O "Timbre Perdido" nos pots / knobs da sua guitarra!

Autor Mensagem
angus.young1991
Veterano
# nov/10
· votar


Olha, eu só não uso os pots da guitarra aqui pois eles são zuados, a cada mexida que vc dá neles, já chia e se o volume fica abaixo de 7 ou 6, não sai som (não é que fica muito baixo, CORTA o som mesmo!).
Mas de qualquer jeito eu uso sim eles. Os de volume eu gosto de usar na What is an What Should Never Be, abaixo para o mínimo que dá (6 ou 7) e depois aumento para ganhar mais distorção, fica muito bom!

Flw!

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


TerraSkilll: Toda vez que precisa aumentar um pouquinho o volume, pronto: param tudo, se viram pro amp e ficam lá tentando fazer o "ajuste fino". Depois de umas três dessas, viro e reclamo: "Por**, usa o knob da guitarra!".

Então, vc acaba que perde tempo, tropeça nos fios... hehe. Controlar na guitarra é costume.

edalko: Outra coisa interessante é o "treble mod" no potenciometro de volume, que mantém os agudos quando vc diminui o volume.

Isso é outra coisa legal e tenho na minha Lespa. Sepois que passei a usar o volume do amp fixo, num nível mais alto, a guitarra que tem o treble bleed parece ficar muito mais aguda! Então, as guitarras que não tem o treble bleed acabam que não aparentam tanto aquela perda de brilho. Mas isso depende da guitarra e do amp, acredito.

RoLP: Não tinha pensado nisto...onde poderia deixar o captador do braço em clean e o da ponte em drive.

Deve ser como emaniox disse, né? Vc dá um booste no drive. É fato.

Abs

two
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia
Isso é outra coisa legal e tenho na minha Lespa. Sepois que passei a usar o volume do amp fixo, num nível mais alto, a guitarra que tem o treble bleed parece ficar muito mais aguda! Então, as guitarras que não tem o treble bleed acabam que não aparentam tanto aquela perda de brilho. Mas isso depende da guitarra e do amp, acredito.
Percebi isso quando começei a "travar" o volume do ampl também,
Estou pensando em tirar os treble bleed mod da minha guitarra.

Alterei o circuito da minha também, utilizo o circuito antigo das Gibson, isso ajuda manter os agudos quando se reduz o volume pelo pot de volume.

Achei essas informaçoes muito legais.
http://pisotones.com/Articulos/LP-Wiring/LP-Wiring.htm

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


two: Percebi isso quando começei a "travar" o volume do ampl também,

Quando fiz o tópico sobre saturar o power do meu valvulado, comecei a fuxicar o volume de outros amps, principalmente o meu Behringerzinho e o resultado foi sempre similar, enfim uma mudança na timbre (pra melhor a meu ver). Enfim, não só no valvulado eu senti que melhorou, mas nos SS também. :)

Abs

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


Por isso que eu curto a parte elétrica das Les Paul. Coloco o tone no zero no cap do braço para um clean gordo. Para sons rasgados e sujos, o cap da ponte com tone aberto.

Na posição do meio também dá para obter um som gordo com agudos.

May BA
Veterano
# nov/10
· votar


Legal, quando tiver um tempinho vou seguir as dicas e ver se vocês não estão mentindo :p

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


May BA: Legal, quando tiver um tempinho vou seguir as dicas e ver se vocês não estão mentindo :p

Só não esquece de zerar o volume do amp ao ligar/desligar!

Abs

Greggio
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia
Só não esquece de zerar o volume do amp ao ligar/desligar!


se esquecer o que acontece?

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


Greggio: se esquecer o que acontece?

Qual seu amp?

Abs

renansena777
Veterano
# nov/10
· votar


desculpa a ignorancia mas nao entendi o porque de
ps2. E NÃO ESQUEÇAM de zerar o volume do amp ao ligar/desligar!!!!!

Greggio
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

É um Valvestate...
mas encomendei um Alltube

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Greggio
renansena777

Vcs nunca plugaram uma guitarra com o amp com o volume aberto? Ainda mais se estiver perto do 10?

O falante pode ir pro saco!

Abs

Greggio
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

valeu Mauricio, é que eu nunca passei do 4 ou 5 no vol do amp...
e os knobs sempre no 10...
agora que vou testar tudo isso que disseram vou ficar esperto

felipelfln
Veterano
# nov/10
· votar


Eu usava mais os knobs quando comecei, fucei meu equip inteiro no primeiro dia dele, acabei gostando de uma configuração e travei nela. Vou começar de novo e pra melhorar mais ainda tem umas simulações de amp valvulado no guitar rig. vai ser mais divertido com elas, o problema é que da uma chiadeira desgraçada quando mecho no volume com o guitar rig. alguem sabe como tira?

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


Greggio

Eu tô avisando pq no tópico eu falo pra usar o volume bem aberto pra testar os timbres e tal... É bom prevenir!

Abs

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Pepe Le P

Rapaz... eu ri muito, aí é um preview de 90% do FCC... hhehheheheheehehehe

renansena777
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia
Vcs nunca plugaram uma guitarra com o amp com o volume aberto? Ainda mais se estiver perto do 10?

O falante pode ir pro saco!

Nao, eu sempre deixo baixinho quando plugo a guitarra, mas vlw pela dica eu nem manjava disso ai nao

RoLP
Veterano
# nov/10 · Editado por: RoLP
· votar


Mas resumidamente...
O que o cara fez no video foi abrir bem o volume do amp (não precisa ser no máximo) e controlar o volume pela guitarra.
No cap do braço ele deixou bem baixo o volume para zerar o gain e a guita ficar limpa e no cap da ponte ele deixou mais aberto o volume para ter drive.

Sendo assim, vc controla a mudança de clean e drive somente pela chave seletora.

E possívelmente dispensa um boost no pé...pq pode subir mais o som na própria guita.

Interessante...mas um pouco dificil de controlar com perfeição o som assim ao vivo num palco né?

É mto facil perder a noção do volume e girar o botão de volume mto mais do que deveria

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Esses knobs são muito legais de se mexer realmente. Há algum tempo atrás eu escrevi sobre essa distorção "old style" em valvulados, quando se coloca tudo no talo (ou quase) e se controla nos knobs da guitarra. Gera sons muito legais.
Acredito que o nichendrix e outros viciaram em mexer nestes controles porque para mim, em achtops ou semis, buscando sonoridades limpas, é quase obrigatório se chegar em timbres mexendo nesses pots. Eu mesmo mexo bastante.
Já viu o que o Steve Morse faz com esses pots para efeitos de volume e de tone? Lembro de ter visto o cara tocando a famosa intro de Voodoo Child usando o tone da guitarra dele. Em compensação, o Eddie Van Halen aboliu o tone das guitarras dele, porque para ele é tudo no 10 mesmo.

bicinh
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia
sempre fiz muito isso..
mas o problema, é a perda de brilho, quando se regula o clean pelo pot.. o som fica um pouco mais seco. mas mesmo assim, fica gordão, do jeito que eu gosto.

Gasparzim
Veterano
# nov/10
· votar


Esses dias consegui um timbre clean bem próximo de uma tele na minha strato mexendo nos pots mas não consigo mais, não lembro... dorgas...

Alguma dica?

buddy guy
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia
Galera,

Exemplo bem legal de como um amp muda de timbre... Primeiro ele demonstra com o volume do amp baixo (começa aos 5:40), e, posteriormente, controlando pela guitarra com o amp num volume mais alto. A diferença é notável.



Olha o hand made lá..hehehee..será que ele vai ficar pregado naquele também..ashuahsushaushsua....Mauricio,que que é aquela budéga no cabo da guitarra dele,que ele mostra nos 2:55 de video? Mais parece uma espécie de prolongador,sei la o que é aquilo !! Abração !!!

May BA
Veterano
# nov/10
· votar


Caramba! Fiz uns testes aqui e os resultados foram muito legais!

Fiz um primeiro teste nos fones de ouvido socando os volumes da pedaleira no máximo e controlando o volume pela guitarra. O resultado nas simulações de ampli ou stomp mais clean ou crunch foram incríveis! Não vou dizer que foi melhor ou pior que tudo no 10, mas, foi muito bacana resultado! Achei o som mais gordo e com mais brilho, talvez mais definido sei lá! Ficou muito fácil achar um timbre legal!

Nas simulações mais high gain o resultado não foi dos melhores, talvez pelo fato da guitarra entrar com menos "força" no pedal achei meio fraquinho o resultado com um volume mais moderado. Contudo teve uma coisa bem bacana; o knob de tone passou a funcionar como um controle de ganho! No mínimo ele soava como um crunch bem bonito, no máximo ele fazia uma distorção pesada, mas, isso gerava um problema na equalização; se o timbre crunch soava bem equilibrado, o pesado soava muito agudo e se o pesado soava equilibrado o crunch carecia de uma dose generosa de agudos!

Agora vamos ao ampli, uma caixa multi-uso fraquinha 30watts de som abafado:

Os cleans e crunchs soaram magníficos de novo mas não pude soltar muito o volume no ampli para conseguir os crunchs senão os resultados não eram obitidos, talvez, pela falta de volume na guita de novo. Procurei tocar com um volume razoável sem ser estrondoso.

Nos high gains o resultado foi semelhante aos fones!

Conclusão (jamais definitiva): Não sou muito eperiente e tenho muito que aprender mas minha impressão é que é uma Ótima opção para timbrar aquele crunch ou clean bonitão, mas, para o pesão ainda prefiro o bom e velho tudo no 10 o que obrigaria a ficar regulando volume na guita e no ampli a cada música numa apresentação ao vivo por exemplo. Para gravar com certeza vale experimentar!

Tópico muito bacana, com dicas excelentes!

Gasparzim
Veterano
# nov/10
· votar


Tópico muito bacana, com dicas excelentes!(2)

Acho que se o nome do tópico fosse "Até o Slash usa os pots da guitarra" esse tópico já teria 10 págs

Jube
Veterano
# nov/10
· votar


Depois de utilizar muitas tecnicas, eu uso "pots de MP" para restaurar as energias

Tivertimailaif
Veterano
# nov/10
· votar


Gasparzim
Mas não teríamos nem 1 uma pagina com informações de qualidade =P

Vou começar a mexer mais nos pots de volume e tone, ainda não tinha me passado pela cabeça que dava pra deixar um dos caps para clean e mexendo apenas no volume e no tone eu consegueria no outro cap um drive \o/

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


Que bom que o tópico tá ajudando! :)

Espero que estejam percebendo a diferença.

Abs

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


RoLP
Sendo assim, vc controla a mudança de clean e drive somente pela chave seletora.

E possívelmente dispensa um boost no pé...pq pode subir mais o som na própria guita.

Interessante...mas um pouco dificil de controlar com perfeição o som assim ao vivo num palco né?

É mto facil perder a noção do volume e girar o botão de volume mto mais do que deveria


É meio complicado mesmo, cara..Eu mesmo, guitarrista de quarto, me embolo bastante quando toco uma musica inteira aqui em casa, por exemplo Jimi ou Jonh Mayer somente usando esse artifício...Controlando Clean, Crunch e Drive no pot de volume e eventuais mexidas no pot de tone....Não é fácil...

Mas como gosto sempre de citar. Assisti um show do Richie Kotzen, a 5 metros dele, e vi ele fazer um show todo assim...Mexia MUITO nos pots e obtinha alguns timbres e drives diferentes...

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


ogner

Acrescente aí o Clapton e aquele boost da guitarra dele

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


two

http://pisotones.com/ é demais. Tem altas dicas!!!

MMI: Acrescente aí o Clapton e aquele boost da guitarra dele

Acho que é com esse booster na guitarra + controle de tonalidade que ele faz o tal do Woman Tone né?

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O "Timbre Perdido" nos pots / knobs da sua guitarra!