Buja
Veterano
# jul/11
· votar


erico.ascencao
eu acho q é um trabalho gratificante velho
muito melhor do q montar bandas covers perfeitas de alguem, ou musicas proprias q ninguem conhece e nao curte

esse lance do cover "acustico" q logicamente deixaria de ser cover, chamaria uma atencao danada, e as apresentacoes com certeza seriam maiores

uma batera pra um show talvez, um cajon pra uma praca de alimentacao de shopping.....nossa cara...q doido

logico, sonhar tb é bom, mas achar gente interessada é complicado, mas ai vc tem q procurar a galera mais velha mesmo, pq a maioria dos adolescentes comprar uma guitarra e quer logo montar um cover de metallica, antrax, pantera e megadeth (the big 4 \m/) com ditorcao no talo

mas pensa com muita calma no assunto, nada apressado velho, pega um violao, faz seus arranjos, posta no forum uns videos pra gente ver, e quem sabe vc nao vai achando mais parceiros e a coisa comeca a tomar rumo...

sucesso pra vc velho, so nao desamina, quem nao tem cachorro caça com gato mas nao morre de fome kkkk

Skulland
Veterano
# jul/11
· votar


kara, leia o eu tópico.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/265684/

De vez em quando é bom esquecer a guitarra por um tempo, vai jogar um video-game, ler alguns livros, ver alguns filmes ou até mesmo trabalhar em algum projeto que n tenha haver com música.
O seu problema deve ser parecido com o meu, quando o prazer se tornou estressante.

filipethadeu
Veterano
# jul/11
· votar


vc pode deixar a guitarra, mas a guitarra nunca deixa você.

a questão nao é tocar ou nao tocar guitarra. a questão é ter nesse momento banda viável ou não. às vezes, a fase é ruim mesmo, a banda nao forma liga ou simplesmente nao é boa. é triste dizer isso, mas o mercado já é ruim pra música ao vivo, pior ainda pra musica propria e mais dificil ainda para produzir um bom som com todos os pesares. musica tem que ser sobretudo diversão e nao necessariamente profissao

erico.ascencao
Veterano
# jul/11
· votar


Para o pessoal que está sugerindo eu dar uma parada com guitarra, digo uma coisa: já estou sem tocar há +- 1 mês :S. Neste meio tempo alguns investimentos foram feitos no meu set: violões novos e upgrade na minha SX SST 57.

Outra coisa que eu não estou considerando e que pode ser legal
é eu tirar um tempo pra eu tocar guitarra comigo mesmo em casa. Fico meio frustrado de não conseguir tirar as músicas que eu queria, num primeiro momento pela falta de tempo e , eventualmente, num segundo momento pela falta de técnica. Tirando umas férias desta coisa de tocar com banda, eu poderia focar em reestruturar o meu repertório pessoal.

Jussara Guitar
Veterano
# jul/11
· votar


Bem vindo ao clube ²

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mais um que desabafa pensando em largar da guitarra