Tutorial DIY - Clone da V-Pick

    Autor Mensagem
    joabfarias
    Veterano
    # fev/11


    Bom, primeiramente quero dizer que a idéia de como fazer essa palheta não foi somente minha, mas partiu de um post do fgr lá no tópico do DeRos sobre as V-Picks.
    A placa de acrílico eu tirei de um porta-canetas.
    placa de acrílico
    Marquei o formato das palhetas com uma caneta de CD, serrei uma unidade e lixei com uma lixa de pé (dessas de manicure mesmo). Pra quem tem esmeril, vai dar muito menos trabalho.
    Depois de ter lixado até a palheta ficar na forma desejada, lixei com uma lixa bem fina, fazendo o mínimo de pressão possível.
    Passei um bom tempo tocando com essa palheta, até aí ela não era nada de especial (a não ser pelo fato desse acrílico que eu arrumei ser bem resistente, o que fez com que a palheta gastasse bem menos).

    Material Usado

    Passei um bom tempo procurando um mini-maçarico barato (aqui no Rio, achei um por R$ 15 no camelódromo da Uruguaiana).

    Mini-maçarico

    Ele é quase um isqueiro, a diferença é que a chama é fina e azul, quando regulado pra chama máxima ele faz aquele som característico de maçarico (estou dizendo isso pra não acharem que com um isqueiro comum vão ter o mesmo resultado).
    Buscando pela net, é possível confirmar que é comum usarem maçarico pra polir acrílico. No MercadoLivre é fácil achar maçaricos semelhantes.

    Depois de polir com o maçarico (fazendo praticamente do mesmo jeito que o Vinni das V-Picks faz nesse vídeo:

    ),
    a diferença é ENORME. A palheta deixa de "roçar" nas cordas, e literalmente desliza. O esforço pra palhetar alternado diminui pra caramba, pra exemplificar digo que num exercício de palhetada alternada em que eu costumava progredir entre 4 e 6 bpm por sessão (+ ou - duas horas), na primeira vez em que fiz com a palheta "maçaricada" tive um progresso de 13 bpm, e senti que houve muito menos esforço muscular.

    Fica a dica do maçarico pra que curte DIY (deve funcionar em qualquer palheta de acrílico), e pra quem não curte, fica a dica da V-Pick, pois se uma palheta feita em casa com um processo parecido já faz diferença, quem dirá uma que foi industrializada com padrões muito superiores.

    palheta

    Um abraço!

    Ivan C.
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Nossa cara, belo tópico, daqui um tempo vou tentar fazer umas.

    joabfarias
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: joabfarias
    · votar


    Ivan C.
    Obrigado, cara!

    Nas foto do material usado, só esqueci de colocar a serra que usei. Foi uma daquelas amarelas comuns mesmo, o único detalhe é que serrei com bastante cuidado pra não quebrar o acrílico.

    EDIT: no tópico, esqueci de dizer que acabei de colocar MILITEC nas cordas (postei minha impressão inicial do produto no tópico). Como o Militec faz a superfície das cordas ficarem mais lisas, não tenho como dizer se meu expressivo ganho de velocidade foi só por causa da "maçaricada" na palheta ou se o Militec ajudou. Mas o que importa é que houve uma melhora significativa!

    Tulio Estevam
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Eu ja fiz uma dessas.. haha!
    só que não usei essas coisas todas.. sai cortando e lixando a plaquina de acrílico, ficou legal.

    fgr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    joabfarias
    Boa cara!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    To com o material todo separado, só falta disposição mesmo rs... vou usar um maçarico normal mesmo mas essa ideia do isqueiro/maçarico é muito boa.. Tenho um que uso pra acender charutos!!

    O lance da "laminação" das bordas era minha grande duvida..

    Perguntei a um amigo e ele me disse que o fogo reorganizava as moleculas do acrilico deixando ele sem o aspero.


    Se der, posta um vídeos usando ela... qual a espessura do acrilico que usou????


    Show cara!!
    Abraços

    De Ros
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    joabfarias

    Po velho, que massa! Qual a espessura da placa de acrilico que tu usou?

    joabfarias
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    fgr
    Obrigado, cara! Boa sorte na tua palheta.
    A parte mais difícil (e arriscada) é a passagem pelo maçarico. Tente fazer da mesma forma que Vinni fez no vídeo, senão ela deforma. Nessa primeira tentativa, uma das três pontas da minha ficou meio tosca.

    De Ros
    A placa tem + ou - uns 2.1 mm. O "grip" dessa palheta também é um pouco melhor que nas palhetas comuns (na minha opinião).

    Depois que essa palheta começar a gastar, vou tentar "retificá-la" com a lixa e com o maçarico. Mas até as três pontas gastarem, acho que vai demorar bastante.

    Valeu!

    Jandira
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    joabfarias
    Cara muito bom o tutorial...

    Tem uma loja de acrilico bem perto de onde eu trabalho, se o cara tiver uma maquina daquela de cortar, poxa vai ser ótimo...

    O maçarico eu tenho, o esmeril eu tenho um pequenino da Dremel.

    Vai dar pra fazer pelo mesmo processo!

    Vou tentar fazer!

    fgr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    joabfarias
    Show... eu acho que a maçaricada vai dar merda pq o meu maçarico é pequeno mas mesmo assim é bem maior que o usado no vídeo do Vinny. Acho que vou perder alguns acrilicos aqui rs

    2.1mm é um tamanho legal!!! o acrilico que tenho aqui é de 4.1mm nunca toquei com palheta dessa espessura..


    Tu sente uma pegada manera na palheta???

    tu que já fez, acha que realmente vale a pena comprar o material e fabricar manualmente uma???

    fgr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Jandira
    Quando fizer, bate umas fotos ou grava um vídeo pra nós ae!!!

    Boa sorte na empreitada!!!!!!

    joabfarias
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Jandira
    Obrigado!

    fgr
    No acrílico de 4.1 mm, você vai começar a ter um efeito semelhante as palhetas "terapêuticas" (bem grossas). Num dos vídeos que o DeRos postou no tópico das V-Picks um cara fala que elas são muito confortáveis e boas pra alternate picking.
    Quanto ao lance da pegada, talvez eu não seja a melhor pessoa pra opinar, pois como minhas mãos não suam muito eu não sofro tanto com esse lance da palheta escorregar dos dedos. Mas o acrílico parece ter uma certa "aderência" na pele, mesmo sem fazer muita pressão com os dedos a palheta não escorrega.
    Sobre valer ou não a pena, depende de quanto tempo livre você tem e da disponibilidade do acrílico. Se você tiver as ferramentas certas, dá pra fazer várias palhetas em uma hora.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    joabfarias

    Muito legal mesmo, desconhecia esse esquema de temperar o acrílico com o maçarico.

    Mas me diga algo, ele diz no vídeo que usa um maçarico de Hidrogênio, pois é a chama mais pura que existe e não mancha a palheta. Esse um que você usa, se não me falha a memória é de Butano ou Propano, que são chamas mais sujas, tanto que não se usa para acender cahrutos... Eles não mancham a palheta?

    joabfarias
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Paul.Gilbert
    Eu nem tinha atentado para esse detalhe do tipo de gás. Mas a informação procede: ao olhar através da palheta que fiz, nota-se uma "área de distorção" onde passei a chama do maçarico.
    Um fato curioso é que esse efeito é só no visual, pois a palheta não ficou torta.

    celotoledo
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    joabfarias

    Cara adorei. Vou fazer a minha também!!! Onde você pegou o desenho da V pick pra fazer no tamanho certo?

    joabfarias
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    celotoledo
    Eu peguei uma foto da V-Pick, redimensionei até ficar num tamanho próximo ao que o De Ros falou (3cm, se não me engano), imprimi, recortei e usei esse "molde de papel" pra desenhar a palheta com marcador de CD no acrílico.
    Pena que não tenho mais o arquivo com o molde aqui comigo, senão eu colocava pra galera.

    celotoledo
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    joabfarias

    Vou tentar fazer no modelo da Stubby Triangle, de 3 pontas, que eu tenho.....vamos ver o que sai!!
    Me diga uma coisa....ela não fica escorregando dos dedos??

    joabfarias
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    celotoledo
    Não, ele tem até mais grip do que as palhetas de plástico clássicas (Dunlop, Fender, etc).
    Faça o teste com o acrílico que você vai usar (experimente pegá-lo da mesma maneira que segura a palheta) pra ver se vai escorregar.

    celotoledo
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    joabfarias

    É tem razão.....só estou pensando o que fazer para queimar com o maçariquinho e não manchar, já que o acrílico que tenho é transparente de 0,2mm..........

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tutorial DIY - Clone da V-Pick