Formação acorde com sétima (x7) e com sétima menor (x7m)

    Autor Mensagem
    renatoff
    Veterano
    # fev/13


    eu tava estudando a formação dos acordes com sétima e fiquei meio confuso...
    eu sempre achei que para formar um acorde com sétima adicionava-se a sétima nota do campo harmônico. exemplo:

    Acorde de G Maior (G + B + D), pra transformar em G7 seria (G + B + D + F#)
    porém G B D F# é G7m

    enquanto se adicionarmos a sétima menor ao acorde temos G7 (G + B + D + F)

    alguém poderia me explicar o por quê dessa "inversão"?

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    renatoff

    Tem tópicos que tratam desse assunto. Dê uma pesquisada melhor.

    G7m não é 7a maior. Se quiser representar a 7a maior, use a letra "M" maiúscula, senão pode deixar a interpretação confusa (menor - Maior). O G7M é o certo, e também pode ser G7+ ou Gmaj7.

    Independente de ser Fá natural, Fá sustenido ou mesmo um Fá bemol, primeiro você deve observar que o Fá é o VIIº grau em relação ao Sol. Ponto!

    As sétimas podem ser maior, menor ou diminuta.

    Em tons, temos:

    5,0 tons = 7a menor
    5,5 tons = 7a maior
    4,5 tons = 7a diminuta

    A 7a diminuta tem o mesmo número de tons de uma 6a maior. Portanto só deve ser 7a diminuta quando se tratar do VIIº grau, e este intervalo só existe em escalas/acordes diminutos.

    G + B + D + F = G7 (sol com sétima menor)
    G + B + D + F# = G7M (sol com sétima maior)
    G + Bb + Db + Fb = Gdim7 ou G° (sol diminuto)

    Por empilhamento ou sobreposição de terças, temos a fórmula:

    3M + 3m + 3m = G7
    3M + 3m + 3M = G7M
    3m + 3m + 3m = Gdim7 ou G°

    Onde:

    3M = terça maior = 2,0 tons
    3m = terça menor = 1,5 tons

    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Formação acorde com sétima (x7) e com sétima menor (x7m)