Acordes de setima dominante e tritonos

    Autor Mensagem
    Felipe R.
    Veterano
    # jan/08


    eae povo
    no livro do almir chediak tem uma parte dedicada a isso ae

    1 a denominaçao dada a esta categoria como sendo d setima dom deve se ao fato deste acorde ser construido diatonicamente sobre o V grau da escala maior. Q q quis dizer?

    2 o q é acorde substituto de V7?

    3 epliquem ass resoluçoess d tritonos pra mim

    algem abe algo obre isu?

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Boa noite!!!

    Felipe R.
    Cara, na boa. Não deu pra entender nem o que vc escreveu; o que dirá entender qual é a sua dúvida...
    Valeu!!!

    Felipe R.
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Penta_Blues

    po foi malsz
    reformulando

    1) estudando as categorias de acordes, em especial as d setima dominante, vi q elas sao formadas pelo tritono 3M e 7M. Ate ai d boua. dpois veio escrito q esses acordes eram construidos diatonicamente sobre o V grau da escala maior usada. Aí q eu num entendi

    2) nessa categoria eu vi os acordes substitutos de V7, ou SubV7. N entendi nada deles

    3) Estudando tbm tritono entendi o q e tritono. mas por exemplo, n entendi a resoluçao V7 para I e SubV7 para 1

    kra issu se chama preguiça d digita...
    agora axu q da pra entende

    _FrEd_
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Felipe R.

    1) Cara, pegando o campo harmonico de C, o quinto grau eh o G7, ou seja, setima dominante.. As notas do acorde são formadas com notas dentro da escala de dó maior, ou seja, diatonicamente a dó maior...

    2) o SubV7 eh um acorde com a mesma função do V7, e que resolve no mesmo grau.. a diferença eh que o SubV7 eh contruido a partir do segundo grau bemol (IIb), no caso de C seria o Db7... Tanto o G7 como Db7 podem resolver em C, soh que o Db7 eh um substituto, grosseiramente falando, não eh tão "bom" quanto o V7. Perceba que o subV7, nesse caso, não eh diatonico à tonalidade...

    Felipe R.
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    _FrEd_

    brigadu kra
    a 1 entao eu sabia , com outra palavras
    a 2 vc me esclareceu. Conhece alguma musica famosa q tenha issu?
    brigadu hein

    LeandroP
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Felipe R.

    vi q elas sao formadas pelo tritono 3M e 7M. Ate ai d boua.

    Na verdade o trítono está entre a 3a maior e a 7a menor (7), não 7a maior (7M).

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/47978/

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Boa noite!!!

    Felipe R.
    Estudando tbm tritono entendi o q e tritono.
    Trítono é o nome dado ao intervalo formado entre a tônica e a nota situada entre a quarta e a quinta, ou seja, a quarta aumentada ou por enarmonia a quinta diminuta. A qualidade sonora desta intervalo é um tanto ambígua e por isso ele é classificado como neutro ou instável por si só, mas dissonante num contexto diatônico.

    mas por exemplo, n entendi a resoluçao V7 para I e SubV7 para 1
    O movimento de acordes segue uma regra baseada na concepção do que constitui consonância e dissonância, organizando as mudanças de acordes dentro de uma tonalidade de modo a fazer o acorde de tônica aparecer como acorde central e criar o melhor e mais lógico efeito linear entre dois acordes.
    A esse movimento se dá o nome de cadência. Existem quatro cadências:
    - Cadência Perfeita: é a resolução do Acorde V para o I
    - Cadência Imperfeita: progressão do Acorde I para o Acorde V ou de Acordes II, IV e VI para o Acorde V.
    - Cadência Plagal: resolução do Acorde IV no Acorde I.
    - Cadência Interrompida ou Evitada: progressão do Acorde V para o II, IV ou VI.
    Cada uma dessas cadências tem uma sonoridade própria que você pode considerar como se fosse a pontuação num discurso.
    As Cadências Perfeitas e Plagais terminam sobre a tônica e têm um efeito conclusivo, correspondendo ao ponto final. Já as Imperfeitas e Interrompidas (ou Evitadas porque resolvem em outro Acorde "evitando" a tônica) têm um efeito suspensivo e pedem uma continuação da progressão harmonica, correspondendo portanto aos dois pontos.

    nessa categoria eu vi os acordes substitutos de V7, ou SubV7. N entendi nada deles
    Para substituir Acordes é importante compreender como os acordes são construídos e ser capaz de ouvir a mudança em um acorde quando uma ou mais notas que o constituem são alteradas.
    No caso de acordes de sétima agindo como acordes de dominante (V) existem duas possibilidades: por um acorde menor com sétima ou por um acorde de décima primeira.

    Valeu!!!

    Bolo de laranja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Boa noite!

    o trítono é o nome dado a nota que possui a mesma distancia entre a tônica e a oitava.

    1) Cara, pegando o campo harmonico de C, o quinto grau eh o G7, ou seja, setima dominante.. As notas do acorde são formadas com notas dentro da escala de dó maior, ou seja, diatonicamente a dó maior...(2)

    só pra acrescentar e não confundir a cabeça dele,no lugar de sétima dominante coloque acorde com sétima dominante!

    pois ele pode confundir com notas.

    e mais,bela resposta!

    só mais uma coisa:

    se V7 é acord dominante com sétima,

    SubV7 é acorde dusbdominante com sétima,

    só não coloquem no sub na formação do acorde!

    - Cadência Perfeita: é a resolução do Acorde V para o I
    - Cadência Imperfeita: progressão do Acorde I para o Acorde V ou de Acordes II, IV e VI para o Acorde V.
    - Cadência Plagal: resolução do Acorde IV no Acorde I.
    - Cadência Interrompida ou Evitada: progressão do Acorde V para o II, IV ou VI.
    Cada uma dessas cadências tem uma sonoridade própria que você pode considerar como se fosse a pontuação num discurso.(2)


    nem eu sabia dessa hehe.

    entrei só pra encrementar;

    Abraços!

    LeandroP
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Bolo de laranja

    o trítono é o nome dado a nota que possui a mesma distancia entre a tônica e a oitava.

    Boa noite!

    Cara, de onde você tirou isso?

    O trítono é a metade da distância entre a tônica e a oitava.

    Entre a tônica e a oitava existem 6 tons e o intervalo trítono possui 3 tons, por isso o TRÍ.

    Este intervalo divide a escala exatamente ao meio, formando o intervalo de 4a aumentada ou 5a diminuta.

    Lak Lak
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    caraca a galera aki fala grego... querm manda ser autodidata?

    T__T

    Richard Guitar
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ...a diferença eh que o SubV7 eh contruido a partir do segundo grau bemol (IIb)...
    O raciocinio não é esse.

    Ele é construido a partir da 4# (Quarta Aumentada) do acorde em questão, pois existem SubV7 dos dominantes secundários também.

    No caso o G7 tem como SubV7 o Db7.
    Já um dominante secundário, por exemplo A7, terá como SubV7 o Eb7, pois a 4a de A7 é Eb.

    _FrEd_
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Richard Guitar

    eu quis dizer do IIb em relação ao acorde de resolução

    Felipe R.
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eae gte
    dei uma sumidinha mas vortei
    gostei mto das explicaçoes e talsz

    LeandroPanucci

    gostei da sua explicaçao no link q vc postou, deu pra entende

    quero ve se eu monto uns exercicios d reconhecimento d notas e intervalos no braço do violao, o q atrapalha e o vestibas

    te + gte vlw

    Bolo de laranja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    LeandroPanucci
    Boa noite!

    eu apenas expliquei mal.

    o trí vem de três certo,amigo?

    Abraço

    LostPhilosophy
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Ressucitando o Tópico para agradecer.
    Fiquei empacado na mesma questão do nosso colega, estudando o mesmo livro por sinal, e vocês me ajudaram. Valeu Mesmo!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes de setima dominante e tritonos