O "Timbre Perdido" nos pots / knobs da sua guitarra!

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia


Boa noite!

Fico admirado quando vejo que os controles de volume e tonalidade são, aparentemente, tão subutilizados pelo pessoal, principalmente iniciantes. "TUDO NO 10" é a palavra de ordem! Nesses últimos anos tenho percebido que temos verdadeiros "pots de ouro" debaixo do nariz, literalmente!

O legal é que cada guitarra tem suas particularidades e os timbres "achados" podem ser surpreendentes em conjunto como restante do equipo. Além do que, uma simples redução do volume pode ajudar a desembolar o som de um acorde. Outra, vale testar aumentar o volume do seu amp pra 80% (ou mais) e usar só o por da guitarra como volume... O resultado pode ser surpreendente, com cleans mais abertos e cheios, por exemplo. Numa das minhas guitarras, brincando como o pot de tonalidade, dá pra fazer quase um efeito wha-wha e muito facilmente um tremolo...

Enfim, acho que é um assunto que pouca gente dá valor e merece destaque. Além de tudo, usando esses controlse, vc acaba conhecendo mais intimamente sua guitarra e mesmo suas possibilidades!

Pra quem não usa, vale a pena testar!

Abs

ps. "knob" ou "pot", como queiram.
ps2. E NÃO ESQUEÇAM de zerar o volume do amp ao ligar/desligar!!!!!

LeandroP
Moderador
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Não vivo sem o pot de tone...

Alex Dezel
Veterano
# nov/10
· votar


Desde que eu comecei a tocar guitarra, sempre experimentei timbres novos com os controles de volume e tonalidade, junto com o volume do amplificador.
O resultado é bem legal mesmo!

Curly
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

e como diz o jeff beck, "vc não paga nada por mexer nos controles !"

GuitarHome
Veterano
# nov/10
· votar


Pra falar a verdade o de tone eu nem mexo muito pois sempre equalizo um timbre exatamente como eu quero, ai acabo nem usando, no máximo para puxar o push pull rsrsrs. Mas o de volume eu não vivo sem mesmo, devo mexer umas trezentas vezes por música hehehehe.

Mas falando nisso, eu estou com problemas quanto a isso usando o Guitar Rig 4. Quando eu mexo no pot de volume faz uma barulheira do car*##! usando o Guitar Rig, tipo chiado mesmo, e alto. Ai acabo que tenho que deixar no dez :(. Você saberia me dizer o que pode ser isso?

LeandroP
Moderador
# nov/10
· votar


Se o solo for melódico, sem muito sustain, com drive, eu gosto de zerar o tone, e deixar o timbre bem anasalado...

Ouçam o solo do Clapton (aprox. aos 3:20min)

http://www.youtube.com/watch?v=RFRpMt9rMu0

simplesmente maravilhoso o timbre... acho que ele consegue assim.

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Galera,

Exemplo bem legal de como um amp muda de timbre... Primeiro ele demonstra com o volume do amp baixo (começa aos 5:40), e, posteriormente, controlando pela guitarra com o amp num volume mais alto. A diferença é notável.



Já fiz esse mesmo teste em amps SS e percebi que o som abre muito. Parece que o som fica mais vivo (talvez pq tenha mais energia passando, sei lá! hehe). Hoje em dia quando ensaio com meus amps só uso o volume master no 8 ou 9 e o resto, dosando na guitarra. Não sei se todos concordam com isso, mas esse é minha experiência com os equipos que tenho lidado.

Abs

Alex Dezel
Veterano
# nov/10
· votar


Em Amps SS, sim, o som fica mais vivo.

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# nov/10
· votar


Uso muito o volume, principalmente em clean!

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Alex Dezel: Em Amps SS, sim, o som fica mais vivo.

Tenho um Behringer AC-108, de 15w com falante de 8'' e uma válvula no pré. Sempre achei aquele sonzinho encaixotado, "fraquinho" e tal... Por falta de experiência, nunca tinha testado configurações mais "ousadas".

Percebi que ele soa muuuito melhor com o canal drive ligado no mínimo (pra manter o som com um leve crunch) ou quase isso e o volume master no 8 ou 9. Simplesmente o som abriu e ficou do cacete. Enfim, o amp que achava ruinzinho, agora já acho bom, mas era eu que não tinha explorado o equipo! O velho problema de "peopleware". :)

Abs

Alex Dezel
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia
A mesma coisa quando usava um Crate GX-15R, só que não usava o drive.
Quando coloquei quase no máximo do volume do amplificador, o som ficou mais vivo, coloquei um delay e um pouco de chorus, nossa, que delícia!

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Alex Dezel: Quando coloquei quase no máximo do volume do amplificador, o som ficou mais vivo, coloquei um delay e um pouco de chorus, nossa, que delícia!

Cara, é por isso que fiz o tópico! Pra galera testar configurações "extremas" em seus amps e usar a guitarra como elemento inicial de timbragem, um ponto de partida. Acho que é legal experimentar usar os controles de tonalidade do amp no máximo, por exemplo, e ver como fica o som. Enfim, brincar com o amp e a guitarra. É bom salientar que cada guitarra reage diferente devido ao seu hardware!

Abs

skiva_thrash
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Ultimamente ensaiando tenho usado só o pot de volume, para alternar entre uma distorção mais pesada, chegando até um drive, e realmente o som fica muito mais vivo, mesmo usando um amp SS.

Abraç.

Vinícius Iron
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

O pot de tone eu não costumo mexer muito porque já tenho o meu timbre ajustado para qualquer música, mas o de volume é essencial. Principalmente se tu tem um amp de apenas um canal, pois, ao abaixar o volume da guitarra, o som limpa completamente.

Curti o tópico. Bom pra dar uma chaqualhada em algumas pessoas que esquecem a importância desses controles.

Abs

emaniox
Veterano
# nov/10
· votar


Uma coisa que eu faço e muita gente deve fazer também é utilizar os pots de volume independentes para misturar o som do captador do braço com o da ponte. Eu normalmente deixo o da ponte no máximo e o do braço eu vou aumentando até ter o peso que eu quero, sem embolar por excesso.

O contrário também vale: deixar o do braço no maximo e acrescentar o da ponte a gosto.

Outro esquema ainda é regular o do braço bem baixo e o da ponte no maximo. A chave seletora de captadores vira entao uma chave que seleciona entre um som limpo ou distorcido, semelhante ao video.

Flw.

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


skiva_thrash: e realmente o som fica muito mais vivo, mesmo usando um amp SS.

Minha explicação DE LEIGO:

Quando vc aumenta o volume do amp vc passa mais energia pros componentes, incluindo o falante. Os elétrons ficam nervosos e qualquer palhetada atiça o bando de elétrons que ficam circulando pelo circuito... O.o

Credo, espero que alguém me explique esse fenômeno!

Abs

LeandroP
Moderador
# nov/10 · Editado por: LeandroP
· votar


MauricioBahia

Sem querer desvirtuar, me lembrei de um som do Terço:

"...Vou me tocando e chocando
Feito um elétron doido
Até bater no teu peito
Querendo mesmo é repouso
Eu preciso é enxergar no escuro.

Vou me tocando e chocando
Feito um elétron doido
Até bater no teu peito
Querendo mesmo é repouso
A clareza independente da luz...."

Os elétrons ficam nervosos e qualquer palhetada atiça o bando de elétrons que ficam circulando pelo circuito

É isso mesmo hehauhe

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


LeandroP

ahuauhuauh!

Tava com saudade dos seus posts insólitos!

Abs

LeandroP
Moderador
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Ando mutio ocopado

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


LeandroP: Ando mutio ocopado

Tá namoradio ou trabalhandio mutio?

heeh

Abs

LeandroP
Moderador
# nov/10
· votar


MauricioBahia

trabaiano quinem burro °.°

Bleed
Veterano
# nov/10
· votar


Show de bola esse topico...
Isso pra mim que e explorar ao maximo o som da guitarra.

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Eu sou viciado nisso, pots de volume e tom.

Rafael A.
Veterano
# nov/10
· votar


Caros,

As informações aqui são muito úteis. É perceptível a diferença no vídeo. Concordo que uso bem mais o pot de volume do que antigamente. (quando se é iniciante, nem a chave de troca dos captadores se usa como se deve, he he he).

Porém, salvo raríssimas exceções, ainda não consigo utilizar o pot de tone. O som fica bem abafado. Qual seria a dica então: fechar o pot e então equalizar o amp? Abrir até a metade e equalizar pelo amp?

Abs.

edalko
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Muito bom o tópico (como sempre)!

Realmente, esses controles fazem maravilhas.
Depois que parti para o som Guitarra + amp (somente!), tenho que buscar melhor expressão musical utilizando os controles de volume e de tom.

Interessante é o fato de que, se vc começar a tocar com o volume de tone em 50%, após algum tempo, ao coloca-lo em 100% vc notará que o som fica muito estridente... e assim vai.
Geralmente stratos com o captador da ponte (single coil) é quase impossível tocar sem diminuir um pouco o tone, senão fica agudaço demais.

Outra coisa interessante é o "treble mod" no potenciometro de volume, que mantém os agudos quando vc diminui o volume. Na verdade, colocando o capacitor de 0,001u vc tera uma surpresa quando usar drive, pois ao diminuir o volume vc não terá uma diminuição muito acentuada de volume, mas sim de ganho!
vc praticamente mantém o volume na mesma quantidade, mas consegue controlar bem mis o ganho do drive.
É um mod simples e interessante de fazer.
Porém, tem muitas pessoas que adoram quando o som dá aquela abafada quando se diminui o volume...

Strateiro635
Veterano
# nov/10
· votar


uso as vezes, uso o tone so para tirar um pouquinho do brilho quando precisa, e as vezes de bobeira fico girando rapido pra parecer um wah wah eheuehueuhehuehu, quero instalar esse capacitor pq uso mto o pot de volume, pq as vezes fica mto ruim ir diminuindo o volume mas ele n se manten brilhante.

Pepe Le P
Veterano
# nov/10 · Editado por: Pepe Le P
· votar


Muito bacana o tópico! Eu sempre fui fã do controle de volume (embora quase não mexa na tonalidade durante uma música).

Sem querer fugir muito do assunto mas me lembrei desse vídeo:


Ele exagerou em algumas partes, mas achei legal pela dica n4: a da regulagem do ampli. Tem várias coisas exageradas ali (e outras talvez bastante discutíveis), mas tem várias coisas que são bem comuns, principalmente em quem está começando.

Vinícius Braga
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Bacana seu tópico.
Eu mesmo sou um dos que ponho o tone 10 e não mecho, vou dar uma testada nas dicas.

Abraços

TerraSkilll
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia
E eu não consigo convencer os caras com quem toco a usar o controle de volume da guitarra ao invés do controle do ampli.

Toda vez que precisa aumentar um pouquinho o volume, pronto: param tudo, se viram pro amp e ficam lá tentando fazer o "ajuste fino". Depois de umas três dessas, viro e reclamo: "Por**, usa o knob da guitarra!".

E eles nunca aprendem...

Abraços.

RoLP
Veterano
# nov/10
· votar


Eu sempre usei o volume para conseguir diferentes timbres do amp e o tone também.

Mas neste video vi que o cara deixa cada captador de guitarra para uma finalidade.

Não tinha pensado nisto...onde poderia deixar o captador do braço em clean e o da ponte em drive.

Sempre fui "mal acostumado" com foot de amplificador para mudança de canal...

Vou testar..

Mas tem algumas condições que não dá pra dispensar o foot. Principalmente se vc muda bastante o captador para solos na música e também o clean.

ALguém utiliza desta forma?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O "Timbre Perdido" nos pots / knobs da sua guitarra!