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      acordes com sétima?

      Autor Mensagem
      The Dark Shape of Pentatonics
      Veterano
      # abr/11 · Editado por: The Dark Shape of Pentatonics


      bom gente eu já sei as regras para montar acordes maiores,menores,justos(ou aumentados) e diminutos.

      alguem poderia me dizer as regras para montar um acorde com sétima?

      ps:moderação corrigi o tpitulo fazendo favor (ao inves de sétim coloca sétima)

      Marc Snow
      Veterano
      # abr/11
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      Aqui

      mr.moretti
      Veterano
      # abr/11
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      então cara, é só vc montar a tríade normal e adicionar a sétima (vc precisa saber montar escalas). Por exemplo: C7M (dó com sétima maior):
      I-Dó III-Mi V-Sol VII-Si

      The Dark Shape of Pentatonics
      Veterano
      # abr/11
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      mr.moretti
      a sétima fica um tom a cima da quinta?

      Tchavo
      Veterano
      # abr/11
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      The Dark Shape of Pentatonics

      A sétima fica um tom acima de sexta.

      Ou seja, 1/2 tom abaixo da tônica I.

      The Dark Shape of Pentatonics
      Veterano
      # abr/11 · Editado por: The Dark Shape of Pentatonics
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      Tchavo
      a pergunta que eu vou fazer pode não ter nada a ver,mas...a ultima nota da escala eh sempre a sétima?

      fiz a pergunta pq vc flw que a sétima fica 1/2 tom abaixo da tônica e a unica nota que fica 1/2 tom abaixo da tonica é a ultima nota da escala.

      ps:essa regra vale para todos os acordes de uma nota?

      por exemplo:Cm,C,Cdm ,C°

      [M]@a.[K]!ller
      Veterano
      # abr/11 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
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      The Dark Shape of Pentatonics
      C.....C#.....D.....D#.....E.....F.....F#.....G.....G#.....A .....A#.....B.....C

      Ou seja:

      I: C
      II: D
      III: E
      IV: F
      V: G
      VI: A
      VII: B
      VIII: C

      Fonte: Formação de acordes

      Aproveita e lê o tópico inteiro, lá tem muita coisa boa. Hehe.

      LeandroP
      Moderador
      # abr/11 · Editado por: LeandroP
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      The Dark Shape of Pentatonics

      Temos 3 tipos de sétima: maior, menor e diminuta.

      A sétima diminuta só existe em acordes diminutos.

      Pra montar as tríades: maior, menor, aumentada e diminuta, utilizamos os empilhamentos de terça.

      maior: 3M + 3m
      menor: 3m + 3M
      aumentada: 3M + 3M
      diminuta: 3m + 3m

      Onde: 3m é a terça menor (1 tom e meio) e 3M é a terça maior (2 tons).

      Para montar as tétrades com sétima basta empilhar mais uma terça.

      maior: 3M + 3m + 3M
      menor: 3m + 3M + 3m
      dominante: 3M + 3m + 3m
      diminuta: 3m + 3m + 3m
      menor com 7a maior: 3m + 3M + 3M

      Veja com notas:

      maior: Dó + Mi + Sol + Si --> C7M
      menor: Dó + Mib + Sol + Sib --> Cm7
      dominante: Dó + Mi + Sol + Sib --> C7
      diminuta: Dó + Mib + Solb + Sibb --> Cdim7
      menor com 7a maior: menor: Dó + Mib + Sol + Si --> Cm7M

      Não se esqueça de respeitar os graus ao empilhar as terças ;)


      (ps.: título editado)

      Lucas Power Metal da Silva
      Veterano
      # abr/11
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      olá!
      Cara, sempre digo que não se deve levar teoria musical como regra a risca, mas sim como sugestões e vocabulário, porque existem várias abordagens. 8)

      Mas enfim... Leia isto com muita atenção:

      Pra montar um acorde de 3 sons (tríade) você usa os tonos e semi-tonos, que são como os centímetros da geometria e os números da matemática, eles medem!

      1 Tono = 2 semi-tonos.

      A escala maior tem 7 Graus e é composta por 6 tonos:
      Graus:
      I II III IV V VI VII VIII
      | | | | | | | |
      DO - do# - RE - re# - MI - FA - fa# - SOL - sol# - LA - la# - SI - DO
      | | | | | | | |
      ^-----T-----^-----T----^-S-^-----T-----^------T------^----T-----^-S-^
      Tonos:---------------------------^

      Pra formar um acorde de tríade você usa um grau, o terceiro e o quinto em relação a ele. Essa distância, entre a Tônica, terça e quinta do acorde irá denunciar suas propriedades harmônicas.

      Acorde Diminuto: 1 tono e 1 semi-tôno entre a tônica e terça e 1 tono e 1 semi-tôno entre a terça e a quita do acorde.
      Acorde Menor: 1 tono e 1 semi-tôno entre a tônica e terça e 2 tonos entre a terça e a quita do acorde.
      Acorde Maior: 2 tônos entre a tônica e terça e 1 tono e 1 semi-tôno entre a terça e a quita do acorde.
      Acorde Aumentado (uso ocasional): 2 tônos entre a tônica e terça e 2 tônos entre a terça e a quita do acorde.

      Chegando a tétrade...
      A sétima do acorde se denuncia:
      Sétima maior quando está a 1 semi-tono abaixo tônica oitavada.
      Sétima menor quando está a 1 tono abaixo tônica oitavada.
      Sétima diminuta quando está a 1 tono e 1 semi-tono abaixo tônica oitavada.

      Como um exercício, monte os possíveis acordes de tríades e tétrades usando cifra e partitura em todas as tonalidades diatônicas.

      Abraço!

      The Dark Shape of Pentatonics
      Veterano
      # abr/11
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      galera,vlw pelos comentário.

      tenho uma duvida sobre acordes oitavados e como não posso criar outro tópico por hoje, eu vou aproveitar esse.
      eh o seguinte:pra fazer acorde oitavado eh soh tocar duas oitavas ao mesmo tempo de modo que soh apareça o som das duas?

      LeandroP
      Moderador
      # abr/11
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      The Dark Shape of Pentatonics

      Não entendi bem o que você chama de acorde oitavado.

      Se for o que estou pensando, o acorde oitavado seria isso:


      e----------2--------------------------14---------------
      B--------3---3---------------------15----15------------
      G------2-------2----------------14----------14---------
      D----0-----------0-----------12----------------12------
      A------------------------------------------------------
      E------------------------------------------------------
      Ré maior Ré maior oitavado



      [M]@a.[K]!ller
      Veterano
      # abr/11
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      The Dark Shape of Pentatonics
      Pra oitavar é só tocar o acorde 12 casas pra frente (ou pra trás). Uma dica pra saber onde vai cair a oitava é somar a casa com 12. Tipo, tem uma nota na casa 5 e se eu oitava-la (5+12) ela irá pra casa 17.

      erickx
      Veterano
      # abr/11
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      e-----------------------------12-------------------------
      B-----------------------------12-------------------------
      G-1---------------------------12-13----------------------
      D-2---------------------------12----14-------------------
      A-2---------------------------12----14-------------------
      E-----------------------------12-------------------------


      E maior, E maior oitavado

      Carregando
      Veterano
      # abr/11 · Editado por: Carregando
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      conheço pessoas também que chamam de oitavado acordes que usa a tonica oitavada. ou seja não toca os baixos.


      mas o correto é isso ai encima mesmo.

      LeandroP
      Moderador
      # abr/11
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      Carregando

      Então, eu pensei que pudesse ser isso também. Neste caso eu digo que estou tocando em oitavas, só isso.

      The Dark Shape of Pentatonics
      Veterano
      # abr/11
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      Carregando
      eh exatamente esse tipo de acorde que toh falando(malz por não saber a nomeclatura correta)

      Tchavo
      Veterano
      # abr/11
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      Carregando

      Pensei também que poderia ser isso ae. Mas sem o tônica no baixo, não seria uma inversão de 3ª ou 5ª, ou o modelo Acorde/Nota (com baixo em)?

      Mas como se chamaria isso?
      Pra oitavar é só tocar o acorde 12 casas pra frente (ou pra trás). Uma dica pra saber onde vai cair a oitava é somar a casa com 12. Tipo, tem uma nota na casa 5 e se eu oitava-la (5+12) ela irá pra casa 17.
      Oitavado também?

      The Dark Shape of Pentatonics

      Essa sétima não vale pra todos os acordes não.

      Depende do campo harmônico que vc está trabalhando.

      A 7M fica 1/2 tom abaixo Ex: C7M - C E G "B"

      A 7 fica 1 tom abaixo Ex: C7 - C E G "Bb"

      starling_music
      Veterano
      # abr/11 · Editado por: starling_music
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      Regrinha basica:
      Pegue os 4 tipos de triades e coloque setimas maiores e menores:

      Triades maiores: T,3,5 pode virar T,3,5,b7 (acorde dominante) ou T,3,5,7 (acorde com setima maior)

      triades menores: T,b3,5 pode virar T,b3,5,b7 (menor com setima menor) ou T,b3,5,7 (menor com setima maior)

      triades aumentadas: T,3,#5 pode virar T,3,#5,b7 (dominante com quinta aumentada) ou T,3,#5,7 (setima maior com quinta aumentada)

      OBS: As triades diminutos geram 3 tipos de tetrades:

      Triades diminutas: T,b3,b5 pode virar T,b3,b5,bb7 (tetrade diminuta) ou T,b3,b5,b7 (tetrade meio diminuta) ou T,b3,b5,7 (tetrade diminuta com a setima maior)

      Eu fiz uma materia que saiu na capa da cover guitarra do ano passado com 24 folhas que fala sobre acordes e começa nas triades e faz um passeio ate tetrades com tensão, harmonia quartal e acordes hibridos, qualquer coisa da uma conferida no meu site.

      abs e fica com Deus.
      Mateus Starling

      De Ros
      Veterano
      # abr/11
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      starling_music

      Mateus, não é por nada não, mas pelas regras, cada usuário só pode ter um nick...

      3. É proibido!

      3.10. Criar mais de uma conta. Cada usuário pode usar somente um apelido.


      Mas fora isso, valeu pela resposta!
      Abraço!!

      Carregando
      Veterano
      # abr/11
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      Tchavo

      sim, quando se tira o baixo da tonica vira uma inversão.

      Mas como se chamaria isso?
      Pra oitavar é só tocar o acorde 12 casas pra frente (ou pra trás). Uma dica pra saber onde vai cair a oitava é somar a casa com 12. Tipo, tem uma nota na casa 5 e se eu oitava-la (5+12) ela irá pra casa 17.
      Oitavado também?



      vai ser o acorde normal, mas uma oitava a cima. Ae pode se chamar de oitavado mesmo, eu acho.
      não uso esse termo, e as pessoas que eu conheço que usam falam das inversões.

      quando eu toco um acorde "oitavado", eu só digo que toquei o acorde em tal casa. o Ré por exemplo... eu digo que toquei o Ré na 12ª casa. igual quando eu uso o Ré na 5ª casa, ou na 10ª.

      Marc Snow
      Veterano
      # abr/11 · Editado por: Marc Snow
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      De Ros
      starling_music

      Mateus, não é por nada não, mas pelas regras, cada usuário só pode ter um nick...



      Ahhh...e voce acha que isso vai dar problema?

      O cara é famoso, contribui com o fórum, tira dúvidas, explica, monta tópicos com textos inteligentes...

      DeRos larga de ser rabugento!

      Encher o saco de cara famoso dá cadeia!
      (olha eu aí sendo preso!)

      De Ros
      Veterano
      # abr/11
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      Marc Snow

      "DeRos larga de ser rabugento!"

      Uhauhauhauhauhauha!!! Tá certo, vou ficar na minha, hehehe!!

      Marc Snow
      Veterano
      # abr/11 · Editado por: Marc Snow
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      De Ros
      To brincando! Regra é regra e qualquer um mortal aqui é punido com porrete, suspensão, banido e o escambau! Só quero ver o que vai acontecer com celebridade

      mateusstarling
      Veterano
      # abr/11
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      Acredito que o sentido de não se criar 2 contas é para que uma pessoa não tire proveito disso, o que não é o meu caso. Eu criei uma conta em 2006 aqui e nunca mais usei, mas ano passado eu comecei a postar por aqui e criei uma nova conta porque tinha esquecido a senha da anterior. Essa semana mudei de computador e obviamente perdi todos os dados do historico então fiquei tentando lembrar qual era a minha conta e derrepente vi que tinha entrado na minha outra conta e so depois percebi isso.
      Essa é a minha explicação, toda lei é subjetiva e da margem a interpretação, então o que aconteceu comigo esta explicado, não tenho o intuito de me beneficiar com 2 contas, sem querer reavivei um login antigo que nunca usei.
      Respeito as normas mas se o que eu escrevi for plausivel permanecerei por aqui, se não for fica para a proxima, rs...E nos vemos na vida real.

      Marc Snow
      Veterano
      # abr/11
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      mateusstarling
      Valeu mateus! To contigo e não abro! Se o cara só contribui para o forum e para os usuários, qual o problema???

      Paulo Heineken
      Veterano
      # abr/11
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      da uma ouvida no the police :D

      Paulo Heineken
      Veterano
      # abr/11 · Editado por: Paulo Heineken
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      a não, esquece o the police acho que é com 9° viajei, kkkkkkkk
      mas mesmo assim ouça, que a banda é muito boa

      De Ros
      Veterano
      # abr/11
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      mateusstarling

      Espero que tu não tenha se ofendido! Te peço desculpas, afinal, isso é problema dos moderadores, eu é que estou "de metido" aqui.

      Abraço e continue com os teus posts e tópicos, sempre de excelente conteúdo!

      beu
      Veterano
      # abr/11 · Editado por: beu
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      gosto de pensar q uma tétrade são a junção de duas tríades, isso me faz entender melhor as variações sonoras das inversões

      um C7M é a tríade da tonica (c - e - g) com a tríade montada sobre a sua terça (e - g - b), concluimos q:

      triade M + m = Maj 7M
      triade m + M = m7
      triade m + aum = m7M
      triade dim + m = m7b5
      triade aum + M = Maj 7M+

      nao é possível M+M porque a triade montada sobre a terça da tonica tem q ser necessariamente menor ou diminuta. o mesmo acontece com m+m, a segunda triade obrigatoriamente é maior ou aumentada



      interessantíssimo notar q :

      um acorde m7 são as mesmas notas de um Maj6, o q define a sonoridade é a montagem do acorde e suas inversões e o encadeamento dele com outros

      falei merda?

      ludwig_vanhalen
      Veterano
      # abr/11
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      Galera gostaria que me tirassem uma duvida por favor. Por exemplo na escala de G# a setima nota da escala seria um F com sustenido dobrado? nem sei se existe sei que existe bb. Ou simplesmente uso a escala de G maior e subo meio tom? Essa pergunta na verdade é pq eu gostaria de descobrir como fazer um arpejo de G#(b5). Se vcs puderem me ajudar agradeço! se nao puderem agradeço do mesmo jeito...vlw :)

      abraço

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